Novo projecto


Recommended Posts

Viva.

 

Há anos que mantenho um aquário de 60 cm. Desde o inicio que quis ter um maior e agora decidi-me a montar um de 120x40x50 cm (CxLxA). Decidido o aquário surgiu um problema maior: o movel. O que tenho não dá. Por isso vou optar por uma estrutura de ferro que mais tarde irei forrar.

 

Já comprei o termostato Elite de 300w (10€) e um filtro interno Elite Jetflo 150 (10€). Preços irresistiveis eu sei. Estou a pensar complementar com um filtro externo. Encontrei um JBL Cristalprofi E700 com oferta de sistema UV por 122€. Serão suficientes os 2 filtros para 240 litros ou deverei optar por apenas um externo mais potente? Um JBL E901 ou um Eheim 2213, 2215, 2217?

 

Cumprimentos, Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu optava por um externo mais potente ou dois externos que podem ser mais fracos.

Não usava de certeza era o filtro interno.

 

Concordo e verificava se nessa oferta do UV-C se a potencia do UV-C é compatível com o filtro externo, estou a falar da potencia do filtro com a potencia da lâmpada do UV-C

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião o JBL 700 com UV-C só o deves ponderar se o UV-C for compatível com a litragem do filtro e para aproveitares o UV-C porque esse filtro é insuficiente para o teu aquário!

 

Tens um aquário de 240l pelo que deves apostar num filtro que faça entre 5x a 7x este volume. Ou seja, entre 1200 l/h e 1680 l/h.

 

O E700 faz 700 l/h...

 

Eu optaria pelo E1501 GL por exemplo. É igual ao que eu tenho, custou-me 144€, e faz-te 1400 l/h...

 

O interno esquece...

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sistema UV vem junto com o filtro. Faz parte de uma campanha de aniversario da JBL. Devem ser portanto compativeis. O aniversario não sei de que ano é. Possivelmente terá ficado esquecido na loja.

 

Quer dizer que tenho que pensar num filtro externo que faça pelo menos 1200 l/h.

 

Tenho lido muito bem dos Eheim. Mas também tenho lido que alguns modelos vertem água. Tenho pensado num JBL ou num Tetratec.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sistema UV vem junto com o filtro. Faz parte de uma campanha de aniversario da JBL. Devem ser portanto compativeis.

 

Pressuposto errado!

 

A Tetra tem filtro com UV incorporado e que não são os indicados para os caudais dos filtros...

 

Qual é o filtro e qual a potência do UV?

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sistema UV vem junto com o filtro. Faz parte de uma campanha de aniversario da JBL. Devem ser portanto compativeis. O aniversario não sei de que ano é. Possivelmente terá ficado esquecido na loja.

 

Se eles os quiserem despachar ao desbarato fazem um pack que nada tem a ver e tu confias nisso e levas uma coisa que não te serve para nada, não se deve pensar assim

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pressuposto errado!

 

A Tetra tem filtro com UV incorporado e que não são os indicados para os caudais dos filtros...

 

Qual é o filtro e qual a potência do UV?

 

Abraço!

Se eles os quiserem despachar ao desbarato fazem um pack que nada tem a ver e tu confias nisso e levas uma coisa que não te serve para nada, não se deve pensar assim

 

Bem... acho que já está tudo dito.

Comprem aquários em kit... e UV-C também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá, pessoal. Já tenho novidades. Comprei um aquario Aquatlantis com movel de 100x40x50 usado. Já comprei o filtro, um 2217. Vpo tentar instala-lo amanhã. Está a ciclar há uma semana. Estou a usar um filtro interno Elite Jetflo 150 por enquanto. E tenho um termostato de 300w e um tronco que há meses que está dentro de água e continua a flutuar.

 

Vi rocha vulcanica do tamanho de bolas de ping-pong. Estava a pensar por uma camada no fundo e cobrir com substratuto e tapar com areão. Parece-vos uma boa ideia?

 

Cumprimentos, Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi rocha vulcanica do tamanho de bolas de ping-pong. Estava a pensar por uma camada no fundo e cobrir com substratuto e tapar com areão. Parece-vos uma boa ideia?

 

desculpa a pergunta tola mas... para quê? Porosidade para bactérias nitrificantes? Ganhar altura poupando no areão/substato? Economizar peso? As plantas supostamente agarrarem melhor?

 

Quanto mais penso nisso, menos sentido faz para mim... não devo estar a ver qualquer coisa?

 

De resto, parabéns pelo novo aquário :) 1m já é qualquer coisa para te divertires :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela opinião, Tony.

 

Pode não fazer sentido, na altura achei que poderia ser uma opção para ganhar altura e poupar no substrato/areão. Mas se calhar não faz sentido mesmo.

 

Comprei um eheim 2217. Instalei-o ontem à tarde e faz-me um ruído como um frigorifico velho. Deveria ser silencioso mas não é. Já expeliu muito ar.

 

O que é que posso ter feito de errado para esteja a fazer tanto ruido?

 

Abraços

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quase de certeza que está mal ferrado... seguiste as instruções? deixa-o encher até acima e só depois é que ligas. Abaná-lo um bocado depois ajuda a que o ar se solte e que saia completamente.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando abanas o filtro, ouves um alterar do ruído? tipo um zzzshhh e a seguir bolhas a saírem no aquário? Ferrado é quando a bomba(motor) trabalham totalmente submergidos. O que acontece (muitas vezes) é que sobra algum ar preso dentro do filtro que faz com que o rotor gire parcialmente em "seco" fazendo esse barulho.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.