o meu aquario


Eliezer costa

Recommended Posts

Boas! Só não sei do quê que estão à espera para ir ver o meu tópico do meu estado espírito. ;D

 

Não meteste gajas... metes camarões, queres o quê?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 2.1k
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas ppl do grande deserto

 

uma ajudinha :D

em ordem de poder terminar o meu projecto para o aqua irei ter de desligar o filtro 0.o

será que o aquario me aguenta uns dias sem filtro?

bem sei que teoreticamente não precisaria de um mas trocas diarias estão fora do meu alcance...o.0 nem sei se avanço ou se fica assim mais tempo...bahhhh...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depende do número de dias.... mais de 3 dias e estou a ver as coisas negras. Pior do que isso é que se desligares o filtro, as bactérias alojadas nele vão começar a morrer ao fim de 30 minutos e ao fim de umas horas chapéu bactérias... mesmo que o ligues passados poucos dias vais começar um novo cíclo

 

Podes explicar melhor porque é que tens que desligar o filtro?

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sabes aquelas coisas que sabes que não vão funcionar?

perguntas mas ja sabes a resposta?

e mesmo assim queres fazer?...pois estou nesse dilema...

era para fazer a passagem do interno para o externo diy...mas necessitava de uma bomba extra para puxar a agua do aquario...com as quantidades de materias filtrantes,pelo menos acho que é isso, a bomba presente envia a agua mas não puxa, pelo sistema de vaco, a sufeciente e ao fim de uns minutos tenho a bomba a trabalhar em seco....bahhh...

vou voltar a bater com a cabeça....

 

ja agora...

estou numa de escultiras, colar pedras e coloca-las no aquario...a cola quente serve ou tem mesmo de ser com silicone?...

eu este mes ando muita burro...sorry

Editado por Eliezer costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom diaaaaaa,

 

Na cola eu utilizaria mesmo o silicone próprio para aquários.

 

Em relação às bactérias, elas existem não só no filtro mas também em todo o aquário (agua, areão, plantas, pedras, etc.)

Sem dúvida que as do filtro morrerão... a não ser que... tcharammmmmm:

1º retiras as matérias filtrantes do filtro

2º colocas numa rede ou meia de senhora

3º colocas dentro do aquário

 

Para manteres a qualidade da água durante 3 ou 4 dias basta que ela tenha movimento. Nada que não consigas fazer com um pequeno motor de algum brinquedo electrico.

 

Se tens receio que a colonia de bactérias morra por completo, o que não acontece, podes sempre colocar um pouco de bactérias diáriamente, por exemplo o Sera Nitrivec.

 

Espero ter ajudado e que tenhas gostado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ajudas-te e muito :D...

tambem não espero estar mais de 3 dias sem filtro

o meu grande proble nem são as bacterias porque como filtro interno que é o seu espaço para materias filtrantes e diminutissimo...

logo a maioria nem estão no filtro....

 

quanto à colapena que a quente na funcione poupava tanto tempo...(mais uma daquelas coisas que eu ja sabia que na era a mais indicada :S)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu grande proble nem são as bacterias porque como filtro interno que é o seu espaço para materias filtrantes e diminutissimo...

logo a maioria nem estão no filtro....

 

Eh pá... eu nos lagos não vejo filtros, só movimentação de água.

É como te disse, há mais bactérias dentro do aquário do que no filtro ;)

Em relação à cola quente é uma opnião minha, não quer dizer que não funcione (agora também estou curioso)

Editado por Jorge N. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a não ser que a corrente gerada passe diretamente pelas matérias suspensas dentro do aquário, vai haver diminuição significativa da colónia mas em 3 dias és capaz de não notar nada.

 

Quanto à tua bomba... aquilo não é suposto puxar nada. o efeito sifão é que vai manter a "caixa" cheia de água. Agora o que pode acontecer é que:

 

a) tens uma fuga - se entrar ar por algum lado, pedes o efeito sifão e a caixa esvazia pois a pressão equilibra-se e a bomba fica a trabalhar em seco

b) o caudal para a caixa é demasiado pequeno para o débito da bomba o que vai fazer que ela acabe por "esgotar" a reserva de água que tem.... agora a questão volta outra vez a a)... é que com caudal reduzido, o espaço na caixa só pode ser preenchido por mais água a não ser que haja fuga e entre ar por algum lado.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem relativamente às bacterias...será uma daquelas coisas cruzar os dedos e esperar o melhor...(eu odeio não saber o resultado)

 

relativamente ao filtro...eu sei que não puxa que é o sistema sifão...mas aquilo ja teve mais fulgas que as apresentadas, esteve a trabalhar (sem materias filtrantes) com bons resultados...vou ter de fazer mais testes...i hate this, mas achas que a ideia de ter uma bomba a enviar agua para dentro da caixa exagerado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que vais ter dificuldade em equilibrar os fluxos e que vais ter sempre uma das bombas em esforço em relação à outra. Ja pensaste numa entrada de diâmetro superior?

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pensaste em comprar um externo?

pensei...

mas a minha carteira e os cortes que se avisinham não me permitem repensar a hipotese...

não está nem para lá perto contemplado no meu orçamento familiar...e ele ja está previsto ficar em saldo negativo ao que se junta o negativo deste mês...

alem disso eu gosto é de fazer...comprar tudo e montar e acabou-se perdia a diverção...

não tenho muito tempo em casa para admirar o meu aqua...pelo menos dizer...foi feito por mim :D

ainda só não esta em funcionamento pq eu nem sequer tenho tido sabados para mim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh jplonga... qual é a piada de comprar um externo quando se pode fazer um? Se não tivesse nenhum e precisasse... tudo ok. Mas tendo um para desenrascar e querendo brincar um pouco... porque não?

 

Claro que se o objetivo for poupar dinheiro... acho que não vais conseguir superar um comercial... o objetivo do DIY não é sempre poupar dinheiro... é fazer coisas diferentes, é arranjar soluções personalizadas... é dar largas à imaginação... é melhorar qualquer coisa...

 

Se eu me pussesse a fazer contas com o dinheiro que tenho metido no meu ultra projeto até me dava uma coisa má pois dava para comprar 35 fertilizadores automáticos mas tendo em conta que o dinheiro já foi gasto há alguns anos e neste momento o material está parado...porque não? E o gozo de programar, soldar, testar, medir... impagável :)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias :D

uma actualização...

apos muito pensar, e verificar bem o meu caso resolvi deitar mãos à obra...(atenção que a perguiça no meu caso ja é um estado de vida xD)

 

aqui vai um antes

geral1.jpg

como podem ver está repleto de valls... quase que não tinha area para a minha cory, e ja nems e viam os peixes...

gosto de aspecto wilde....mas demais é demais...

depois de me sentar em frente ao aqua e estudar bem os pros e contras e aproveitando uma ida da esposa ao gym...

eis como ficou

img0119l.jpg

a foto não é a minha obra prima...mas creio que se consegue ver a diferença...

ainda vou podar umas folhas superiores...

e depois tiro fotos com mais detalhes mas era noite e estava cansado e tinha de me levantar cedo..

 

critas extensivas aceitam-se

 

só me falta retirar aquele mono do lado direito, que se tudo correr bem entre èsta e a proxima semana vai à vida

e deixar crescer tanto a anubia como os fetos que coloquei...

arranquei a maioria das plantas de plastico do tronco de plastico e aproveitei os espaços (buracos) e coloquei lá fetos e a anubia...:D vamos ver se adaptam-se...

se soubessem a porcaria que tinha aquele fundo...levou cá uma aspiração :D...pelo menos a cory ja anda mais feliz a chafurdar tudo...(arrancou logo uma vall sobrevivente só para demonstrar a sua felicidade)

 

um ponto positivo (que me deu um novo folgo aso neons) começaram logo a portar-se como um cardume de tetras...muito bonito de se ver, não são os melhores mas muito bonito, vou ver se compro mais uns poucos para completar o visual.

 

sem falar no espaço que pareceu ganhar o aquario:D parece muito maior :D

Editado por Eliezer costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou fixe Sr. Eliezer!

 

Mas... (há sempre um mas!!), pessoalmente não gosto de ver plantas nos vidros da frente. Eu teria deixado a disposição das coisas exatamente como está na primeira foto, apenas retirava as vals da frente do aquário e replantava-as nos lados e atrás. Fazia um bom "tufo" delas junto ao mono para tapar um pouco aquilo. e deixava a planta vermelha no sitio onde ela está na 2ª foto para dar contraste ao verde e à forma das Vals.

 

Depois tentava aproveitar essa peça comprida do coliseu para fazer uma espécie de baia do lado esquerdo, pondo as anubias e o musgo, e por trás utilizando outra peça com os fetos. Quando tivesses os lados e a parte de trás forrada com Vals o contraste com as formas do feto e das anubias ficava altamente.

 

Fazendo isso também libertas espaço no areão para as corys, o que te facilita também o trabalho de limpeza.

 

Mas sabes como é! As opiniões são como o olho do ... toda a gente tem um!

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu precebo o que queres dizer...

 

era uma boa ideia...mas aquilo ja estava a parecer uma selva e eu comecei apenas por arrancar valls e mais valls e pensei...secalhar mais um pouco...tenho para ai um garrafão cheio ate à tona daquilo...mas secalhar vou plantar mais umas no aqua, para tapar o mono (que não é o que me preocupa pq irá sair)

em relação à baia...bem...podia ter pensado nisso...mas a maria chegou e eu estava com toalhas, mãos molhadas a enrrolar fio em peças com fetos e anubias e ainda lhe tive o descaramento de perguntar...que achas está a ficar bonito? ela respondeu...desde que termines isso depressa para mim está exelente...

 

a ideia era partir a peça em 2 (e parti) e depois recoloca-la, fazendo parecer maior do que é, criando essa especie e baia...mas tinha 2 problemas, ficava sem o espaço que eu queria, pois ainda tenho uma construção minha para lá por (cola quente não resulta) e para as corys correrem (ela pareceu-me relativemente feliz e a chafurdar abudantemente) 2º só tenho um tipo de areia a baia ficaria meio sem graça...

 

o tronco à frente eu acho que pede um pouco a beleza veem-se demasiados promenores...

 

as valls possivelmente iram sair, mas tambem ja tinha arrancado mais de 90% de plantas e achei por bem parar...embora fosse aspirando sucessivamente...

 

o problema mesmo da disposição anterior era mesmo a falta de espaço livre...

 

e no fundo no fundo o meu olho estetico não funciona da melhor maneira :S eu ate imagino como quero...na realidade fica de uma maneira diferente...enfim...mas vou aprefeiçoando :D

 

mas achas que tapar o vidro do fundo todo com valls? tenho plantas para isso e mais :D

Editado por Eliezer costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

seguindo o conselho (concelho o raio que for) do Paul e aproveitando que teria de limpar o filtro depois da javardeira que foi ontem e querendo fazer mais uma tpazinha(10L) replantei mais umas valls...agora não vou meter mais...o resto cresce lá...retirei tambem o tufo de musgo que andava por lá...aquilo no meu aqua so serve para acumular porcaria...

como ficou...

img0127an.jpg

 

img0128rh.jpg

 

img0129kc.jpg

 

img0123zp.jpg

 

é o resultado...

estou agora à espera do esboço do Paul para ver mais alterações :D Da para verem bem a praga de caracois que tenho no aqua...

não consigo é focar a praga das green spot que se abateu sobre o meu vidro frontal...todos os outros estão limpos, é so mesmo no frontal e ao centro...

 

esqueci-me de referir que me desapareceu um ancistrus...não o encontro em lado nenhum...acho que vou ter de desmontar o filro todo...espero que eu esteja enganado...mas que não o vejo isso na o vejo...

Editado por Eliezer costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... Meus Parabéns! Sem brincadeiras agora, Eli, mete a 1.ª foto que tinhas do agua e mete uma última, quem entra para ver este tópico agora ou quem entrou a meio, vai ficar espantado pela evolução :D

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.