Organização do novo projecto


frederico.p

Recommended Posts

Bem...

Depois de quase dois anos no mundo da água salgada e passados que foram praticamente 15 anos com água doce antes disso, vou agora finalmente dar inicio a um novo projecto há muito tempo ambicionado.

 

Sempre procurando bons negócios (porque os €'s andam muito escassos!) e sem pressas encontro-me ainda a organizar as coisas, mas o que já tenho é o seguinte:

 

Aquario principal: 120x40x60 (sendo 60 a altura) da scalare

 

Sump: 90x40x40 (que é o meu actual aquario neste momento)

 

Base de suporte: 135x40x100 ferro zincado (que será ainda pintado com esmalte e depois dissimulado por placas de gesso cartonado para se "fundir" com a parede)

 

Osmose: 5 estágios com uma capacidade de 190lts. diários, bomba (que maximiza o rendimento) e deposito de armazenagem para 8 litros

 

Bomba de retorno: Eheim compact plus 3000 (capacidade de elevação de 3.00mts)

 

Skimmer: TMC V2 400 (com a sua bomba Rio de 3000lts/H)

 

Bombas de circulação: Sunsun 1000Lts/H e uma Seio M250 (1000Lts/H)

 

Neste momento ainda estou indeciso entre furar o aquario para fazer a coluna seca, ou colocar um overflow (DIY).

 

Iluminação: Será uma calha DIY de LED's, tenho 5x 10W super bright cool white + 10 x 3W Royal Blue

tenho ainda 10 x 1 W Ultra violeta que ainda não sei se incorporo na calha ou não!

 

Conselhos, criticas (construtivas) e dicas uteís, são sempre bem vindas!

 

 

Ficam aqui e para já estas fotos:

 

Foto0532.jpg

 

Foto0531.jpg

 

Foto0530.jpg

 

Foto0316-1.jpg

 

Foto0524.jpg

 

Foto0528.jpg

Editado por frederico.p
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Preciso de conselhos!!!

 

Estou a construir a minha calha de iluminação com LED (assim que possível coloco aqui as fotos), e preciso da vossa opinião acerca de:

 

Tenho 10 LED's UV de 800mA e estou indeciso se os coloco na calha de iluminação do aquario, ou se faço uma pequena calha apenas com estes led's para colocar sobre uma secção da sump!

 

Sei que há quem utilize os UV como filtro para o combate de bactérias e algas, mas não sei se a aplicação directa sobre o aquario poderá representar algum benefício, ou se poderá ser (extremamente) prejudicial tanto para peixes como para a rocha viva e corais.

 

O certo é que na natureza existem raios UV!

 

Espero dicas sobre este assunto

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A UV tem como objectivo principal matar todo o tipo de bicharada prejudicial no aquário... bactérias, fungos, vírus, parasitas, etc.

Porém... muitos deles também podem extremamente benéficos para a estabilidade do aquário.

 

Eu nunca utilizei UV porque considero que a estabilidade é mais importante... e para mim ter UV quebra essa estabilidade. A maior vantagem está no controle de parasitas naturais nos aquas como o criptocarion (pontos brancos)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A UV pode ser utilizada de forma controlada sem que prejudique o aquário.

Pode ser usada apenas algumas horas por dia, 2h a 4h ou quando temos algum problema de algas/parasitas que podemos ligar mais.

Num aquário estabilizado e de boa litragem, pode ter 24h por dia, dado que a quantidade de biodiversidade que passa pela mesma é em quantidade reduzida à que está no aquário e a que morre é substituída por nova, criada no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vejo a UV para os aquários como um antibiótico para os humanos...

 

Utilizar sistemas que destroem não (ou pouco) selectivamente as bactérias de um sistema só vai criar desequilíbrios maiores e espaço para o aparecimento de outras estirpes, muitas vezes mais agressivas e destrutivas que as anteriores. Não estou com isto a dizer que não se deve utilizar antibióticos ou até as UV... mas deve ter-se o cuidado de perceber a natureza pouco selectiva dos mesmos.

 

Existem uma série de exemplos de distúrbios hospitalares com bactérias causadas pela utilização excessiva de antibióticos (e ainda bem que agora já se começa a ter mais precaução no seu uso na população em geral)... o sistema, neste caso o nosso organismo, é muito mais eficaz a restabelecer o equilíbrio do que qualquer antibiótico, o problema prende-se quando o desequilíbrio já é demasiado grande para o nosso organismo conseguir combater.

 

Passa-se exactamente o mesmo com a UV - a sua utilização em casos específicos e de curto prazo pode ajudar o sistema a restabelecer o equilíbrio... a sua utilização constante só promove o aparecimento de espaço para novas estirpes e a multiplicação de estirpes adormecidas até à data. As ciano são um bom exemplo para nos lembrar disso mesmo... nunca damos por elas e de repente tomam conta do aqua... ou até aqueles que usam boas UV e continuam a ter criptocarion nos peixes.

 

Mais uma vez repito... isto é apenas uma opinião e sei de muita gente que utiliza UV e que mantém bons resultados, mas também há muitos que não utilizam e têm igualmente mesmos resultados. Eu cá acho que o sistema fica melhor sem UV...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião, é usar o UV só se necessário. Nunca utilizei nos meus aquários. Só utilizo num aquário de uma manutenção porque a dona já o tinha e insiste em utilizar, se bem que não me preocupa muito dado que a lâmpada está bastante gasta e pouco ou nada faz.

 

A biodiversidade que prolifera no aquário tem uma grande capacidade de reprodução num aquário estabelecido. O simples remexer do areão, através de um nassario, provoca uma alteração nesse pequeno espaço, fazendo com que muita dessa biodiversidade seja libertada para a água ou consumida. Esse espaço vazio é rapidamente ocupado pela reprodução interna do aquário.

O caso da cianobactéria, esta está sempre presente no aquário. Só se revela com factores benéficos para a mesma, que é o caso de má escumação, falta de circulação, iluminação deficiente, valores altos de fosfatos... Pode ser comparado a um Herpes.

Qualquer parasita pode ter capacidades de "resistir" à UV, dado que muitos deles ficam no areão, não ficando na corrente e ir parar à UV, tal como muitas outras bactérias.

Como referi, a UV não é remédio para nada, apenas ajuda a atenuar alguns problemas, podendo ser uma grande ajuda, utilizando outras formas de combate.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok...já percebi!

Muito obrigado pelos Vossos pontos de vista, no entanto, não conseguiram esclarecer-me sobre o seguinte:

Eu não tenho um sistema tradicional de UV!

A minha duvida é mais no sentido de que se eu integrar os LED's UV na calha que estou a construir e se por ventura fizer um utilização de digamos 2 horas por dia.....e isto sobre o tanque principal.....se essa utilização poderá prejudicar os peixes e/ou corais?

Se efectivamente prejudicar, então não irei integrar os UV na calha principal e farei outra apenas com UV para colocar sobre a sump....

Se não prejudicar.....sigo o meu plano inicial (UV's na calha do tanque principal).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahhhhhh

 

-.-

 

A utilização de lâmpadas UV é pouco usual hoje em dia...quem utiliza mais é o pessoal que tem HQI. As UV têm normalmente apenas espectro UV, com muito pouco espectro na gama visível... podem ser utilizadas quando temos uma boa fonte de iluminação no espectro visível, tal como as HQI. Quanto a LED's tens espectros muito próximos das lâmpadas T5... e nessas não existe o hábito de colocar UV.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As actínicas tocam no UV... é por isso que aumentam em muito a fluorescência dos corais. Não estou a falar de lâmpadas UV completas claro... como nos sistemas de UV.... essas não podem ser utilizadas, essas sim com graves consequências ao serem utilizadas.

 

Utilizei a referência UV para que ele compreendesse melhor do se estava a falar... mas provavelmente só baralha mais. As led´s UV não são como lâmpadas com UV completo... estarão muito na onda das actínicas... mas acho que o melhor era que ele não utilizasse.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem....embora ainda não tenha conseguido dedicar-me a 100% na construção da calha de iluminação, seguem abaixo as fotos da evolução da mesma:

Foto0535.jpg

 

Foto0536.jpg

 

Foto0628.jpg

 

Foto0627.jpg

 

Foto0659.jpg

 

Foto0658.jpg

 

Foto0660.jpg

 

Embora não se note (de facto o telemóvel não fez justiça aos LED's) a luz é potentissima....falta-me ainda colocar os LED's royal blue, e os UV que poderão ou não ser utilizados no max. durante 2 a 3 horas diarias.

 

De referir que o conjunto de 2 leds será ligado a um programador diario, um conjunto de mais 3 leds será ligado a outro, assim como os royal blue serão ligados em conjuntos de 5 em dois programadores.

O objectivo disto é iniciar o periodo de iluminação do aquario com apenas 5 leds royal blue, depois de passado cerca de 1 hora, ligar mais 5 leds royal blue (no total de 10), depois passada mais uma hora, 2 leds cool white (10W cada) e passada mais outra hora mais 3 leds cool white (os UV logo penso).

Para desligar, o processo será exactamente igual.

com isto não se dará o "choque" noite e de repente dia, e poderei programar o horário de maior intensidade luminosa num horário em que eu possa estar em casa para desfrutar do aquario.

Editado por frederico.p
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas só tenho uma coisa a apontar, e o escumador "não vai dar para nada " eu tive um desses num aquario de 150 litros e o modo de trabalho do escumador deixa mto a desejar, nao tira porcaria nenhuma e tmb faz mto poucas microbolhas, nem o deviam de vender, assim obrigam os novatos a gastar dinheiro 2 vezes.

 

cumps

1483_2457.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.