Escalar não cresce


RicardoR

Recommended Posts

Boa tarde,

Tenho um escalar alguns meses e não cresceu quase nada. A minha família tem 4 aquários. De:

-20 l

-60 l

-120 l

-200l

Este escalar já estevo no de 200 l, mas agora está no de 120 l.

Come o mesmo que os outros escalares e tem o mesmo espaço dos outros escalares e não cresce nada.

Ajudem-me

RicardoR

 

P.S.: Desculpem ter metido este tópico em "Guppy". Devia estar no "Escalar".

Editado por RicardoR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu tenho dois escalares num aquário de 140 litros há cinco meses. Um é dominante, agressivo, e era inicialmente o mais pequeno. O outro é relax, devagar devagarinho, pouco assustadiço, e está sempre a levar do outro. Era o maior.

Agora, o primeiro tem o dobro do outro. Ambos comem vorazmente.

É relativo, e varia de escalar para escalar. Se como bem, está bem.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só tenho pena do meu, porque é o mais pequeno e é o mais velho.

-Escalar 1- Super veloz e sempre pronto a ajudar o líder. 6 cm Mais novo

-Escalar2- Calmeirão e charmoso. o Líder do grupo. 10 cm

-Escalar 3- Muito calmo e muito amigável. 4 cm Mais velho

RicardoR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

então o escalar continua sem crescer?

Eu tenho 9 escalares há um mês e um deles também teima em não crescer. Todos os restantes cresceram bastante. adquiri-os com tamanhos a varias entre 5 milimetros e os 3 centimetros. passado um mês cresceram como eu nunca pensei ser possível. o mais pequeno agora está com 2 centimetros e o maior já entre os 5 e os 6 centimetros. Mas no meio de tanto crescimento houve um que não acompanhou o crescimento dos outros. No entanto como exatamente o mesmo que os outros e nas mesmas proporções. Julgo nao ser preocupante pois segundo o que tenho vindo a ler é normal peixes com a mesma idade terem ritmos de crescimentos e metabolismos diferente.

 

Tudo isto dito por um iniciante. Pessoal mais experiente que me corrija se estiver errado.

 

Se pensarmos bem acontece o mesmo conosco, Humanos. Individuos que nascem no mesmo dia do mesmo ano e um pode atingir 1,80m e ser magro e outro fica-se por 1,60m e gordinho. A natureza feliz ou infelizmente não é linear.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá. peço imensa desculpa ter demorado tantos meses até responder. sfrpe, o escalar continua pequeno, mas já se nota um pequeno crescimento. Pode ser que com o tempo...

agora é que que reparei, também gostas de ornitofilia, é o meu segundo hobby!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Adquiri um em Dezembro de 2011 e até agora não cresceu muito... Quando o comprei tinha uns 4/5 cm e agora não tem mais que 8 cm (barbatanas incluídas).
Confesso que o aqua esteve muito tempo com 22º C no Inverno. Comprei outro em Março de 2013 e coloquei a temperatura a rondar os 26ºC.

Em Abril comprei outro, mas um pouco maior, para não haver muitas guerras teritoriais...

Medidas do aqua :100 comp x35 larg x 44 altura que dá uns 150 L

 

Ao pesquisar no fórum reparei que não dava muita variedade de comida. Dava apenas TetraMin e, de vez em quando, FD Tubifex da Sera.

Comprei Sera Flocken-Menu (segundo o frasco tem bastentes vegetais), Sera Vipagran (tem a mesma composição,mas em granulado) e mantenho o FD Tubifex

 

Será que vão crescer mais? icon_neutral.gif

Editado por Linus

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá, vim desenterrar este tópico. O escalar está finalmente a crescer. Cresceu 1/1,5 cm. Mas onde se nota mais é na cabeça, está a ficar mais arredonda, como a dos adultos. Queria também esclarecer algumas dúvidas: tinha quatro escalares, como referi neste tópico. Há pouco tempo morreram dois, os maiores. Eles estavam muito bem num dia, fui-lhes dar comida antes de sair. Quando chego a casa passadas duas horas, tenho um escalar de cabeça para baixo, embora vivo (mas pouco!!). Pensei; Este já não tem salvação. Bem, fui dormir... Acordo de manhã e vou olhar para o aquário... O outro estava falecido, e não é que outro também já estava de cabeça para baixo, ofegante. Foram-se os dois. Mas o que mais me intriga, é que eles eram saudáveis e inclusive os seus cadeveres tinham bom aspeto (como ficam os peixes quando são pescados). Num dia estavam bem e no outro estavam mortos...

 

RicardoR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Desenterro também o tópico

o escalar continua pequeno, mas já se nota um pequeno crescimento. Pode ser que com o tempo...

 

Os meus estão a crescer mas muito devagar... :tapfoot: Dou flocos, granulado e alimento vivo congelado 2 a 3 vezes por dia.

Aquário de 1 metro, aprox. 150 L, temperatura a 28ºC, 3 escalares, uns 12 nariz de bêbado, dois Crossocheilus siamensis (que também crescem muito devagar :sorry: , uns 3 caridinas japónicas e hoje um ancistru (pensava que era um plecostumos muito pequeno que iria crescer muito!!! mas a dona da loja disse que era um ancistru... já com o peixe dentro do saco. Coloquei no aqua e desapareceram os 3 cm de gente!

Já perceberam que gostava de ter peixes grandes, né?

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Desenterrando o tópico!

Não cresceram quase nada e já os tenho há dois anos e tal. Foram comprados todos em diferentes lojas´Há pouco tempo, um empregado de uma loja de aquariofilia disse-me que talvez seja do pH.

Comprei um teste e estava entre 7,5-8. Será disso?

Coloquei no aqua e desapareceram os 3 cm de gente

Foi o unico que cresceu mais, em pouco tempo :unsure:

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

efectivamente esse ph é um pouco elevado, mas não acredito que por sí só, seja a causa do atraso no crescimento.

tem de haver aí mais qualquer coisa.

parasitas por exemplo.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

A única praga que tenho são os caracóis, que vieram com as plantas. Mesmo assim já são menos do que antigamente. Eles comem bem, não entendo...

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais