Recommended Posts

Olá a toda a comunidade, gostaria de ajuda no que toca a iluminação LED.

 

Por exemplo, num aquario de 220 litros apróx. qual a quantidade de iluminação em LED que é necessária?

Sei que os Watts, ao contrário da convencional iluminação, não são muito importantes (acho eu) mas sim os Lumen. Acho que a regra de pouca, média e muita iluminação será de 30Lumen/L; 60Lumen/L; 90Lumen/L. Agora o que diferencia o LED de uma flourescente(tirando a própria lampada é claro e consumo etc.) ?

 

Se eu quiser ter uma iluminação que me cubra desde 4.000K a 10.000K em LED existe essa possibilidade?

 

bem para já deixo estas perguntas, acho que este tópico irá ajudar mais malta com as mesmas questões :D

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a volta de 3500 Lumens no meu aquário de 60L. Chega a ser demais para alguns peixes que se escondem por debaixo das folhas. Ter areia branca também não ajuda (reflexo).

 

Eu na altura quando investiguei leds, acabei por interessar-me naqueles que que simulam o "daylight spektrum" como os da CREE (XG R5 por ex). Quanto a diferenças... bem, tirando aspectos técnicos como o consumo e a longevidade, na prática o que notei foi:

 

1. Cores mais reais dos peixes. Os neons transformam-se realmente em "neons" com as faixas azuis a brilharem como um anúncio publicitário.

2. Reflexos e sombras mais realistas tipo como quando vemos o sol a penetrar o fundo do mar... temos aqueles tremelicos e ondinhas que não consigo ter com fluorescentes

3. Não produzem calor... bem... a luz em si não aquece como nas fluorescentes mas claro que estamos a falar de LEDs de alta potência... dissipar 3W por led não é facil e requer dissipadores mas o calor vai para cima e não para dentro do aquário. O calor forma-se na parte superior da luminária

4. Controlo de intensidade. Tenho nascer e por-do-sol com os leds. Coisa que com lampadas fluorescentes é complicado.

 

Agora claro que há aspectos negativos...

 

1. preço (tanto em luminárias já feitas como as DIY)

2. Quando um LED vai a vida, não é facil substituí-lo

3. espectro pode não ser ideal para as plantas apesar de eu não ter notado problema algum (até a parvula continuou a crescer sem problemas)

4. longevidade... tive má experiência com leds directamente expostos à humidade. Agora fiz uma versão selada, vamos ver quanto tempo dura apesar de, supostamente, durarem muito mais que uma T5 ou T8, quando finalmente se fundem, não se trocam... tem que se trocar a luminária ou num projecto DIY refazer tudo.

5. Sem controlador de jeito, os leds são difíceis de gerir o que implica aumento de gasto (vide ponto 1).

 

 

Os meus dois cêntimos

 

Abraços

 

Tony

 

PS - Aqui, no fundo da página, descrevo passo a passo como fiz o meu projecto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=172427&st=150

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Se eu quiser ter uma iluminação que me cubra desde 4.000K a 10.000K em LED existe essa possibilidade?

 

b

 

Boas, sei apenas responderte a essa duvida.

Sim tens essa possibilidade, tens uma grande variadade de Kelvins nos led's.

 

Quanto as outras duvidas, fico à espera das respostas que tambem me interessa :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já ando à cerca de 1 mês a estudar essa possibilidade de mudar a minha iluminação toda para Leds, ja pesquisei bastante sobre o assunto, mas o problema/dúvida é o mesmo que o membro Vitor Sousa expõe.

 

O problema subsiste em saber a quantidade/potencia de leds necessária.

 

Tópico a seguir.

 

cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe N soluções simples e fáceis para temperaturas de cor até 10000K.

Os leds não fundem a não ser que muito maltratados ou indevidamente ligados.

 

Optem por sistemas modulares, assim em qualquer altura podem adicionar mais calhas caso achem que o que têm não é suficiente para o crescimento das plantas que têm .

 

O importante não é a sua potencia, mas sim a relação watt/lumen ou seja para 1 watt quantos lumens produz sendo que quantos mais o led é mais eficaz pois consome pouco para os lumens que consegue produzir.

 

Procurem bem pois existem controladores capazes de facilmente controlar as calhas simulando nascer, por do sol, nuvens, fazes da lua reais em função da data de calendário, etc.

Editado por Baltasar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em led não existe uma regra, quanto mais perto dos 100 lumens ou mais 1W de um led der, mais eficaz é ele.

 

Sobre a quantidade de lumens irá depender muito como sabem do tipo de plantas e etc. que têm dentro do aquario, mas sabendo quantos lumens querem podem depois ver quantos leds são precisos para ter isso e de que forma a sua distribuição e aplicação será melhor pois devido a terem um feixe de luz muito focal para não haver zonas de sombra (pois para penetrar colunas de agua altas esqueçam a utilização sem lentes que não vai dar em nada).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho 10 leds. 493 lumens cada (93 lumens por W) a 1.5Ah. Isto dá no total 4930 lumens para o aquário e 53W em esforço máximo... como já disse... até é demais que os peixes não gostam nada (regulei para 70%). Uso lentes de 43 graus que acabaram por ser o ideal para o meu aquário. Na minha primeira experiência iluminava o aquário e meio metro do chão à volta. Agora qualquer coisa a 10cm do aquário fica na sombra.

 

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Vivam,

 

Desculpem lá estar-me a meter aqui mas tenho um nano-reef da boyu há um ano e qq coisa e estou decidido a substituir ou adicionar (ainda não sei) LEDS. Em primeiro lugar não percebo coisa nenhuma de electrónica em geral e de leds em particular. Por aquilo que andei a ler parece-me uma boa solução fazer 2 calhas de 9 leds de 3w cada (27w) por calha com esta composição 5 leds brancos + 3 azuis. E por aquilo que aqui li e também noutros lados parece que os cree é que são bons. As minhas questões são estas:

  1. O que aconselham a ler para me integrar dentro do assunto?
  2. Onde posso arranjar leds, dissipadores, transformadores, etc.
  3. A proposta da composição das calhas chega para manter corais Moles e LPS's

Obrigado pela vossa colaboração

Editado por fernandodelgado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.