Pequeno Upgrade a tampa da Aquapor


FuraTD

Recommended Posts

Comecei hoje e meti mãos a obra, cortei as tabuas a mediada e tal falta lixar, mas so amanha porque a madeira esta molhada, aqui fica uma foto para ficarem mais ou menos com uma noção do que será.

img20120322165912.jpg

img20120322165924.jpg

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 105
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Oh páh, se a madeira está molhada vai empenar ou apodrecer!!!

Mas que raio de calha queres fazer?

Agora baralhaste-me as ideias....

 

Ela esta seca(tipo não e madeira verde), mas como veio na caixa da carrinha e tava a chover apanhou agua e ta meia humida...

 

como que calha quero fazer?

Editado por FuraTD

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo desenho que colocaste antes pareceu-me mais simples.

Se vais ficar com mais de um palmo do aquário não precisas de meter o vidro.

Acho que vais ficar aí com muito peso pendurado. Eu também tenho, mas é noutro sítio :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E ate que e simples só falto o tampo de cima que não aparece.

Quanto a altura vai depender do desempenho da luz.

Achas que vai ficar muito pesado?? :sorry:

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que sim, mas posso estar enganado, tu é que tens a coisa na mão, e ja deves ter tido outras coisas nas mãos, por isso tu é que sabes se pesa o não o total.

Se tivesses a minha na mão, ias ver que era grande e pesada (estou a falar da luminária/tampa do Skinny) :naughty::medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que sim, mas posso estar enganado, tu é que tens a coisa na mão, e ja deves ter tido outras coisas nas mãos, por isso tu é que sabes se pesa o não o total.

Se tivesses a minha na mão, ias ver que era grande e pesada (estou a falar da luminária/tampa do Skinny) :naughty::medieval_mace:

 

:chair: E mesmo maior e mais espessa ::D:

 

Epa de momento aquilo deve ter 1/2kg, e se ficar muito pesado também não sou eu que vou ficar ali a segurar mas sim os cabos de aço

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para a alimentação usar uma daquelas fichas que se encontra num fonte de alimentação de um pc(isto) podendo assim ligar e desligar com facilidade para manutenção da calha.

 

Dentro da calha 4 fans de 80mm(2 intake e 2 outake), o problema e como ligo as mesmas(posso usar um carregador que se usa na meobox, supostamente e um transformador de 12v)?

 

Interruptores:

1 para cada t5

1 para moonlight

2 para as fans (1 para cada conjunto, intake e outake)

 

A principal questão e como ligo isso tudo sem fazer BUM!! e a maria matar me??

 

Atenção que a ficha que mostras da fonte de alimentação é para mudar a tensão da mesma.

Se quiseres usar esse sistema tens isto assim http://www.sonigate....uptor-e-Fusivel com protecção de fusivel e tudo.

Eu para não gastar mais € ligo e desligo as luzes com um temporizador destes http://www.sonigate....manal-de-Tomada .

 

As 4 fans podes ligar a 1 transformador 12v directamente sem problemas...

 

Quantas t5 estás afinal a pensar meter???

Porquê 2 interruptores para inflow e outflow???

 

 

Cmpts,

Snake-Bite

Editado por snake-bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:chair: E mesmo maior e mais espessa ::D:

 

Epa de momento aquilo deve ter 1/2kg, e se ficar muito pesado também não sou eu que vou ficar ali a segurar mas sim os cabos de aço

 

Eu concordo com o jorge!!! Isso vai ficar muito pesado...

Não tens acesso a aluminio, inox ou assim outro material mais leve???

 

Cmpts,

Snake-Bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que a ficha que mostras da fonte de alimentação é para mudar a tensão da mesma.

Se quiseres usar esse sistema tens isto assim http://www.sonigate....uptor-e-Fusivel com protecção de fusivel e tudo.

Eu para não gastar mais € ligo e desligo as luzes com um temporizador destes http://www.sonigate....manal-de-Tomada .

 

As 4 fans podes ligar a 1 transformador 12v directamente sem problemas...

 

Quantas t5 estás afinal a pensar meter???

Porquê 2 interruptores para inflow e outflow???

 

 

Cmpts,

Snake-Bite

 

 

Bem não sei bem como fazer um esquema eléctrico, mas o que pretendo e isso(os meus conhecimentos nesta matéria são bem poucos):

 

semttuloid.png

Legenda:

 

a esquera AC soket

no meio o transformador 12v

a direita balastro

em baixo ventoinha

 

linha verde terra

preto neutro

azul fase

vermelho e amarelo são os cabos da ventoinha de pc

 

Bem do soket saem 3 cabos o terra vai direito para o balastro, a fase e o neutro ligam no transformador e por sua vez seguem para o balastro.

Da outra extremidade do transformado ligo as 4 ventoinhas de 12v.

 

O que eu estava a pensar usar e isto

img20120323135530.jpg

 

agora não sei se essa peça verde fica ou deve sair? não faz o mesmo que aquela que indicaste?

 

quanto as fans vou usar só 2 uma em cada cabeça da calha, excluindo também os interruptores.

 

em relação as t5 tenho cerca de 18cm no interior da calha quantas aconselham para este aqua?

 

 

Eu concordo com o jorge!!! Isso vai ficar muito pesado...

Não tens acesso a aluminio, inox ou assim outro material mais leve???

 

Cmpts,

Snake-Bite

 

Não tenho acesso a esse material, estou a fazer em madeira porque tinha, e é para ser o máximo low cost, mas não esta assim tao pesado, a estrutura em madeira esta quase pronta e tem 2/3kg

 

Aqui esta que foi feito hoje:

 

img20120323155517.jpg

 

img20120323155526.jpg

 

img20120323155541.jpg

Editado por FuraTD

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

img20120323135530.jpg

 

Isto é como eu tenho na minha, é um filtro de sinal!!! FICA!!!

 

Se puderes deixar os interruptores para as ventoinhas acho que é uma mais valia...

 

Aos 18cm já retiraste o tamanho do balastro???

 

Tem 2/3KG e ainda falta o balastro, lâmpadas, etc...

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto é como eu tenho na minha, é um filtro de sinal!!! FICA!!!

 

Se não for pedir muito podes explicar qual a sua função?

 

Se puderes deixar os interruptores para as ventoinhas acho que é uma mais valia...

 

Vou mesmo deixar, possam ser uteis um um dia...

 

Aos 18cm já retiraste o tamanho do balastro???

 

Ainda não retirei o tamanho do balastro(os 18 cm e medida da face de dentro, visto que enves de 15 cm aumentei para 21 cm)

 

Tem 2/3KG e ainda falta o balastro, lâmpadas, etc...

 

Talvez ainda chegue aos 7/8 kg

 

Editado por FuraTD

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fizesses isso em "V" em vez de ser quadrado, não terias mais reflexão de luz para dentro do aquário? ;)

 

 

....../\

..../__\

../ O \

/............\

 

 

É só uma ideia...

Editado por Jorge N. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de ter acabado também pus me a olhar para a calha e pensei isso em V talvez era melhor...

 

Com a largura que ela tem se a centrar ao meio do aquário, fico com 5 cm para cada lado(zona morta), talvez com a elevação da calha consiga compensar eliminando assim as zonas mortas, e só uma teoria ainda não testada :sorry:

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para o refletor dentro da calha estava a pensar em papel de alumínio(daquele que as marias usam na cozinha) ate que me lembrei que aquilo deve ser um bom condutor de eletricidade e com tanta dentro da calha talvez vá dar asneira.

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FuraTD, eu coloquei fita de alumínio autocolante.

É grossa e resistente ao contrário desse papel de alumínio e de outras fitas de alumínio que nem autocolantes são.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FuraTD, eu coloquei fita de alumínio autocolante.

É grossa e resistente ao contrário desse papel de alumínio e de outras fitas de alumínio que nem autocolantes são.

 

Ora nem mais caro jorge fui comprar tal como indicaste da tesa :sorry:

 

Agora uma outra questão, madeira nos projetos que faço, dependendo do sitio a ficar ora pinto com bondex ora com esmalte(este é outro projeto que estou a fazer posso usar essa cor, e esmate preto que se usa para pintar no exterior?), visto que aqui vai estar sujeito a humidade o que devo utilizar?

Editado por FuraTD

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por cima não deve apanhar humidade mas eu, no meu projecto, pintei com tinta para barcos.

Se não o quiseres convém utilizar tinta para exteriores (plástica).

Mas para o topo da tampa penso não ser necessário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja arranjei o transformador 12v, a minha questão e como o prendo a calha?

 

Eu inventava (para variar) :naughty:

 

Arranjava um Tupperware à medida disso, apertava/aparafusava a base do tupperwar na calha e quando tivesse que abrir era só tirar a tampa.

 

O que achas? Desenrasquei o teu problema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu inventava (para variar) :naughty:

 

Arranjava um Tupperware à medida disso, apertava/aparafusava a base do tupperwar na calha e quando tivesse que abrir era só tirar a tampa.

 

O que achas? Desenrasquei o teu problema?

 

para variar :yahoo:

 

não é mau pensado, mas aquilo fechado dentro de um Tupperware não e perigoso(aquece ou assim)?

e se colasse aquela parte metálica a calha(cola, silicone algo que cole :sorry: )?

Editado por FuraTD

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E porque é que não fazes uns furos no tupperware para circular o ar?

 

Problema resolvido, usei a própria proteção do transformador(uma parte a outra foi fora), amanha se tudo correr bem ja meto umas fotos do update

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais