Comida caseira para escalares. Opiniões.


Recommended Posts

Boa tarde a todos, pessoal da aquariofilia,

 

Gostaria de saber a vossa opinião acerca das papas caseiras que são feitas para discus e escalares, com coração de vitelo/vaca ou perú.

A proteina de animais de tal porte, não irão causar problemas de digestibilidade proteica nos peixes? Vi algumas receitas bastante interessantes e, até, apelativas (Quase dão para fazer recheio para uma empada!)... A seguinte receita, bastante famosa entre alguns criadores de discus:

 

  • 500 gr de coração de boi (sem gordura)
  • 50 gr de espinafres bem lavados (cozidos ou não)
  • 50 gr de pescada congelada sem pele
  • 1 gema de ovo (cozido ou nao)
  • 100 gr de miolo de camarão congelado
  • 5 ml de vitaminas ou 4 pílulas de complexo vitamínico Pharmaton
  • 2 Alhos moídos
  • Uma folha de gelatina
  • 2 cenouras médias

Não terá demasiada gordura? Pode ser usada como alimento diário? A dieta dos discus não deveria ser baseada, maioritariamente, insectívora e vegetariana?

 

Uma solução (talvez) que pensei para substituir a carne foi caracóis ( apenas animais criados em cativeiro para evitar os pesticidas e outros venenos que possam consumir nas ervas). Para além de ser uma carne MUITO mais limpa (pois os caracois purgam e limpam os intestinos por completo. Cerca de 4 dias a uma semana para estarem perfeitos para consumo) que a de bovinos, caprinos, aves etc... tem bastantes proteínas e minerais e acho que se assemelha mais aos alimentos ricos que os escalares e discus encontram no seu meio natural (quem cria discus sabe que, por norma, eles veneram aqueles pequenos caracóis que, por vezes, vêm nas plantas)

 

Gostaria de saber a vossa opinião, com o fim de eu começar a fazer comida caseira para os meus escalares.

 

Obrigado a todos os que partilharem a sua experiência

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda não experimentei o famoso coração de vaca, pois tenho receio o desequilíbrio que possa causar... Contudo, gostava de fazer uma papa caseira que fosse mais nutritiva e natural para os meus escalares do que a alimentação convencional em flocos e granulado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu se fosse a ti optava por uma receita onde substituía a carne só por peixe. Além de sujar muito menos a agua estas a alimentar com uma proteina mais saudável. Deixo-te aqui o link de um criador de discus espanhol que usa uma receita de papa so de peixe, crustáceos e vegetais:

 

http://www.andresroca.com/fotosdiscos/papilla/papilla.htm

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O unico senão da papa é sujar à água. Logo mais TPAs. Em aquarios com areão, é preciso cuidados redobrados com a aspiração.

De resto os peixes gostam e engordam.

Mas sobretudo gostam de variedade, por isso nem só papa nem só flocos nem só granulado. Um pouco (ou muito...) de tudo.

Quanto ao excesso de gordura animal, é a primeira vez que leio tal preocupação, pois o coração de vaca deve ser tudo menos gordo.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, Jorge Soares_58021. A receita parece bastante interessante e parece ser bastante apelativa. Provavelmente, será a papa que irei fazer.

Em relação ao artigo, gostei da citação "Lo primero será conseguir estar solo en casa, muy importante que el cónyuge no presencie el estropicio que vamos a hacer".

Provavelmente, vou "levar um tiro na cabeça" com o facto de detestar cozinhar e pôr-me a cozinhar para os peixes. ::D:

 

Outra questão: Alguém já experimentou dar caracóis aos peixes? Os meus escalares, por vezes e quando aparecem, comem os caracóis pequenos que vêm nas plantas, depois de eu os esmigalhar contra o vidro (coitados, mas não tenho grande interesse em que me comam as plantas nem de usar químicos contra caracóis, pois tenho três ampulárias enormes)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um aqua de 50L e outro de 200L, no de 50L os caracois teimam em fazer daquilo a casa deles.. fica sempre algum excesso de comida la dado que faço daquilo a casa de crescimento das crias de guppies e platys e prontos, nao me consigo desfazer deles..

 

Mas volta na volta ao tira-los do pequeno pa os mandar fora (esmagar nao consigo) , coloco alguns no meu aqua grande, pa ajudar a dar cabo das algas, e nao duram nem 48horas lol

as botias dao cabo deles todos!! até hoje sobrou apenas um k se mantem apenas colado aos vidros na parte de cima do aqua.. lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sara,

 

De facto quando faço a papa a cozinha fica impropria para " consumo" mas nada de grave! ;) Relativamente a receita posso te dizer que tenho tido bons resultados com esta papa. As vezes faço pequenas modificações, ou seja, junto alguns vegetais frutas ou outros peixes que compro ou que existem por casa quando faço a papa.

 

A pergunta que fazes dos caracois não te sei responder... mas fazendo parte da dieta em habitat natural, não vejo o porque de os adicionares a papa.

 

Por experiencia propria isto das papas tem de ser por tentativa erro, podes ter uma papa super nutritiva mas os teus animais não gostarem e consequentemente n comerem.

 

Cumprimentos

Jorge Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um aqua de 50L e outro de 200L, no de 50L os caracois teimam em fazer daquilo a casa deles.. fica sempre algum excesso de comida la dado que faço daquilo a casa de crescimento das crias de guppies e platys e prontos, nao me consigo desfazer deles..

 

Mas volta na volta ao tira-los do pequeno pa os mandar fora (esmagar nao consigo) , coloco alguns no meu aqua grande, pa ajudar a dar cabo das algas, e nao duram nem 48horas lol

as botias dao cabo deles todos!! até hoje sobrou apenas um k se mantem apenas colado aos vidros na parte de cima do aqua.. lol

 

Eu apenas aproveito um ou outro para colocar dentro da maternidade quando nascem guppies. Realmente, são excelentes para limpeza! Mas também um excelente acepipe para os escalares! Eles ficam doidos cada vez que vêem caracois esmigalhados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sara,

 

De facto quando faço a papa a cozinha fica impropria para " consumo" mas nada de grave! ;) Relativamente a receita posso te dizer que tenho tido bons resultados com esta papa. As vezes faço pequenas modificações, ou seja, junto alguns vegetais frutas ou outros peixes que compro ou que existem por casa quando faço a papa.

 

A pergunta que fazes dos caracois não te sei responder... mas fazendo parte da dieta em habitat natural, não vejo o porque de os adicionares a papa.

 

Por experiencia propria isto das papas tem de ser por tentativa erro, podes ter uma papa super nutritiva mas os teus animais não gostarem e consequentemente n comerem.

 

Cumprimentos

Jorge Soares

Funciona um pouco como as rações, tou a ver... por vezes gostam e por vezes deixam tudo para eu comer. Vou experimentar adicionar uns caracóis e depois deixo-vos um feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.