Ajuda - Nanolago


Recommended Posts

Boa tarde.

 

Já há muito que não vinha aqui e espero que esteja tudo ok com o pessoal.

 

Eu sempre tive aquarios, mas agora que tive a aoportunidade de vir para uma moradia, tenho um espaço que quero aproveitar para um pequeno jardim com um pequeno lago de 300 a 500l maximo.

 

O espaço tem 12 m2 e gostaria que me dessem algumas dicas ou até mesmo todas, pq nisto dos lagos sou um leigo.

 

Para já, devo comprar um lago já feito, ou fazer um com aqueles plasticos que por aqui indicam?

Quanto me podem custar as 2 coisas (lago já feito/plasticos)?

 

Em relação à filtragem, já li varias analises e uns dizem que é necessaria, outros dizem que não. Este lago apenas terá o sol a bater directamente entre as 9h e as 15 horas +/-.

 

Ainda tenho dos meus aquarios algumas valisnerias giganteas, devo-as usar no lago? Se sim, devo usar algum tipo de substrato (Pedras de rio/akadama)?

 

À volta estou a pensar relvar e meter 1 ou 2 pequeno arbustros para proteger o lago, acham bem? Que tipo de arbustros que não creçam mais de 1 mt costuma usar?

 

Penso que para já é tudo e obrigado de antemão.

 

P.S. mesmo que não saibam responder a tudo, se souberem responder a apenas uma das questões, participem ;)

Editado por Wampyro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então!!! 12 m2 é muito espaço para um micro lago. Estás em região onde há variações bruscas de temperatura? A profundidade influi pois os peixes buscam o fundo para absorve-las. Filtragem é fundamental pois oxigena e limpa a água. A construção ficaria a seu critério. Aqui no Brasil "principiantes" no laguismo costumam usar caixas de água ou mesmo piscinas de lonas para se aventurarem e aprenderem e no futuro construirem realmente os lagos de seus sonhos.

Não sou favorável a substrato em pequenos lagos mas há controvésias.

Boa sorte na empreitada.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a pensar num lago daqueles já feitos com cerca de 300 lts ou algo +/- igual mas feito com aquelas lonas proprias, a restante area é para relvar e plantar uns arbustros pequenos para tapar algum do sol do lago.

 

Estou em Sintra que apesar de não ter mudanças muito bruscas é um microclima onde raramente faz muito calor e a temperatura minima durante 4 ou 5 dias por ir aos 3º/4º.

Editado por Wampyro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Isso não e um nano-lago :) 300 a 500 litros é apenas um micro-lago, ou mesmo um pequeno lago.

 

Nano-lago é isto:

 

vaso5.jpg

 

É um vaso de 60 litros que eu uso para plantas aquáticas e peixes que gostem de pequenos espaços. como os peixes do paraiso.

 

Descobri que estes vasos são particularmente uteis para nenufares e lotus, parece que foram feitos para isso, as plantas adoram!

 

Em 300-500 litros deves plantar completamente o fundo de vallisnerias, a gigantea ficará demasido grande, arranja uma vallisneria mais pequena ou então sagitarias. É preferivel plantares as plantas em grandes tabuleiros, em vez de colocares o areão diretamente no fundo.

 

Sim, é muito importante evitares longos periodos de sol direto, usa arbustos para fazer sombra ou uma das rede verdes semi-opacas que vendem nos centros de jardinagem.

 

Com um lago já feito tens menos trabalho, é talvez a opção mais simples e mais segura. Um lago de tela talvez saia mais barato mas terás que te aventurar na construção.

 

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Segue aquilo que o Miguel disse e, se queres um bom conselho, não ponhas filtragem, eu tenho um tanque de 126l sem qualquer tipo de filtragem, apenas plantas, visto que com filtragem vais ter de limpar a bomba e/ou filtro de semana em semana ou de 15 em 15 dias enquanto que eu no meu tanque, consigo manter a água transparente e apenas tenho de mexer uma vez por ano, em que o esvazio, tiro os peixes (Não são carpas nem kinguos nem nada deste género, porque na minha opinião há alternativas bem mais interessantes) e limpo as paredes e as algas.

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Segue aquilo que o Miguel disse e, se queres um bom conselho, não ponhas filtragem, eu tenho um tanque de 126l sem qualquer tipo de filtragem, apenas plantas, visto que com filtragem vais ter de limpar a bomba e/ou filtro de semana em semana ou de 15 em 15 dias enquanto que eu no meu tanque, consigo manter a água transparente e apenas tenho de mexer uma vez por ano, em que o esvazio, tiro os peixes (Não são carpas nem kinguos nem nada deste género, porque na minha opinião há alternativas bem mais interessantes) e limpo as paredes e as algas.

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais