DIY Impeller MOD


mad&mor

Recommended Posts

Após expulsões de ideias minhas e do Jorge (DIY GOD) mais uns pensamentos idiotas meus (Idiota vem de ideia certo :| )

 

Chegamos à conclusão o seguinte:

 

Tem Filtro Interno?? SIM? > Tem impeller no motor? "Hélice magnético" SIM?! > Veja como duplicar a litragem por hora!!!

 

 

1 - Cortar o plástico a meio na hélice até à ponta mesmo (ao centro) senão vêm se gregos para dobrar!! :3

 

2 - Dobrar um bocado para cada lado e VOILA!

 

Custos: 0€ (A não ser que não têm um alicate de corte! Peçam ao Jorge! Ele tem tudo menos $_$)

 

Tempo: Levou me cerca de 15min (Algum medo à mistura) :)

 

Gostaram? Enviem 0,01€ ao Jorge por cada "Gosto disto" xD

 

 

resizedDIYneedlewheel2.jpg

 

Cumps!

 

Fotos cedidas por outro fulano qualquer, ao menos sabemos que não sou o único maluco a fazer isto! Depois posto as minhas :3

Editado por mad&mor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uns cortam para diminuir a litragem das bombas de circulação, outros cortam para aumentar a litragem dos filtros... E ainda dizem que o tamanho não importa xD

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uns cortam para diminuir a litragem das bombas de circulação, outros cortam para aumentar a litragem dos filtros... E ainda dizem que o tamanho não importa xD

 

exacto, pensei no mesmo quando comecei a ler o topico, mas para diminuir corta-se de maneira a diminuir o tamanho das pás(em comprimento ou largura) ou mesmo diminuindo o numero de pás.

neste caso trata-se de duplicar o numero de pás, embora sendo a mesma area "de pás", por isso nao sei a que pondo funciona. ja alguem fez a leitura da litragem hora antes e depois da MOD?

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, parece-me uma ideia interessante e bem pensada..

 

Tenho alguma duvidas, até pode aumentar o caudal, mas para o dobro? pode remexer mais água por ter mais pás, mas a área em contacto com a água é a mesma, logo a deslocação da água não irá variar muito não?

 

Fizeram alguma leitura de valores antes e depois?

 

Segundo ponto, "integridade" fisíca das pás, em termos estruturais não me parece que vão aguentar muito tempo, ainda por cima a dobrar na base, quer parecer-me que vão ficar frágeis não?

 

Mas óbvio isto é apenas no ponto de vista teórico, a prática é sempre diferente, e se me disserem que realmente na pratica dá o dobro e que até agora as pás não partiram, eu calo-me :D

 

Abraços

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após expulsões de ideias minhas e do Jorge (DIY GOD) mais uns pensamentos idiotas meus (Idiota vem de ideia certo :| )

 

Chegamos à conclusão o seguinte:

 

Tem Filtro Interno?? SIM? > Tem impeller no motor? "Hélice magnético" SIM?! > Veja como duplicar a litragem por hora!!!

 

isso deve ter uma base teorica maravilhosa...

 

e umas medições de resultados ainda melhores...

 

antes que o resto do pessoal começe a estragar turbinas, podiam só esclarecer se têm alguma base teorica, alguns resultados para mostrar...enfim, alguma coisa mais do que um alicate?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho, mas como sempre é uma ideia parva.

Basta dobrar as pás na direcção certa para ter mais caudal!

Qualquer ventoinha/hélice custa menos quando começa a trabalhar se tiver as "pás" direitas mas depois e atingir velocidade com elas curvas trabalha melhor.

Por isso há carros com turbo e carros com turbo de geometria variável.

Se forem ver a diferença, percebem logo. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho, mas como sempre é uma ideia parva.

Basta dobrar as pás na direcção certa para ter mais caudal!

Qualquer ventoinha/hélice custa menos quando começa a trabalhar se tiver as "pás" direitas mas depois e atingir velocidade com elas curvas trabalha melhor.

Por isso há carros com turbo e carros com turbo de geometria variável.

Se forem ver a diferença, percebem logo. ;)

 

Sim e é só mudar as pás?

E o resto, pois ao mudar os ângulos das pás vais exigir mais da fonte de energia( motor).

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim e é só mudar as pás?

E o resto, pois ao mudar os ângulos das pás vais exigir mais da fonte de energia( motor).

concordo

 

e mais engraçado é que ao fazeres isto de cortar as pás ao meio fazes:

 

1- sejam menos eficientes a empurrar a agua, já que só ocupam metade da camara, e portanto parte da agua escapa-se entre as pás (é como empurrar agua com a mão aberta e com a mão fechada)

2- como empurram menos agua e fazem a agua andar para cima e para baixo( se vires de um ponto de vista das particulas de agua), geram mais turbulencia dentro da camara.

3- como geram mais turbulencia dentro da camara e como o veio é magnético, a probabilidade de desgaste e de ruidos é maior.

 

Se forem ver a diferença, percebem logo. ;)

 

1- a mim parece-me ao contrario, basta olhar para uma turbina de agulhas para perceber como se gera agitação, como o desgaste é maior e como o fluxo é reduzido em relação a uma de pás.

 

2- não percebi como é que cortar uma pá em duas, a torna parecida com uma geometria variável, a mim parece-me uma geometria fixa na mesma.

 

3- também não percebi como é que cortar a pá em dois e dobrar metade para a frente e metade para trás as coloca numa "direcção mais favorável"

 

4- Ainda percebi menos como é que dizem que passa para o dobro...

 

 

Mas a experiência não faz mal a ninguém, o Edison também encontrou mil maneiras de como não fazer lâmpadas de incandescência antes de acertar na correcta. (ele tinha o bónus de que ainda ninguém tinha experimentado, ou escrito sobre o assunto)

 

P.S. e como as pás são dobradas à mão, devem ficar "desiquilibradas", o que não contribui para eficiencia ou longevidade...

 

P.S2: o link da foto que colocaste diz muito ((...)/resizedDIYneedlewheel2.jpg ) ele está a fazer uma needlewheel...

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais