next step - novas fotos


gtangas

Recommended Posts

estou com algumas duvidas:

 

Na montagem anterior onde tinha tudo (c excepção das crypto) plantas de crescimento lento e as folhas ganhavam alga verde e algumas algas marrow. Felismente nunca passou disso mesmo apesar de ter lido que isso ia matando a folha.

 

Nesta montagem tenho com a excepção dos fetos (microsorum e bolbitis) plantas de crescimento rapido o que vai ajudar em consumir alguns excessos

 

As duvidas prendem-se na iluminação e na fertilização

 

Iluminação:

Tenho ligado desde as 18:30 e a desligar as 24:30, ou seja 6horas

A nivel de potencia wt tenho 3x39t e 2x55wt ( o volume liquido deste aqua deve andar nos 230lt )

A calha esta suspensa e acaba por estar mais alta do que inicialmente em que a iluminação estava na tampa do aqua.

Aumento o fotoperiodo? Esta potencia sera em excesso?

 

Fertilização:

Estou a adicionar diariamente potassio e ferro e 2x semana adiciono seachem florish

 

Estou a fazer bem? devo acrescentar algo mais?

 

Obrigado

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 75
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

esteve para levar o tal fundo em preto mas depois.... ficou esquecido.

Vou fazer uns teste em photoshop hehe e ver o resultado.

 

E quanto ao esquema das fertilizações?

Iluminação?!

Abraço

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a ficar bonito e simples, que é o que se quer!!!

Agora é só crescer a riccia para fazer pequenos tufos em baixo e definires moitas nos dois cantos e vai ficar bem melhor!!! :)

 

 

Cmpts,

Snake-Bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nunca usei a riccia mas a cor ao vivo é brutal... aquele verde brilhante... muito bom!

 

As moitas das rotalas vai ser uma, ou espero, uma surpresa.... esta é mais uma das plantas nova ca em casa!

 

gostava de acrescentar uns camaroes mas enquanto la estiverem os escalares.... acho melhor nao!

 

vamos ver!

 

Abraço

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nunca usei a riccia mas a cor ao vivo é brutal... aquele verde brilhante... muito bom!

 

As moitas das rotalas vai ser uma, ou espero, uma surpresa.... esta é mais uma das plantas nova ca em casa!

 

gostava de acrescentar uns camaroes mas enquanto la estiverem os escalares.... acho melhor nao!

 

vamos ver!

 

Abraço

 

Já tive ricia e faz um efeito muito fixe. Tenta depois jogar com os contrastes dos verdes das plantas.

Camarões com escalares esquece!!! Nem com muitos esconderijos...

Podes sempre ter sorte, mas depois nunca os vais ver porque estão sempre escondidos!!!

Os escalares "papam" tudo. Um amigo meu tem 1 casal e queria dar mais côr ao aquário com 1 cardume de neons, resultado sobraram os escalares!!! :naughty:

 

Abraço

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os neons e restante fauna tem sobrevivido... desapareceu um bebado, umas quantas rasboras (enquanto eram mais pequenas) e por incrivel que pareça chegou-me a desaparecer um escalar!!!

 

Sempre fiquei na duvida se o iria encontrar no substrato quando desmanchei a montagem anterior mas.... nada!

 

Ja cheguei a ter um pequeno aqua com red´s e naquela curiosidade ainda coloquei uns 2/3 no comunitario com os escalares... heheh foi colocar e serem papados!

 

Os dicus pelo que tenho lido convivem bem com os camaroes.

 

Na montagem actual e assim que sair o calhau que esta a segurar um dos troncos vou colocar mais umas anubias para esconder e compor a base dos troncos e estou a ver se consigo acrescentar mais alguns pes de bolbitis.

 

A lilaeopsis é outra surpresa! vamos ver o comportamento.

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns gtangas, a montagem esta muito boa.

 

Eu também tive riccia assim como tens debaixo de uma rede, devo dizer-te que não tive muita sorte, tenta mantê-la sempre bem aparada porque caso contrario vai soltar-se das pedras, dá trabalho mas fica espectacular e tal como dizes, na foto não se consegue perceber bem a cor que dá ao aquário.

 

Abraço e boa sorte

 

Fábio Silveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bg

 

Estive esta tarde a instalar o reactor de co2 (diy) e conta bolhas (diy)

 

Para o reactor usei um tubo de acrilico e os respectivos acessorios, para conta bolhas arranjei um conta bolhas hospitalar e foi so juntar ao circuito.

 

Tenho o Co2 ligado 24h sem interrupção e esta a 3bps.

 

Faz mal? ja li em varios lados pessoal que utiliza sempre ligado evitando as variações de ph e outros que jogam com o fotoperiodo!

 

O que acham?

 

Eu tenho para aqui uma electro valvula mas aquilo de vez em quando começava a fazer barulho e eu.... tirei!

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O principal factor será mesma a poupança o CO2 durar-te-á 3x mais (8h/dia vs 24h/dia) se o tiveres apenas ligado com o foto período.

Sempre ligado - oscilação mais constante, mas o pH vai tender a ser mais baixo durante a noite (Respiração + Injecção + ausência de consumo por parte das plantas)

Ajustado ao fotoperiodo - vais ter oscilação mais abrupta, com pH a ser mais elevado durante a noite.

 

Isto tudo é teoria...na realidade a coisa dá das duas maneiras e como o CO2 custa €€€ a poupança é considerável. E só pensares que se gastares 20€ para encher uma garrafa, são 40€ de poupança, quando comparados os dois métodos...ainda para mais tu já tens uma electro- valvula!.

 

Abraço

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim ja tenho a electro-valula... mas aquilo de vez em quando começa a fazer um barulho.... upa upa!!

 

Carrego cada garrafa de 2kg por 6Euros... 40EUROS!!!! Bolas!

 

para ja nao estava a conseguir obter uma leitura correcta do CO2 com o dropchecker. Quer com aqua do aqua ou aqua destilada ou mesmo da torneira aquilo dava sempre amarelo ou verde! O que é estranho pois supostamente a agua que adicionava nao deveria conter Co2.

 

Arranjei umas das inumeras receitas de uma solução KH4 e ao colocar o reagente ja me da azul... agora é esperar umas horas e ver a cor.

 

O reactor de Co2 (tipo aqua medic 1000) que fiz ja esta a bombar. In line e sem se ver aquelas bolinhas... vamos ver se os resultados sao bons ou nao.

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pago cerca 20€ por encher uma garrafa 2kg.

Mas em todo o caso é a diferença entre pagares 6€ ou pagares 18€ (6€x3, caso deixes o dia todo ligado)....ao fim do ano ainda dá uns trocos de diferença!!!

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é verdade, ao fim do ano sempre sao umas coroas!

 

Eu tenho dois extintores, quando acaba um deles é so mudar e colocar o outro a carregar, acho que carrego umas 3x ano

 

O reactor que fiz esta a fazer bem o seu trabalho, mas é um pouco largo e retirou bastante caudal ao filtro... Acho que vou fazer outro mais estreito e tentar nao perder tanto caudal.

 

A instalação da electro valvula pode ser uma opção, deixa ver.

 

As rotalas estao a crescer a olhos vistos. So mesmo o tapete da lilaeopsis é que ainda nao demontra evoluções!

 

Mais uns dias e devem chegar mais uns pes de bolbitis para acrescentar.... actualizações para breve!

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

carregas 3x por ano com o CO2 ligado 24h/dia ou com 8h/dia?

è que se for com 8h/dia poupas 36€ por ano...é qq coisinha :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu Co2 esta ligado 24h/24h

 

E costumo carregar umas 3x por ano, ou seja gasto 18€.

 

E mesmo numa hipotese de um 4carregamento estamos sempre a falar em 24Euros ano.

 

Tenho aquilo com 2/3bps.

 

Vou ter mesmo de retirar o reactor de Co2 que fiz, é muito largo e o caudal do filtro (1400lth) reduziu imenso...

 

Ja esta em curso um com o mesmo tamanho mas mais estreito!

 

O que fiz é este:

 

2011-12-17120454.jpg

 

Esta montado no aquario mas em posição inversa.

 

Mas este reactor nao esta bem calculado.... OU seja a entrada da agua é por cima e o Co2 que habitualmente vemos por exemplo no aqua medic em que o tubo do CO2 esta tb na tampa superior deve sair nao nessa parte superior mas sim na parte de baixo do reactor, erro que aqui se pode ver.

 

Geralmente tenho uma pequena bolsa de Co2 e tenho que abrir uma valvula que coloquei.

 

A tendencia do gas é subir. A corrente descendente provoca que o mesmo ande ali dentro e com as bioballs acaba por se dissolver na agua. Certamente nao terei mais aquela bolsa de Co2 que acumula por estar a sair tao em cima.

 

Agora e comparativamente aqueles copos de vidro.... nao tem nada a ver! A dissolução é muito melhor.

 

A riccia desde que tenho ligado o reactor deu um pulo bacano...

Editado por gtangas

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

 

Ja retirei o calhau que prendia um dos troncos e fiz alguns ajustes.

 

AInda nao esta bem como idealizei mas ja esta mais composto

 

Acrescentei mais uns rizomas de bolbitis, mudei as cryptos de sitio e ficou mais composto

 

O reactor de Co2 novo deu buraco! As tampas que comprei para o tudo nao agarram bem a silicone e no dia seguinte a instalação do mesmo começou com pequenas fugas!

 

O grande... é muito grande e tira muito do caudal do filtro o que nao me interessa!

Estive a pesquisar um Atomizador da UP Aqua

 

Algum pode dizer se é bom?!

Ja li que tem de trabalhar a 2/3bar mas com tenho Co2 pressurizado isso nao seria um problema.

 

Bem mas deixo mais umas fotos (que ainda nao consegui bem captar os verdes da riccia)

 

IMG_7627.jpg

 

IMG_7637.jpg

 

IMG_7624.jpg

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espetacular esse layout do aquário!!! Gostei bastante da disposição dos troncos!

Força nisso!

Abraço,

Hugo

1st Stage - Primeiro aquário plantado

Aquário 60x40x40cm

 

15 x Neocaridina heteropoda var "Red"

4 x Caridina Japonica

7 x Anentome helena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta muito bonito o Aqua sim senhor.

Foi pena O reactor ter dado buraco.

Mas com o novo que fizeste, o caudal ficou bom?

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com o novo que foi feito com um tubo de aspirador de fundo a perda de caudal era minima.

 

Mas a cena foi que as tampas que arranjei sao de um plastico que o silicone que arranjei nao agarrou bem,

 

Outra coisa que faz perder o caudal e deve esforçar os filtros é os engates rapidos (acessorios rega) e por isso optei por retirar os mesmos mas... fiquei com receio de alguma desgraça com aguas!!!!

 

Em principio vou instalar um up aqua atomizer

GLA_AtomicInlineDiffuser1.jpg

 

vamos ver

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.