Calha Iluminação Aquário 60 Cm, serve ou não?


Recommended Posts

Boas pessoal, tenho um aquário com 62 cm da Aquapor e como estava a pensar colocar uma calha de iluminação retirei a tampa, e mantive o aro preto em plastico que tem a volta tanto em cima como em baixo.

 

O que acontece é que a calha de iluminação que optei, segundo o vendedor, serve apenas para aquários até 61 cms, e quando meço o meu aquario em cima tem 62,5 cms.

 

 

 

A calha de 60 cm que estava predisposto a compra é esta http://www.pet4you.n...upla-hdd-b.html

 

Visto não haver mais nenhuma calha aproximada deste tamanho de aquários, gostaria de saber se acham que dá para adaptar ou é melhor nao arriscar?

 

Acho estranho não haver uma calha que sirva para um aquário que é vendido de fabrica como sendo de 60 cms. :S

 

Estou mesmo desanimado.

 

Abraço

Olá boa noite, estive a ler este tópico e achei por bem intervir e tentar dar uma pequena ajuda, antes porém quero deixar claro que todos os postes aqui deixados pelos outros membros estão correctos e são um bom esclarecimento, vouresponder apenas á 1ª dúvida uma vez que tenho uma calha igual á que o Pedro pretende comprar, o aquário onde está montada tem 60cm mas, os suportes não estão estendidos até ao máximo como se pode ver nas duas fotos que anexo, pelo menos os 62cm são garantidos, é possível que chegue aos 63 cm ligeiramente inclinados sem partir.

de qualquer modo as outras soluções apresentadas também são uma boa opção

cumprimentos

afonso

DSCF3331.jpg

 

DSCF3330.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 63
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá boa noite, estive a ler este tópico e achei por bem intervir e tentar dar uma pequena ajuda, antes porém quero deixar claro que todos os postes aqui deixados pelos outros membros estão correctos e são um bom esclarecimento, vouresponder apenas á 1ª dúvida uma vez que tenho uma calha igual á que o Pedro pretende comprar, o aquário onde está montada tem 60cm mas, os suportes não estão estendidos até ao máximo como se pode ver nas duas fotos que anexo, pelo menos os 62cm são garantidos, é possível que chegue aos 63 cm ligeiramente inclinados sem partir.

de qualquer modo as outras soluções apresentadas também são uma boa opção

cumprimentos

afonso

DSCF3331.jpg

 

DSCF3330.jpg

 

Peço desculpa só agora reparei que as fotos estão deitadas, mas dá para ver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanto num como no outro precisas de colocar uma camada de substrato inerte por cima para impedir o contacto com a coluna de agua. O inerte já é a teu critério e com o tipo de fauna que vais lá colocar ou pelo teu gosto pessoal. para mim um solo com granulagem de 2 a 3 mm é o ideal para o desenvolvimento perfeito das raízes, muito grande ou muito fino pode dificultar.

http://www.trukesfis...?id_product=678 (cá está um que me agrada)

Tanto num como no outro precisas de colocar uma camada de substrato inerte por cima para impedir o contacto com a coluna de agua. O inerte já é a teu critério e com o tipo de fauna que vais lá colocar ou pelo teu gosto pessoal. para mim um solo com granulagem de 2 a 3 mm é o ideal para o desenvolvimento perfeito das raízes, muito grande ou muito fino pode dificultar.

http://www.trukesfis...?id_product=678 (cá está um que me agrada)

 

A maior parte dos plantados que vejo a serem montados parece que não há camada inerte por cima do substrato fertil, como neste caso : http://www.flickr.com/photos/faao/6287484646/

 

 

Não vejo areão colocado por cima do fertilizante sólido e este está em contacto directo com a coluna de água.

 

Afinal tem mesmo que levar areão ou não?

 

Abraço

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse aquário deve ter substrato fértil tu é que não o vês, o pessoal nas montagens para não se ver as varias camadas que fica feio afastam o substrato fértil 1 a 2cm dos vidros e cobrem com o inerte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse aquário deve ter substrato fértil tu é que não o vês, o pessoal nas montagens para não se ver as varias camadas que fica feio afastam o substrato fértil 1 a 2cm dos vidros e cobrem com o inerte.

Esse aquário deve ter substrato fértil tu é que não o vês, o pessoal nas montagens para não se ver as varias camadas que fica feio afastam o substrato fértil 1 a 2cm dos vidros e cobrem com o inerte.

 

O camada inerte que fica por cima do substrato fértil, poderá ser akadama?

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, pode levar.

 

Antes demais acho que é necessário esclarecer certos pontos: Um "plantado" não é a mesma coisa que um aquário com algumas plantas, são níveis distintos...

Um aquário com plantas ou mesmo um plantado não necessitam obrigatoriamente de um substrato fértil, de facto facilita a incrementação das plantas nos primeiros tempos mas pode ser também uma origem de problemas quando mal utilizado ou por descuidos...

Se pretendes um low tech eu aconselhava vivamente afastares a ideia de fértil e apostares num bom inerte e numa boa fertilização.

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, pode levar.

 

Antes demais acho que é necessário esclarecer certos pontos: Um "plantado" não é a mesma coisa que um aquário com algumas plantas, são níveis distintos...

Um aquário com plantas ou mesmo um plantado não necessitam obrigatoriamente de uma substrato fértil, de facto facilita a incrementação das plantas nos primeiros tempos mas pode ser também uma origem de problemas quando mal utilizado ou por descuidos...

Se pretendes um low tech eu aconselhava vivamente afastares a ideia de fértil e apostares num bom inerte e numa boa fertilização.

Sim, pode levar.

 

Antes demais acho que é necessário esclarecer certos pontos: Um "plantado" não é a mesma coisa que um aquário com algumas plantas, são níveis distintos...

Um aquário com plantas ou mesmo um plantado não necessitam obrigatoriamente de uma substrato fértil, de facto facilita a incrementação das plantas nos primeiros tempos mas pode ser também uma origem de problemas quando mal utilizado ou por descuidos...

Se pretendes um low tech eu aconselhava vivamente afastares a ideia de fértil e apostares num bom inerte e numa boa fertilização.

 

E a boa fertilização referes-te por exemplo a fertilizantes liquidos? CO2?

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes demais seria necessário saber que tipo de plantas idealizas para o teu aquário, é daqui que se deve partir sempre que se pensa na "estrutura" do aquário...

- se optares por plantas de baixa manutenção não precisas de co2 e basta um fertilizante liquido que contenha já um pouco de tudo (micros e macros), depois fertilizas consoante o que o fabricante te aconselha. No entanto é preciso ter muita atenção, erros podem resultar em algas...

- Se optares já por plantas de media ou de alta exigência aconselho a optares pela fertilização em pó (para os macro), embora te vá parecer um bixo de 7 cabeças nos primeiros tempos até que compreendas como funciona... porém existem outras opções no mercado, tal como as fertilizações liquidas especificas para cada tipo de macro e para micros. A fertilização liquida é mais dispendiosa, porém é de mais fácil utilização.

Neste patamar um kit de testes é quase essencial para se poder controlar os níveis, caso contrario os erros podem resultar em algas ou em carências para as plantas...

Co2 neste patamar é também um elemento importante, um kit co2 pode sair bastante caro. Caso o orçamento não permita nada melhor que um co2 caseiro.

Existem também pastilhas para se colocar no substrato, podem ser também um bom complemento principalmente para as plantas que absorvem maioritariamente pela raiz.

 

Para que percebas: Com ou sem substrato fértil, a fertilização é vital para se obter plantas de boa saúde.

O sub fértil apenas facilita o trabalho durante semanas ou meses, consoante a qualidade do mesmo.

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde a todos,

 

Iniciei-me agora na aquariofilia com um aquário de 60cm no qual gostaria de por uma plantas de baixa manutenção, o que acontece e que já está montado com peixes e tudo. A minha duvida é, sendo que o fundo do meu aquário e em areão sem ter qualquer tipo de substrato fértil por baixo dele é possível por umas plantinhas de fácil manutenção utilizando um substrato fértil liquido?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.