Help! Escalares novos não estão a comer!


CarlosSampaio

Recommended Posts

Olá! Sábado passado comprei dois escalares pretos enfesaditos de 4cm mas muito "vivos". Como o aquário tem boas condições e está estável,e como está na casa da minha mãe e como aparentemente também ficaram bem, calculei que quando lá voltasse (hoje) estariam mais gordinhos.

 

Acontece que continuam magros e estão baços e parecem completamente desinteressados da comida.

 

Experimentei flocos, larva vermelha e artémia, mas eles nadam entre a comida olham como quem procura algo e não é aquilo que costuma comer. A minha mãe diz que eles têm comido, mas dado o aspecto deles e o desinteresse tenho sérias dúvidas...

 

A água está um pouco alcalina, mas eles parecem bem adaptados, 0 nitritos e 0 amónia. Eles já levaram alguns maus tratos (bicadas nas barbatanas) mas nadam sem medos entre outros escalares (enormes). Tenho outras espécies mas pacíficos. O aquário têm mais de 200 litros.

 

Sugestões? Ideias? Algum petisco infalível? Tenho dúvidas que durem mais uma semana assim...

 

Obrigado pela atenção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se eles não comem o que lhes deste então escusas de tentar dar o que quer que seja. Se o sábado a que te referes é o de ontem, então os teus escalares estão simplesmente stressados com a mudança, e, se forem bem tratados voltarão ao normal em pouco tempo.

Se temes que morram à fome, então relaxa, porque eles vivem duas semanas privados de alimentação sem problemas maiores.

Editado por barrel_stuf

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se eles não comem o que lhes deste então escusas de tentar dar o que quer que seja. Se o sábado a que te referes é o de ontem, então os teus escalares estão simplesmente stressados com a mudança, e, se forem bem tratados voltarão ao normal em pouco tempo.

Se temes que morram à fome, então relaxa, porque eles vivem duas semanas privados de alimentação sem problemas maiores.

 

Obrigado pela tua resposta. Realmente não fui muito claro, foi Sábado da semana passada! E realmente não sei que mais possa oferecer, mas sei que os outros companheiros apanharam uma barrigada. Vou "rezar" para que os gajos ganhem juizo.

 

Por um lado diria que é stress porque eles andam sempre num cantinho do aquário e saem de vez em quando. E neste momento são os peixes mais pequenos do aquário. Até há bastantes esconderijos, mas realmente eles saem de lá e nadam livremente pelo resto do aquário. Devem sentir-se intimidados...

 

O que me faz mesmo mais confusão, nem é eles não comerem, é mais o parecer que não encontram o que querem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser stress... e sobretudo num aqua com malta grauda....

Dá tempo ao tempo, se eles têm onde se esconder... e usam os esconderijos não há muito a fazer...

Se eles tiverem fome eles vão à luta... ou esperam pelas sobras no fundo.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive peixes que passados 5 minutos de serem metidos no aquário atropelavam os outros ao almoço. Também já tive peixes que ficavam a anhar pelo aquário durante semanas. E também já tive peixes que subitamente deixaram de comer, muitas vezes em início de doença. E também já tive peixes que se banqueteavam com um determinado tipo de comida enquanto que os outros ficavam a vê-la ir ao fundo.

 

Há de tudo.

 

Vê como estão as fezes e se têm algum indício de doença. Se não houver nada de anormal, é deixar a andar.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Humm,

 

Como sao as fezes?

 

Um escalar que nao come e preocupante.

 

Se for doença, acho que ha duas hipoteses principais , que ja me aconteceram com escalares ha 3-4 anos (ambos vivos).

Um era infeccao intestinal, com fezes translucidas tipo fio (tive numa escalar dourada); ou parasitose, com fezes que podem parecer normais, mas os peixes ficam muito 'magros' (negro marmore veu).

Tratei ambos com medicamentos normais humanos, fora-de-prazo que arranjei numa farmacia, diluidos a olhometro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o problema aqui pode ser mesmo, o que já referiram anteriormente ou os típicos parasitas internos. Podes desparasitar os Escalares com Flagyl - 1 comprimido para 50 litros de àgua. (Mensal). Escalares piqueninos, gostam de andar em grupos de 5 ou + dá mais segurança aos peixes.

Cumprimentos ,

 

Neuza Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Humm,

 

Como sao as fezes?

 

Um escalar que nao come e preocupante.

 

Se for doença, acho que ha duas hipoteses principais , que ja me aconteceram com escalares ha 3-4 anos (ambos vivos).

Um era infeccao intestinal, com fezes translucidas tipo fio (tive numa escalar dourada); ou parasitose, com fezes que podem parecer normais, mas os peixes ficam muito 'magros' (negro marmore veu).

Tratei ambos com medicamentos normais humanos, fora-de-prazo que arranjei numa farmacia, diluidos a olhometro.

 

Medicamentos fora de prazo fazem efeito?

Cumprimentos ,

 

Neuza Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais