Filtração química / Carvão activado


Recommended Posts

Boa noite,

 

Uso carvão activado em permanencia. Mas tenho as minhas dúvidas se é o mais correcto. Por um lado, aqui no forum, deparo com fortes defensores da não utilização, abominando tal prática!... como se tratasse de algo profundamente errado na aquariofilia! Mas por outro lado, em pesquisas na net, temos também defensores do seu uso em permamencia....

 

 

Nas minhas pesquisas, vejo, como melhor fundamentada a sua utilização.(como veremos a seguir....)

 

Os que não o usam (penso que deve ser a maioria...) referem que o carvão retira micro-nutrientes fundamentais, outros até há que referem que retira o co2 da água...logo não sendo bons para plantados.

E vai-se dizendo muita coisa....mas fundamentação não vejo! :?

Pelo contrário....leio em artigos que não retira co2. Entre outras coisas.

 

Gostava que comentassem os textos seguintes...e tb gostava de saber que micro-nutrientes são absorvidos pelo carvão.

 

"Existe por parte de alguns aquaristas uma preocupação em relação à adsorção pelo CA de nutrientes minerais vitais requeridos pelo ecossistema do aquário. Ocorre que o esgotamento de nutrientes minerais é algo que ocorrerá tanto em aquários plantados como em aquários marinhos pelo consumo dos organismos vivos, e isso ocorrerá com ou sem a presença do CA no sistema. Considera-se que os ganhos proporcionados por sua utilização são suficientemente grandes em relação aos “prejuízos”, para justificar plenamente sua utilização. "

http://www.aquahobby.../b_filtros1.php

 

"...Como são muito oportunistas, bactérias presentes na água logo colonizam o carvão ativado formando um filme de material biológico.

O filme de bactérias aumenta a transferência de massa de matéria orgânica dissolvida para dentro dos grãos de carvão e promove a continuidade da remoção de matéria orgânica dissolvida após a capacidade física do carvão ser exaurida

 

O carvão ativado, portanto, é um importante aditivo ao processo de remoção de poluentes orgânicos dissolvidos na água.

O outro dado interessante diz respeito à coloração que a água desenvolve com o correr do tempo - geralmente amarela - que o uso de carvão ativado é capaz de resolver

 

Prováveis problemas

É muito comum ouvirmos dizer que carvão ativado remove alguns elementos úteis da água do aquário, e isso pode até ser verdade. Já li artigos de escritores reputados que dizem isso.

Esse problema, no entanto, pode ser resolvido com facilidade se o aquarista promove trocas parciais de água regulares em seu aquário. O que se diz é que o carvão retira da água, principalmente elementos-traço. Por sua característica de ocorrerem em concentrações muito baixas é que esses elementos têm esse nome, portanto, fazendo trocas parciais de água, elimina-se esse risco.

 

Conclusão

O uso de carvão ativado de boa qualidade é extremamente recomendável como acessório do processo de filtragem em aquários. Além da remoção de matéria orgânica dissolvida, causa grande transparência na água, sendo ambos objetivos comuns à boa manutenção de aquários, tanto de água doce quanto marinha."

 

http://aquariomaniap...obre-carvo.html

 

http://www.aquallun....Mitoscarvao.htm

 

Cumps

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como ja disse varias vezes sou "noob" nestas andanças, vou apenas partilhar a minha experiencia pessoal sem entrar em grandes detalhes , porque nao sou mesmo a pessoa mais indicada para...

 

Uso de vez em quando o carvão activo, do tipo, 1 vez de 3 em 3 meses, tendo em conta que limpo o filtro 1 vez por mês.. Caso exista necessidade de usar algum medicamento uso logo o carvão no fim da medicação abrindo o filtro de proposito para o colocar la dentro..

 

Nao tenho grandes problemas de turvação da agua, isso so me aconteceu uma vez num ano, e foi devido a ter tido uma infestação de algas no aquario, as quais me turvaram muito a agua e nem com carvao consegui resolver.. Problema provocado por excesso de luz (lampadas demasiado fortes e horas a mais ligadas) e problema resolvido com limpeza total das pedras e poda radical nas plantas afectadas..

 

Uso o carvão da tetra, pois é o que encontro mais barato no Continente.. Fervo sempre que tiro pa fora do filtro e prontos.. Pronto a ser utilizado de novo..

 

Permanentemente nao uso, nao acho mesmo que seja necessario..

 

Nao me tenho dado mal, antes pelo contrario..

 

Aqua de 180L , filtro externo de 700L/h

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o maior risco do carvão e que se tiveres um descuido com a sua substituição, corres o risco deste saturar e largar tudo o que andou acumular para água do aquário, e matar em poucas horas toda a população do aquário. Já li sobre pessoas a quem isto aconteceu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uso o carvão da tetra, pois é o que encontro mais barato no Continente.. Fervo sempre que tiro pa fora do filtro e prontos.. Pronto a ser utilizado de novo..

 

Para usar de novo????? O CA tem validade e depois de usado perde as qualidades.

 

Eu utilizo só para acabar com medicação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para usar de novo????? O CA tem validade e depois de usado perde as qualidades.

 

Eu utilizo só para acabar com medicação.

 

Pois, eu ja li por aí que fervendo o carvão durante uns 10 minutos ele recupera as propriedades de novo..

Como sou novato nestas coisas, perguntei a uma pessoa que conheço que faz o mesmo ha alguns anos e até hoje nunca teve problemas.. E eu prontos.. Assim o faço tambem.. A crise anda aí, e tenho que poupar nalgumas coisas, Como até hoje nao me dei mal em ferver o carvão.. =/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu ja li por aí que fervendo o carvão durante uns 10 minutos ele recupera as propriedades de novo..

Como sou novato nestas coisas, perguntei a uma pessoa que conheço que faz o mesmo ha alguns anos e até hoje nunca teve problemas.. E eu prontos.. Assim o faço tambem.. A crise anda aí, e tenho que poupar nalgumas coisas, Como até hoje nao me dei mal em ferver o carvão.. =/

 

Viver é aprender. Essa não sabia. Não encontro nada sobre isso e tudo o queleio diz o contrário.... mas até pode ser e dizerem o contrário só para nos fazerem gastar dinheiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viver é aprender. Essa não sabia. Não encontro nada sobre isso e tudo o queleio diz o contrário.... mas até pode ser e dizerem o contrário só para nos fazerem gastar dinheiro.

 

Jorge, estas-me a deixar em cheque lol

Fiquei cheio de bixinhos na cabeça sobre esse assunto..

Vou aprofundar..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"O carvão activado só pode ser recuperado em laboratório mas, felizmente, é suficientemente barato para poder ser usado sem a preocupação de reutilização." -retirado daqui: http://faq.thekrib.com/pt/filters.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sabes que mais Jorge, vou mas é comprar purigen e meter o carvão todo no lixo!!

ao menos o purigen posso reutilizar á vontade..

vai compensar o gasto..

encontrei a este preço:

http://www.wate-r-evolution.com/shop/clareadores/782-seachem-purigen.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Regeneração possível do carvao activado:

Adsorvent drying at approximately 105 °C (calor seco e nao fervura)

High temperature desorption and decomposition (500–900°C) under an inert atmosphere

Residual organic gasification by an oxidising gas (steam or carbon dioxide) at elevated temperatures (800°C)

 

 

Ainda acham que se pode regenerar o carvao em casa? :)

 

Além disso o carvao actua como adsorvente (as moléculas colam-se à superfície porosa do carvao) e além de saturar rapidamente nao sabe decidir entre produtos químicos (nao tem efeito algum sobre a parte orgânica) e tanto adsorve medicamentos como fertilizantes ou vitaminas que se dê aos peixes. Pessoalmente acho uma muleta desnecessária num filtro

Editado por SusanaPaço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isto quem sabe sabe, e quem nao sabe tem que aprender.. por aqui só nao sabe quem nao quer lol

cada dia que cá venho aprendo mais umas coisas, e cada vez mais chego á conclusão que o que nao falta é aquariofilistas da tanga que só dão dicas de treta sem conhecimentos nenhuns!! (nao me refiro a pessoal daqui lol )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isto quem sabe sabe, e quem nao sabe tem que aprender.. por aqui só nao sabe quem nao quer lol

cada dia que cá venho aprendo mais umas coisas, e cada vez mais chego á conclusão que o que nao falta é aquariofilistas da tanga que só dão dicas de treta sem conhecimentos nenhuns!! (nao me refiro a pessoal daqui lol )

 

Eu (pelo menos) estou cá para ensinar o pouco que sei, mas também para aprender :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uso mas depois de ler isto cada vez usarei menos pois meto vitaminas de vez em quando e andar a tirar e por o carvão não dá jeito nenhum, acho que vou passar a usar só apos tratamentos.

 

A vantagem visivel do uso é ter a agua mais clara e com menos cheiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja encomendei o purigen, so é pena o tempo que vou estar á espera dele, queria usar devido a ter desparasitado o aqua.. Será que o purigen tambem afecta na situação das vitaminas pessoal ?

 

Isso é que já não te sei responder. Aconselho-te a abrir um tópico com essa pergunta no local indicado. Diz lá se mesmo não sabendo responder à tua dúvida, se não sou um gajo inteligente ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é que já não te sei responder. Aconselho-te a abrir um tópico com essa pergunta no local indicado. Diz lá se mesmo não sabendo responder à tua dúvida, se não sou um gajo inteligente ;)

 

lololol acho que será o melhor mesmo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Além disso o carvao actua como adsorvente......... nao sabe decidir entre produtos químicos (nao tem efeito algum sobre a parte orgânica) e tanto adsorve medicamentos como fertilizantes ou vitaminas que se dê aos peixes

 

 

Susana, podias explicar melhor ?

 

Quando dizes que o CA não sabe decidir entre produtos quimicos....

 

Ou que não tem efeito sobre a parte organica....

 

Ou que adsorve vitaminas....

 

 

Na minha opinião, formada pelas leituras de vários artigos, o CA não é igualmente bom a adsorver todo e qualquer produto quimico.

 

Neste artigo vê-se uma tabela: http://www.aquallun....Mitoscarvao.htm da capacidade do CA adsorver alguns quimicos em que é muito bom, e outros quimicos que nada adsorve.

 

Em relação à matéria organica.....segundo este artigo: " processo de adsorção se dá em três etapas distintas. A transferência do adsorvido através do filme biológico que rapidamente se forma em torno do adsorvente por conta de bactérias, difusão através dos poros do carvão ativado e formação de ligações químicas entre as moléculas do material orgânico dissolvido e do carvão ativado. " "A transferência de massa de matéria orgânica dissolvida para o carvão depende da combinação entre os poros e o filme biológico formado no carvão ativado e a concentração de matéria orgânica na água, de maneira que será necessário usar maior quantidade de carvão ativado se houver mais matéria orgânica dissolvida num determinado corpo aquático." http://aquariomaniap...obre-carvo.html

 

Em relação aos micro-nutrientes....é tb ver a tabela do artigo referido em cima. .....Ferro pouco ou nada é adsorvido...etc.

 

Vitaminas, não consegui ler em lado nenhum...que o CA tem essa capacidade....mas não duvido...

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Comprovo! Retirei o meu carvao do filtro porque achava que estava a roubar nutrientes às plantas. a agua foi ficando cada vez mais amarela ao ponto de as plantas terem menos luz para se desenvolverem e isso notou-se. Hoje mesmo voltei a por o carvão e espero voltar a ter agua cristalina :)

Editado por JPGM22
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Sempre tive esta mesma dúvida e pelo sim pelo não optei por não usar carvão no meu filtro.

Tenho um eheim 3e Pro 2075 (acho q é isto) , mas julgo que por vezes devia colocar carvão num segundo filtro para ajudar a limpar a água.

Se bem que nunca precisei de usar medicação no meu Aqua.

 

Mas devemos ou não usar carvão num filtro de x em x tempo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais