Areao preto para Corydoras?


Gabriel Branco

Recommended Posts

Eu prefiro areao preto ou escuro e vou montar dentro de 2 meses um aqua de 350L, Sul Americano.

 

Ora eu preferia o areao preto, mas o que tenho tem bordos angulados. Ate agora nao encontrei areao preto boleado e receio que os Cory nao se deem bem com esse tipo de fundo, devido a delicadeza dos seus barbilhoes.

 

Havera algum areao preto adequado para Corys?

 

Estarei a ser excessivamente cauteloso?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a pensar bem.

Eu tenho areão preto e é boleado. Nem as corys nem o pleco se queixa.

Por acaso mandei vir de fora pois como precisei de bastante saíu mais barato, mas cá também deve haver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende da altura que queres ter :)

Faz um cálculo ao volume e descobre o peso.

Eu mandei vir este: http://fish.aquaristic.net/aquaristic-tec-AQUACOLOR-Aquarium-gravel-black.html

 

E mandei vir por aqui que fica mais barato: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193819

 

E sustrato fértil? Vais colocar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a contar com +-50Kg. 120x50x5 x 1,6

 

A altura da coluna de H2O e de 70cm.

 

Nao vou colocar substrato nem fazer um plantado exigente.

Nada de CO2.

 

Para os fetos nao preciso, para as valisneria gigantea tambem nao.

 

Tenho uma equinodoros que vai ser plantada num tabuleiro raso que fica debaixo do areao. Faco uma mistura de areao e terra de vaso: ja me deu excelente resultado no passado. Neste momento a pobre esta so em areao com pastilhas enterradas.

 

A questao e que gosto ao fazer TPA de revolver o areao profundamente com um mini-safao, assim alem de tirar agua tiro muita carga proteica e aumento a vida util do aqua para varios anos sem ter de mexer. Para limitar o debito do sifao aperto com os dedos, ate cair a areia depois de sifonar.

Claro que nao posso fazer isto na zona do tabuleiro.

 

Grd obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez.

Mas a medio prazo compensa porque removo muita carga proteica, que de outro modo se acumula ate niveis perigosos.

A longo prazo as vantagens sao brutais.

Tenho esta tecnica ha muitos anos com resultados melhores que nao mexer no areao e ter de fazer grandes limpezas de 2 em 2 ou 3 em 3 anos.

Consigo um aqua estavel indefinidamente e os peixes a crescer, como antigamente nao cresciam.

Antencao que dada a limpeza regular nao ha quaquer turvacao da agua por meter o sifao no areao.

 

Acho que com um bom filtro varicoes de amonia nao sao provaveis. Num aqua maduro a amonia e convertida quase instantanemaente em nitritos. Com um filtro ciclado (uso filtros para o dobro do especificado, como quase toda a gente) os nitritos nao ficam muito tempo em circulacao.

Claro que nao tenho provas que nao haja um pico de amonia ou nitritos, isso so medindo niveis, mas nao vou gastar dinheiro com isso e a pratica dos ultimos 5 anos ou mais indica que esta e uma tecnica de grande sucesso.

Escalares a desovar 1 a 2 vezes por mes - ha anos - e peixes que nao morrem a nao ser de velhos: os meus tetras pequenos duram entre 3-4 anos. Cheguei a ter um escalar com 8 anos e ainda a desovar (ja morreu).

Foi com receio que comprei 5 machadinhas adultas, mas para meu espanto viveram cerca de 4 anos: uma ainda esta viva a caminho dos 5 em Agosto.

Curiosamente a tendencia para as desovas de varias especies acentua-se apos a TPA semanal: mesmo em termos comportamentais nao estou a ver que a agua esteja com alguma anomalia.

 

Claro que o reverso da medalha e ter limitacoes na escolha das plantas, mas como nao quero meter-me no CO2 ta-se bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais