Problema de fertilizaçao


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Boas malta,

 

estou com problemas em manter as plantas do meu aquario. é um 60x30x30 com cerca de 15 peixes. Tenho uma anubia que começa a perder folhas, egerias que começam a perder vitalidade e cabomba que vai perdendo os ramos inferiores. antes usava semanalmente o Sera florena liquido mas entretanto mudei para o nutron flora e o problema persiste. tenho injecçao de Co2 caseiro e tudo. A lampada era a que vinha uma Juwel twin lite PL 5 de 20w. alguem me sabe dizer qual é o problema? é que são plantas de fácil manutençao

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  • 2 semanas depois...

Boas

a lampada é fraca coloca uma pl de 55W

eu tenho um com as mesmas medidas do teu

tem uma pl de 55w comprada no leroy merlin (5€)

com balastro electrónico e co2 caseiro

temperatura 24º

e tenho tapete de glosso, blixas ricia , musgo moss e mais algumas q não me lembro o nome

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já agora

o co2 é feito numa garrafa de 500ml com

7 colheres de sopa de açúcar,

1/2 colher de café de fermento em pó

e 1/2 colher de café de bicarbonato de sódio

dura entre 4 e 5 semanas

tenho 2 garrafas a bombear que alternadamente volto a mudar todo o material de 5 em 5 semanas

a agua fica com 2 a 3 dedos da tampa

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Isso provavelmente são problemas de fertilização juntamente com a insuficiência de luz. Não é por adicionares co2 a um aquário que o problema fica resolvido, as plantas vivem bem sem o kit co2, embora seja bom ter um quando a fertilização seja bem feita.

Com os testes ficarias logo a saber quais os nutrientes em falta.

 

Eu aconselhava o seguinte:

Comprar uma boa fertilização.

colocar uma lâmpada até 70w.

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Eu sou da opinião contrária do pessoal. Para mais que usas CO2 e este baixa ponto de compensação luminosa das plantas. Ou seja, com adição de co2 elas não têm necessidade de produzir tanto Rubisco e focalizam assim as suas energias para captar a luz ficando mais eficientes. Tens praticamente 0.5W/L o que é mais que suficiente!

 

O teu problema deve ter a ver com fertilização. Não conheço esses fertilizantes mas tenta arranjar um completo que tenha macro e micro nutrientes (e.g. TPN+, etc...).

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

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Eu sou da opinião contrária do pessoal. Para mais que usas CO2 e este baixa ponto de compensação luminosa das plantas. Ou seja, com adição de co2 elas não têm necessidade de produzir tanto Rubisco e focalizam assim as suas energias para captar a luz ficando mais eficientes. Tens praticamente 0.5W/L o que é mais que suficiente!

 

O teu problema deve ter a ver com fertilização. Não conheço esses fertilizantes mas tenta arranjar um completo que tenha macro e micro nutrientes (e.g. TPN+, etc...).

 

Abraço

 

GM

 

 

A tua opinião não é propriamente contraria, é apenas parcialmente contraria uma vez que anteriormente foi recomendada também a fertilização.

Tendo em conta o volume das medidas apresentadas, 20w representa 0.4w/l. Para ter uma relação de 0.5w/l teria que ter 27W.. O Tiago refere que além de Anubias, possui Egerias Densa eCabomba Caroliniana. A Egeria não é muito exigente mas já a cabomba é bastante exigente no que concerne á iluminação, pelo que 0.4w por litro é manifestamente fraco em termos de iluminação. Para as plantas que tem actualmente o minimo aconselhado seria pelo menos 50w, que daria um ratio de 1w por litro.

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Eu por exemplo tenho me dado tem com num aquário de 60x30x40 com 36W pll. Não tenho 50 litros "liquidos".

 

Porém, tenho Co2 caseiro, Power Sand e African Aqua Soil, tudo ADA.

 

Tudo depende das plantas em causa, eu também já tive um aquário de 60litros com inúmeras plantas apenas com 20w e sem co2, no entanto eram 7 anúbias grandes de varias estirpes, inúmeros fetos de java e mais outras plantas que não me recordo o nome. Agora quando estamos a falar de cabombas estes W são insuficientes a meu ver. É preciso analisar o que está em causa...

Ele primeiro que experimente aplicar a fertilização, se passado algum tempo as plantas não obtiverem melhorias talvez seja melhor fazer um upgrade na luz.

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Tudo depende das plantas em causa, eu também já tive um aquário de 60litros com inúmeras plantas apenas com 20w e sem co2, no entanto eram 7 anúbias grandes de varias estirpes, inúmeros fetos de java e mais outras plantas que não me recordo o nome. Agora quando estamos a falar de cabombas estes W são insuficientes a meu ver. É preciso analisar o que está em causa...

Ele primeiro que experimente aplicar a fertilização, se passado algum tempo as plantas não obtiverem melhorias talvez seja melhor fazer um upgrade na luz.

 

Sem duvida!

20w é sempre pouco, ou limitativo para quem quer um plantado.

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

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Lê isto:

 

 

Fotossíntese

As plantas usam a energia do sol para decompor a estrutura molecular da água(H2O) em hidrogénio e oxigénio. O hidrogénio liga-se primeiro ao dióxido de carbono (Co2) e depois liga-se o oxigénio para formar glicose que é uma importante fonte de energia. O restante oxigénio não usado é libertado para o meio ambiente envolvente.

 

Factores que afectam a fotossíntese

Os factores principais são a luz, temperatura, nível do dióxido de carbono e nutrientes à disposição.

 

Luz – disponibilizar luz de qualidade para cada tipo de planta. Plantas de crescimento lento normalmente vivem em áreas sombreadas e não necessitam de luz forte.

 

Temperatura – A temperatura influência o metabolismo das plantas. Um aumento de 10º célsius duplica a taxa da fotossíntese desde que os outros factores sejam ideais. Aumentando a Temperatura vamos não só aumentar a fotossíntese mas também o metabolismo das plantas levando-as a necessidade de mais nutrientes. Claro que um excesso de temperatura vai fazer parar a fotossíntese e acabar por matar a planta. Os fornecedores de plantas tropicais informam sempre o leque de temperaturas de cada espécie.

 

Dióxidos de Carbono – As plantas retiram o Co2 da água e do substrato. Muitas plantas na falta dele criam mecanismo e criam o seu próprio Co2, isto acontece com plantas que sobrevivem em águas duras como a Vallisneria. Em águas duras o Co2 liga-se a minerais criando carbonatos. Estes carbonatos são usados por algumas plantas para os converter em Dióxido de carbono.

 

Nutrientes – Os pigmentos da fotossíntese – normalmente a clorofila – são produzidos nas células. Para isto é necessário uma quantidade de nutrientes como o magnésio (Mg), o potássio (K), o ferro (Fe) e nitrato (N). Estes nutrientes e indirectamente outros são vitais para a produção e uso da clorofila.

 

Resumindo...

 

Tal como o pessoal te disse em cima luz é um dos teus problemas. Mas tal como disse o gmmartins tens quase 0,5W / litro por isso só é mais mau para a Cabomba que é mais exigente em termos de luz. Para a Egeria tambem se recomenda um pouco mais de luz, acho que para esta está no limiar (Já parece o Tuga só como o ordenado mínimo! :unsure: ). Agora resta saber há quanto tempo tens essa lâmpada. Se for há mais de um ano já não é tão eficiente , deves substituir.

 

Em termos de nutrientes esse Nutron Flora da Prodac não é completo, pelo que pesquisei na página do fabricante, não tem ferro e sabe-se mais o quê.

 

Já agora devias meter o setup completo desse aquario (http://www.aquariofi...showtopic=36380).

 

 

Tamanho: 60x30x30

 

Iluminação: 20 W

 

Substracto: ?

 

Filtro: ?

 

Temperatura: ?

 

Ph: ?

NO3: ?

 

e afins: ?

 

Flora:

 

Cabomba (Qual espécie?)

Anubia ( idem)

Egeria Densa?

...

 

Fauna:

 

15 peixes

 

Fertilização:

 

Nutron Flora

Co2 DiY

 

Acho que com isto era mais fácil o pessoal te ajudar. Quanto mais dados melhor.

 

Um abraço!

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

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Eu amanha deixo cá o setup completo. Entretanto arranjei um sistema para duas T8 com 15W cada. Posso dizer que o nutro nao tem ferro mas faço essa fertilizaçao a parte. mas como ja disse amanha deixo aqui tudo direitinho!

 

Obrigado a todos

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A tua opinião não é propriamente contraria, é apenas parcialmente contraria uma vez que anteriormente foi recomendada também a fertilização.

Tendo em conta o volume das medidas apresentadas, 20w representa 0.4w/l. Para ter uma relação de 0.5w/l teria que ter 27W.. O Tiago refere que além de Anubias, possui Egerias Densa eCabomba Caroliniana. A Egeria não é muito exigente mas já a cabomba é bastante exigente no que concerne á iluminação, pelo que 0.4w por litro é manifestamente fraco em termos de iluminação. Para as plantas que tem actualmente o minimo aconselhado seria pelo menos 50w, que daria um ratio de 1w por litro.

 

Pois mas não estás a contar com o substrato e hardscape. Ele não tem de certeza 54L. Tem menos, pelo que tem quase de certeza 0.5 W/L ou mais. E eu acho que é mais que suficiente para fazer um plantado, com plantas tapete e tudo o mais. É no CO2 que está o truque e não na luz...

 

Para além disso não te esqueças que os watts são uma medida de consumo da lâmpada e pouco nos diz em relação à fotossíntese. Para saberes ao certo terias que medir os PAR.

 

Apenas um exemplo: uma marca muito conhecida, a ADA, vende para os seus nano S (30 x 20 x 20 cm) uma calha com 27W. Eu, para o mesmo tamanho de aquário, usei 11 W e fiz um tapete lindo de cuba (ver link abaixo - micronature) entre outras plantas ditas de difíceis.

 

O truque está em ter bons níveis de CO2 e uma boa fertilização.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

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Pois mas não estás a contar com o substrato e hardscape. Ele não tem de certeza 54L. Tem menos, pelo que tem quase de certeza 0.5 W/L ou mais. E eu acho que é mais que suficiente para fazer um plantado, com plantas tapete e tudo o mais. É no CO2 que está o truque e não na luz...

 

Para além disso não te esqueças que os watts são uma medida de consumo da lâmpada e pouco nos diz em relação à fotossíntese. Para saberes ao certo terias que medir os PAR.

 

Apenas um exemplo: uma marca muito conhecida, a ADA, vende para os seus nano S (30 x 20 x 20 cm) uma calha com 27W. Eu, para o mesmo tamanho de aquário, usei 11 W e fiz um tapete lindo de cuba (ver link abaixo - micronature) entre outras plantas ditas de difíceis.

 

O truque está em ter bons níveis de CO2 e uma boa fertilização.

 

GM

 

Eu compreendo o que queres dizer e sei perfeitamente onde queres chegar embora a forma como expões as matérias seja a meu ver desacuada e confusa principalmente para quem não perceba, e acho que o objectivo é que a pessoa que pediu auxilio entenda do que se está a falar... provavelmente se eu te desse resposta daqui a pouco já se estava a falar em IRC, temperatura de luz e tabelas espectrais. Como referi já, eu próprio tive um verdadeiro plantado com apenas 20w e as plantas estavam bem, estou a dar-te razão quando referi isto. Mas eu quando montei o aquário escolhi as plantas já pensando na iluminação que tinha... Mas também devo acrescentar que melhoraram bastante quando aumentei de 20w para 40w.

È verdade que a potencia é um indicador falacioso, este é um tema que já foi discutido inúmeras vezes neste fórum. Mas sabes perfeitamente que é aplicado como indicador por razoes de praticabilidade e de facilidade... E diga-se a verdade, esse argumento do PAR não te leva a lado nenhum porque simplesmente não se consegue ter acesso a esse tipo de informação quando te diriges a uma loja para adquirir uma lampada. Se fossemos destrinçar todos os argumentos desta forma o debate aqui entre o pessoal era impossível, por isso é que existem conceitos de normalidade e simplificadores.

Se estou aqui a ajudar o pessoal e a fazer recomendações eu opto sempre por recomendar o que é considerado normal ou o desejável.

 

Estive a dar uma vista de olhos no teu nano e está interessante e aqueles guppies que te emprestaram eram lindos. Reparei também que utilizas material de qualidade, como por exemplo o co2, pormenores que fazem a diferença. Não é como eu que utilizo co2 caseiro com um difusor dos mais baratos. com 11w nesse nano obténs um ratio de 1w por litro, mais que suficiente, era o que eu também colocaria.

Editado por Ruy M.
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Tamanho: 60x30x30

 

Iluminação: PL-5 20W (já tenho calha para T8 2x15W)

 

Substracto: Apenas inerte, areão de rio

 

Filtro: Bioflow mini 280 da Juwel

 

Temperatura: 26.5

 

Ph: 7,2

NO3: «25

NO2: 0

Gh: »4ºd/7ºd

Kh:3ºD

 

Flora:

 

Cabomba Caroliniana vert (Terracota)

Anubia Nana

Egeria Densa (Terracota)

 

Fauna:

 

3 Ramirezi (1 macho 2 fêmeas) aqui estou a espera para ter certeza que são 2 fêmeas para escolher uma para ficar

10 corys habrosus

7 neons

5 Tetra cobre

1 Escalar juvenil (daqui a 3 semanas já não estará cá)

1 ancistru

 

Fertilização:

 

Nutron Flora

Co2 DiY

Tropical Ferro-Aktiv

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Eu compreendo o que queres dizer e sei perfeitamente onde queres chegar embora a forma como expões as matérias seja a meu ver desacuada e confusa principalmente para quem não perceba, e acho que o objectivo é que a pessoa que pediu auxilio entenda do que se está a falar... provavelmente se eu te desse resposta daqui a pouco já se estava a falar em IRC, temperatura de luz e tabelas espectrais. Como referi já, eu próprio tive um verdadeiro plantado com apenas 20w e as plantas estavam bem, estou a dar-te razão quando referi isto. Mas eu quando montei o aquário escolhi as plantas já pensando na iluminação que tinha... Mas também devo acrescentar que melhoraram bastante quando aumentei de 20w para 40w.

È verdade que a potencia é um indicador falacioso, este é um tema que já foi discutido inúmeras vezes neste fórum. Mas sabes perfeitamente que é aplicado como indicador por razoes de praticabilidade e de facilidade... E diga-se a verdade, esse argumento do PAR não te leva a lado nenhum porque simplesmente não se consegue ter acesso a esse tipo de informação quando te diriges a uma loja para adquirir uma lampada. Se fossemos destrinçar todos os argumentos desta forma o debate aqui entre o pessoal era impossível, por isso é que existem conceitos de normalidade e simplificadores.

Se estou aqui a ajudar o pessoal e a fazer recomendações eu opto sempre por recomendar o que é considerado normal ou o desejável.

 

Estive a dar uma vista de olhos no teu nano e está interessante e aqueles guppies que te emprestaram eram lindos. Reparei também que utilizas material de qualidade, como por exemplo o co2, pormenores que fazem a diferença. Não é como eu que utilizo co2 caseiro com um difusor dos mais baratos. com 11w nesse nano obténs um ratio de 1w por litro, mais que suficiente, era o que eu também colocaria.

 

Eu percebo que a "pseudo-regra" do W/L até pode ajudar quem não tem mais nada a que se agarrar mas..

 

- É preciso ver que foi feita para lâmpadas T8 e portanto a sua aplicação a outros tipos de lâmpadas pode dar asneira.

- Como saberás, a "regra" diz 1W/L para aquas médios. Não se aplica nem a pequenos nem grandes. Para nanos usa-se mais (2-3 W/L) - para grandes usa-se menos (0.5 W/L). No meu aqua eu tenho portanto luz baixa.

- Mesmo a ideia de que é necessário 1W/L está ultrapassada. Se frequentares fóruns internacionais (UKAPS, Tom Barr, PantedTank) vais ver que: menos é mais. Já quase ninguém usa 1W/L.

- E para quem se está a iniciar nestas lides, e que não tem material de topo (co2 pressurizado) como tu dizes e bem, menos luz é uma garantia de que as coisas vão correr de forma mais tranquila. Começar logo por cima pode dar (e muitas vezes dá) asneira e não é isso que se quer. Por isso, eu sou, como muitos outros, defensor de pouca luz e principalmente para quem se está a iniciar. As plantas que supostamente só sobrevivem com megawatts de luz é mito. Elas sobrevivem com pouca luz. Elas são exigentes sim é ao nível do CO2. É a minha experiência e a de muitos outros, entre os quais se incluem nomes como Tom Barr, George Farmer, etc...

 

Quanto ao PAR e watts. Como deverás saber, 50W em LED, T5, T5HO, T8, etc... são muito diferentes. E são sempre 50W. É por isso que o PAR é tão importante. É uma medida standard e independente do tipo de lâmpada e, ao contrário dos watt, tem um "correspondência biológica".

 

Só por exemplo: fizeram medições teste às lâmpadas da ADA e verificou-se que estas possuem muito menos luz (PAR) do que seria de se supor dada a intensidade anunciada (watts).

 

No caso do tiago ele trocou uma PLL de 20W por 30WT8. Sem medir não há certezas mas até quase que aposto que a 20W PLL dá tanta ou mais luz que a 30WT8. Ou seja, gastou dinheiro e ficou na mesma.

 

Just my two pence.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

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Olá Tiago!

 

Olha já vi que não tens substrato fértil. Eu também caí nesse erro quando comecei. Isso é valido para quem quer plantas mas que não ganham raízes a procura de nutrientes no substrato. Por exemplo musgos, Fetos de Java, Anúbias Nana, etc... Acho que deverias esquecer a Cabomba e se gostas desse estilo de planta mete a Limnophila Sessiliflora, que é menos exigente, mas aconselho-te a comprar umas pastilhas para meter enterradas onde as fores plantar. Valisnérias também se vão dar por esse método, já as tive assim, com 30 W de luz, numa aquário semelhante. Digo-te que são uma praga.

 

Vai mantendo esse aquário até te fartes e um dia que desmanchares procura meter um substrato fértil por baixo desse areao do rio. Entretando vai lendo umas coisas, pesquisa por plantas (http://www.tropica.com/en/plants/plant-list-a-z.aspx), procura plantas que não sejam muito exigentes, dentro destas escolhe as que gostas, etc... Como tudo na vida, antes de aprendermos a andar, caímos muitas vezes...

 

Um abraço!

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

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Quanto ao PAR e watts. Como deverás saber, 50W em LED, T5, T5HO, T8, etc... são muito diferentes. E são sempre 50W. É por isso que o PAR é tão importante. É uma medida standard e independente do tipo de lâmpada e, ao contrário dos watt, tem um "correspondência biológica".

 

Só por exemplo: fizeram medições teste às lâmpadas da ADA e verificou-se que estas possuem muito menos luz (PAR) do que seria de se supor dada a intensidade anunciada (watts).

 

No caso do tiago ele trocou uma PLL de 20W por 30WT8. Sem medir não há certezas mas até quase que aposto que a 20W PLL dá tanta ou mais luz que a 30WT8. Ou seja, gastou dinheiro e ficou na mesma.

 

 

Eu concordo com tudo o que dizes aí em cima. Mas como é que vais medir o valor do PAR - Photosynthetically active radiation!?

Os fabricantes nem se dão ao trabalho de meter os valor do PAR nos Datasheet. O que vale é que pelo menos te metem os dados fotométricos e aí podes deduzir alguma coisa. Por exemplo nas minhas lãmpadas:

 

PhilipsMASTER PL-L Xtra 36W-840

 

PhilipsMASTERPL-LXtra36W-840-4P.jpg

 

Philips MASTER PL- L36W-865

 

PhilipsMASTERPL-L36W-865-4P.jpg

 

e agora compara com a tabela

 

450px-Par_action_spectrum.gif

 

Agora imagina que a dele como é uma Daylight se aproxima dos valores fotométricos da minha Philips MASTER PL- L36W-865, podes dizer que em termos de PAR o mais provavel é não teres 20W, terás talvez 10W. Repara nos comprimentos de onda, verde e azul, o pico de azul é metade do de verde. Acho que é um pormenor interessante...

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

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Eu percebo que a "pseudo-regra" do W/L até pode ajudar quem não tem mais nada a que se agarrar mas..

 

- É preciso ver que foi feita para lâmpadas T8 e portanto a sua aplicação a outros tipos de lâmpadas pode dar asneira.

- Como saberás, a "regra" diz 1W/L para aquas médios. Não se aplica nem a pequenos nem grandes. Para nanos usa-se mais (2-3 W/L) - para grandes usa-se menos (0.5 W/L). No meu aqua eu tenho portanto luz baixa.

- Mesmo a ideia de que é necessário 1W/L está ultrapassada. Se frequentares fóruns internacionais (UKAPS, Tom Barr, PantedTank) vais ver que: menos é mais. Já quase ninguém usa 1W/L.

- E para quem se está a iniciar nestas lides, e que não tem material de topo (co2 pressurizado) como tu dizes e bem, menos luz é uma garantia de que as coisas vão correr de forma mais tranquila. Começar logo por cima pode dar (e muitas vezes dá) asneira e não é isso que se quer. Por isso, eu sou, como muitos outros, defensor de pouca luz e principalmente para quem se está a iniciar. As plantas que supostamente só sobrevivem com megawatts de luz é mito. Elas sobrevivem com pouca luz. Elas são exigentes sim é ao nível do CO2. É a minha experiência e a de muitos outros, entre os quais se incluem nomes como Tom Barr, George Farmer, etc...

 

Quanto ao PAR e watts. Como deverás saber, 50W em LED, T5, T5HO, T8, etc... são muito diferentes. E são sempre 50W. É por isso que o PAR é tão importante. É uma medida standard e independente do tipo de lâmpada e, ao contrário dos watt, tem um "correspondência biológica".

 

Só por exemplo: fizeram medições teste às lâmpadas da ADA e verificou-se que estas possuem muito menos luz (PAR) do que seria de se supor dada a intensidade anunciada (watts).

 

No caso do tiago ele trocou uma PLL de 20W por 30WT8. Sem medir não há certezas mas até quase que aposto que a 20W PLL dá tanta ou mais luz que a 30WT8. Ou seja, gastou dinheiro e ficou na mesma.

 

Just my two pence.

 

GM

 

Confesso que não estou a par das ultimas tendencias e nem frequento fóruns internacionais, gosto deste hobby mas não tanto...

Como te disse, eu ao aconselhar recomendo sempre o que é considerado normal, quanto a isso não há mais nada a acrescentar; porém vou ter em conta esta nova tendencia e advertir as pessoas dessa mesma possibilidade.

O facto de eu dizer que colocaria 11w não quer dizer que eu recomendaria, são coisas diferentes e isso não serve de argumento. Depois de te dizer que tive um aqua de 60L com apenas 20w esse entendimento parecia-me obvio. Se fosse recomendar eu seguia a regra, recomendaria 20 a 30w.

 

Sim, foi feito para as velhinhas t8 e as novas (t5 pll e companhia) já são mais eficientes, porém são também fluorescentes e por isso é que essa regra também se aplicou ás novas, por isso mesmo não faz sentido falares aqui em led uma vez é uma tecnologia completamente diferente. De qualquer das formas percebi que querias realçar o facto de W não se traduzirem em eficiência, mas já tínhamos chegado a essa conclusão anteriormente até porque eu já te tinha referido que sabia perfeitamente o que era o PAR.

 

Até este momento defendes de forma incondicional o PAR e deitas abaixo o que é considerado normal, ainda assim não resolveste o problema. Ao dirigir-me a uma loja como posso saber qual a lampada que me oferece a melhor iluminação??? As lampadas não contêm qualquer menção referente ao PAR. Mesmo seguindo o teu conselho e colocando dessa forma uma lampada mais fraca, essa mesma lampada pode ter uma eficiência menor do que seria de supor pelo seu consumo, desta forma fui enganado uma vez que adquiri algo que não corresponde ao que devia e não tinha forma de o saber porque não sei qual o PAR. É exactamente por este motivo que refiro que o argumento do PAR não te leva a lado nenhum porque simplesmente não tenho forma de conseguir essa informação, a utilização do PAR como referencia normal á iluminação de um aquário só faz sentido quando temos acesso a essa mesma informação caso contrario não passa de um exercício de especulação. Enquanto a menção não se tornar obrigatória não há qualquer ponto guia para se poder falar aqui do PAR como a regra.

Sei que não queres dar o braço a torcer mas acho que também não se pode negar as evidencias

Editado por Ruy M.
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Viva,

 

eu percebo o comentário de o PAR não vir referido nem nas lâmpadas, nem nas lojas. Mas é normal pois o PAR vai variar com a distância ao substrato, reflector, etc... eu sei, eu sei, o mesmo se passa com os lumen etc...

 

Apenas quero chamar à atenção que os watt podem ser muito enganadores... como é óbvio, quando não se tem mais nada, é mesmo só watts. O melhor será procurar no fórum/net alguém com um set up semelhante, ver os resultados e copiar...

 

Nos salgados há já muita gente que tem um medidor de PAR. Infelizmente o mesmo não se passa nos doces (falo por mim). Seria óptimo se as lojas tivessem um que emprestassem ao pessoal. Fica a dica para algum lojista distraído... Até podiam cobrar o aluguer...

 

Quanto à quantidade de W/L. Eu recomendo sempre menos do que o "normal" 1W/L. Normalmente quem pergunta é porque se está a iniciar e mais vale aprender a dominar o esquema com pouca luz e com espaço de manobra para erros do que começar com megawatts e depois são algas por todos os lados, desmancha o aqua e vende o material....

 

Acho que respondi aos dois.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

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Bons dias. Só para ver se percebi bem: fiz mal em trocar o sistema de PL-5 pelo sistema T8? é que ontem depois de ler as respostas neste post fui procurar no forum sobre esta questão e como sempre há malta com opiniões contraditórias! tirem-me lá esta dúvida.

 

Outra coisa eu tmb acho que no meu, ainda por cima com 30cm de altura nao é necessária a relação 1W/1L. mas com os 20W estava abaixo de o,5 por litro e não estava a funcionar. Dai que vou subir um pouco mais a ver no que resulta.

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Bons dias. Só para ver se percebi bem: fiz mal em trocar o sistema de PL-5 pelo sistema T8?

 

Não fizeste mal. Eu próprio tenho uma semelhante da SunSun que tinha 30W - 2 X T8. Eu fiz-lhe um upgrade e meti duas PL-L a 36 Watts e fiquei com 72W para um aquario 60x35x40. No teu caso um dia podes querer algo mais evoluído e alterar isso por exemplo 2 x T5 de 24 W com lâmpadas a tua escolha, etc... e até se pode dar o caso, se der, juntar essa PL-5 com esse sistema.

 

Já agora que lâmpadas trás essa calha T8?

AquaGranum , NanoLab
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Pra já só tem uma Sunglo. agora tenho que estudar qual serrá a próxima

 

Eu no teu lugar metia essa que tens a frente, ou seja como primeira lâmpada e comprava uma para favorecer as plantas e punha-la atrás.

A opção mais barata é uma da Osram Fluora T8 15W, 7,07€ (http://www.aquaeden-...subcat=&menu=18).

Tens outras opções mas são mais caras por exemplo a Sylvania Gro-Lux T8 15W , 11,51€ (http://www.pet4you.n...ia-gro-lux.html).

Estas lâmpadas apresentam um tom rosa e emitem luz azul e vermelha que é a luz usada pelas plantas para realizar a fotossíntese. A Sun-Glo tambem emite no azul, no verde e no amarelo (onde o olho humano é mais sensivel) , equivalente a uma Daylight. Pesquisa e decide...

 

Um abraço!

 

Mais info sobre a Fluora:

http://www.osram.pt/...mps/103W02E.pdf

 

Sobre a Sun-Glo:

http://www.hagen.com...eminder/glo.cfm

 

A Sylvania Gro-Lux:

http://assets.sylvan...%20Aquariums%29

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
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Não fizeste mal, o Martins tem razão ao afirmar que as plantas não precisam de tanta luz, mas para isso tem que oferecer outras condições que não podes oferecer: ter co2 pressurizado, uma boa dose de fertilização completa acompanhada de 3 tpa´s semanais.

Quanto ás lampadas, qualquer uma acima de 4000k é apta para plantas. Se possível ter uma daquelas xpto, mas também não vale a pena gastar muito dinheiro nas lampadas porque daqui a 7meses vais ter que comprar novamente as lampadas (isto claro está se seguires o que for recomendado).

 

Não usar substrato fértil não pode ser considerado um erro, muita atenção com estas afirmações porque as pessoas ficam a pensar que é necessário para ter plantas. Usar sub Fertil é apenas uma opção, é apenas mais um meio de levar nutrientes ás plantas. Mesmo com fértil vais ter que fertilizar. Para quem se está a iniciar não aconselho usar fértil, juntamente com uma boa iluminação pode ser uma fonte de problemas.

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