Algas no vidro


Ed_boy

Recommended Posts

identificaste bem a alga?

como é que estás a meter fosfatos?

que quantidade?

com que produto?

Há quanto tempo é que estás a fazer o tratamento?

 

É que podias pegar em qualquer uma mas com a GSA.... Não tens a mínima hipótese!

 

Agora uma coisa é certa, se tu não acreditas... Contra fé não há nada que valha...

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola martins

 

tenho a certeza que é a green spot nao falha

 

a minha fertelizaçao é em pós a receita normal manda colocar 7.5 gr (tom barr) eu ja á mais de um mes que lhe carrego com fosfatos 15gr dai os testes darem concentraçao de fosfatos elevada mas nem assim e o que me chateia é k sei que tenho tudo em ordem 2 lampadas novinhas de 39w para 180L boa circulaçao de agua fertelizante com fartura enfim nao sei o k fazer mais.....

 

apenas ando meio pensativo porque ao fazer tpas de 50% todos os fins de semana tinha o enerte a tapar o substrato e como aproveito sempre para aspirar o chao num sitio ou outro o substrato estai um "nikinho" descoberto mas muito pokinho mas la esta vou fazer o teste de amonia e da-me zero!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto á fé tenho e muita por isso é que ainda nao desisti de aquarios plantados mas a faze das algas esta a ser a mais dificil de ultrapassar e custa-me ainda mais porque uma altura tive o aquario excelente com um verde invejavel mas á uns tempos pra ca essa green spot bem como uma que nao sei agora o nome que me ficam as folhas pretas estao a desanimar-me um bocadinho mas nada que eu nao aguente....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as algas sao pontinhos circulares e verdes que estao especialmente no vidro e nas plantas. digo eu que deveria ter mais cuidado em ter sempre um bom nivel de fosfatos e foi o k nao aconteceu e por isso apareceram mas ja á mais de um mes que ando a carregar com fosfatos e o incrivel é que no vidro vou limpando com um esfregao da louça mas ao fim de uma semana estao la de novo sera que o teste é k esta a dar-me o valor mal? pode ser,... é da SERA mas ate hoje nao ouvi falar mal deles.

 

por isso é o que eu digo que esta coisa de algas sempre foi complicado toda a gente diz que as algas sao provocadas por falta de notrientes o tom Barr provou isso mas tambem tenho por exemplo varias pessoas em lojas so com a especialidade de aquarios inclusive a maior loja de aquariofilia de Portugal que me dizem que as algas aparecem por excesso de nutrientes e mandam-me parar a fertelizaçao uma semana ou duas nao interessa

Ou seja va-se la a entender por isso é que me esta a ser dificil ultrapassar e compreender as algas uns dizem uma coisa outros dizem outra e fico sem saber o k fazer

 

Gosto de aprender com voces e sei que cada um diz o k sabe e partilha as suas experiencias e muito bem mas la esta a malta diz que é falta de fosfatos mas no meu caso especifico nao é porque se os testes nao me enganarem aquilo ta carregadinho de fosfatos

 

secalhar vou tirar as plantas todas que estao afectadas fazer uma limpeza ao aquario e nao deixar baixar os niveis de fosfatos porque ja nao sei o k fazer mesmo mas agradeço e muito a tua ajuda GM.

 

outra coisa começam tambem nas plantas so e apenas com o rebordo das folhas pretas a alga nao é de fios nem nada parece que o rebordo foi pintado..... alga preta associo a co2 mas tenho montes de co2 droop cheker sempre a acusar niveis de co2 alto a valvula solenoide ajuda a o co2 ser constante o que podera ser?

Editado por BMSG82
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... uns dizem uma coisa outros dizem outra e fico sem saber o k fazer

 

Pois mas só uns é que testam. Os outros dizem porque ouviram dizer...

 

Quanto às GSA. Eu não confio muito em testes por isso não vou comentar... De qualquer dos modos, as coisas demoram tempo e é normal as GSA demorarem a desaparecer depois de instaladas. Tens é que ver se continuam a aparecer nas folhas novas... Em caso positivos, isto indica-nos que tens falta de fosfatos (não há teste melhor do as plantas/algas).

 

 

 

outra coisa começam tambem nas plantas so e apenas com o rebordo das folhas pretas a alga nao é de fios nem nada parece que o rebordo foi pintado..... alga preta associo a co2 mas tenho montes de co2 droop cheker sempre a acusar niveis de co2 alto a valvula solenoide ajuda a o co2 ser constante o que podera ser?

 

 

Pelo que descreves é, como dizes, quase de certeza CO2. Ou falta dele, ou inconstante. Até podes injectar muito CO2, mas se não tiveres uma boa circulação e ele não chegar às plantas (pode acontecer em aquas muito plantados e grandes) é o mesmo que nada.

Outra coisa que é necessário ter atenção é o drop-checker. Estás a usar uma solução de 4 dKH? É porque senão assim não for, o DC não diz nada...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

Pois mas só uns é que testam. Os outros dizem porque ouviram dizer...

 

Quanto às GSA. Eu não confio muito em testes por isso não vou comentar... De qualquer dos modos, as coisas demoram tempo e é normal as GSA demorarem a desaparecer depois de instaladas. Tens é que ver se continuam a aparecer nas folhas novas... Em caso positivos, isto indica-nos que tens falta de fosfatos (não há teste melhor do as plantas/algas).

 

 

 

 

 

Pelo que descreves é, como dizes, quase de certeza CO2. Ou falta dele, ou inconstante. Até podes injectar muito CO2, mas se não tiveres uma boa circulação e ele não chegar às plantas (pode acontecer em aquas muito plantados e grandes) é o mesmo que nada.

Outra coisa que é necessário ter atenção é o drop-checker. Estás a usar uma solução de 4 dKH? É porque senão assim não for, o DC não diz nada...

 

Abraço

 

GM

la esta falta de circulaçao nao é visto o aquario ter 180L e ter um filtro k faz 1000L/h mas ja por causa das duvidas porque me disseram isso tambem ainda adicionei um wave maker de 3000L/h querem ver k ainda é insuficiente?...

quanto ao drop cheker comprei na Pet For You vinha com uma soluçao k nao sei se é 4 dkh mas vou tentar saber mas tenho um factor nao muito preciso mas que me diz que tenho bastante co2 k sao os peixes que devez enquando andam á tona de agua com a respiraçao ofgante

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

BMSG82:

 

O combate ás algas faz parte da vida de um aquariofilista, seja em aquários plantados ou não plantados, aquários recentes ou não recentes.

 

Primeiro, quando tens algas num aquário, antes de iniciares qualquer combate ás mesmas deves identificar de que tipo de alga de trata, porque senão muito provavelmente não vais ter sucesso.

Uma vez identificada a alga, tenta perceber no teu aquário os factores percursores de algas e que podes de imediato melhorar, como por exemplo oxigenação, circulação, fotoperiodo, etc...

 

Agora se a malta te diz (como li em tópicos anteriores) que deves diminuir a luz, e tu dizes que é pouco, assim não vale a pena vires aqui procurar ajuda.

 

Depois de identificada a alga e ajustados os factores base... começas a tentar equilibrar o teu aquário.

 

Isto é: em 1º lugar: CO2 pressurizado. Tens de atingir concentrações de 30ppm. E repara, a minha experiência diz-me que se tiveres o teu CO2 a começar 2 horas antes e a terminar 2 horas antes do fotoperiodo, não irás ter problemas com a fauna andar à superficie a arfar. Eu já cheguei a ter concentrações de 50ppm de CO2 e não tive nenhum problema. Sabes porquê???

Porque as minhas plantas, sobretudo as de crescimento rápido estavam de tal maneira a produzir oxigénio que tinha uma pO2 de 200mmHg na água. Nenhum peixe asfixia com 200mmHg de O2.

Lembra-te CO2 mantém as algas à distância ou então ajuda muito.

 

2º: tenta fertilizar com nutrientes em separado. Evita soluções all in one. feryiliza segundo o EI e controla os parâmetros do teu aquário. Com paciência e tempo conseguirás o equilibrio desejado.

 

3º investe em fauna para combate ás algas. ancistrus, siameses comedores de algas, otocinclus, carcolada... tudo isto ajuda muito, apesar de não ser a solução.

 

4º acalma-te, tem paciência e sobretudo ouve os concelhos do pessoal aqui do fórum que percebem da poda, como por exemplo o GM, o Luís Fortunato e o Babykhan. São sobretudo estes 3 membros entre um punhado de outros que percem realmente do assunto.

 

5º tira da tua cabeça a ilusão de um aquário sem algas. Isso não existe.

 

Boa sorte e vai dando noticias.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

'Boa Tarde a todos

Depois de ler este tópico decidi deixar aqui o meu problema

Tenho 1 aquario de 240 lts com mais ou menos 3 anos

Filtro eheim classic 2213 ( semana que vem vou instalar 1 eheim professional 3 2080 para ver se o problema é pouca filtragem )

Luz 6 h diaria com 2 lampadas 54 wat cada

Há 6 messes atrás começou uma infestação de algas verdes no vidro, fundo,plantas enfim quase tudo em que troquei a agua quase toda do aquario , filtro plantas limpeza total mas não resultou e voltou a ficar mal e quando digo mal é mesmo mal

Ontem fiz outra limpeza geral e decidi encomendar o outro filtro mas como estou nos açores nem sempre é fácil obter o que queremos no dia ou mesmo na semana

Ph 7 Nitritos e nitratos analisei hoje mas deu-me em ambos uma cor acastanhada que não está na cor das tabelas ?

Tenho posto agua de uma maquina de uv da hoken e uso o bio nitivec da sera

Depois da grande limpeza

http://imageshack.us/photo/my-images/10/fotografia1y.jpg/

Estas algas que vem na planta e ainda em algumas pedras do fundo cobriam tudo inclusive vidros

http://imageshack.us/photo/my-images/18/fotografia2k.jpg/

Obrigado

Opiniões?

Editado por petisco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falta de filtragem, que já estas a resolver :) (mais concretamente de circulação)

 

Compra outros testes e faz para ver os nitritos e nitratos

Editado por alvarenga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

'Boa Tarde a todos

Depois de ler este tópico decidi deixar aqui o meu problema

Tenho 1 aquario de 240 lts com mais ou menos 3 anos

Filtro eheim classic 2213 ( semana que vem vou instalar 1 eheim professional 3 2080 para ver se o problema é pouca filtragem )

Luz 6 h diaria com 2 lampadas 54 wat cada


6 messes atrás começou uma infestação de algas verdes no vidro,
fundo,plantas enfim quase tudo em que troquei a agua quase toda do
aquario , filtro plantas limpeza total mas não resultou e voltou a ficar
mal e quando digo mal é mesmo mal

Ontem fiz outra limpeza geral e
decidi encomendar o outro filtro mas como estou nos açores nem sempre é
fácil obter o que queremos no dia ou mesmo na semana

Ph 7 Nitritos e nitratos analisei hoje mas deu-me em ambos uma cor acastanhada que não está na cor das tabelas ?

Tenho posto agua de uma maquina de uv da hoken e uso o bio nitivec da sera

Depois da grande limpeza

http://imageshack.us/photo/my-images/10/fotografia1y.jpg/

Estas algas que vem na planta e ainda em algumas pedras do fundo cobriam tudo inclusive vidros

http://imageshack.us/photo/my-images/18/fotografia2k.jpg/

Obrigado

Opiniões?

 

 

Falta de filtragem, que já estas a resolver :) (mais concretamente de circulação)

 

Compra outros testes e faz para ver os nitritos e nitratos

 

Será que o raio do alemão tinha razão?

Quem me conhece sabe que detesto ter de dar razão a um alemão (ou a um inglês ou americano), mas a este não há como escapar.

Não falo, como é evidente da sua 'Teoria das cores', tanta página para dizer algo que se pode perfeitamente resumir numas míseras linhas...

Podia ter escrito aquilo um post-it, só não o fez porque não haviam sido ainda inventados, mas bastava-lhe com dizer: "As sensações de cores que surgem na nossa mente são moldadas pela nossa percepção, pela visão e pela maneira como nosso cérebro processa tais informações.", raio do alemão...

1400 páginas de balelas... Que tipo de vida leva um tipo, que não vai à bola com as ideias de outro tipo (que adormece debaixo de macieiras), e que se lembra de gastar papel sem jeito só para provar um ponto de vista?

Sinceramente, estes alemães... Tudo bem que o tal do tipo andava metido com o tipo errado de compinchas, os Rosa-Choque, ou rosa-qualquer-coisa, que se fechava no 'laboratório' para fazer 'experiências alquímicas' e tal, que tinha uma pedra que estudou filosofia ou filosofava, não sei bem, o que sei é que não se pode confiar em quem tem biógrafos que dizem que o tipo morreu virgem.

Não admira, que se pode esperar de um tipo que se junta secretamente com outros tipos e se pavoneia com um tipo muito colorido florido de aventais...

Do que me queixo de ter de dar a mão à palmatória, é de uma das suas outras frases epistolares: "O primeiro sinal de que não sabemos o que estamos a fazer é uma obsessão pelos números"

 

Agora um tipo nascido na Alemanha, naturalizado Americano e que se dava de abraço com Ingleses que vem e diz: "Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado" isso sim tira um tipo do sério...

 

É assim tipo alguém queixar-se que tem um tipo de algas em tipo uma planta...

Testes para quê? É assombrosamente simples, corta a planta e poupa nos testes!

 

 

 

Abraço

Editado por babykhan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais