Aquecer água no esquentador, prejudicial ou não?


Recommended Posts

Ok...

 

Vou tentar fazer fazer o ponto da situação

 

Acho que existe a concordância, de um modo geral, que a passagem de água pelos esquentadores e afim liberta metais perigosos para a saúde dos nossos aquários.

 

O aconselhavél será sempre usar um termóstato para aquecer a água e colocá-la muito devagarinho com ajuda de uma mangeira de ar.

 

Problemas de usar o termóstato: o tempo que demora, imaginem colocar 10 garrafões de 5l à temperatura certa, os watts que gasta, é claro que alguns de voçês pensarão fazer isso 2 a 4 vezes por mês, mas e quando temos de fazer TPA's todos os dias os de 2 em 2 dias, gastar 3 horas não me parece viável.

Quanto à utilização da mangueira de ar para inserir água no aquário, 2 problemas de logistica, o primeiro se for usada água fria, imaginem que vivem na covilhã, e põem água fria porque entra muito lentamente, acho que aqui também não podemos ser assim tão simplistas, porque haverá concerteza temperaturas de água fria que não podem ser acondicionadas como deve de ser com apenas o uso de uma mangueira fina. O segundo problema prende-se com a forma de levantar garrafões de 19l, no meu caso, por acaso, pela primeira vez neste domingo que passou tentei usar esta tecnica e demorei cerca de 2 horas para 19l, tinha o garrafão em cima de um banco, que por sua vez estava em cima da mesa, e mesmo assim o desnivel era muito pequeno...

 

Se alguém estiver a desenvolver um novo filtro externo, instale nele por favor um adaptador que suge água, assim seria muito mais rápido e seria quebrado qualquer choque térmico no filtro... era tão bom... não era??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 54
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Eu vou completamente em contra corrente...já vão lá quase 20 anos em que a água sai diretamente da torneira para o aquário.

Antes era ao garrafão (qd o aquário era de 100l) e levava anti-cloro.

Desde 2007 é diretamente de mangueira...de verão fria, de inverno tépida. ahh e não uso anti-cloro.

Honestamente não notei diferenças nenhumas, mesmo nada!

Onde notei diferenças foi quando inseri o filtro UV (3h/dia), deixei de ter doenças recorrentes que esporádicamente apareciam

 

A grande maioria dos nosso peixes não são selvagens, foram criados sabe-se lá onde e em condições....acredito que cada vez o hobbie nos leva mais para a "cagança" e "paneleiriçe" completa. :) Na sua essencia não vejo muito mal nisso, o problema é que geralmente isso trás associado mais dispendio de dinheiro e tempo.

 

 

PS- a água que sai do torneira é potável....lá pelo facto de ter passado no esquentador não deixou de o ser. Efetivamente não se pode dizer o mesmo dos cilindros acumuladores.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ptuga...

 

Não acredito muito em sorte pois com a sorte que eu tenho os peixes morriam todos ainda hoje, acredito contudo que à condicionantes que nós podemos nem contabilizar, que podem ajudar te a não ter problemas com o teu tipo de TPA's. Imaginem que por exemplo na tua zona a água não leva tanto cloro, assim poderá não ser necessário aplicar um anti-cloro, ainda que seja recomendável.

Quanto ao esquentador penso o mesmo, pode ser utilizado mediante algumas condicionantes que já falei, mas obviamente não será a técnica mais livre de perigos...

 

Os filtros de UV resultam bem contra que tipo de males???

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com Ptuga,

 

Tenho um aqua de 300L com 8 discus adultos + 1 escalar macho adulto, por aí já la vao as regras!!!

TPA´s de 20 a 50% com agua fria, tenho uma mangueira Ø6 e encho em fio de agua. demora é muito tempo!!!

 

UV (potente nada de 9W a saide de filtros de 1000 e tal L/h) faz muita diferença sim Senhor!

 

Tema era aquecer agua no esquentador é prejudicial??... Aquecer para que???

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião, não é prejudicial, muito menos deixa de ser potável por sair do esquentador, e se o problema são os metais, até a água engarrafada contém metais.... não cai do céu para o garrafão! (até porque seria destilada se assim fosse). Mesmo que fosse canalização recente e em pvc ou coisa que o valha em vez de cobre, a água é tratada antes de chegar às casas, e normalmente passa por reservatórios que penso não serem de plástico!

Quanto a acumuladores... aí já acredito que poderá eventualmente ser, pela acumulação de eventuais bactérias por ter água parada e temperada antes da sua utilização.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas para quem não sabe as tubagem das casas na maioria da vezes são feitas em PVC para agua fria e Inox para agua quente (eventualmente hoje em dia já há outras alternativas muito melhores), o que acontece aqui a uns tempos atrás usava-se tubos de cobre (não só nos esquentadores) mas sim em toda a tubagem de agua quente, essas tubagens foram proibidas por Lei, pois devido ao seu tempo de uso o material usado(cobre) "decomponha-se" não tinha um tempo muito elevado de uso, no qual resultava de agua "má" para a saúde, causando mesmo doenças...

 

Hoje em dia essa tubagem não pode ser feita em cobre já penso que nem há tubos desses a venda, mas o que acontece é que maior parte desse material ainda hoje é usado em esquentadores, no mais antigos existe com mais frequência...

 

Com isto não estou a dizer que fazermos um TPA com agua do esquentador prejudique na nossa fauna, pois é um assunto controverso no qual penso que não haja prova cientifica, (enquanto o cobre ser prejudicial a saúde há), cada esquentador é um esquentador e cada aquario é um aquario, há pessoas que há anos usam agua do esquentador sem problema e outras que usaram uma única vez e tiveram problemas...

 

Ha meu ver na aquariofilia uns principal factores é tentar não correr riscos...

 

Por isso na minha opinião fica ao critério de cada um ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Vou postar a minha humilde opinião pois sou novo isto e esta aprendi comigo e com os meus 2neurónios (às vezes ainda funcionam). A zona + quente é a zona do termostato, por isso coloco uma mangueira (ligada à torneira) a correr água devagarinho, (tanto para não agitar muito a água, como para se ir misturando), junto à zona do termotato. Perde-se uns watts, mas a redução de temperatura é minima e não se anda com garrafões às costas. Basta regular o fluxo da torneira. A água vai para a mangueira passando por 2filtros, já está tratada e vai-se monitorizando a subida da água. Sei que há aquas muito maiores que o meu e vai demorar muito +, mas foi a minha melhor ideia até agora para evitar certos trabalhos e complicações. Quanto à água previamente aquecida, não opino, pois não sei...

 

Cumps

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que acontece aqui a uns tempos atrás usava-se tubos de cobre (não só nos esquentadores) mas sim em toda a tubagem de agua quente, essas tubagens foram proibidas por Lei,

Foram proibidas, mas as casas antigas, muitas delas ainda os têm....

Hoje em dia essa tubagem não pode ser feita em cobre já penso que nem há tubos desses a venda,

Hoje em dia pode ser feita, sim senhor, e há tubo de cobre à venda também. Para além disso, muitos aquecedores (daqueles de parede) têm a tubagem em cobre.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faço manutenção de um aqua (nao é meu) de 640Litros aproximadamente.. amanha de manha vou la, fazer uma TPA e dar uma limpeza nos filtros etc etc.. amanha vou meter direto da torneira com mangueira, e no fim meto acondicionador para a agua, caso nao tenha problemas assim o farei daqui pa frente.. poupa-me imenso tempo com aquilo, tempo esse que posso gastar a fazer outras coisas.. so la vou de 4 em 4 semanas.. vou-lhe fazer uma TPA de perto de 150 litros..

quero ver no que vai dar!!

se dizem que nao ha problemas eu acredito, caso aconteça alguma coisa venho aqui postar..

 

(quem me dera que o aqua fosse meu, mas prontos, pagam-me pa tomar conta dele , ja nao é mau loool )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde pessoal

 

deixo aqui a minha contribuiçao.

eu tenho um aqua de 300l em que faço tpas de cerca de 20% de 5 em 5 dias e a maneira como faço é a seguinte.

tenho sempre 4 garrafoes de 19l em descanso na minha garagem uns dias(umas vezes 2 dias outras 4,5 dias) e na altura das tpas meto cerca de 6 litros de cada garrafao numa panela a aquecer no fogao,para juntar depois aos 13l de agua fria.

eu vejo-me obrigado a aquecer a agua,porque ela na minha garagem fica gelada mesmo,nunca iria meter essa agua directamente no aqua e muito menos a conta-gotas,pois nao sei sequer como podia fazer isso.

nunca meti agua directamente da torneira,por isso é obvio que tambem nunca usei aquecida do esquentador.

quanto a panela que uso para aquecer a agua,antes de usar passo sempre bem por agua corrente para o caso de nao ter sido bem passada por agua e ter restos de detergentes.

para mim foi a melhor soluçao que eu arranjei para meter a agua que fica em repouso sem ter bruscas descidas de temperatura no aqua.

eu penso que desta maneira nao fiquem metais na agua.

sempre fiz assim e agua diretamente da torneira para mim nao é soluçao,mas sim problemas.

sei que muitos o fazem e ainda bem que nao teem problemas,mas eu prefiro prevenir...so de pensar no que podia acontecer com os meus discus...nem me atrevo.

:)

Editado por demanuel

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há aqui um ponto muito importante que tem de ser focado com MAIS atenção do que está a ser dada.

Aquecer ou não no esquentador ?

 

1 - Para quem conhece bem as suas canalizações e sabe que não podem de forma alguma libertar metais pesados na água então força, não há problema algum;

 

2 - Para quem sabe possuir canalizações de cobre, para quem mora em zonas com água c/ calcário que cria depósitos nos canos e aumenta muito o gh da água (zona de Lisboa por exemplo) ou para quem desconhece o tipo de canalizações que tem o melhor é sempre não arriscar - a menos que queiram arriscar a vida inteira dos aquas.

 

Ou seja, aqui o problema é que não se pode criar uma regra comum (cada casa é diferente, assim como cada aquário) e se o quisermos fazer mais vale jogar pelo seguro e dizer que não, não se deve aquecer água no esquentador.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu faço da maneira que disse a pouco exactamente pela razao dos canos da minha residencia terem cerca de 25 anos ou mais e pelo ph,gh que sai da torneira.

esqueci-me de referir que tenho a agua em repouso com turfa granulada para envelhecer um pouco a agua,daí mais uma razao para eu aquecer no fogao.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito sinceramente acho que cada caso é um caso.. cada um de nós tem diferentes circunstancias em casa, e tudo isso tem que ser considerado tambem..

uns podem usar bidoes de agua, outros têm encher garrafoes, outros é diretamente da mangueira, outros a conta gota, uns com esquentador, outros sem, canalizaçoes antigas, canalizaçoes novas, esquentador e sem esquentador, zona do país e respectiva qualidade de agua, litragem de cada TPA, etc etc etc

por isso , este vai ser sempre um tema controverso, em que cada um faz aquilo que acha que é melhor para a sua situação especifica, com ou sem metais pesados vindos da agua do esquentador...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito sinceramente acho que cada caso é um caso.. cada um de nós tem diferentes circunstancias em casa, e tudo isso tem que ser considerado tambem..

uns podem usar bidoes de agua, outros têm encher garrafoes, outros é diretamente da mangueira, outros a conta gota, uns com esquentador, outros sem, canalizaçoes antigas, canalizaçoes novas, esquentador e sem esquentador, zona do país e respectiva qualidade de agua, litragem de cada TPA, etc etc etc

por isso , este vai ser sempre um tema controverso, em que cada um faz aquilo que acha que é melhor para a sua situação especifica, com ou sem metais pesados vindos da agua do esquentador...

 

Acho que não podia estar mais correcto.

É um tema interessante sem duvida mas já mais terá regra base!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simples mas demoroso.Quanto às mudanças de água, sempre as fiz da mesma forma. Antes 24 horas encho os necessários garrafões, e ficam a tomar ar nesse período. Aspiro a água do fundo do aquário, e numa vasilha colocada em cima do aqua, deixo escorrer a água com um tubo fino. Resulta devido ao cloro e não permite mudanças bruscas de temperatura

Salreta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foram proibidas, mas as casas antigas, muitas delas ainda os têm....

 

Hoje em dia pode ser feita, sim senhor, e há tubo de cobre à venda também. Para além disso, muitos aquecedores (daqueles de parede) têm a tubagem em cobre.

 

Boas amigo entendes-te bem o que eu disse?

 

disse:

antigamente usava-se tubagem de cobre na canalização de casas(Logo hoje claro que as casa antigas os tem) Há não ser que tenha alterado a tubagem...

 

Disse também que foi proibido usar esse tubo por lei, se alguém o faz esta a ir contra a lei. (se quiseres também me dou ao trabalho que procurar e postar a lei desse tal acontecimento)

 

Também disse que hoje ainda usam esses tubos em esquentadores, (menos mas usam) visto que normalmente não usamos essa agua para beber nem cozinhar não, isso já não vai contra a lei...

 

bem sendo assim não entendo a parte que não entendes-te...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu abri o tópico... a pensar que eu seria o extremista que aqueçia água no esquentador. Afinal há bem "pior", da torneira directo, águas frias mas repousadas, águas frias com anticloro.

 

Isto prova que cada cabeça, sua sentença... Talvez este assunto seja controverso porque as diversas empresas que estudam os seus produtos têm algo a ganhar com isso, vendem produtos que podiam de outra forma ser dispensados.

 

Na minha área de actividade profissional (Exercício e Saúde), isto aconteçe frequentemente, vendem-se produtos para emagreçer que para fazer efeito têm de ser associados a uma alimentação equilibrada e exercício físico (o que provoca o emagrecimento é a alimentação e o exercício). Outro caso bem frequente é os cremes para combater a celulite, todos alegam fazer bem e melhorar de facto, mas os mais caros funcionam melhor, querem saber porquê? porque o que ajuda a melhorar o aspeto da celulite é massagem que fazemos com o creme que temos, e os mais caros funcionam melhor, porque foram mais caros, acreditamos neles e assim utilizamos mais vezes, massagando mais vezes também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha área de actividade profissional (Exercício e Saúde), isto aconteçe frequentemente, vendem-se produtos para emagreçer que para fazer efeito têm de ser associados a uma alimentação equilibrada e exercício físico (o que provoca o emagrecimento é a alimentação e o exercício). Outro caso bem frequente é os cremes para combater a celulite, todos alegam fazer bem e melhorar de facto, mas os mais caros funcionam melhor, querem saber porquê? porque o que ajuda a melhorar o aspeto da celulite é massagem que fazemos com o creme que temos, e os mais caros funcionam melhor, porque foram mais caros, acreditamos neles e assim utilizamos mais vezes, massagando mais vezes também.

Estás despedido - Ass. o teu chefe. nyah

 

Fora de brincadeira, eu encho os garrafões de 5L de água e deixo em repouso 48h na varanda fechada e horas antes das tpa ponho os garrafões perto dos aquas. Isto sem uso de mais nenhum produto e uso o sifão para retirar e repor a água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu é mesmo ligação directa, como alguém sugeriu do WC para o Aqua :)

 

Para tira e para pôr :)

 

Não consigo controlar o esquentador suficientemente bem para vir a temperatura que quero por isso vem mesmo fria.

 

Cumprimentos,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Disse também que foi proibido usar esse tubo por lei, se alguém o faz esta a ir contra a lei. (se quiseres também me dou ao trabalho que procurar e postar a lei desse tal acontecimento)

 

Também disse que hoje ainda usam esses tubos em esquentadores, (menos mas usam) visto que normalmente não usamos essa agua para beber nem cozinhar não, isso já não vai contra a lei...

 

 

A tubagem de cobre continua a ser usada nas redes de aquecimento e é perfeitamente legal.

 

O problema neste caso é se houver algum problema na válvula de 2 vias dos esquentadores / acumuladores que fazem circular a água na rede de aquecimento e rede de abastecimento de água.

 

No entanto convém também relembrar que as tubagens de cobre de hoje em dia nada têm a ver com as tubagens de cobre fabricadas à 10 anos!

 

A normalização e certificados de qualidade obrigam a inspecções de qualidade bastante rigorosas.

 

Se forem usados produtos devidamente certificados uma vez mais reduzimos o risco de libertação de metais.

 

Eu pessoalmente também faço TPA com a mangueira ligada ao chuveiro. A água retirada faço-o com um aspirador de fundo, pelo que os metais acumulados descem bastante a cada TPA.

 

Prefiro assim a colocar água fria! É que vivendo num apartamento e TPA de cerca de 120l a 140l dá muito garrafão!

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que a partir do momento em que não estamos no habitat dos peixes, mas sim a tantar reproduzi-lo, deixa de existir uma possibilidade de fazer o 100% correcto ou ideal. No Rio Amazonas não há canalizações, esquentadores, cifões, garrafões, cloros e afins (pelo - de uma forma natural não). Nós temos que tentar gerir o melhor que podemos, com as condições que temos. Uns com água do poço, outros da torneira, uns com mangueiras, outros armazenando água, uns no Porto, outros no Algarve.

Também é verdade que muitos animais já nasceram em caiveiro, por isso já nasceram em condições diferentes, com àguas tratadas, com oscilações de temperaturas, luz artificial e por ai fora. Mesmo não sendo o mais naural, esses animais já estão muitas vezes adaptados a essas condições e morreriam se os colocassemos em liberdade. Eu já tive vários animais e já vi adaptações quase impensaveis, mas a realidade é que nascendo em cativeiro, o habitat que genéticamente é passado, é do de cativeiro. Já viram como se faz trocas de água nas quintas de Discus na Malásia? É uma aberração, mas para os animais de várias gerações em cativeiro é o normal.

O importante é, a meu ver, usar um método com condições que resulte e não o modificar. Todas as semanas fazer alterações nos métodos é um factor de maior risco. Onde eu vivo, por exemplo, as águas de poços costumam ser calcárias, logo prejudiciais ao meu aqua. Noutra zona que não o seja, pode ser excelente. Penso até que hoje em dia já deve existir pouca àgua realmente pura, sem qualquer tipo de poluição, condicionadores e outros tipo de alterações. Dos poucos conhecimentos que tenho de fisica/quimica, tenho a noção (não sei até que ponto correcta) que se retira oxigénio à àgua ao aquecê-la. Uma àgua menos oxigenada é tão grave como ter metais. Mas é algo que não tenho, como disse, conhecimentos cientificos para argumentar, foi algo que me foi dito.

Eu ponho directamente da torneira, àgua filtrada o mais lentamente possivel, regulando o caudal. Optei por um termostato + potente do que o "indicado" e direcciono a reposição de água para a zona onde está colocado. Tem resultado... :)

O ideal seria fazer uma petição para levarem Portugal para um sitio + tropical :) Até eu agradecia o calor!!! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico está controverso, e com tal não podia deixar de dar a minha opinião.

 

Sei bem que o que se está a tentar alertar é a saúde da nossa fauna, e quando se monta um aqua, têm-se em consideração tudo para que eles vivam o melhor possível. Mas como alguém disse, acho que estamos a chegar a um ponto de exagero.

 

Ora se se passa isso com a água dos esquentadores, visto que tomo banho todos os dias de manha, alguns dias que tenha jogos mais do que uma vez, já devia estar intoxicado com metais pesados não?

Alguém poderia dizer, mas a água apenas escorre por ti, nos peixes passa por eles e respiram.. Certo, mas eles têm filtragem mecânica e biológica, que ajuda nisso..

Enfim, podíamos ficar aqui o dia todo.

 

Falando da minha experiência, durante todos os anos que tive aqua, tanto enchi inicialmente como fiz TPA's com água da rede, no caso das TPA's com água que passa num esquentador (esquentador que tem mais de 10 anos), isso faz de mim um assassino de peixes? Espera, se calhar tenho a ultima montagem feita á 3 meses e nuna tive nenhuma baixa, e antes disso tive 6 meses sem nenhum peixe morrer.

Tal como em muita coisa da sociedade, estamos a cair no ridículo do pormenor, esquecendo as coisas que realmente importam, vamos a um exagero de pormenor sem antecedentes...

 

Para quem acha que agua do esquentador é muito prejudicial:

 

Nunca se perguntaram porque os peixes aguentam temperaturas de 22 a 28º por exemplo?

Porque no habitat natural a temperatura de dia, ao meio dia é muito maior do que á meia noite. Porque não passam o dia ao lado do termostato para ir subindo a temperatura de manha, e a noite ir baixando?

 

Porque é que o fotoperiodo é igual de verão e inverno, se de inverno no habitat natural deles têm 9 horas de sol e de verão umas 14?

 

E toda a gordura que vai nas vossas mãos e outros lixos quando fazem podas? também usam luvas?

 

And so on, so on, so on...

 

Para terminar antes que me chamem de bárbaro ou coisas do género, percebo a preocupação dos metais pesados, pode afectar a saúde dos nossos peixes, mas....

 

Os meus peixes vão continuar a levar TPA's de água de esquentador, e vão continuar felizes da vida e a pousar para as fotos que ponho neste forum..

 

Cumps

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Ora se se passa isso com a água dos esquentadores, visto que tomo banho todos os dias de manha, alguns dias que tenha jogos mais do que uma vez, já devia estar intoxicado com metais pesados não?

 

 

Cumps

 

Boas amigo bebes agua quando esta a tomar banho?

 

Mesmo assim nosso sistema não se compara nem de perto a um peixe... ;)

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.