Pergunta Estranha - Limpar Azul de Metileno ou Verde Malaquite


Recommended Posts

Olá a todos

 

Bem... tenho uma pergunta um bocado estranha para vós fazer. Já dei volta a metade da Internet, fóruns, blogs e nada...

 

Há uns meses atrás, tratei de um ramirezi meu num aquário "hospital". Na altura, como a corrente do filtro de mochila era demasiado potente para um aquário de 5L, coloquei uma pedra lá dentro para o ramirezi se poder abrigar da corrente (coisa que funcionou perfeitamente). Acontece que, no meio de todos os tratamentos que apliquei ao pobre bicho, também utilizei verde malaquite e azul de metileno. Não sei qual foi dos dois, mas um deles manchou-me a pedra de um dos lados (lado da corrente) de um azul esverdeado. Na altura não liguei (prioridade para o ramirezi) mas agora, passados 6 meses, gostava de remover essa coloração da pedra... já usei lixivia e não fez nada... devem achar-me parvo eu dar-me o trabalho por causa de uma pedra mas por acaso a pedra é uma seiryu e poderia aproveitá-la na reformulação do meu hardscape.

 

 

Abraços e obrigado qualquer dica

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol

 

ozono? Isso já é passar um pouco das marcas... não, não é assim tão valiosa. Em termos de peso se valer 3€ é muito. É só pela chatisse que é arranjar pedras do género aqui em Portugal.... enfim... paciência.

 

Obrigado pelos inputs.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Leva a pedra a um car wash e dá-lhe com água de pressão.

Se não sair, experimenta com ácido muriático.

nunca te esqueças de depois ferver várias vezes com sal para retirar todos os produtos da lavagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde outra vez :)

 

já pedi para colocar uma foto.. se não queres colocar, também não queres ajuda...

 

Não a coloquei que não vi necessidade de tirar uma fotografia à pedra para saber de um método para retirar metileno dela. Não há necessidade de sermos agressivos pois não?

 

Para teres esse trabalho todo estou curioso para saber que pedra é essa...

 

Já coloco uma fotografia da pedra esta noite, quando chegar a casa para satisfazer a curiosidade de todos.

 

De qualquer das maneiras não é nada de especial. Faz conjunto com estas (Hardscape antigo que vai ser substituído):

 

hardscape-01.jpg

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não tenho curiosidade em saber que pedra é... quero ver é a sujidade na pedra, que foi para isso que pediste ajuda..

mostras e eu com a pouca experiência que possa ter, talvez te saiba ajudar..

se não te deres ao trabalho de sacar foto.. de nada te podemos ser útil, sem ser mandar palpites assim ao ar..

Editado por Rui Galrão
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conforme pedido, junto as fotos da dita "pedra". Para variar tinha a máquina sem bateria portanto teve que ser assim. Isto é o estado da mesma depois de um banho de 72h em lixívia pura. Já não ´´e de um verde escuro mas mais um azul claro mas continua a notarem-se mancham nalgumas faces.

 

pedra-01.jpg

 

pedra-02.jpg

 

pedra-03.jpg

 

pedra-04.jpg

 

pedra-05.jpg

 

 

Como podem ver, nota-se especialmente na foto 1 e 3

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelos vistos a colocação das fotos pedidas matou o tópico...

 

 

De qualquer forma, voltei a mergulhar a pedra em lixivia pura e pelas minhas contas daqui a 1 semana ou isso o azul deverá desaparecer por completo... o processo é muito lento mas que qualquer coisa está a acontecer, lá isso está pois a cor não tem nada a ver com o que era (um verde escuro quase de aspecto oleoso). Eu depois logo volto a postar fotos do resultado final.

 

Claro que depois a pedra vai ter que ser tratada com o seachem prime durante outra semana mas isso é o menos. O mais caricato é se eu não acabar por usar a pedra no novo layout lol... pelo menos serviu para aprender como tirar azul de metileno e verde malaquita.

 

Abraços a todos

 

Tony

 

PS - Ainda hei de experimentar essa técnica do ácido muriático. Pode ser que os resultados sejam mais rápidos.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelos vistos a colocação das fotos pedidas matou o tópico...

 

Eu, felizmente, tenho vida pessoal e profissional que não me permite vir aqui todos os dias. Faz aquilo que te disse!

Os tópicos só "morrem" quando quem os abriu não sabe o que precisa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pois deves ter razão. Graças a Deus que a minha vida profissional está intimamente relacionada com a informática e a Internet o que me permite dar várias saltadas a diversos fórums durante um dia/noite de trabalho (estou a carregar uma virtualização a 160km de distância neste momento...ainda faltam 19 minutos...).

O problema é eu assumir que outros podem fazer o mesmo o que nem sempre é verdade.... já sei, já sei... a paciência é uma virtude :)

 

Enfim, não se perdeu nada e há progressos. Se as coisas não se resolverem até ao fim de semana, vou seguir a via do Muriático)

 

Abraços

 

Tony

 

PS - às 23h os meus putos tão na cama e a mulher está "amansada", não há grandes impeditivos de voltar à net... :P

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.