Novo aqua 120l - apresentação


sivvs

Recommended Posts

Boas, pessoal.

 

Decidi criar aqui um tópico para apresentar o meu aqua. A ideia vai ser atualizar à medida que vou inserindo alterações, etc.

 

Esta não é a primeira vez que monto um aquário. Há 3 ou 4 anos o meu pai falou no aqua que tinha em casa dos meus avós e fomo-nos entusiasmando até que compramos um de 120 litros. No entanto a coisa não correu pelo melhor, começamos com guppies e no primeiro ano ficamos com o aqua hiper povoado, fomos vendendo peixes, comprando outros que depois foram morrendo, a limpeza e TPA's não eram propriamente seguidas como deviam ser, fui-me desleixando e perdendo o interesse até que abandonei totalmente. Após leituras neste fórum, etc, descobri que realmente tinha feito muita coisa errada na altura que agora vou tentar evitar.

 

Este ano resolvi voltar a dar vida ao aqua, desta vez por minha total conta. A minha ideia é ter um aqua que não exija demasiada manutenção (o tipo de flora usada, etc) nem elevado gasto de dinheiro.

 

Setup:

 

Data de montagem: 25 Fevereiro 2012

 

Dimensões: 100x40x30 cm (120 litros brutos, aprox. 85 efetivos)

 

Substrato: não fértil, usei um que já tinha comprado para evitar o gasto de ainda mais dinheiro. Já não sei o tipo…

 

Temperatura: 27ºC

 

Filtro: Juwel Bioflow Pump 400 (400 L/H). Esponja azul fina, lã branca (filter watte prodac), cerâmicas (sera biopur, 750g)

 

Iluminação: 36’’ , 91 cm , 30w T8. Tem temporizador para estar ligada das 10h às 18h.

 

Manutenção: para já, como não tenho ainda peixes, estou a deitar fertilizante da SERA em gotas (N, P e K) e também CO2 da SERA em pastilhas (não de 2 em 2 dias, é mais esporádico, penso também que as plantas não estão a necessitar que deite com mais frequência), mas a minha ideia é depois abandonar ambos.

 

Decoração: dois troncos e 2 ardósias

 

Parâmetros:

Amónia: 0,0

Nitritos: 0,0

pH: 7,0 . (graças à turfa)

 

Flora: bacopa monieri, Vallisneria nana, Anubia barteri, Feto de java, Cryptocorine parva, Hygrophila polysperma

 

Fauna que pretendo colocar: 3 ou 4 escalares, 10 cardinais, equipa de limpeza constituída por corydoras, provavelmente, não sei ainda quantas.

 

As fotos não são da melhor qualidade, as próximas que colocarei vou tentar que sejam melhores. A planta vermelha que estava no centro não se deu muito bem, tive de a tirar, pelo que agora me falta comprar uma para preencher aquele vazio. Tenciono também adquirir mais uns pés de Vallisneria nana para acabar de colocar ao longo do fundo do aquario.

 

Antes: 08032012904.jpg

 

Atualmente: 18032012906.jpg

 

 

Bem, qualquer coisa que queiram dizer... ;) obrigada

Editado por sivvs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Eu sou apaixonada por aquários e peixes, mas como não tinha condições de os ter não sei grande coisa sobre o assunto, só recentemente comecei a pesquisar e estou prestes a comprar um aquário com as mesmas dimensões deste. A minha ideia também será mantê-lo bem low-tech, por um lado porque não posso ter gastos excessivos com este passatempo, mas também porque quero algo que não inclua muita manutenção...

Gostei bastante do teu projecto, pois tem muitas semelhanças com o que pretendo ter.

Boa sorte, vou passar a cá vir espreitar!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

parabéns pelo regresso e boa sorte.

 

 

 

Iluminação: 36’’ , 91 cm , 30w T8 (provavelmente é insuficiente, já li que é suposto ser 0,7 a 1 W por litro, mas neste momento não tenho possibilidade para mais). Tem temporizador para estar ligada das 8h às 20h

 

Em princípio será mais que suficiente para o que queres. Se aumentares vais ter que te meter com injecções de CO2 que não me parece que seja o teu objectivo.

 

 

 

Flora: bacopa monieri (julgo eu), Vallisneria nana, Anubia barteri, Feto de java, uma rasteira cujo nome não me estou a recordar mas quando voltar à loja pergunto outra vez (se alguém souber, já agora, agradeço :P) e a que está do lado direito cujo nome também não sei, mas cresce que se farta.

 

 

A "rasteira" parece-me uma Cryptocorine parva (cresce muitíssimo devagar) talvez. A mais à direita parece-me uma Hygrophila polysperma. Mas as fotos estão um bocado longe e não dá para ver muito bem.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Eu sou apaixonada por aquários e peixes, mas como não tinha condições de os ter não sei grande coisa sobre o assunto, só recentemente comecei a pesquisar e estou prestes a comprar um aquário com as mesmas dimensões deste. A minha ideia também será mantê-lo bem low-tech, por um lado porque não posso ter gastos excessivos com este passatempo, mas também porque quero algo que não inclua muita manutenção...

Gostei bastante do teu projecto, pois tem muitas semelhanças com o que pretendo ter.

Boa sorte, vou passar a cá vir espreitar!!

 

Obrigada :) ontem comprei mais uma Vallisneria nana e acrescentei mais uma Anubia barteri no centro (parece-me que a outra se está a dar bastante bem), agora em princípio acabei o meu investimento em flora, ou seja, o layout está completo, falta é as plantas desenvolverem-se.

 

 

gmmartins, obrigada, são exatamente essas, já vou atualizar o Setup. Neste fim de semana vou comprar as corydoras, também comprei turfa para baixar o pH.

 

Amanhã vou tentar colocar fotos atualizadas.

Editado por sivvs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, ainda não foi este fds que comprei os peixes, pois tive de me ausentar de casa por uns dias. Estou ansiosa por voltar para tratar do assunto e colocar mais fotos a ver o que acham. Estou indecisa quanto a colocar musgo de java nos troncos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... vi este post agora....

Sabes que o filtro é fraco não sabes? (claro que sabes, andaste a ler o fórum antes de te aventurar).

 

O CO2 e fertilizantes são sempre bons pois evitam a formação de algas (principalmente o CO2, há fertilizantes que até ajudam a ter algas):

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... vi este post agora....

Sabes que o filtro é fraco não sabes? (claro que sabes, andaste a ler o fórum antes de te aventurar).

 

Sim, eu sei que é fraco, mas era o filtro que eu já tinha e ainda não pude comprar mais forte, mas vai ser uma coisa a modificar daqui a algum tempo. De qualquer das formas, sendo mais ou menos 90 litros úteis, os 400 L/h nem estão muito longe das 5 vezes que são recomendadas, pelo que acho que não seja muito grave...

 

Relativamente ao aspeto geral, o que achas?

Editado por sivvs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse sistema de CO2 da Sera é bom ou nem por isso? Estava a pensar em adquirir um...

 

Eu antes d o coprar andei aqui a pesquisar no fórum e vi gente que dizia obter resultados e outros que nem por isso (inclusivé vi pessoas a dizer que o reservatório ficava logo cheio de água, etc, mas nunca tal me aconteceu). Eu estou satisfeita, não deito uma pastilha de 2 em 2 dias como eles recomendam, é mais intervalado, também não tenho plantas exigentes ou em grande quantidade, mas no meu aquário acho que se estão todas a dar bastante bem, não tenho razão de queixa. Este foi o primeiro sistema de CO2 que usei, por isso não posso fazer comparações com os outros. Outra consideração é o preço, que não sei se para o que tu queres vá ser acessível. Eu, como já disse, não uso "intensivamente", por isso foi uma boa opção para mim.

 

 

Já tenho 6 corydoras e 1 ancistrus a habitar o aqua :) O ancistrus achou que a boca do filtro (em forma de tubo) era um bom esconderijo para ele... acham que devo comprar esconderijos mesmo, ou deixo-o ali? (ele parece preferir aquilo aos troncos...)

Editado por sivvs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, uma dúvida:

 

eu tenho muito areão, como já devem ter reparado, mas a ideia de andar agora ali a mexer não me agrada muito... A questão é que para aspirar, não sei muito bem como devo fazer: se muito superficialmente, ou então remexendo bastante naquilo. Se eu deixar totalmente parado, com o tempo posso estar a criar ali uma "bomba" de amónia... o que acham? Claro que outra hipótese será mesmo tirar metade daquele areão, como já me foi dito para fazer (eu é que tenho medo de destabilizar aquilo tudo, por isso ando a adiar :P). como ainda está tudo no início se calhar nem vai influenciar grande coisa os parâmetros, mas gostava da confirmação, pf.

 

Eu não fiz TPA até agora por causa do ciclo do azoto, mas os primeiros peixes foram introduzidos ontem, convém fazer agora uma, certo (embora os testes n acusem amónia)?

Editado por sivvs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

venho partilhar as fotos que tirei hoje de manhã dos primeiros habitantes, espero que gostem ;) tive um bocado de dificuldade em tirar fotos ao raio dos peixes que são tímidos e fogem de mim... vou ver se nos próximos tempos tenho mais sorte.

 

dscf0588l.jpg

 

dscf0587u.jpg

 

dscf0586n.jpg

 

dscf0585k.jpg

dscf0583j.jpg

 

dscf0581er.jpg

 

dscf0580y.jpg

 

dscf0578z.jpg

 

dscf0574vw.jpg

 

 

Já agora, se alguém me puder tirar aquela dúvida que coloquei ontem, agradecia imenso. Hoje gostava de tratar disso e ainda faço algo que não devo :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tens substrato fértil eu também tirava metade (ou mais) daquele areão.

Sem dúvida que quando mexes no fundo estás a libertar amónia para a água.

A aspiração faz-se sem mexer no areão, só por cima.

Para tirares uma parte desse areão sem aumentar (muito) a amónia, e arranjares uma mangeira larga e fazeres o sistema de sucção.

Arranja uma mangueira com pelo menos duas vezes o diâmetro médio do areão para não entupir.

Depois coloca água nova.

Não precisas de tirar tudo hoje, podes ir tirando aos poucos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Hoje vou ao Porto porque se calhar vou fazer uma troca de areão por causa das corydoras, este é afiado e não é assim muito bom para elas. Vou ter mesmo também que arranjar uma mangueira maior do que a que tenho porque o diâmetro não é suficientemente largo.

Foi-me sugerido que fosse trocando aos poucos fazendo divisórias com plástico, penso que poderá resultar bem, em princípio vou experimentar.

 

Quer fique com este, quer troque por um novo, acho que vou deixar uns 2cm de altura. Neste momento tem 4cm e 5 cm (não está todo igual...)

Editado por sivvs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Hoje vou ao Porto porque se calhar vou fazer uma troca de areão por causa das corydoras, este é afiado e não é assim muito bom para elas. Vou ter mesmo também que arranjar uma mangueira maior do que a que tenho porque o diâmetro não é suficientemente largo.

Foi-me sugerido que fosse trocando aos poucos fazendo divisórias com plástico, penso que poderá resultar bem, em princípio vou experimentar.

 

Quer fique com este, quer troque por um novo, acho que vou deixar uns 2cm de altura. Neste momento tem 4cm e 5 cm (não está todo igual...)

 

Se a montagem e nova nao pode ainda haver bolsas anaerobias no areao, logo nao pode haver amonia.

Podes mexer no areao a vontade.

Num aqua velho pode ser perigoso, mas so se o areao estiver estratificado (nao remexido).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias,

 

após ter decidido trocar o areão por causa das corydoras - no início estava a contar ir trocando aos poucos mas depois acabei por fazer tudo de uma vez e até agora tem corrido bem (a amónia no dia seguinte tinha subido para 0,5 mas agora já está a zero novamente), introduzi novos habitantes: 11 cardinais.

 

Assim, a fauna atual é constituída por 6 corys, 1 ancistrus e 11 cardinais.

 

Passo ao que interessa: fotos!

 

dscf0594tt.jpg

 

dscf0645f.jpg

 

dscf0614w.jpg

 

dscf0593vx.jpg

 

dscf0604e.jpg

 

 

dscf0602s.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já parece outra coisa, parabens :)

 

Essas fotos deveriam era ter sido colocadas no tópico que abriste especialmente para a troca do areão... Nem toda a gente que respondeu lá segue o teu tópico cá... ;)

 

Cump.

 

Tony

 

PS - O teu ancistrus parece um pouco solitário... uma garina para ter alguém para perseguir não lhe fazia mal.. .:P

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já lá está :P

 

Quanto ao ancistrus: uma garina poderá ser uma aquisição daqui a algum tempo. Para já quero completar a fauna que idealizei (faltam os escalares) e depois vou dar um espaço que já me fartei de gastar dinheiro xD

 

Tenho reparado é que os peixes gostam muito da parte esquerda mas já não tanto da direita, provavelmente porque há maior quantidade de plantas na esquerda... :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

 

venho dar as últimas notícias sobre o aquário, existem boas e más. Começando pelas más: dois dias após a introdução dos cardinais, um deles mais pequenino morreu (provavelmente por estar mais fragilizado, já que com os parâmetros da água nada de mal e os outros até agora estão todos na maior), pelo que tenho atualmente 10. Morreu também uma corydora que se foi enfiar atrás da caixa do filtro sem eu ter reparado e ficou lá presa -.- já andei a encostar melhor aquilo ao fundo a ver se não volta a acontecer...

 

 

Agora as boas: já tenho mais 4 habitantes, 2 escalares platina e 2 ramirezis que chegaram ontem, até agora parecem estar a adaptarem-se bem. Comprei uma lotus e outro feto de java para o lado esquerdo.

 

Espero que gostem ;)

 

dscf0652dh.jpg

 

dscf0646w.jpg

 

dscf0654q.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, so agora vi este topico. o aqua está á maneira, mas so um reparo, isso é um ancistrus ou um plecos? de qualquer maneira eu via-me livre dele, sao peixes que ccomeçam a ficar demasiado grandes para um plantado e se for um plecos ainda maior fica, de resto tá impec.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Huh?

 

Aquilo é um ancistrus cirrhosus/dolichopterus. Crescem até 8-10cm. Qual é o mal? Eu tenho um casal deles no meu de 60L e tirando o acasalmento "exaltado" portam-se muito bem. As corydoras são bem mais violentas com um "tapete" do que qualquer ancistrus. Eu só estou a ver plantas de caule e pouco mais. Nem sequer um tapete....

 

Se fosse um pleco sim... concordo que eles crescem até 30cm mas esse ancistrus? Nem pensar.

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sergio, o TonyCh tem razão, aquilo é um ancistrus e não pleco ;) acho que naquele espaço não vou ter grandes problemas com ele, ainda por cima está sozinho (ainda n decidi se lhe arranjo companhia ou não, mas para já fica assim). De qualquer das formas, se por acaso depois tiver, tbm na altura arranjo-lhe outra casa.

 

As corydoras são os peixes mais assustadiços que aqui tenho, passam a vida escondidas na anubia do lado esquerdo e, quando saem, stressam imenso mal aparece alguém -.-

 

Um dos ramirezi, penso eu que macho (ainda são pequenos por isso não dá para ver muito bem), torna-se bastante agressivo para os outros peixes quando os estou a alimentar, especialmente para os escalares e cardinais (curiosamente não se mete com as corys... porque será?)

Editado por sivvs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.