Aquario "Amazonia"


Recommended Posts

Saudações a todos(as)!

 

Não posso precisar quando foi que o bichinho da aquariofilia mordeu a mim e à minha esposa, mas a verdade é que pegou de estaca! Pensando bem… julgo que foi um L046 que mordeu a Maria João!

Ouvi uma frase muito engraçada que vou citar de memória que diz que “o maior inimigo da aquarofilia é … a namorada!” Não posso deixar de me sentir um sortudo!

 

Queria agradecer e reconhecer publicamente a dedicação, profissionalismo, civismo, camaradagem e espírito de partilha que abunda neste Fórum, começando com a Administração, Moderadores e todos os Utilizadores que mantêm elevadíssimo o nível de conhecimento disponibilizado para que todos os iniciantes, como eu, possam daqui beber e aprender com a troca de experiências, dicas e opiniões que esta comunidade promove com uma enorme dinâmica!

 

Resumindo o meu percurso de aquariofilista, temos um comunitário com três guppys(de um grupo de 5machos) e 5 corydoras schwartzi. Certo dia, a MJ meteu na cabeça que queria aventurar-se na tentativa de criar L’s! (algures há um tópico sobre o “Plecário Xingu”) Eu para não me ficar, meti na cabeça que queria um biótopo amazónico diferente, e daí nasceu este aqua.

 

Para além da web, muita informação e dicas provêm de longas conversas com o Sr. Emanuel da Aquoporto, figura incontornável da Aquariofilia Portuguese a quem agradecemos toda a paciência, profissionalismo e boa disposição!

 

Setup “Amazónia”

Aquario:

120x40x60cm

 

Agua:

Gh:5

Ph: 6,8

Kh: 3 (Teimoso este Kh…única “dor de cabeça”…seria mais seguro te-lo mais alto para estabilizar o Ph certo? Mas como?... o ph não tem oscilado mas… não sei se á lago com que me deva preocupar…

NO3 e NO2: 0

 

Substrato:

Areia fina

 

Flora:

5 Valisneria, 2 Fetos de Java, 1Red Mor Wood "bonsai" c/ Anubias nanas, 2 troncos driftwood, 1 coco, 3 folhas de amendoeira da índia

Hardscape:

placas de ardosia

 

Filtro:

JBL CristalProfi e1501 Green Line

 

Luz:

2 lâmpadas…1 daylight + 1 UV

 

Temperatura:

28ºC (pode subir mais?)

 

Imagens:

Não é certamente o biotopo mais purista...mas é uma tentativa de reunir as melhores condições para as espécies desejadas com um feeling sul americano...da esquerda passamos da "floresta mística" para a zona da "árvore sagrada" à direita.

dsc04289x.jpg

 

dsc04290mw.jpg

 

Fauna:

 

Chegaram ontem da Aquoporto! Respect!

 

Apistogramma Bitaeniata “Shishita”

1macho e duas fêmeas! Paz e Amor

:)

dsc04261va.jpg

 

Esta Pestinha fêmea... quando a introduzi no aqua estava cinzenta tadinha...devia ser stress porque hoje de manha já estava com este porte!

dsc04256y.jpg

 

Lindo não? Já está a demonstrar uma coloração mais definida na cabeça e o corpo mais escuro. Quando lhe apanhar com a dorsal no ar ponho aqui Azul e Amarelo! Louco!

dsc04267o.jpg

 

 

L204 “Flash Pleco”

Macho (a confirmar)

Surripiado a minha mulher! Hehe

imag0048ml.jpg

 

Madeira? Venha ela! Um comilão dificil de fotografar!

:) Também perdeu coloração devido ao stress, mas já recuperou!

dsc04279m.jpg

 

 

Próximos hóspedes:

4/5 Geophagus Surinamensis

+ camarões xl (não me lembro do nome, só das recomendações quanto ao tamanho não ser tentador para os Geophagus!)

 

Grandes dúvidas:

+3 Acara Heckel (1 macho duas femeas) tao lindos!… uns favoritos desde o primeiro dia!

+ grupo? Mesonautas festivus (ocupar o meio e cimo do aqua)

+ grupo de apistos?

 

Que acham?

 

Abraços

Editado por JSarabando
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito bom! ;)

 

também tenho cá shishitas quando ele se ambientar vai ficar brutal! passa la no tópico sobre os meus apistos que podes la ver umas fotos! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

e obrigado.

 

Passei no teu tópico e de facto esse macho está um estrondo.

Tem que idade?

 

O meu hoje reclamou o coco para ele! Sem stressar as femeas, mas lá anda a entrar e a sair.

 

As femeas se bem que pequeninas - o grupo em que estavam eram numeroso e elas eram as últimas a comer - estão a desenvolver-se de forma bem interessante.

Estão bem amarelinhas e uma delas com uma faixa quadriculada bem marcada por todo o dorso...

Muito pacíficos! E exploradores!

Espero é que os 29º não sejam demasiado... não sei se lhes mexa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Antes de mais, parabens pelo aquário! É sempre bom encontrar montagens adequadas e com semelhanças às necessidades e ao habitat dos ciclideos anões, respectivamente. O aqua está agradável e como já disse, adequa se muito bem às espécies escolhidas.

 

No entanto, faço algumas reparações...

 

Essa areia, é areia de silica? Eu nao aconselho... Acaba por cimentar demasiado e asfixiar as raizes das plantas... Eu costumo aconselhar areia de filtro de piscina que nao é tao fina e é mais amarela, mais proxima à encontrada nos habitats Sul Americanos.

 

Tens os fetos de java enterrados? Os fetos de java devem ser presos a troncos, pedras, etc. Alem de que como te disse no ponto 1, essa areia vai asfixiar a planta...

 

Gosto bastante do tronco da direita! Mas nao acho que as anubias fiquem bem... Alem de que são africanas. As anubias têm um crescimento muito lento e nunca hão de dar muito volume ao tronco... Como tal, sugeria te a desenterrares o feto de java e a substituires as anubias por ele :wink:

 

Sem o feto enterrado (que dava um efeito muito agradável ao lado esquerdo), propunha te a colocares umas echinodorus bleheri, que te dariam um efeito muito semelhante! Alem disso, são Sul-Americanas! Até te diria mais, colocava mais do que uma, espalhadas pelo aqua.

 

Alem das folhas de terminalia catappa, podes acrescentar folhas secas de Quercus, como carvalho, sobreiro, etc. Ficava muito bem!

 

A maior parte dos apistos são preferencialemente monogamicos, como tal, o que vais ter ai vai ser um casal e uma fêmea mais submissa... Alias, como ja disseste, uma está amarela e com uma rista ao comprimento do corpo e a outra nao...

 

Quanto à fauna.. O aqua é grande mas acho que não tão grande quer para as espécies quer para a quantidade. Os geophagus sao peixes que se adaptariam perfeitamente ao ambiente do teu aquário mas mais tarde tornam se grande de mais, o que com mais espécies de ciclideos no aquário, se tornaria sobrelotado.

Acara Heckel serão discus? Acara é um nome brasileiro, nao se usa normalmente em Portugal. Eu tambem acho que ficariam muito bem no aqua mas para esse aquário, podes e deves por bem mais que 3. O sexo nao sei como vais distinguir, uma vez que estes peixes nao têm dimorfismo sexual...

Mesonautas tambem seriam peixes interessantes para o aquário mas tambem acabam por ficar com um tamanho considerável...

Já tens um trio de apistos mas mais de 280L podes por pacificamente, mais uma espécie. 3 espécies tambem dará mas já vai haver mais competição por território e alimento.

Camaroes XL serão camaroes vidro? Qualquer ciclideo, falado a cima, mais tarde ou mais cedo, vai ceder ao instinto e mordiscar um.

Como tal, eu optaria por ou 2 espécies de apistos e os tais discus/mesonautas, ou os geophagos e mesonautas.

 

Aquele termometro, devia passar para um canto.

 

A temperatura... Diminui. Eles aguentam essas Temperaturas altas mas nao é o mais adequado, até porque o metabolismo aumenta bastante e a actividade, alimentação e duração de vida acabam por ser aumentadas e diminuida, respectivamente. Se colocares discus, deixa a 28ºC, sem eles, de 26ºC a 28ºC.

 

10º Bonitos apistos! Com a areia infelizmente não evidenciam tanto as suas cores e muito bem escolhido L! 2 espécies no topo das minhas preferidas de 2 grupos diferentes.

 

Abraço e boa sorte com isso!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João!

 

Obrigado pela resposta! Muito instrutiva!

 

1- Julgo que a areia é de sílica...vou me informar porque o saco não tem rótulo.

As implicações que vão resultar dessa resposta vão ser determinantes para eu "ruminar" sobre o passo a dar...assim de repente parece-me uma tarefa hercúlea mudar o substrato do aquário todo! Mas...

 

2- Um feto está enterrado, o da esquerda. O outro está amarrado a um pedaço de madeira e a uma pedra (porque a madeira teimava em flutuar)

 

3- A ideia era as raizes da anubia crescerem tipo as raizes ds nenufares...agora da ideia a pratica... Se são de crescimento lento lá se vai a ideia ...

E sendo africanas de facto não me parece que se enquadrem. Vão ser repatriadas para a guppylandia.

 

O feto de java....hum...vou "ruminar" nessa ideia...dava uma copa bem frondosa a "arvore sagrada"!

 

4- Bem bonitas, folhas largas. Vou andar atento.

 

5- Boa! carvalhos não faltam aqui! tou sempre a varrer folhas! Vou preparar umas para secarem.

 

6- Se o ambiente se mantiver pacifico, deixo-os ficar neste grupo e vou apostar na biodiversidade.

 

7- Acarichthys heckelli é o nome correcto. Realmente googlei Acara e só aparecem discos.

Adoro este peixe. Acho que a juntá-los só com a certeza que em atingindo o tamanho adulto (daqui a uns anos valentes porque julgo que os geophagus são de crescimento leeento) retiro um dos grupos para outro aqua.

Vou pensar no layout do aqua e depois regresso as especies!

 

8- Ta no meio porque tou com dois termoestatos e na minha ideia o centro dar-me-ia a leitura mais precisa?

 

9- Boa! Já baixei apra a casa dos 26º

 

10- Obrigado! Vou tentar dar-lhes as melhores condições para brilharem!

 

Vou dando notícias.

 

Abraço

Editado por JSarabando
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades!

 

Em relação ao layout do aqua depois de muito matutar optei por algumas adições e nenhuma alteração de fundo.

 

A areia vou manter porque nas raizes das valisnerias enterrei uma areia com substrato. espero que o seu maior calibre ajude a arejar as raizes...

Acrescentei uma laje com dois fetos de java na base da arvore e, uma vez que estes também são de origem asiatica, as anubias também não ficam tão fora do baralho...e acho que o espirito do biotopo se mantem

 

Ando é à caça de um tronco XL para simular as raizes das margens inundadas dos rios e afluentes do Amazonia.

 

Entretanto chegaram as estrelas da companhia :)

 

 

Geophagus Surinamensis

dsc04394zs.jpg

 

Acarichthys Heckel

dsc04383wg.jpg

 

Quando crescerem vão ser recolocados mas para já são os reis... ou não? :)

O apisto shishita parece que cresceu!

Anda todo emproado!

dsc04393b.jpg

 

Vou ter que pensar numa especie para meio/topo mas para já é isto.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O teu pleco não tem atacado as plantas? Nomeadamente as anubias?

Pergunto, pois o meu L200, tem-me dizimado tanto as anubias, como as echinodorus bleheri. Reforcei agora um pouco a sua alimentação, mas não estou a ver grandes resultados :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O teu pleco não tem atacado as plantas? Nomeadamente as anubias?

Pergunto, pois o meu L200, tem-me dizimado tanto as anubias, como as echinodorus bleheri. Reforcei agora um pouco a sua alimentação, mas não estou a ver grandes resultados :(

 

Viva!

 

O que posso partilhar da minha curta experiência de convivência com plecos não é assim muito!

Contudo, o L204 não interfere com nenhuma das plantas.

Este Panaque é um ávido apreciador de madeira! Rói de dia a noite!

 

Mas antes demais deixa-me dizer que o teu pleco é um show!

Muito bonito!

Há um site que nunca deixo de consultar no que toca a plecos. É provável que já o conheças mas aqui fica o link para o Planet Catfish

 

Pelo que vi o teu GreenPhantom é um Baryancistrus, e assim como um dos seus prmos mais famosos, o L81 Golden Nugget, é um omnivoro com queda para o vegetariano...!

 

O teu Green Phantom pelos vistos vai buscar o "Green" do nome a esse apetite pelos verdes...

 

De facto não sei o que aconselhar.

Li ser recomendado variar a alimentação.

Sobre o seu primo L081, da familia Baryancistrus cito:

 

"These fish are grazers, but not in the sense that they eat only vegetation. They actually sift and chew at the film of organic matter on hard surfaces in search of higher protein foods. In the wild this would constitute a variety of foods from small insect larvae and crustaceans to other animals eggs and possibly even recently dead animals. With this in mind, frozen foods such as bloodworm and blackworm should be offered along with frozen prawns. Algae and plants are avoided, but cucumber and courgette appear on the accepted menu. Accepted food morsel size changes with age in all of these fish."

 

Por outro lado é possível ler que evitam algas e plantas, o que não é o caso do teu L200...

 

Também me ando a debater por tentar variar a alimentação do meu Flash, porque não larga a madeira...ponho umas tablets para plecos da sera, mas são as cory que acabam por fazer o frete de as comer...

 

Também li que o L200 não passa dos 15cm (máximo dos máximos), vai daí não deves ter que te desfazer dele como temias no tópico do teu aqua, que por sinal está muito bom!

 

Parabéns.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O meu L200 é na verdade um Hemiancistrus subviridis. O Baryancistrus é muito semelhante, mas o meu é um Hemiancistrus.

Anteriormente não tinha problemas com as plantas, mas com o passar do tempo, ele passou a gostar de chupar e raspar as plantas. Em particular as echinodorus e as anubias. No fundo, qualquer planta com folhas grandes e rijas que suportem o seu peso.

Tenho vindo a aumentar a comida, basicamente agora tem quase sempre disponível algum vegetal, mas nem assim me deixa as plantas em paz. É uma situação chata, não o queria tirar do aquario, pois aprecio muito o animal, mas custa-me andar a fertilizar, injectar CO2, e depois ver este sacana destruir-me o trabalho.

 

O teu pleco é também bastante bonito, e espero que tenhas mais sorte que eu, no que ás plantas diz respeito. No fundo, acho que é uma questão de sorte. Alguns plecos nunca ligam ás plantas, outros não passam sem uma raspadelazita...

 

Já agora, deixa-me dizer que tens um aquario porreiro, com boa litragem, boa filtragem, condições excelentes para os bichos. Gosto especialmente do comportamento desses earth-eaters.

 

Em termos de layout, acho que neste momento está a meio-caminho. Penso que estás virado para um biotopo puro americano. No entanto, não acho que o tronco (apesar de belissimo), seja o mais adequado. Preferia ver um tronco que enchesse mais o aquario, com raizes longas a preencher melhor o espaço.

As anubias são interessantes no tronco, mas como te disseram são de crescimento muito lento. Para um tronco grandito, precisarias de várias, caso contrario fica com um aspecto meio raquítico.

 

Relativamente á temperatura, não estou a ver porque motivo precisarias de colocar acima dos 28º. A não ser que estejas a pensar em colocar discus. E mesmo para discus, 28º não é uma temperatura má de todo.

Um KH=3, para esse PH de 6.8, parece-me normal. Não estou a ver porque precisarias de o subir. Deixa-te estar, que está bem :)

 

Podias colocar um fundo preto, que ficava fixe.

 

Hah, os apistos estão a ficar muito giros. Estou curioso para ver se conseguem fazer criação, com tanta vizinhança. Cheira-me que não, mas......

 

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também sou da mesma opinião.

 

Chegaram os troncos do tamanho que estava a procura. Depois de combinar dois troncos ficou este o resultado.

amazonatdawn.jpg

Estou a pensar colocar outro Feto de Java no meio dos troncos da esquerda...

 

 

Os Apistos se criarem também será uma surpresa.

Pelo que já li são adeptos de um ph mais ácido para criarem...e não estou a fazer nada por isso.

Mas o Apisto reclamou o coco da direita e à excepção das corydoras corre com todos!

Grandes ou pequenos ele não se faz rogado! É de rir...Ele a correr com os G. Abalios e com os Heckelii, e estes nem lhe passam cartão!

 

Vou esperar uns tempos para ver como eles todos se dão, e depois pondero se acrescento alguma especie que ocupe mais a parte de cima da coluna de água...

Estou a pensar ou num casal de mesonautas ou em algum cardume de...tetras se calhar...

 

Obrigado pelas dicas.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parece me que gosto muito do novo aspecto do aqua! Digo "parece me" porque mal se vê... Aumenta a iluminação disso e deixa umas fotos com vários angulos!

 

Mete um cardume de tetras, cardinais. Vais ver que dão uma nova dinamica ao aqua.

 

Abraço e boa sorte,

jp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 8 meses depois...

Olá a todos!

 

Este tópico já está um bocado desactualizado mas estes meninos continuam bem de saúde!

"Só" tivemos uma baixa, um Abalio que certa manhã estava tombado, sem nenhuma marca visível de agressão.

 

Os Shishita estão muito bem, quando tem postura é ver o macho mas também a femea a dar cada coça aos matulões! Ficam com metade do aquario só para eles! É de rir.

 

As Corydoras e o Flash também estão de saúde, estabilizados e cada um com as suas rotinas.

 

Fica um video geral do aspecto da rapaziada.

 

Abraços

 

th_MOV_0242_zpsf6e3aa7c.jpg

Editado por JSarabando
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consigo ver o video.....

 

E tb podias meter umas fotos, pois a ultima estava espetacular e com a fauna que ai tens ainda mais

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 meses depois...