Compatibilidade de Peacocks - Tabela obtida no Cichlid Forum


PLATAO

Recommended Posts

Chitande Type Group

A. kandeense

A. maylandi

A. saulosi

A. sp. "Chitande type Kande"

A. sp. "Chitande type Masinje"

A. sp. "Chitande type Mozambique"

A. sp. "Chitande type Nkhomo"

A. sp. "Chitande type North"

A. sp. "Yellow Collar"

 

 

Jacobfreibergi Group

A. jacobfreibergi

A. jacobfreibergi "Boadzulu Is."

A. jacobfreibergi "Cape Maclear"

A. jacobfreibergi "Hongi Island"

A. jacobfreibergi "Mamela"

A. jacobfreibergi "Mbowe Island"

A. jacobfreibergi "Otter Point"

A. jacobfreibergi "Reginae"

A. lwanda

A. sp. "Jalo"

A. sp. "Walteri"

 

Sand-Dwelling Group

A. aquilonium

A. auditor

A. brevinidus

A. cf. "macrochir"

A. gertrudae

A. guentheri

A. rostratum

A. sp. "nyassae mumbo"

A. stonemani

 

 

Stuartgranti Group

A. baenschi

A. hansbaenschi

A. hueseri

A. korneliae

A. sp. "Mbenji"

A. sp. "Stuartgranti Maleri"

A. steveni

A. stuartgranti

 

Segundo eles só se deve ter 1 espécie de cada um destes grupos por aquário. Espero que seja uma ajuda para os que gostam de Peacocks como eu :wink:

Socio APC 124

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Platão, realmente so se deve manter uma única especie de Aulonocara sp. num aquario, devido ao iminente risco de poderem hibridar.

As femeas de varias especies quando juntas tornam-se impossiveis de identificar, por isso é absolutamente imprescindivel que os lojistas ao venderem Aulonocaras, mantenham as diferentes especies ou populações em aquários separados.

 

Platão essa tabela não será bem uma tabela de compatibilidade, mas precisamente o contrário, ela mostra-nos os 4 grupos principais de Aulonocaras, e nalgumas especies, as geneticamente mais proximas, como é o caso das populações de A. jacobfreibergi, e A. stuartgranti. etc.

 

Gostei muito de teres puxado as Aulonocaras ou Peacocks, como tema de conversa, já há muito que não via nimguem por aqui falar nelas

 

Devem ser mesmo tratadas á parte, e mantidas á parte tanto de mbunas como dos restantes Haplochromideos

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Traduçao do artigo no Cichlid Forum:

 

Os aulonocaras são conhecidos pela sua tendencia para se cruzarem/hibridizarem, devido a isso muitos aquariofilistas evitem ter mais do que um grupo (breeding group) de Aulonacaras no mesmo aquário.

Acontece que é possivel manterem-se mais do que uma especie de Aulonocaras juntos se forem bem selecionados.

A tabela (em referencia) documentam os diversos grupos em que os Aulonocaras podem ser subdivididos.

Estas combinações sao geralmente consideradas "seguras" desde que cada especie forme um casal. Por outras palavras, 1 casal de cada 1 dos 4 grupos pode viver no mesmo aquário sem riscos de hibridizarem.

Socio APC 124

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Platao, tal como estas a dizer, utlizando 1 casal de cada um dos grupos.........teoricamente...poderias tê-los juntos, mas segundo a minha experiência em Aulonocaras, eu nunca o faria, nem aconselho nimguem a faze-lo. Cheguei a ter uam femea de Aulonocara stuartgranti, com ovos fertilizados por 1 macho de Astatotilapia calliptera.

Como podes ver em aquário nunca deves facilitar no que toca a hibridações, o comportamento é diferente ao seu comportamento natural no lago.

Platão, imagina que tinhas 2 trios de 2 especies de Aulonocara no teu aquario, conseguirias diferenciar as femeas de ambas as especies, se fossem do mesmo tamanho?

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Distinguir as fêmeas das varias especies de Aulonocara até nem é um grande problema. A questão é que a hibridação espreita a cada esquina... O facto é que os ciclideos do Mallawi, quaquer seja o genero ou especie, hibridam-se com uma facilidade surpreendente. O que é talvez o mais experiente criador de Malawis de Lisboa até agora já deve ter tido uns 20 tipos de hibridos diferentes... Isto pelo simples facto de que tem aquarios grandes com muitas especies juntas. Claro há especies e especimes que resistem ao cruzamento mas sem grande garantia.

Em ultima analise a certeza vem de ver o acto reprodutivo e assim confirmar quem é o pai.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Platão, na minha opinião as Aulonocaras deveriam ser mantidas em aquários monoespecie.

Paulo, eu tambem tinha a sensação de que era facil destingui-las, mas quanto mais fotos vejo, mais convencido fico de que é muito dificil mesmo.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Ter os Mallawi em aquarios monoespecificos tem a grande vantagem de devido a não haver outros a chatear os machos na maior parte das vezes mostram todo o esplendor das cores. Vi isto muitas vezes em aquarios de 100 litros. Em aquarios mixtos há um ou poucos machos dominantes e os outros só mostram parte do potencial das cores ou até nada devido ao facto de estarem dominados.

Correia, não estava a falar de fotos, aí tens razão não dá para distinguir nada. Ao vivo depois de observar bem há diferenças que se notam de fêmeas para fêmeas, em especies diferentes.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo, acredito que depois de teres uma especie durante algum tempo no aquário, tenhas uma maior facilidade em reconhece-la, mas a minha desconfiança é devida tambem ao facto de no mercado ja ser dificil adquirires peixes deste genero com a sua herença genética inalterada, devido á facilidade com que hibridam. Neste momento não mantenho Aulonocaras, mas se o voltar a fazer , vou adquirir exemplares ou F0 ou F1, para ter a certeza daquilo que compro.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O resultado do cruzamento entre duas populações da mesma espécie não é um hibrido.

 

O resultado é apenas uma variedade de aquario da mesma especie á qual não deve se atribuir a designação populacional dos progenitores.

 

Durante vários anos mantive A. jacobfreibergi "mamelela" e "otter point" no mesmo aquario.

 

O casal de "mamelela" era selvagem.

O "otter point" não, mas era um casal importado e de qualidade exemplar.

 

Apesar de ambas serem a mesma espécie, são populações bastante distintas em forma e cor.

 

Sobretudo devido ás dimensões, o macho "otter point" dominava, e consequentemente tive reproduções indejadas entre o macho "otter point" e femea "mamelela".

 

(Aliás... nunca consegui reproduzir "mamelelas" na presença do macho "otter point"!)

 

Foram ainda algumas dezenas de posturas, das quais resultaram peixes fenomenais e perfeitamente saudáveis.

Muitos dei, e alguns comercializei sempre sob a designação de Aulonocara jacobfreibergi apenas!

 

É isso que eles são!

 

Perante este cruzamento indesejado, a unica coisa que se perdeu foi o "pedigree"... ou melhor, a designação de subspécie/população/raça.

 

Curiosamente, em adultos os machos revelaram-se identicos ao "otter point"... mas isso é apenas uma curiosidade. biggrin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva dfelix, eu estava a falar de hibridação entre 2 especies, e não de duas populações, apesar desta ultima tambem não ser desejavel, e ainda mais inevitavel. Claro que continuam a ser A. jacobfreibergi, aliás as subspécies cruzam-se frequentemente na sua zona de contacto, sem que isso afecte as duas populações.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Concordo com o dfelix mas a maioria dos ciclidofilos não concorda. Há um purismo exacerbado que insiste na pureza total e que aceito até certo ponto mas não no que concerne em cruzar populações.

Rui Correia fazes bem em insistir na origem certificada do que compras. Actualmente há uma salganhada geral no comercio. Nós na APC estamos a fazer um esforço nesse sentido e a nossa proxima importação, se se realizar, vai ser de selvagens.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais