Opiniões precisam-se!


Recommended Posts

Depois de já ter feito a aquisição do material, deparo-me agora com alguns (muitos) problemas.

Peço uma ajuda para ver se começo a fazer pó e termino de uma só vez. Quando projectei o movel e encomendei o aquário foi com a intenção de criar biótipo africano. Agora que vou mudar para salgado vou ter que fazer alguns furos passar tubagens, etc etc.

A imagem mostra como ele está neste momento:

 

 

 

DSC_0048.jpg

 

 

Na divisória mais à esquerda, é onde vai funcionar o escumador. Vai ficar a funcionar com a queda natural da água proveniente do aquário. A bomba do escumador faz algum barulho a funcionar, como tal, ainda não sei se ele ficará a funcionar dia e noite, ou se há algum inconveniente em ficar desligado durante a noite. Se não houver inconveniente, ficará ligado a um temporizador, e quando chegar a noite, desliga-se, passando a água na mesma pelo escumador mas sem sofre o efeito da escumação e irá para a sump. Estou a cometer alguma barbaridade?

 

Nesta foto não dá para ver, mas da linha de agua ao topo da estrutura que suporta o aquário são cerca de 40 ou 50cm. Se colocar um projector com cerca de 30cm, acham que fica muito perto da linha de agua, ou seja entre 10 a 15cm da linha de água?

 

No sitio onde está instala a sump, é um ponto de agua. É nessa zona que deve ficar o aparelho de osmose ou puxo uma mangueira para a parte superior do lado direito e instalo aí o reactor de Kalk e a osmose?

 

Desde já obrigado pela opiniões.

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A manter essa sump, coloca o escumador na divisória do meio. A da esquerda tem o retorno e é o local onde haverá oscilação do nível de água por evaporação.

Eu não desligava o escumador, era sempre a trabalhar. Tenta minimizar o ruído.

 

A altura da iluminação depende de que tipo de iluminação colocas.

 

Podes colocar a osmose onde quiseres.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A manter essa sump, coloca o escumador na divisória do meio. A da esquerda tem o retorno e é o local onde haverá oscilação do nível de água por evaporação. Eu não desligava o escumador, era sempre a trabalhar. Tenta minimizar o ruído. A altura da iluminação depende de que tipo de iluminação colocas. Podes colocar a osmose onde quiseres.

 

A localização mais à esquerda do escumador é relativamente ao móvel e não à sump! O escumador fica externo à sump!

 

A iluminação é, como disse, um projector de 10.000 Kelvins

 

A osmose não precisa de ter um ponto de água para ser funcional?

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo uma HQI o ideal é ter entre os 20 e 30cm da superfície. Vais colocar apenas 1 HQI?

 

A osmose precisa de um ponto de agua e esgoto, que pode estar mesmo perto ou um pouco ao lado, só precisas de mais ou menos tubo para conduzir as águas para o seu destino.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vou colocar apenas uma HQI.

Serão 4, sendo dois independentes e outros dois inseridos na calha. Provavelmente vou ter que colocar mais algumas T5, uma vez que a calha trás apenas duas lâmpadas T8 de 39W.

 

E para ficar bem arrumado, a osmose deve de ficar perto do reactor de kalk, e do se houver necessidade, do reactor de cálcio também?

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que estás a complicar a questão da osmose... não precisas que ela esteja ao pé do aquário, só necessitas de ter água de osmose (num recipiente qualquer) para fazeres a reposição automática de água doce - e aí sim podes ligar um repositor automático a um sistema de kalk que funcione com a entrada de água de osmose (como o kalk reactor da tunze)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a questão da osmose está entendida, acho eu. Pensei que a água resultante da osmose fosse directamente para o reactor de kalk.

Então de acordo com que o que tenho e que se pode ver na foto, tenho um reactor de Kalk, tenho uma bóia de nível,e falta-me apenas o repositor automático, correcto?

DSC_0054.jpg

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A osmose entra directamente para o reactor de kalk, atravessa-o e depois vai para a sump.

Supostamente a boia está ligada a um repositor automático.

Aproveito para dizer que esse reactor de kalk obriga-te a fazer uma limpeza à bomba e tubagens sempre que necessário. Pelo menos 2 vezes por ano, dado que vai passar pela bomba uma grande quantidade de kalk e poderá provocar entupimentos, de resto é funcional.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A osmose entra directamente para o reactor de kalk, atravessa-o e depois vai para a sump.

Supostamente a boia está ligada a um repositor automático.

 

Ou seja, o repositor puxa a agua de um recipiente (previamente tratada por osmose), e envia para o reactor de kalk. Até aqui tudo bem.

Pelo que li e do que consigo perceber da mecanica do reactor, o motor que está anexo faz com que a mistura fique homogenea. A minha duvida, é: O que cai na sump é a mesma quantidade que o repositor automático envia para o reactor de kalk? O que cai na sump é então a água que se encontra na parte superior do reactor?

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto, a quantidade de água que entra no reactor é a mesma que sai. Normalmente entra por baixo e é misturado com o kalk. A água mais a cima está já com kalk dissolvido e cai para a sump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora,... a Iluminação. Já reparei que os leds para aquário, não podem ser quaisquer uns... Assim sendo, quais as principais características que devem ter?

Estes servirão? http://radiosantigos...pro_det&idp=689

 

A minha calha, têm cerca de 1.20m sendo que o aquário têm 200cm de cumprimento e 60 cm de altura. É composta por 2 HQI de 150W e têm duas T8 de 40W. Os 80 cm que faltam , estão ocupados com outro HQI, todas elas com lâmpadas de 10.000K. Relativamente às T8 , estou a pensar em retirar e, a colocar 4 Blue marines de encaixe 2G11 ou PL-L.

 

Alguma gaffe?

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

T5 seria a melhor aposta... aumentas a iluminação e melhoras o espectro.

 

As LED's ou são DIY ou são muito caras... isto falando em material de qualidade. Se colocares umas LED's quaisquer vais ter dificuldades em manteres um bom aqua... não apenas pela LED em si (pelo mau espectro que produz), mas também pelo tipo de foco que tem.

 

Para mim neste momento estas são as melhores opções:

- T5

- HQI + T5

- LED's de muito boa qualidade - Ecotech, aquailumination, Ecoxotic (canhões), etc

 

É claro que te consegues desenrascar com PLL e LED's de baixa qualidade mas o resultado em bons corais não é sequer comparável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando falas em substituir T8 por T5, não falas de certo em trocar apenas as lâmpadas, isto é, tirar 2 T8 e colocar 2 T5. O rendimento ou o proveito que iria tirar seria apenas de mais alguns Watts, certo?

Se estiveres a falar em outra calha, isso para já é impensável.

Sempre pensei que as PL-L fosses tubos T5, que pela espaço que ocupam e pela forma que têm, que fossem ainda melhores que as T5!! Pensamento errado então....

 

Sendo assim os leds que indiquei poderão até servir, mas não terão o rendimento que leds de alta potência dão, até porque tendo em conta que os iodetos metálicos que tenho já preencho o espectro dos 10000k, ficará a faltar apenas, dos 10000 até aos 20000k.

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os LED's de ma qualidade podem inclusivamente fazer-te mal aos corais... por isso é que referi que para meter mau é melhor não meter.

 

Quanto as T5 elas são boas maioritariamente porque são mais estreitas e consegues concentrar e aproveitar muito o foco de luz com reflectores.

Falei-te nas T5 porque provavelmente até podes fazer algumas alterações na tua actual calha para as colocares lá - balastro novo, reflectores mais eficazes e conectores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim.. vou analisar o espaço da calha. Pode ser que consigo incluir mais alguma coisa.

Mais uma vez, Obrigado.

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Euros é coisa que de momento não abunda na carteira, nem em dezenas quanto mais em centenas!! Ao invés, vou usar 10% desse valor e faço DIY na calha, passando das 2 T8 para as 4 T5: 2 T5 HO 54W Blue67 e 2 T5 HO 54W CORALSTAR. Troco os balastros, passando a electrónicos e fica para já assim.

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais