Recommended Posts

Tb existem sistemas de LED's da TMC que dão, se dá ou não?

 

A nível de led's não é tão simples quanto isso. Há uma coisa que se mantêm, os Kelvin dos Led's devem andam entre os 6.500k e os 10.000, depois o outro problema é se a potencia emitida pelo Led( lumen) chega ao fundo do aquário depois de passar pelo coluna de água.

 

Led's de pouca intensidade não servem, têm de ser led's de alta intensidade e depois temos de ver o ângulo de luz que os Led's produzem, as lâmpadas florescentes espalham luz indiscriminadamente, geralmente não focalizada, enquanto o Led não tem essa capacidade, por isso convém tb adquirir led's com um maior ângulo de iluminação, que trazem com eles lentes que fazem esse efeito

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os da CREE (versão XG ou XP-E) têm potência para isso (317-493lumens por led) que é o que eu uso (entre 3200 e 4900 Lumens num aquário de 60L) num projecto DIY que fiz...

 

Comprar uma calha já feita do género vai sair caro. Vi umas da "eco-lamps" que até são em conta (196€ para as de 47cm) mas não sei a potência. Como já foi referido, sempre tens as da TMC (Aquaray) que são uns 200 e tal para cada grobeam (2 x 500 ou 1 x 1000). Claro que depende do tamanho do aquário e ainda tens que comprar o controlador à parte. Na eco-lamps o controlador/computador/temporizador vem incorporados.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

digamos que parar mim 196€ não é nada em conta xD

eu montei um aquário também , mas tem 98cm, de momento não tem lâmpada e acho mesmo que é assim que vai ficar...

esqueço a ideia das plantas... talvez depois compre uma calhazita barata só para dar um pouco de iluminação aos peixes...

 

Obrigado a todos pelas respostas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

digamos que parar mim 196€ não é nada em conta

 

Quando comparado com 2 "beam 1500" da TMC que são quase 500€ ou sistema Grobeam que anda em 220€ + controlador (que é 90€ +/-) ou então um tubo da aquawave (1300Lumens a 140€ sem controlador ou fonte de alimentação) até é em conta... agora um sistema de Leds que seja mais barato que uma luminária T5 de marca e que seja capaz de manter plantas exigentes... dificilmente.

 

O meu projecto DIY só em leds foi logo 50€ mais os dissipadores (uns 10), mais o controlador (92-95) etc... saiu praticamente ao preço dessas da eco-lamps mas tenho a certeza que do que está lá (e os meus devem ter mais lumens por litro que aquilo).

 

Se queres plantas, porque não uma T5 normal?

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.