Nadadeiras desfiadas


Callistus

Recommended Posts

O betta da minha filhota, o "Zibido", estava exatamente como neste vídeo até ontem à noite:

 

 

Hoje de manhã, apenas 10 horas depois, ele apareceu com as nadadeiras caudal e dorsal assim:

 

Zibido.jpg

 

A parte inferior da caudal e as demais estão perfeitas. É como se um bando de barbos o tivesse atacado por cima, mas ele é o único peixe do aquário. Há três semanas ocorreu algo parecido, porém em grau muito menor (a caudal ligeiramente fendida, também na parte superior e também da noite para o dia) e que já havia sarado.

 

Pelas fotos, ou é "Fin Rot" ou "Fin Loss". Visto que a lesão surgiu em menos de 10 horas, não acredito que tenha sido "Fin Rot". As manchas brancas não são fungos, ele é mesmo meio "grisalho" :smile2: nas extremidades.

 

O que acredito tenha sido o "culpado" pelo ocorrido é o recanto dele, uma imitação de tronco de madeira feita em cerâmica, com bordas nada suaves:

 

Casinha%20do%20Zibido.jpg

 

O que me obriga, por precaução, a fazer de Zibido um "sem-teto" até segunda ordem.

 

Opiniões são muitíssimo benvindas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a ambos pelas respostas.

 

Desde que retirei o tronco, Zibido está a regenerar-se. Mas não estava mais tão activo.

 

Comprei o kit de pH e verifiquei a água, que troco regularmente, aspirando o fundo com um sifão, para evitar excesso de amônia, nitratos e nitritos. Estava muito ácida (pH 6,7). Eu esperava que com a frequência das trocas (40% a cada 5 dias, desclorando a água nova com BettaSafe) estivesse mais para neutro.

 

Para minha surpresa, o pH da água que sai da torneira estava ainda mais ácido, 6,5!!! Estão usando cloro demais nas estações de tratamento da cidade.

 

Retornei à loja e comprei um belo pedaço de dolomita. Agora, mantendo a mesma frequência de ciclagem da água, o pH se mantém entre 7 e 7,2.

 

Agora o peixe está mais activo do que nunca, agressivo e... FAMINTO. Mordeu meu dedo quando fui retirar a dolomita para limpar o fundo do acqua. Excelentes sinais de saúde.

 

Quanto ao aquecimento, aqui não vejo necessidade, pois o clima é o mesmo do sul da China, donde os bettas se originaram. Tenho um termômetro no aquário, agora é final de verão aqui no Rio de Janeiro e a temperatura do acqua não sai da faixa 28-30 graus.

 

Mais uma vez, obrigado.

 

Obs: RPEREIRA, tens alguma ligação com o ilustre Raul Pereira?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zibido nove dias depois:

 

Zibido-Depois.jpg

 

Impressiona a evolução da cauda com apenas 9 dias. Está a comer a ração (BettaMin), bloodworm e tubifex. Ganhou um fundo de cascalho (quartzo), pois uma vez que recuperou-se começou a gastar muita energia com seu reflexo no fundo.

 

100% de troca de água de 3 em 3 dias (tratada com BettaSafe), e um bom pedregulho de dolomita para manter a água em torno de 7,1 (pH).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está quase como antes :)

 

Aleluia! Mantendo o pH nas rédeas, a amônia a zero, a alimentação variada, e todos os demais mimos.

 

Chegou hoje a casa nova, também em cerâmica, mas desta vez sem arestas que arranquem pedaços de nadadeira. A marca é "ISTA" (uma perfeição de acabamento, apesar de chinesa, e em cerâmica, não resina). O putinho se acomodou minutos depois, como se já fosse o proprietário há tempos. Perfeita para bettas:

 

Nova%20Casa.jpg

Editado por Callistus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje saímos todos entre as 15:30 e as 18:30. Na volta, o peixe estava com a cauda assim:

 

Foi%20Ele%20Mesmo.jpg

 

Foi ele mesmo o autor. Precisamente no dia do jejum semanal (para evitar constipação). E desta vez foi quase a cauda inteira.

 

O recanto anterior (tronco em cerâmica) provavelmente não tem a menor culpa, nem qualquer microorganismo suspeito. É tudo auto-infligido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais