Não vejo bolhas de O2 a sair das plantas...É normal?


danieldani

Recommended Posts

Boas!

 

É como diz o titulo... Tenho injecção de CO2 no meu aquario... com botija. O aquario tem 120cmx40x60.

Tenho cerca de duas gotas por segundo. Tenho o conta gotas no exterior e o difusor dentro do aquario.

Esta montagem tem ainda só cerca de duas semanas, mas não seria normal ver as bolhinhas de O2 a sairem das plantas??? Estarei a fazer alguma coisa mal?

Agradeço a quem me possa ajudar!

Cumps

Dani

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O pearling que é o nome que se dá as tais bolhas de o2 que referes dá-se quando tens uma saturação de oxigénio elevada, dá-se quando as plantas produzem tanto oxigénio que o mesmo já não se dissolve na agua e é expelido em bolhas para a superfície, normalmente se dá nas horas finais da iluminação diária. Podes ter as plantas de boa saúde e bom desenvolvimento sem que este fenómeno aconteça, o importante é dares luz, co2 e nutrientes em boa dose para as tua flora. Se não tens um medidor de co2 aconselho a arranjares porque doseares só por bolhas p segundo nunca sabes se é suficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Obrigado pela resposta ;) Eu tenho um medidor daqueles permanete, da jbl, que está sempre dentro do aquario... é isso? Parece estar na cor certa! E as plantas parecem-me bem, ainda estão a "agarrar" ao substrato e tal, porque só têm duas semanas de plantadas, e outras só uns dias. Mas pensei que o tal "pearling" aparecia logo... Vou então esperar que crescam mais para ver se há pearling ou não... é que gosto bastante do efeito...

Muito obrigado!

Editado por danieldani
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até podes ter as condições óptimas e não ver pearling. Também depende das plantas que tenhas... Mas o facto de não o veres não quer dizer rigorosamente nada...

 

Uma das plantas mais fáceis de ver a fazer pearling é a riccia e as hydrocotiles (na minha experiência). Até chateia :)

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As palntas que tenho são:

 

hygrophila angustifolia, microsorum windelov, cryptocoryne parva, pogostemon helferi, rotala macandra, Nymphaea lotus, Christmas moss, musgo Riccardia Chamedryfolia, Staurogyne repens, Hygrophila sp. araguaia e Hemianthus micranthemoides.

 

Acho que não esqueço nenhuma... ;) Volto a dizer que o plantado ainda só tem cerca de duas semanas. Segundo o teste permanente de CO2 a quantidade está certa, mas não sei muito bem... Estou a meter 3 gotas por segundo de Co2... Nunca tinha tido sorte com o pogostemon e parece k desta vez está a rebentar... :) Pearling é que ainda não vi em lado nenhum... lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL Porquê?? Ela foi-me vendida como tal... Já a tenho desde outras montagens há uns bons tempos. Está a ficar vermelhinha, mas não sei se será realmente macandra!Parece-me pelo menos. Está bonita. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais