Novo aqua 120l - apresentação


sivvs

Recommended Posts

Não se mete com as corys porque elas bicam no chão e os ramirezis andam mais a meia-água. Além disso, mesmo que o ramirezi desça, as corys não lhe fazem frente e fogem logo.

 

Hás de experimentar apanhar um pouco de comida granulada entre o dedo indicador e o polegar e mergulhar os dedos dentro do aquário. Depois vais largando grãos devagarinho para os peixes se irem atirando a essa zona. Faz isso durante uma semana. Vais ver que dentro de poucos dias os ramirezi (que são bem espertos) vão começar a vir comer-te à mão e bicar-te entre os dedos. Além de engraçado, esta técnica cumpre uma função... quando os ramirezi estiverem satisfeitos, deitas mais comida, da forma tradicional para os outros peixes do aquário que os ramirezi, de barriga cheia, já não incomodam tanto os outros habitantes.

 

Isto era o que eu fazia quando tinha ramirezi.

 

Cump.

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é bem assim, porque ele até ataca mais os outros depois de ter deitado o granulado e quando já só há as pastilhas para os de fundo. Ele com as corys come com elas na boa, mesmo que estejam todos ao monte. Se se aproxima um escalar ou cardinal já ataca :o

 

Por acaso não foi com essa intenção, mas tenho vindo a fazer isso há uns 2 dias lol. Mas ainda n vieram comer aos dedos, se calhar tenho que lá ficar mais algum tempo ou continuar por mais uns dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ramirezi por natureza julga que é o rei do sítio. Talvez esteja a mostrar quem é que manda (ou julga mandar).

 

Cump

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que alguma coisa tinha d acontecer e reparo hoje que o filtro avariou :s consequentemente (por não haver circulação da água), a temperatura também baixou para os 25ºC. Quanto tempo é q aquilo pode aguentar sem filtro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, fantástico... eu amanhã de manhã vou comprar outro, depois vou ter de andar em cima daquilo. Espero que a temperatura não baixe muito mais... :s

 

Se eu colocar para lá bombas de ar, ajuda alguma coisa?

Editado por sivvs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se fosse uma bomba de água, pelo menos faria alguma circulação para espalhar melhor o calor. Essas bombas de ar que falas são submergíveis? Estou a perguntar porque se a bomba de ar também pode fazer de bomba de água, acabas por criar circulação na mesma. Só não faço ideia se aquilo pode funcionar debaixo de água ou não (nunca tive nenhuma). Seja como for, apressa-te e quando comprares o filtro novo, usa as cerâmicas do velho. As bactérias aeróbicas já devem ter morrido mas pode ser que se aproveitem algumas... Seja como for, quase de certeza que vais a começar a ter picos de amónia (um ciclo parcial) pois a maioria das bactérias está no filtro (apesar de haver também algumas no sibstrato, vidros, rochas, etc).

 

Boa sorte

 

Tony

 

PS - Aproveita e compra um filtro externo de jeito :)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São bombas com pedras difusoras que ficam dentro de água. Já coloquei 3 para criar alguma circulação.

As cerâmicas e todas as matérias filtrantes continuam dentro de água. O meu filtro é interno e o que avariou foi a bomba, por isso não mexi no resto. Eu não tenho dinheiro para filtros externos, são mesmo muito caros... mas vou comprar uma bomba de interno mais potente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Acabei por comprar uma bomba interna que faz 500 l por hora e que me custou 15 euros. O sistema e diferente do que eu tinha, já que é uma bomba de fundo, ao contrário da outra, mas está a funcionar bem ;)

A amónia subiu para os 0,5 , mas de resto tudo ok! Estou à espera de mais dois escalares que encomendei. Mal venham coloco fotos

Editado por sivvs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bem, resolvi vir aqui dar notícias após 1 mês das últimas fotos...

 

Fauna: 2 escalares pretos, 2 escalares platina, 2 escalares riscas, 1 ancistrus sp, 2 rams, 19 tetra cardinais, 5 corys schwartzi, 3 corys melanistius

 

Espero que gostem ;) resolvi tirar fotos sem a luz por cima... qnd o aqua é iluminado apenas pela luz do sol os rams ficam lindos, mas hoje não tive essa sorte.

 

dscf0823j.jpg

 

dscf0834td.jpg

 

dscf0835q.jpg

 

dscf0836s.jpg

 

dscf0845.jpg

 

dscf0848mi.jpg

 

dscf0849.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Já se passaram uns tempos desde que atualizei o post...

Tirei estas fotos hoje, peço desculpa pelo vidro sujo (que é mesmo difícil limpar...), tenho de tratar dele.

 

A fauna neste momento é:

- 6 escalares (2 pretos, 2 platina, 2 listados)

- 19 cardinais

- 1 ancistrus sp

- 5 corys schwartzi

- 3 corys melanistius

 

A nível de layout, acho que está um bocado desorganizado, andava a pensar como poderia arranjar para ficar mais bonito... sugestões?

 

jQNqo.jpg

k6T2N.jpg

tMyG2.jpg

6GHBy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O aqua está muito fixe parabéns ;) um biótopo sul americano bacano.

 

A minha sugestão para o layout é mudares essa planta central de sitio. Para a direita ou para a esquerda, depende... só tu é que podes experimentar como fica melhor.

 

Cumps ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje limpei-o e segui a sugestão do Tiago Sabino. A lotus reproduziu-se recentemente e coloquei o novo rebento no centro. Eis as fotos!

 

 

xXcWd.jpg

 

ERZ4D.jpg

 

E27V9.jpg

 

EloHA.jpg

 

nf8Jz.jpg

 

João Miguel Ferreira, obrigada! É pena estarem quase sempre escondidas, mas enfim :b

Editado por sivvs
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Venho aqui dar notícias após algum tempo.

 

Há uns tempos tive uma baixa de um escalar platina. Comprei outro mas passados uns dias o meu outro antigo também morreu com sintomas semelhantes ao anterior, não sei o que aconteceu porque de resto estão todos bem...

 

Hoje tive uma surpresa: desova dos escalares pretos. Não estava a contar, não passo muito tempo em casa e não reparei nos preparativos. Infelizmente não vou ter condições para os criar devidamente. Só tenho mais um aquário de 5 litros (demasiado pequeno)... Mas fiquei bastante feliz porque é sinal que se estão a dar bem. Vou manter uma luz ligada mais fraca durante a noite para ajudar a evitar que os ovos sejam comidos, mas provavelmente serão na mesma. Os pais afugentam bem o resto do "pessoal", o macho mantém os meus outros escalares todos encostados ao lado oposto ao local da desova (se ele antes já era mau, quanto mais agora hehe).

 

Deixo aqui algumas fotos:

 

ivzmsQB.jpg

 

FK4wUXS.jpg

 

reCEAej.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.