introdução Co2


micos772003

Recommended Posts

boas

antes de mais peço desculpa se o tópico está no lugar errado

 

estou a pensar arranjar um novo aquário ( 100x30x40 aproximadamente 120l brutos ) e tenho uma dúvida em relação ao Co2

 

já pesquisei vários tópicos mas fiquei cada vez mais confuso ...

 

qual o tamanho da garrafa que devemos usar para criar o Co2 caseiro ?

 

dura muito tempo ?

 

verifiquei em vários tópicos que utilizam várias tamanhos de garrafas desde 1,5l até garrafões de 5l ...

 

vi também que se usa 2 garrafas ( uma grande com a mistura + uma garrafa pequena para evitar entrar a mistura no aquário em caso de algum acidente.. ) e umas torneiras como as das bombas de ar para regular o débito de ar

 

um difusor de marca será mais eficaz que um difusor de pedra ( dos azuis ) ?

 

por favor tirem as minhas dúvidas porque não quero andar para aqui a matar os peixes .

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

qual o tamanho da garrafa que devemos usar para criar o Co2 caseiro ?

eu uso 2, uma de 1.5L e uma mais pequena que faz de conta bolhas

 

dura muito tempo ?

existem varias receitas(podes ate pesquisar aqui no forum), a minha costuma durar 4/5 semanas

 

verifiquei em vários tópicos que utilizam várias tamanhos de garrafas desde 1,5l até garrafões de 5l ...

 

vi também que se usa 2 garrafas ( uma grande com a mistura + uma garrafa pequena para evitar entrar a mistura no aquário em caso de algum acidente.. ) e umas torneiras como as das bombas de ar para regular o débito de ar

uso 2 garrafas, a de 1.5l com a mistura, e uma pequena com um pouco de agua no fundo onde faz de conta bolhas e evita futuros acidentes, quanto ao restos das coisas que mencionaste nunca usei

 

um difusor de marca será mais eficaz que um difusor de pedra ( dos azuis ) ?

uso uma pedra difusora das azuis, certamente que um difusor de marca tens melhor desempenho, mas como e um diy (para poupar dinheiro) não uso de marca

 

por favor tirem as minhas dúvidas porque não quero andar para aqui a matar os peixes .

 

cumprimentos

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem problemas ::D:

 

O meu sistema e esse http://imageshack.us...3/sdc12529.jpg/, existem varias maneiras de o fazer procura um que tem pareça mais fácil de fazer.

 

A receita uso essa:

 

350g açúcar

um pacote fermento "vahine" (4,6g)

uma colher de chá bem cheia de bicarbonato

por fim encher a garrafa com agua até perfazer 1 litro (também tenho uma marca nas garrafas)

 

 

 

podes ver aqui http://www.aquariofi...howtopic=189029

 

ao sistema tens aqui um de muitos exemplos http://meuaquarismo....as-pet-com.html

 

Quanto a utilização Durante o dia tenho aquilo a meter CO2 para o aqua, durante a noite retiro a pedra difusora, pelo que li a noite as plantas libertam CO2 e isso com o CO2 da garrafa podia chegar a níveis muito elevados i causando fatalidades

Editado por FuraTD

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou a pensar arranjar um novo aquário (100x30x40 aproximadamente 120l brutos ) e tenho uma dúvida em relação ao Co2

 

se ainda não arranjaste o aquario se puderes tenta arranjar um com mais profundidade 30cm fica muito estreito, ainda para mais se pretendes fazer um plantado ficarias mais bem servido com algo como: 100x40x40...100x50x50..ou 100x40x50.a profundidade acaba por ter muita importancia no que concerne ao layout...mas obviamente é apenas uma opinião, pois já tive um 100x30x40 (sempre o achei demasiado estreito)...hoje tenho um 80x50x50 e estou muito satisfeito.

Editado por RuiMFJ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Há uma coisa em falta nesse sistema, uma válvula anti-retorno no tubo que vai para o difusor para que a água do aquário não vá para as garrafas. =)

 

Cumprimentos

 

Esqueci me de mencionar isso :sorry:

Colocas uma válvula anti retorno como o Soulless referiu, ou então colocas as garrafas acima do nível da água do aquário

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

comecei a introduzir o co2 caseiro e em dois dias baixou o PH de 7.2 para 6.6 ...e tem se mantido assim até agora...

 

tem perigo para a fauna esta mudança quase repentina ? eles não me pareçem stressados , continuam na mesma como antes...

 

tenho o difusor do co2 inserido a 15cm do topo do aquário ( tem 40cm de profundidade ) e á noite deixo o mesmo a rasar a superficie da agua...já agora...devo retirar completamente o difusor á noite ?

tenho uma bomba de ar a funcionar somente á noite para não faltar oxigénio no aquário ...

 

sugestões ? criticas ?

 

se for necessário posto fotos do kit que fiz e como está no aquário .

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu pessoalmente nao uso co2 caseiro mas uma garrafa de 567gr da tmc ligada a um reactor externo na saída de um dos filtros externos portanto nao te sei ajudar relativamente ao sistema em si porque nao tenho qualquer tipo de experiência mas relativamente a dosagem de co2 podes ''desligar'' durante as horas em que nao tens a luz acesa mas como duvido que isso seja possível com a instalação caseira o que provavelmente iria causar uma explosão...

 

E difícil dizer mas a melhor solução seria baixar a dosagem o máximo que conseguisses como estas sempre a dosear isso baixa-te o ph bastante o que nao ajuda mas pouco fluxo de co2 também se perde rapidamente se tiveres muita movimentação de agua.

7.2 para 6.6 em dois dias parece-me aceitável desde que nao baixe mais que isso...mas se continuares a dosear e normal que baixe mais.

 

A tua solução de colocar o difusor a noite junto a superfície nao e ma mas tambem deixo aqui outras 2 soluções..sendo a primeira mais pratica meu ver...desenroscar uma pecinha de uma válvula pareceme mais pratico que estar sempre a molhar as maos ou a fazer ginastica com utensílio qualquer do aqua para movimentarr o ifusor.

 

O que eu faria das duas uma ou instalava uma válvula com duas saídas depois da válvula de anti retorno e abria a mesma durante o período em que desligas as luzes e voltava a fecha-la quando voltava a liga-las para dissipar o excesso de co2 doseado durantee a noite. Ou entao apostava em mais tpa mas se tens uma redução de 7.2 para 6.6 em 2 dias... se bem que para mim 6.6 e bastante aceitável pior e mais baixo que isso...

Editado por KinGz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

pois....

 

fiz algo parecido ao que esta a dizer

 

kit com valvula anti retorno

http://img811.imageshack.us/img811/18/picture001dy.jpg

 

pormenor das torneiras

http://img818.imageshack.us/img818/4729/picture002bj.jpg

 

medi novamente o PH e está a 6.8...está a oscilar entre 6.6 e 6.8 se mantiver assim está bom ?

tenho actualmente um filtro externo turbo jet 3388 com 1100l de caudal e está quase no máximo ....

 

o aquário tem 100x30x40 tem 100litros de agua ( aproximadamente ) e como deve-se ter um filtro com 10x a capacidade do aquário escolhi esse ( sei que não é o melhor mas as finanças não ajudam )

 

regulei os tubos de saída da agua para formar uma pequena corrente ....

 

+ alguma sugestão ?

 

agradeço

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente,

 

A montagem está muito bem feita a meu ver! Eu pessoalmente não sei se a faria tão bem hehe! (valvulas)

 

Quanto ao ph parece estar num intervalo saudável para a maioria das plantas que queiras inserir (ph semelhante ao meu que ronda os 6.7) agora é a questão de ires monitorizando os valores durante as semanas ( eu crio um ficheiro excel e vou la colocando e depois comparo os valores de todos os parametros) para ir tendo uma noção de o que é que se passa na coluna de água se bem que para os plantados o ph nao seja o mais importante a monitorizar a nao ser que estejas sempre a despejar para o mesmo, agentes que o subam ou desçam... para mim dá-me mais jeito o dos fosfatos e nitratos para saber se tenho de fertilizar ou nao e com que frequencia mas o capítulo da fertilização já é outro que envolve mais discussão...isto é, depende de aquario para aquario.

 

Quanto ao filtro parece-me mais do que adequado, mas aconselhava-te a ter cuidado com a movimentação da água se esse filtro tem um caudal de 1100 L/h tens de ter cuidado porque ao movimentares muito a água só estás a permitir que o CO2 tenha mais condições para se dissipar e sair pela superfície do aquário, o que nos plantados não é muito indicado porque precisas desse CO2 não só para o metabolismo da flora mas como espécie de anti-algas o que também dá muito jeito. De qualquer forma, quanto mais filtragem melhor especialmente para a fauna mas tem em atenção e se a flauta/tubos de saída te criarem uma corrente exagerada o que me parece que seja o caso para o teu aqua tenta colocar um bico de pato que dirija o caudal paralelamente a um dos vidros para que tenhas uma circulação da água e de preferência que o apontes ligeiramente para baixo, isto é se a saida do filtro for em flauta/tubos de saida é claro.

Editado por KinGz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

sim o filtro está montado de maneira a que crie uma corrente não muito forte...com saida em flauta

 

medi novamente e o PH está a se manter a 6.8...

 

pareçe-me bem por ora...

 

a ver vamos...

 

obrigado pela sua ajuda

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

p Ph tem estado nos 6.8 constantes...o engracado é que não retiro o Co2 de noite....fica sempre a bombar mas está a 15cm de profundidade ( aquário de 40cm profundidade pelo menos )e somente à noite coloco a bomba de ar a funcionar para não faltar oxigénio.

por enquanto está a correr muito bem e sem nenhuma baixa :naughty:

 

as plantas é que deram um pulo no crescimento ...irra.....em pouco mais de uma semana já houve podas .....

 

só falta mesmo uma iluminação correcta .tenho neste momento a calha que vem de origem somente com 30w mas mesmo assim tenho tido bons resultados no crescimento das plantas...

 

brevemente posto fotos ou links para poder visualizar os meus dois aquários , um comunitário com perto de 30 neons tetra e cardinal , corydoras , guppys e outros e outro com 50 ou 60 camarões (reds e outros )...

 

cumprimentos e obrigado pela sua ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.