Sistema de Osmose Inversa e reposição automática


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Tenho um (nano) aquário de 80 litros, que com rocha e etc. não deve ter mais do que uns 60 e poucos litros de água.

 

Tenho feito TPAs com água de osmose inversa + sal, e as reposições são igualmente feitas com água de OI. Essa água tem-me sido fornecida por terceiros, o que por um lado não é nada mau :), mas por outro tenho de me deslocar frequentemente para a ir buscar.

 

Desta forma estava a pensar se seria melhor comprar um sistema de OI. Não queria nada de muito caro, até porque não necessito assim de tanta água. Será que os sistemas de OI de 3 estágios, vendidos nas lojas cá em PT, são o suficiente? Não são assim muito caros, mas gostava de saber da vossa opinião.

 

O outro tópico é o sistema de reposição automática, que não tenho. O da tunze parece-me bom mas muito caro, eventualmente só se comprar em segunda mão. De resto vi uns no ebay, mas não sei se seriam uma boa opção. O que me dizem sobre isto?.. A ideia, novamente, era poupar.. tendo em conta que o aquário é pequeno, por um lado as oscilações são maiores, mas por outro o orçamento também não dá para tudo, se não teria um aqua maior :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos sistemas de osmose de 3 estágios é quase tudo a mesma coisa... a membrana é o que pode variar mais mas também não é uma diferença que mate alguém, a não ser que esteja com ideias de criar um sistema de ULNS (muito baixos nutrientes, tipo zeovit). Para esse tipo de sistemas é melhor um de 4 estágios com um de resina deionizadora. Mas para a maior parte dos aquários chega ter um sistema normal.

 

Quanto às reposições realmente a da tunze é cara mas também traz boas características como alarme, trigger da bomba (desliga sem água), etc. Existem outras marcas que também fazem o básico e resultam igualmente bem... talvez com menos funcionalidades. É uma questão de ver em loja...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais