Nova montagem (opiniões, criticas, conselhos, etc...)


AiresJusto

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Vou realizar uma nova montagem e vamos ver o que vai sair daqui...

 

Aquario:

 

60(L) x 35© x 40(A)

79 Ltrs

 

Iluminação:

 

- 2 x 36W PLL (6500k + 4200k)

 

Opção para adicionar uma T5 de 24W (6500k).

 

 

Filtro:

 

Eihem Classic 2213.

 

Substrato:

 

ADA Aquasoil New Amazonia 9L + ADA Aquasoil Powder Amazonia 3L

Tropica Plant Sustrate 2,5L

 

Flora:

 

Hemianthus Callitrichoides "Cuba"

Pogostemon Helferi

Myriophyllum Matogrossense

Proserpinaca Palustris Cuba

 

e mais alguma coisa a delinear mais tarde...

 

Fauna:

 

9 Trigonostigma Espei

3 Otocinclus Affinis

5 ou 6 Neocaridina heteropoda var "Red"

 

Fertilização:

 

Co2 por Garrafa de 500grs com válvula Solenoide.

 

Micros e Macros da Horizonte Aquático quase com 3 anos, não sei se ainda está bom.

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- uma calha alterada por mim com 2 x 36W PLL (6500k + 4200k), e caso seja necessário mais luz ainda tenho uma calha com uma lãmpada T5 de 24W (6500k).

 

As 2 x 36 são mais que suficientes.

 

 

Estou a pensar em meter Aqua Soil da Ada , Powder Malaya (9L) ou Powder Amazonia II (não sei se 9L chegam), a cor vai depender das rochas a meter Xisto ou um granito que há ali perto de Portalegre com uma cor castanho claro, ainda estou indeciso. O substrato férti é para ser o Tropica Substrat 2.5L ou JBL Aquabasis Plus. (Pergunto se haverá alternativa mais barata à ADA)

 

9L são o volume standard para este aqua. É mais que suficiente para a maioria dos layouts. Atenção que o powder é muito leve - aconselho a meteres "calços" para manter o declive e.... e....mesmo assim comigo não foi fácil. O amazónia já é fértil. Não precisas de meter nada por baixo.

 

 

MYRIOPHYLLUM MATOGROSSENSE (Grande demais para este aquario?)

 

Tens tesoura não tens ? :)

 

 

Tenho ainda 3 Corydoras Anaeus juvenis que estou com reservas de meter por causa da "Cuba".

 

Não metas de início ou ficas sem tapete num piscar de olhos.

 

 

Eihem 2213.

 

não é que não dê mas se ainda não tiveres comprado eu pensaria em comprar um que tivesse uma maior capacidade de circução.

 

Não te esqueças das fotos que é o que o pessoal gosta de ver.

 

abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 Otos?

Não será melhor 3 ancistrus devido ao tamanho que atingem?

 

Se fosse um aquario com 120 cm e sem "cuba" até que metia porque adoro esses peixes. Eu por mim metia 2 Otos e dois LDA25, mas como não apanho este último em principio 3 Otos.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse um aquario com 120 cm e sem "cuba" até que metia porque adoro esses peixes. Eu por mim metia 2 Otos e dois LDA25, mas como não apanho este último em principio 3 Otos.

 

Ok, vamos lá ver se eu percebo.

Um Otto atinge, por exemplo, 40cm. Um ancistro atinge 12 cm.... Preferes os otos aos ancistros para o teu aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

O amazónia já é fértil. Não precisas de meter nada por baixo.

 

No site da ADA eles dizem que por cima do Power Sand se mete o Aqua soil. A linha Powder tem uma granulometria mais pequena, deve ficar mais bonito num aquario pequeno.

 

A minha dúvida em relação à quantidade era porque penso criar um layout triângular com um declive mais acentuado. Se calhar vou ter de comprar mais 3L. Haja €.

 

http://www.adana.co.jp/en/products/na_substrate/power_sand/

 

Eu depois meto fotos. Estou a espera de material para mandar vir as plantas e depois começar. Vamos a ver como isto vai ficar.

Em relação ás rochas não as recomendam claras, mas os meus granitos são um bocado. Quando puder meto as fotos das rochas.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vamos lá ver se eu percebo.

Um Otto atinge, por exemplo, 40cm. Um ancistro atinge 12 cm.... Preferes os otos aos ancistros para o teu aquário?

 

40 cms!!? Que eu saiba atingem 5cm no máximo.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai ver as fotos do meu.... veio com 4 cm, tem 2 meses em casa e está com 15 cm.

Os ancistros (que são "identicos") é que atigem 5/6 cm em média e no máximo 12 cm :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No site da ADA eles dizem que por cima do Power Sand se mete o Aqua soil. um bocado. Quando puder meto as fotos das rochas.

 

Sim eu sei... mas não é essencial. O Amazóoia já é fertil quanto baste. A grande maioria só usa o Amazonia. Além de que há quem defenda que o Power Sand não faz grande coisa mas isso são outras lutas...

 

E sim eu aconselhar-te-ia o grão normal. Continuo a achar que 9L são suficientes mesmo a pensar em declives avantajados.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E sim eu aconselhar-te-ia o grão normal. Continuo a achar que 9L são suficientes mesmo a pensar em declives avantajados.

 

Abraço

 

GM

 

Se for mais fina, como o Powder, qual é o problema?

 

E em relação ao TMC Nutrasoil tens alguma experiência? Parece a ter semelhanças, trás 10L e é um bocado mais barato.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tem problema nenhum mas é mais aconselhado para nanos além de que, como disse atrás, é mais difícil de manter declives pois é muito leve.

 

Não tenho experiência com o TMC

 

Abraço

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o aires está a falar de Otocinclus affinis

 

Ya, ele a falar de otos, eu a ler otos e a pensar em plecos.

Sorry Aires, estava a fazer confusão :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem isto está difícil!

 

Mandei vir um sistema de completo de Co2 pela Wate[R]evolution há um mês, depois mandei vir mais material da mesma loja e acabaram por me mandar algum que já tinham em stock. Disseram-me que 2ª feira me iam mandar o material que me faltava, a ver vamos...

 

Da Naturpets já tenho o Aquasoil Amazonia e outras coisas menos importantes. Foi rápido....

 

Agora estou a espera tambem de material que mandei vir no inicio desta semana da Pet4You do qual se destaca o substracto fertil da Tropica.

 

Depois vou mandar vir as plantas da Aquaeden (Vai haver algumas alterações na flora e no layout - Depois de delinear o hardscape logo vejo bem o que vou meter), é mais caro, mas é melhor mandar vir tudo de um só sítio para chegar ao mesmo tempo e além que tenho a garantia que são plantas da Tropica.

 

A seguir é comprar a fauna, que em principio vou mandar vir da CrystalRed, é que aqui na minha zona não se vende o que quero.

  • 3 ou 4 Otocinclus sp Orinoco
  • 7 Trigonostigma Espei (Já aqui tenho dois de uma antiga montagem e vão ser os primeiros habitantes)
  • 7 Neocaridina Heteropoda var "Red"
     

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem aqui vão umas fotos de uma possível montagem. Depois de experimentar algumas disposições saiu-me isto.

 

Layout.jpg

 

Layout_.jpg

 

Pormenor das rochas de destaque

 

Pormenor_Destaque_share.jpg

 

Pormenor das rochas secundárias

 

Pormenor_Secundario_share.jpg

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá a deixar o Distrito de Portalegre bem representado no que a Aquariofilia diz respeito. bigsmile

 

Esperemos bem que sim ::D:

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Espero ver fotos deste plantado!

 

Só uma opinião, é muito importante colocares os Otos em cardume por isso se estás indeciso entre 3 ou 4 põe 4 ou mais. Eu tenho 6 num aqua com as mesmas medidas e reparei que é uma mais valia na ambientação!

 

Abraço,

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Aqui vai uma actualização já com o substrato e as rochas delineadas. Houve umas pequenas alterações, parece que gosto mais de ver ao vivo que nas fotos...

 

Se tudo correr bem terça-feira deve de chegar as plantas que mandei vir da Aquaeden, nomeadamente:

  • MYRIOPHYLLUM MATOGROSSENSE
  • PROSERPINACA PALUSTRIS CUBA
  • HEMIANTHUS MICRANTHEMOIDES
  • POGOSTEMON HELFERI
  • HYDROCOTYLE SP. JAPAN
  • STAUROGYNE REPENS
  • HEMIANTHUS CALLITRICHOIDES CUBA

Algumas já tem posição definida, outras vou ponderar na altura. Vamos a ver como me vou sair.

 

Substratos a colocar

 

Substratos.jpg

 

Camada de Plant Substrat

 

CamadaPlantSubstratTropica.jpg

 

Aqua Soil e as Rochas

 

CamadaAquaSoilNewAmazonia.jpg

 

Camada final com Aqua Soil Powder

 

CamadaFinalPowderAmazonia.jpg

 

Perfil com armário que eu e a minha namorada mandamos fazer a um carpinteiro local (pouco mais de 400€) para suportar este aquário ou algo maior no futuro.

 

PerfilArmrio.jpg

 

Pormenor com cartolina azul

 

ComCartolinaAzul.jpg

 

Panorama visto de cima

 

VisaoCima.jpg

 

Espero terça-feira dar a conhecer esta minha nova aventura a funcionar em pleno...

 

Abraços

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente na terça chegaram as plantas que comprei da Aquaeden tal como me disseram. Estava tudo impecável somente um pequeno senão, a Hemianthus Micranthemoides vinha um bocadinho crescida para plantar como a Tropica aconselha.

 

De resto foi meter mão a obra e o resultado foi o que se pode ver...

 

A famosa "Cuba"

 

FamosaCuba.jpg

 

Depois da montagem a agua estava cristalina e ficou assim porque introduzi Sera Bio Nitrivec. Não sei se é comum meterem, eu tenho posto sempre.

 

Frente_1.jpg

 

Hoje

 

Frente_3.jpg

 

Lado_Direito.jpg

 

Lado_Esquerdo.jpg

 

Vista_Cima.jpg

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deixando de ser menos importante e sem elas nada disto seria possível aqui vai uma foto da "Casa das máquinas"

 

CasaDasMaquinas.jpg

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais umas para o registo, mas mais de perto...

 

HEMIANTHUS CALLITRICHOIDES "CUBA"

 

HEMIANTHUSCALLITRICHOIDESCUBA.jpg

 

HEMIANTHUS MICRANTHEMOIDES e PROSERPINACA PALUSTRIS "CUBA"

 

HEMIANTHUSMICRANTHEMOIDESePROSERPINACAPALUSTRISCUBA.jpg

 

PROSERPINACA PALUSTRIS "CUBA" e MYRIOPHYLLUM MATOGROSSENSE

 

PROSERPINACAPALUSTRISCUBAeMYRIOPHYLLUMMATOGROSSENSE.jpg

 

e já agora venham esses comentários...

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.