Falta de Apetite Bettas


CristianaC

Recommended Posts

Boas

 

Comprei dois Bettas faz 3 dias. Desde que vieram da loja que não comem... È normal?

Comprei comida especifica para Bettas da Tetra.

Eles não comem.

Estão em aquários separados.

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ajuda se deres mais pormenores sobre o aquário como a capacidade, se tem ou não aquecimento, e os restantes parâmetros da água.

Podem estar a estranhar a comida, essa que compras-te é em flocos?

Não apresentam sinais de doença?

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu estou com um problema parecido. comprei recentemente um casal de bettas, ela ainda come alguma coisa mas pouco agora ele não come nada, não sei se é pela excitação de andar sempre à volta da fêmea ou se é pelos flocos que são para peixes tropicais (não é comida especifica para bettas.)

 

Pelo que eu sei os bettas são carnívoros, será que lhes posso dar formigas ou outros insectos? é que no quarto que eu aluguei não posso deixar cair uma migalha de qualquer coisa doce que no outro dia é só formigas....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tentem dar-lhe alimento vivo: Larvas de mosquito, dáfnias, mosquitos, melgas (das pequenas). Eventualmente formigas pode resultar.

 

Sergiolc, para começar separa o macho da fêmea,de modo a que não se vejam e alimenta-os correctamente durante umas semanas depois podes tentar junta-los, progressivamente e sempre com muitos refúgios para a fêmea se poder esconder e evitar as investidas do macho.

 

CristianaC: caso não tenhas possibilidade de arranjar alimento vivo, tenta fazer com que essas pequenas migalhas vermelhas se mexam (assoprando levemente ou assim) na superfície da água onde os bettas estão de modo a incentiva-los a comer

Editado por Pedro_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu estou com um problema parecido. comprei recentemente um casal de bettas, ela ainda come alguma coisa mas pouco agora ele não come nada, não sei se é pela excitação de andar sempre à volta da fêmea ou se é pelos flocos que são para peixes tropicais (não é comida especifica para bettas.)

 

Pelo que eu sei os bettas são carnívoros, será que lhes posso dar formigas ou outros insectos? é que no quarto que eu aluguei não posso deixar cair uma migalha de qualquer coisa doce que no outro dia é só formigas....

 

 

Tens o casal junto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Pedro e Susana pela respostas.

 

Respondendo, os bettas estão no mesmo aquário, mas a fêmea está isolada dentro de uma garrafa de plástico. Em relação à alimentação acho que eles não gostam de formigas, o problema é que eles tb não gostam dos flocos que eu lhes dou, porque eles comem mas deitam novamente para fora, ou seja devem de ter fome.

 

Eu tive a ler algumas coisas sobre a reprodução de bettas e num site dizia que quando a fêmea têm um ponto branco por baixo é porque está pronta para a reprodução. Ela já tem esse ponto branco por baixo da barriga, mas isso não quer dizer que ela já produziu os ovos e que posso juntar com o macho, ou quer? ela não está muito gorda mas acompanha sempre o macho para cima e para baixo, isso deve significar que tb está interessada nele?

Eles só ainda estão juntos à 5 dias, por isso ainda deve faltar uma semana para que ele comece a fazer o ninho de bolhas certo?

 

Também tenho pesquisado sobre infusórios, mas há tantas formas de fazer, alguém me recomenda alguma forma de fazer?

Editado por sergiolc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sérgio separa o casal. Precisas de aprender a tratar deles antes de os tentares reproduzir.

O que tu fizeste foi sobrestimular a betta fêmea e nao sei, mas provavelmente nao preparaste o casal antes. Reproduzir bettas exige conhecimento sobre a espécie e seus comportamentos e também alguma pré preparação.

 

Aqui ficam os meus conselhos:

 

-primeiro separa o casal em dois aquas distintos (podes deixar o macho onde está e coloca a fêmea num cubo vodafone com termóstato por exemplo)

- seguinte manda o teu mail por mp para te enviar um ppt sobre bettas que fiz.

- passa pelo fórum do bettaportugal onde irás encontrar toneladas de informações sobre bettas.

 

 

O seu a seu tempo. A aquariofilia exige paciência e para reproduzires bettas primeiro deves aprender a mantê-los e conhecer bem a espécie.

 

:)

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Susana.

 

Mas há um problema, é que de momento não tenho mais nenhum aquário disponível. Eu já tive a ler alguma informação sobre a reprodução de bettas e estou a tentar fazer mais ou menos o que se explica na net.

 

Vou mandar mp com e-mail.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MP enviado.

 

Olha o aquário é idêntico a este, mas há vários tamanhos diferentes ( o meu acho que é de 12 litros), tenho um outro aquário de 70 litros e tb tenho um cubo da Vodafone. O problema é que é em casa dos meus pais, e neste momento estou a estagiar longe da minha área de residência e só vou a casa daqui as 3 semanas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aí minha nossa tanto erro :S (desculpa-me mas fico sempre mal quando fecho a falta de conhecimentos sobre o betta splendens)

 

os bettas só devem ser reproduzidos em aquas de pelo menos 20 litros para segurança de fêmea.

 

 

Consegues criar uma barreira no aquario que o divida em dois e que os bettas nao se vejam?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, o máximo que posso fazer é tirar um deles e mantê-lo dentro de uma garrafa de 2 litros (tb posso arranjar um garrafão de 5 litros). Mas eu acho que os dois estão interessados um no outro, porque separar de modo a que não se vejam.

 

Mas ok, já vi que há muita coisa que não estou a fazer bem, por isso vou fazer tudo o que me recomendarem dentro dos recursos que tenho disponíveis.

 

 

Susana, já recebi o ptt, e vou ler com atenção... obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas 13 litros é muito pouco Sérgio. e além disso o casal deve ser junto apenas e só no momento da reprodução.

Consegues arranjar um cubo vodafone e um termoestato onde estás?

 

Obrigado pela tua boa vontade Sérgio. Vais ver que assim que começas a aprender "à séria" sobre o betta, ficas viciado :)

 

Já foste ao betta Portugal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu sei... Mas aqui só tenho um termostato, e não consigo arranjar um cubo da vodafone. (Mas porque um cubo da vodafone? um garrafão deve levar mais ou menos os mesmos litros que um cubo da vodafone, acho eu)

Como é que eu sei qual a altura para juntar os bettas no mesmo aquário ?

 

sim já fui ao betta Portugal mas ainda não me registei.

Editado por sergiolc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1. Os betas necessitam de agua a 25 graus ou mais (25-30).

Abaixo de 25 graus ficam letargicos, comem mal ou deixam de comer, ficam doentes com facilidade, ou simplesmente morrem.

 

2. Manter bettas

Devem-se manter so machos ou so femeas, a nao ser que se seja experiente e se tente a reproducao.

 

Manter um casal no mesmo aqua nao e recomendado, a nao ser para efeitos reprodutivos.

 

3. Betas em cubos / bocais / 'aquas' pequenos sem filtro

No caso de um aqua sem filtragem e sem ciclo tem de se mudar 50% da agua frequentemente, 3x vezes por semana no minimo; e de preferencia a agua quase toda uma vez por semana.

Pode-se ter um garrfao de 5L sempre cheio, de modo a que a agua repouse pelo menos 48h antes de ser introduzida no aqua/bocal.

O aquario tem de ser mantido muito limpo por causa da producao de amonia, que e letal.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigado a todos pelas respostas e desde já as minhas desculpas por o atraso nas respostas.

Um dos meus Betta´s já está a comer e está a comer muito bem :) Julgo que foi apenas a fase de adaptação.

O outro, que não está em minha casa, também já está a comer, porém não tanto.

Alguem me pode explicar, já agora como se "trata" a amônia? Julgo que o meu outro aquário está com excesso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguem me pode explicar, já agora como se "trata" a amônia? Julgo que o meu outro aquário está com excesso...

 

Pesquiza 'ciclo do azoto'.

 

1. A amonia NH3 produz-se por degradacao de materia proteica, por exemplo restos de comida ou dejetos dos peixes.

Nos aquas acidos parte da amonia transforma-se em amoniaco por ligacao a um iao H+: NH3+H+ = NH4.

A amonia e extremamente toxica, o amoniaco nao.

Pela atividade das bacterias tipo nitrossoma (nitrossonoma) a amonia e transformada em nitritos NO2, mas so se tiveres um filtro maduro com essas bacterias. O nitrito e tambem toxico, embora menos.

Finalmente as nitrobacterias (filtro) transformam os nitritos em nitratos NO3, pouco toxicos.

As plantas e TPA removem os nitratos.

 

Ora num aqua sem filtro a amonia acumula-se muito rapidamente. A unica maneira de manter as coisas sob controle e mudar a agua - TPA! Muitas vezes.

 

A agua a deitar no aqua deve repousar 48H ou mais, para perder o cloro.

 

2. Agora ha outra coisa. Os acondicionadores na minha opiniao sao nos aquas filtrados dinheiro deitado a rua.

Mas nos aquas sem filtro sao importantes.

As bacterias nitrificantes tambem produzem um muco que ha nas aguas naturais e protege a pele e guelras dos peixes. Esse muco e removido nas aguas de consumo humano. Se num aqua ciclado o muco natural esta presente, num aqua tipo bocal nao esta: deve-se portanto juntar acondicionador, que tambem remove o cloro e cloraminas.

 

3. Finalmente. Modernamente usam-se testes para tudo. O teste de amonia e agora muito popular. Mas o melhor controle dos agentes toxicos sao as TPA. Eu prefiro fazer mais TPA do que gastar em testes, porque a agua me sai mais barata que os reagentes quimicos.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde Gabriel Branco

 

Obrigado pela sua completa resposta. O aquário onde tenho o Betta não tem filtro, mas o outro onde estão os harlequins e Guppy´s sim. Fiz TPA e estou a fazer regularmente.

Obrigada pelo esclarecimento, mais uma vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um garrafão produz os mesmos efeitos que um globo, não é nada aconselhável manteres um peixe lá dentro.

tens algum contentor semelhante a um cubo da vodafone?

 

Olá,

Olha já consegui arranjar um cubo da vodafone e já os separei.

Agora vou esperar mais ou menos duas semana e depois volto a juntar os dois.

Obrigado pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E ja comem?

 

Coloca num sitio quentinho!

 

 

Sim, já comem.

 

os aquários estão de lado a lado, agora tenho que esperar mais ou menos 2 semana para os juntar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais