Rodóstomo Verdadeiro (Nariz Bêbado) Stressado?


mad&mor

Recommended Posts

Boas caros colegas aquariófilos ;)

 

Tenho me deparado com uma situação que me tem deixado um pouco preocupado mesmo não sendo um comportamento constante, mas tem acontecido.

 

Para alem de outras espécies, tenho 6 Rodóstomos Verdadeiros (Narizes Bêbado) que aparentam estar stressados, a ver se consigo explicar o comportamento deles.

Nadam num canto todos em cardume, respiram depressa e nadam depressa para uma ponta à outra do aquário e voltam ao cantinho.

 

Isto acontece mais nos períodos da manhã e à noite (19h30) sensivelmente.

 

Os parâmetros da agua são as indicadas para as espécies que tenho e baixei a temperatura para 26º C à pouco tempo pois estava a 28º C.

 

Acham normal este comportamento? Terei muita corrente no aquário mesmo depois de colocar uma flauta à saída do filtro?

 

Cumprimentos e Abraços.

 

Pedro M.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se achas que tens filtragem a mais precisamos saber

 

Volume do Aqua

Capacidade do filtro

 

Valores de Amónia e Nitritos como estão?

 

Os peixes nadam em cardume de modo a evitar predadores, o conjunto ajuda-os a proteger-se, não adicionaste nenhum peixe recentemente, decoração que os esteja a assustar fazendo que eles se sintam mais protegidos nessa zona? Aconteceu alguma coisa recentemente? Uma batida no vidro que os tenha assustado, alguma luz da sala ligada fora do normal...

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Obg pela resposta!

 

O Aqua tem 58l uteis e uma filtro de 280l/h

 

Não adicionei nada de novo mas no entanto... Tinha fechado a gaveta debaixo do aqua com um pouco de força, separaram-se e voltaram juntos no cantinho à mesma.

 

Nitritos e Amónia a zeros (Visto hoje de manhã)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Eu nao sei se estou correto mas acho que so ficam stressados se tiveres alguns peixes que nao se deem bem ou entao tao estressados porque estao assustados, nao sei se e assim mas eu pelo que acho e assim!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao sei se estou correto mas acho que so ficam stressados se tiveres alguns peixes que nao se deem bem ou entao tao estressados porque estao assustados, nao sei se e assim mas eu pelo que acho e assim!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais