O que é isto?!!!!


SamySte

Recommended Posts

Boa Noite a todos, tenho o meu aqua a ciclar há 5 semanas, no fim da segunda semana começou a aparecer as diotomácias e pela terceira semana elas estavam em pleno boom. em termos de horas de luz estou a fazer 6 hrs no entanto tenho vindo a observar o aparecimento destas "algas" brancas que começaram apenas numa rocha e estão cada vez mais a alastrar mas apenasna rocha e nunca se alastraram para o vidro do aqua.

 

A água que se usou para começar o meu aqua foi água do mar dos Açores e um pouco de água da torneira porque por fim faltava água do mar, mas as pessoas que instalaram o meu aqua disseram que não havia problema.

 

Os primeiros testes foram feitos há 2 semanas e o aqua estava baixo em amónia, e alto em nitridos, este fim de semana finalmente comprei os testes e os resultados da qualidade de água foram antes da TPA

 

Amónia - <0,25

Nitridos (N2) - 0,1-0,25

Nitratos (N3 - 50

PH - 8

Alk-KH - 7,85

Calcium - 460 ppm

Magnesium - 1440 ppm

Salinidade 1027

 

depois de uma TPA de 15% e os valores 24 hrs foram os seguintes

 

Amónia - 0,25 (pôs o miolo de um camarão morto para voltar a ciclar o aqua)

 

Nitridos (N2) - 0,1

Nitratos (N3 - 25- 50

PH - 8

Alk-KH - 7,3-7,7

Calcium - 390 ppm

Magnesium - 1350 ppm

Salinidade 1025

 

Dois dias depois continuo a ver um crescer de partes brancas nas pedras e não sei o que são se é algo de benéfico ou não. Também começo a ver uns "pontos" vermelhos que ainda não sei se serão já alga coralina a desenvolver ou se é uma alga vermelha que existe no mar dos Açores, Só o tempo irá dizer.

 

Bem preciso da vossa ajuda a identificar esta "alga" branca, não me parece ser alga coralina morta uma vez que se está a alastrar e não é tipo flakes, também antes da TPA escovei as pedras e a maioria das diotomácias desapareceram mas esta "coisa" branca continua e não é de fácil remoção.

 

 

Já agora, queria acrescentar que estou a pensar ciclar o aqua sem recorrer a rocha viva, é que é dificil chegar aos Açores rocha viva de qualidade (com vida ;) ) e a rocha que tenho visto nas poucas lojas de aquariófilia por cá deixam muito a desejar. depois tem todo o perigo de pragas que podem vir com elas o que me deixa a pensar se tentar ciclar um aqua apenas com rocha morta e deixar as coisas acontecerem lentamente não será o ideal.

 

Gostaria de ouvir o vosso input, bem como também pedir ajuda a quem tem experiença em ciclar aquas sem rocha viva.

 

Obrigada

 

finalmente aqui vão algumas das fotos

 

 

 

dsc0306sk.jpgdsc0296kj.jpgdsc0295uc.jpg

Editado por SamySte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite Sérgio,

 

Antes de mais obrigada pela tua resposta rápida :) .

 

No entanto já de escovar a rocha havia diotomácias por cima do mesmo local se bem que não com a mesma intensidade. esta "alga" branca, não existia nas primeiras três semans do aqua porque o surgimento dela? e porque é que se está a continuar a alastrar?

 

Aqui vão algumas pics do aqua nas quatro semanas de ciclagem já com diotomácias e por baixo já se podia ver as "coisas" brancas, se bem que não é muito visivel na pic.dsc0047yg.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se consegue ver bem pelas fotos.

É normal teres algas com esses testes. Fosfatos, tens teste para isso? Deves ter também.

TPAs para cima que isso vai ao lugar.

Sobre a alga branca....é rija, mole..? Pode ser uma esponja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Antes de mais obrigada por responderes ao post.

Quanto aos Fosfatos o valor é de 0,1.

 

A alga branca que é o que mais de deixa confusa, é dura e encrustante, está em sítios com mais luz tanto como com menos luz, em sítios com mais e menos movimentação de água. Também de referir que o aqua está a ser ciclado apenas com rocha morta.

 

Os tais pontos vermelhos estão a começar a aparecer em várias rochas, principalmente nesta última semana. Esperemos bem que seja sinal das boas algas, mas vou ter ainda de esperar mais umas semanas até se conseguir ver algo de mais concreto.

 

Quanto às TPAs com que frequência achas que devo de o fazer? Tenho começado a fazer TPAs semanais, é o suficiente nesta fase de ciclagem? ou devo de fazer mais frequentemente? apenas 10% ou mais de TPA? Como sabes cá nos Açores ir buscar água é fácil :)

 

Sei que são muitas perguntas, mas como todos os novatos e aficcionados deste hobby tenho um milhão de questões ;).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal teres fosfatos, nitratos, nitritos....estás na fase inicial do aquário.

 

A alga branca, quase de certeza que é coralina morta, mas só agora começaste a dar conta dela.

 

Os pontos vermelhos são encrustantes ou saem com facilidade. Poderá ser um tipo de coralina ou cianobactéria, normal para esta altura. Os primeiros meses são sempre chatos por causa das algas, principalmente na rocha morta.

 

TPAs semanais, sem grande preocupação, é ter paciência, saber esperar e vontade de esperar. :D Água nos Açores é com fartura, ainda me lembro de há um ano ir apanhar mais o Bruno Fernanbuco.

 

Qualquer dúvida é perguntares, antes isso que fazer asneira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os pontos vermelhos são sem dúvida encrustantes, estão se a propagar mas tipo um ponto aqui outro aparece noutro lado e a crescerem muito lentamente, a cor deles ao principio é mais clara mas tenho observado que se tornam mais bordeux com o passar dos dias, aparecem primeiramente em sítios onde existe luz mas ela é menor, alguns destes mesmo debaixo de um plate, e a cor nestes sítios é bem mais bordeux do que nos sítios onde a Luz é mais intensa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Sérgio,

 

Gostaria de agradecer o teu input principalmente pela celeridade dos teus Posts. Para começa a dar os primeiros passos neste aliciante hobby, a ajuda de quem já faz isso há muito mais tempo é imprescindível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada...

 

a alga vermelha que referes é um tipo de coralina, está aí muito bem... e ficas a saber que as cianobactérias têm exactamente a mesma cor mas não são incrustantes, formam filamentos ou mantos sobre a rocha e areão.

 

Quanto às TPA eu sou adepto de manter as rotinas... se começares com mudas 1xsemana mantém sempre essa rotina. O aquário agradece a estabilidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais