Reef - 240L finalmente....


Recommended Posts

FINALMENTE......

Depois de cerca de 2 meses a recolher informação e a aprofundar conheçimentos decidi montar o aqua...

 

Aqui ainda só a aragonite:

AindasaAragonite23.jpg

 

A encher com agua de osmose:

Demanha8.jpg

 

Tive que encher com agua de osmose mais sal sintéctico devido a ter 14 anos e um pai muito ocupado :lol: O meu pai e fotografo e todos os fins-de-semana tem casamentos.. Como tal andava a vario tempo a pedir-lhe ate que me chate-ei e decidi fazer as coisas sozinho. Osmose + sal sintético :lol:

 

Até me dei ao trabalho de lavar muito bem um pratinho de cafe e por debaixo do sitio onde caia a agua vinda da osmose... :D

 

Aqui ja estava quase e a aragonite não levantava.... :D

Aochegaracasa18.jpg

 

Quando chegei a casa a tarde dizme o meu pai estive... Ha estive a ajeitar o AREÃO mas a agua ficou toda suja....

Todopronto.jpg

 

Vejam o lindo estado ;) Ja proibi o meu pai de mecher no aqua :D Não me ajuda e ainda desajuda...

 

E agora quanto tempo para este lindo serviço passar?

 

Parece é que tenho pouco aragonite mas não são 45Kg a parte preta é que tapa a maior parte ;)

 

Hoje a noite já vou fazer testes e depois ponho aqui.

 

Já tenho 150€ guardados para a RV. Vaime custar 15€ o kilo por isso vou compar 10Kg para o inicio é o que da. Só compro a RV quando isto assentar ne?Ela é da Indonésia e é curada.

 

A iluminação por agora vai ter de ficar assim 60W que era a calha que tinha daki a +/- 1 mes ja compro a calha a seriu.. Mas por agora o aqua também está a ciclar por isso julgo não ser necessário para já. Certo?

 

Em relação as bombas de circulação ainda não tenho nenhuma julgo que este fim-se-semana ja as vou buscar... Estavam esgotadas

 

 

Quais são os proximos passoas agora? Depois disto assentar claru :evil:

 

 

Não sei se devia colocar as fotos aqui mas como também tenho algumas dúvidas "técnicas" aproveitei e coloquei o post aqui....

 

Por fim queria agradecer a todo o pessoas que me ajudou e em especial ao Diogo Lopes, Duarte Conceição e Diesel Car mas claro aos outro também muito OBRIGADO

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André...

Testes ?? não precisas por agora...

Essa aragonita vai levar-te uma semana mais ou menos a assentar toda se não utilizares nada que limpe a água.Também não é necessario a não ser que não gostes de ver isso assim.

De resto assim que medires a densidade e "ajeitares a temepratura" coloca para ai umas caulerpas (que vão ajudar bastante em termos de instabilidade inicial de algas) e começa assim que puderes a dosear kalk.

A luz só a precisas no caso de adicionares a rocha e/ou as macroalgas já...

Entretanto faz umas trocas de água semanais de 10 a 20% para ajudares no processo de arranque e daqui a umas 3 ou 4 semanas faz os primeiros testes.

Se tudo correr bem, aconcelho-te que começes pelos corais e só mais tarde adicionar peixes.

Sem duvida considero ser a melhor maneira de modo a proporcionares um ambiente mais "caracterisctico e amigável" e sem duvida mais equilibrado para futuras adições em termos de peixes evitando mais stresses desnecessarios a estes...

Boa sorte !! :twisted:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Marco...

É assim eu já tenho os 150€ de parte para a RV ainda não a comprei devido a agua estar assim...

 

Eu com os 60W posso por a caulerpa? A RV acho que posso agora caulerpa não sei. A que a iluminação ainda vai demorar...

 

Não gosto nada de ver a aragonite assim :wink: o que posso por para limpar isto? Neste momento só tenho o Deltec MCE 600 a trabalhar a bomba dele faz 2000L/h.

 

Eu já tenho os testes todos e ia fazelos para ter mais ou menos ukma ideia de como as coisas estão mas pelos vistos não é ja necessario. :wink:

 

Agora quero é mesmo saber quando é que posso comprar a RV? Enquanto a aragonite estiver assim não convém não é? Mas os 60W chegam para a RV?

 

Amanha ja ponho umas fotos para actualizar. :D

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é agora tenho aqui outra encrenca..

 

Eu tenho 150€ guardados para 10Kg de RV.

Entretanto surgio a oportunidade de comprar 2 projectores HQI 150W 10.000K por 150€ com portes incluidos. Depois comprava umas cenas que ja vi de suporte para lampadas e punha 2 actinicas e ficava com um sistema de iluminação excelente com um custo muito mais baixo. O que acham?

 

Agora a minha duvida era se agarrava as HQI ou se optava e por agora comprava a RV. Ele tem várias HQI. Quem vende é o membro Rptavares.

 

O que acham?

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu optava pela rocha primeiro... :wink:

 

Quanto á rocha, podes por já se quiseres... mesmo com a aragonita assim.

Quanto á areia, é apenas estético isso passa num instante. E com esse escumador então ainda é mais rápido...

Podes por a caulerpa assim que a aragonita acentar, e essas lampadas chegam perfeitamente. :wink:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem Marco só trazes boas noticias... :wink: ´

Quando passar vou ver se arranjo um pouco de caulpera para por.

De resto agora é mesmo esperar que o "nevoeiro" passe e por a Rv e a caulerpa.

Lá para 4 feira já vou comprar 10Kg (penso que para começar não e mau o que acham?)

E depois de a aragonite assentar mesmo vou tentar arranjar caulerpa.

 

Marco Obrigado pelos conselhos :wink:

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André.

 

Parabéns pela montagem!

 

Quanto às questões que ficaram ainda em aberto:

 

RV - Qualquer quantidade que consigas comprar é excelente :wink: quanto mais melhor! No entanto também não é preciso comprares tudo de uma vez, podes ir comprando espaçadamente no entanto deverás ser ter em consideração a carga biológica do aquário por isso vai com calma e adiciona peixes e corais lentamente e de acordo com a capacidade de filtração biológica do sistema.

 

Iluminação - Penso que se não tiveres problemas com a estética os projectores poderão ser uma boa opção, assegura-te apenas que têm UV STOP (se são do membro que referes acho que tem). Depois se puderes complementa com as actinicas.

 

Boa sorte e vai postando a evolução!

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu com a estética nem tenho muito problema porque os projectores ficam bem para onde são. Em relação a complentar com actinicas isso é que ainda me está a fazer confusão a cebeça. Vi na Aquaplante umas calhas que ficam suspensas que é quase só mesmo a lampada t5. São excelentes e pelo que sei baratas até. Vou ver o preço e depois logo vejo.

Em principio vai ficar assim.....

 

A Rv como disse vou comprar la para 4ª feira.

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já passou algum tempo mas mesmo assim a agua teia em não ficar cristalina. Entretanto já fivou muito melhor mas tive mesmo que dar um toque ao areão e agora ja está mais turva outra vez.

 

Optei ainda por não comprar a RV e como esta semana tenho testes todos os dias vou esperar no maximo até sabado.

 

Entretanto quando acham que devo começar a por o kalk a bombar? Quando meter a RV e fizer testes? Já agora sabem o preço e a quantidade que devo comprar +/-?

 

Quando poder meto fotos :(

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estás mesmo com dificuldades em k a areia assente usa 1 filtro com esponja pq ajuda. Essa aragonite k não assenta deve ser quase só pó e qdo ligares as bombas volta ao mesmo por isso experimenta com o filtro com esponja...

 

Cmpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado nuno mesmo antes de ver a tua resposta ja tomei essa opção. Só tenho cá um pequeno que faz 300L/h mas vamos ver.

 

Entretanto já colocei também esponja dentro do escumador (o deltec tem um logar proprio para se quizermos por alguma coisa lá.

 

Outra coisa que notei é que o copo está mesmo limpinho, mas pelo que sei no inicio é normal (agua de osmose, ainda sem RV) dai não haver nada para escumar....

 

A esponja esteve o dia todo dentro do escumador e olha que pareçe que ja noto diferença :wink:

 

Vou comprar 10Kg de RV o mais rapido possivel....

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo com uma duvida sobre o escumador....

Alguem que conheça o deltec mce 600 a ver se me consegue esclarecer..

A agua passa por dentro do copo certo? Ela é chupada e depois faz akela espuma toda e a agua passa por dentro do copo..... O proprio copo até tem um tubo por onde ela sai... É que estou na duvida se tenho isto bem montado? Porque se a agua passa por dentro do copo depois como e com a porcaria?

 

Alguem pode esclarecer?.... :wink:

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A agua não pode passar por dentro do copo :roll: pois se assim fosse onde ficava retida a "lama" retirada da agua?.

 

Pelo que vi aqui:

http://www.deltecaquariumsolutions.com/MCE600.PDF

parece-me que esse tubinho serve para no caso do copo encher o "lixo" sair por aí (poderá eventualmente ser ligado a um revervatório de recolha???).

 

Acho que deves elevar mais o copo de recolha.

Mas eu não tenho esse skimmer portanto isto é apenas o que eu acho!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é isso mesmo que eu acho....

Mandei mp ao marco que ele tem um igual....

Entretanto reparei que a bomba de ar pode ser regulada será isso? A "lama" vai para ao copo por evaporação certo?

 

Haver se tiro umas fotos para tentar preceber isto.

 

Se alguem sober.....

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se virem aimagem deixada pelo aderito as setas não passam por dentro do copo no e o regulador da bomba de ar (pintado a amarelo) está ao maximo. O que se passa é que o meu assim eleva a espuma até ao copo e começa a enchelo.

 

Por isso secalhar alguem que tenha o escumador seja mais fácil esclarecer esta duvida. É que estou a meter dentro do aqua o que estou a escumar e queria comprar RV mas antes disto resolvido não vou comprar :roll:

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de ler o desenho atentamente e de traduzir tudo finalmente consegui. é o que faz não lermos tudo com a máxima atenção.....

 

Tinha que ajustar a altura do copo de maneira que a espuma não entrasse lá. Agora sim está a escumar bem.

 

A noite já ponho fotos.... A agia ja está muito mais clarinha :roll:

Obrigado a todos o que me têm ajudado.

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amanha vens cá e ves isto.

 

Caulerpa é uma macro-alga que usamos para evitar o aparecimento de algas. Ela consome aquilo que as algas precisam para se desenvolverem e assim temos - algas.

Ha é caulerpa é uma coisa que eu daqui a 1 semana vou começar a cravar ao pessoal!!! :roll::?::oops: :D

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pois é ,desculpem não ter vindo actualizar isto mas não tenho estado em minha casa e por isso não tenho net (férias da pascoa :shock: )

 

A agua está espetacular, clarinha, o escumador já escuma pouco mas já é alguma coisa, já começam a aparecer algumas algas na aragonite.

 

Tenciono esta semana fazer a 1ª troca de agua. Cerca de 30L.

 

O aqua ainda não fez um mês de vida, acham que já devo colocar alguma coisa? Equipa Limpeza? Julgo que ainda é muito cedo porque quase não tenho algas. Qual é a vossa opinião?

 

Em relação ao kalk ainda não começei, mas tenciono começar a dosear o mais rapidamente possivel.

 

Alguem conselho neste momento?

 

Vou tirar fotos e depois meto aqui.

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais