ILUMINAÇÃO PLL 2X36W (estanque, dentro do aquario) JA TEM FOTOS


D&G

Recommended Posts

Boas pessoal tudo bem?

 

Pois é já muito tempo que venho a estudar e a informar-me sobre uma possível alteração da iluminação do meu aquário de 100 litros (80 litros brutos).

O aquário vinha com uma calha de origem com uma lâmpada T8 9000k da JBL.

Ao principio tudo parecia bonito a medida que fui plantado é que percebi que não era fácil a continuação do plantado.

Então meti mãos a obra fiz a minha calha.

Passo a citar o material, (Foi todo comprado no Rui AQUAEDEN) 5* aconselho vivamente ( e para aquelas pessoas que pensam “á é uma loja de aquariofilia deve ser tudo caro” enganam-se por vezes pagamos mais caro em lojas de animais e grandes superfícies e os produtos não tem nem metade da qualidade.

Enfim foi só um a parte.

 

-Refletor duplo PLL de 2X40W

-2 lâmpadas de 36W 1X8000k e 1X6500K

-4 clip 2G11 para prender as lâmpadas ao refletor

-2 casquilhos 2G11

- 1 balastro de 2X36W ( que por sua vez é compatível com 2X18W 2X24W 2X36W e 2X40W PLL e 2X24W 2X39W T5)

 

Depois do material montagem com ele.

Fiz as marcações no refletor e furei para encaixar os clips

Depois fiz as ligações elétricas testei tudo ok.

Então fiz o isolamento das lâmpadas com os casquilhos com silicone neutro e transparente deixei secar 2 dias.

Cortei o excesso da tampa interior do aquário para poder colocar o refletor com as lâmpadas dentro da tampa do aquário, recortei só o tamanho do refletor porque assim a tampa interior não fica estragada futuramente, porque? Perguntam vocês.

A tampa interior tem umas dobradiças que encaixam na calha antiga e assim mais tarde pode-se voltar a colocar a calha sem qualquer problema.

Bem agora é aguardar o desenrolar da situação e venham fotos né…

 

Cumprimentos

Daniel Gomes

Editado por D&G
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=184122

 

Podes ver aqui como se colocam fotos no f´rum, não é ciência espacial! :rtfm::laugh:

 

Boa sorte

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, bem esse projeto pode vir a ser útil :naughty: usar umas ideias.

 

Eu estava para fazer algo parecido mas quando me deparei com o problema do isolamento parei o projeto.

Isso de isolar as lampadas e os casquilhos com silicone resulta?(tipo onde estou a pensar meter as minhas vai estar em contacto com umidade 24/7)

Editado por FuraTD

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era mesmo disto que eu andava à procura para fazer o upgrade da luz no aquaxisto com 2 pll de 36w.

Em alternativa ao isolamento com silicone, um amigo sugeriu-me usar manga termoretractil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era mesmo disto que eu andava à procura para fazer o upgrade da luz no aquaxisto com 2 pll de 36w.

Em alternativa ao isolamento com silicone, um amigo sugeriu-me usar manga termoretractil.

 

Sei o que e a manga termoretractil , mas torna aquilo mesmo estanque?

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca experimentei, e como não tenho cá disso também não posso confirmar se funciona ou não. Não queres tentar e depois contas como foi :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já usei no trabalho, a umas que trazem um tipo de cola dentro, o problema a meu ver e mesmo para aplicar a manga pois e preciso usar um maçarico para a mesma retrair, e não sei se os casquilhos e até a lampada pode apanhar com o calor e até a chama do maçarico.

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Brancamam, esse amigo que te recomendou a manga termoretractil nao é parvo de todo!

 

Para colocar a manga, ou melhor para a encolher, não é preciso um maçarico! Um secador de cabelo serve. Preferencialmente seria uma pistola de calor, mas quem não tem cachorro, caça com gato!

 

De resto parece-me um bom projecto, e bem realizado.

 

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom pessoal antes de mais obrigado pelo elogio.

Eu por acaso ia usar fita isoladora de alta temperatura e depois ia besuntar a fita isoladora com silicone, mas depois de experimentar cheguei a conclusão que era desnecessário e ficava um pouco feio.

A ideia era para quando eu precisa-se de substituir uma lâmpada cortava a fita e o silicone ficava agarrado a fita sem estragar o casquilho, depois pensei não vou por a fita e leva já com o silicone o casquilho também custa 0.60€ é menos um café.

E pronto ficou muito porreiro porque o silicone é transparente e resulta 200% 24 horas por dia 7 dias por semana e com ligação ativa de 7 horas diárias.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Brancamam, esse amigo que te recomendou a manga termoretractil nao é parvo de todo!

 

Para colocar a manga, ou melhor para a encolher, não é preciso um maçarico! Um secador de cabelo serve. Preferencialmente seria uma pistola de calor, mas quem não tem cachorro, caça com gato!

 

De resto parece-me um bom projecto, e bem realizado.

 

 

 

 

Cumps.

 

Bem as que usava eram um pouco grandes(serviam para cabos 120 e maior :sorry: ), mas de facto um secador de cabelo gera grande calor e como não e uma manga muito dura é mesmo capaz de retrair(por vezes as coisas são tao simples de resolver )

 

Bom pessoal antes de mais obrigado pelo elogio.

Eu por acaso ia usar fita isoladora de alta temperatura e depois ia besuntar a fita isoladora com silicone, mas depois de experimentar cheguei a conclusão que era desnecessário e ficava um pouco feio.

A ideia era para quando eu precisa-se de substituir uma lâmpada cortava a fita e o silicone ficava agarrado a fita sem estragar o casquilho, depois pensei não vou por a fita e leva já com o silicone o casquilho também custa 0.60€ é menos um café.

E pronto ficou muito porreiro porque o silicone é transparente e resulta 200% 24 horas por dia 7 dias por semana e com ligação ativa de 7 horas diárias.

Abraço

 

Bem já que o feedback do estanquicidade com silicone é positivo vou experimentar :naughty:

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem as que usava eram um pouco grandes(serviam para cabos 120 e maior :sorry: ), mas de facto um secador de cabelo gera grande calor e como não e uma manga muito dura é mesmo capaz de retrair(por vezes as coisas são tao simples de resolver )

 

 

 

Bem já que o feedback do estanquicidade com silicone é positivo vou experimentar :naughty:

 

Boa sorte.

Vais ver que não têm muito que saber, e vai correr tudo bem.

Depois aguardo pelo um DIY melhor que este ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que faltava aqui esta informação.

A ligação dos casquilhos ao balastro.

o balastro tem uma numeraçao que vai do nº 1 ao nº7

os casquilhos tem uma numeração que vai do nº 1 ao nº4

não tem nada que enganar.

o fio do casquilho do nº1 vai para o nº 1 do balastro

o fio do casquilho do nº2 vai para o nº 2 do balastro

o fio do casquilho do nº3 vai para o nº 3 do balastro

o fio do casquilho do nº1 vai para o nº 7 do balastro

o fio do casquilho do nº2 vai para o nº 6 do balastro

o fio do casquilho do nº3 vai para o nº 5 do balastro

e por fim o nº4 do acasquilho vai ligar ao nº4 do outro casquilho.

do lado esquerdo da imagem tem a ligaçao da ficha de corrente onde mostra o fio de terra, depois o positivo e depois o negativo ou neutro como queiram.

Espero ter ajudado e que nao esteja muito confuso

 

ligaaopll.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brancamam, esse amigo que te recomendou a manga termoretractil nao é parvo de todo!

:roflroll2:;)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais