Apistos ca de casa!


Ric.Gomes

Recommended Posts

Ora a pedido de vária famílias (poucas), vou criar um tópico para ir actualizando com as informações dos apistos que tenho cá por casa.

 

Ora muito bem mantenho neste momento, Ap Bitaeniata Shishita, no seguinte setup:

 

Aqua 60*30*30

Filtro cascata eheim

Aquecimento eheim 75W

 

2usbt.jpg

 

 

Alguns vídeos:

 

 

 

 

_______________________________________________________________________________________________________

 

 

Tenho também um outro aquário, neste momento 'desabitado' mas que ira receber novidades assim que se proporcione.

 

Aqua 50*30*30

Filtro interno Eheim

Aquecimento Eheim 75W

 

7cgkj.jpg

 

 

Basicamente é isto que tenho neste momento, vou tentar manter isto actualizado! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 55
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Ricardo!

 

Um macho muito bonito! É engraçado porque esta variante dos bitaeniata, faz lembrar muito os trifasciata! Apenas um pouco maiores ou mais compridos.

 

Essa fêmea do 2º video estava com postura? Parece estar com a barriga concava e muito activa no que se passa ao redor do coco. Como correu a postura?

 

Os aquários parecem me muito agradáveis para os peixes em questão! Talvez apenas acrescentar folhas secas? Um manto destas especialmente no 2º aquário ficava a matar!

 

Entao e que novidade que se proporcionem são essas? lol

 

Por fim, nao hesites em colocar fotos! Eu pessoalmente prefiro fotos a videos... Muitas fotos :wink:

 

Abraço e boa sorte com isso,

jp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João,

 

também noto grandes semelhanças com os trifasciata por acaso! mas estes tem um comportamento muito mais interessante a meu ver e bem tranquilo.

 

em relação à fêmea, começou ontem a ficar amarelada e nas actividades dentro do coco, o vídeo em questão foi gravado hoje, vamos ver o que sai daqui. São um casal muito jovem e ano coloco grandes esperanças nestas primeiras posturas. o que retiro de melhor de tudo isto é que estão a reproduzir-se (ou a tentar) e em segundo plano isso indica-me que estão saudáveis e se sentem bem dentro do espaço que lhes proporcionei! ;)

 

em relação as folhas, tenho ali algumas até mas não gosto muito do efeito que fazem dentro do aquário e ainda não estão devidamente secas!

 

novidades a seu tempo saberás! ;)

 

mais fotos assim que possível!

 

obrigado e abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo.

 

Bem vindo outra vez :)

 

Gosto deste teu projecto e o layout está muito porreiro.

Essa fêmea promete... ;)

O macho também está altamente!! As águas amareladas é que não dão para mostrar as verdadeiras cores deles.

Força aí com esse projecto, e já agora quando quiseres divulgar o que vais meter no outro a malta agradeçe ;)

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Ainda bem que me sugeriste para passar aqui!

O teu macho está mesmo imponente! Que atitude de Alpha!

 

Acho que vou acrescentar um meio coco porque o resultado e muito interessante e eles parecem adorar!

Também gostava de tentar criar as condi~ções para que criassem mas julgo que precisam de um Ph mais ácido do que os meus 6,8 de momento.

 

O teu Ph está em que níveis?

 

Vou estar atento a este topico!

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas obrigado,

 

o coco eles adoram mesmo!

o meu Ph encontra-se por volta dos 5,5/6.0, em relação a baixa-lo mais podes recorrer a turfa, não só promove a baixa do ph como proporciona um tom amarelado na agua que este tipo de peixes adora, podes é não achar tão agradável esteticamente, isso é algo que tens de decidir tu. para a reprodução é melhor que deixes o casal sem companhia, deixas os plecos que tens no teu aqua e pouco mais. para evitar stress quando existirem alevins por ai a bailar! (as femeas entre si ja vao proporcionar stress o suficiente.)

 

 

em relação as perguntas que fizeste no teu tópico:

Boas, e obrigado. Passei no teu tópico e de facto esse macho está um estrondo. Tem que idade? O meu hoje reclamou o coco para ele! Sem stressar as femeas, mas lá anda a entrar e a sair. As femeas se bem que pequeninas - o grupo em que estavam eram numeroso e elas eram as últimas a comer - estão a desenvolver-se de forma bem interessante. Estão bem amarelinhas e uma delas com uma faixa quadriculada bem marcada por todo o dorso... Muito pacíficos! E exploradores! Espero é que os 29º não sejam demasiado... não sei se lhes mexa!

 

Em relação à idade não sei que idade tem, cá em casa esta a cerca de 1 mês, como vejo que ainda esta a desenvolver a coloração 'adulta' presumo que a idade possa rondar os 12 meses... +/-!

em relação a tua temperatura podes baixar um pouco em costumo ter a temperatura sempre nos 27º

 

por fim acho que deves plantar mais o teu aquário pois proporciona um melhor ambiente para os apistos e arranjar mais cascas de coco e umas folhas de carvalho ficavam ai a matar!

 

estas e todas as outras sugestões que te dou são apenas sugestões, mas se quiseres tentar a reprodução convém segui-las, de qualquer das maneiras podes sempre tentar baixar um pouco, embora esse não seja totalmente desapropriado se conseguires baixar um pouco eles agradecem, mas o mais importante é que o mantenhas estável! ;)

 

boa sorte grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Vou confirmar que tipo de areia e que tenho no aqua. Temo que seja de silica e a confirmar-se, essa alteração será a primeira que irei ter que lidar...

Depois, tudo o que se seguir será uma brisa:)

 

Turfa e água amarela? Gosto. Nota 20 para mim.

Plantar mais também Acho que vou dar um retoque mais sul americano com direito a caipirinha porque vai dar água pela barba esta alteração!hehe.

 

Abraço e obrigadão pelas dicas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação à fêmea, começou ontem a ficar amarelada e nas actividades dentro do coco, o vídeo em questão foi gravado hoje, vamos ver o que sai daqui. São um casal muito jovem e ano coloco grandes esperanças nestas primeiras posturas. o que retiro de melhor de tudo isto é que estão a reproduzir-se (ou a tentar) e em segundo plano isso indica-me que estão saudáveis e se sentem bem dentro do espaço que lhes proporcionei! ;)

 

em relação as folhas, tenho ali algumas até mas não gosto muito do efeito que fazem dentro do aquário e ainda não estão devidamente secas!

Entao pelas minhas contas, se tivesses com postura, hoje ja terias a prova ahah entao, novidades??

 

Como nao gostas das folhas secas?! Eu acho que dá um efeito espectacular! Experimenta coloca las ainda com os ramos, dá outra dinamica! Eu faço sempre assim porque sem ramos, as folhas acumulam se todas num so sitio por causa da corrente do meu filtro externo e tambem porque eu adoro ve los a passar pelo meio e por dentro dos ramos!

 

Esse bitaeniata está espectacular!! Como o fábio diz, é pena que a água de chá e a areia não deixem os apistos mostrar todo o seu potencial (eu sofro do mesmo) mas esses azuis num ADA amazonia... Nem quero pensar.

 

Já viste a minha ultima ideia no tópico da fishroom do Fábio? Que tal tentarmos fazer um cruzamento entre os vossos bitaeniata? Ver o que resulta de variantes diferentes hmm?! Eu estou a acabar exames e tenciono remontar um aqua de 120L muito provavelmente para apistos, com ADA Amazonia, e como ainda nao me tinha decidido que espécie escolher, era capaz de experimentar ficar com um macho ou fêmea teu e o oposto do fábio e ver o que dá! O que achas/acham (se estiveres ai fábio)? Interessante nao?

 

Vou confirmar que tipo de areia e que tenho no aqua. Temo que seja de silica e a confirmar-se, essa alteração será a primeira que irei ter que lidar...

Depois, tudo o que se seguir será uma brisa:)

 

Turfa e água amarela? Gosto. Nota 20 para mim.

Plantar mais também Acho que vou dar um retoque mais sul americano com direito a caipirinha porque vai dar água pela barba esta alteração!hehe.

Oh JSarabando, parece me que tu tens queda para os biótopos! E investigares melhor o que é preciso e se gostas ou nao e transformares esse aqua numa coisa dessas? Tens muita informação na net e mesmo neste forum!

 

Abraço para os 3,

jp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Vou confirmar que tipo de areia e que tenho no aqua. Temo que seja de silica e a confirmar-se, essa alteração será a primeira que irei ter que lidar...

Depois, tudo o que se seguir será uma brisa:)

 

Turfa e água amarela? Gosto. Nota 20 para mim.

Plantar mais também Acho que vou dar um retoque mais sul americano com direito a caipirinha porque vai dar água pela barba esta alteração!hehe.

 

Abraço e obrigadão pelas dicas!

 

na boa vai dando noticias e actualizando o tópico!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao pelas minhas contas, se tivesses com postura, hoje ja terias a prova ahah entao, novidades??

 

Como nao gostas das folhas secas?! Eu acho que dá um efeito espectacular! Experimenta coloca las ainda com os ramos, dá outra dinamica! Eu faço sempre assim porque sem ramos, as folhas acumulam se todas num so sitio por causa da corrente do meu filtro externo e tambem porque eu adoro ve los a passar pelo meio e por dentro dos ramos!

 

Esse bitaeniata está espectacular!! Como o fábio diz, é pena que a água de chá e a areia não deixem os apistos mostrar todo o seu potencial (eu sofro do mesmo) mas esses azuis num ADA amazonia... Nem quero pensar.

 

Já viste a minha ultima ideia no tópico da fishroom do Fábio? Que tal tentarmos fazer um cruzamento entre os vossos bitaeniata? Ver o que resulta de variantes diferentes hmm?! Eu estou a acabar exames e tenciono remontar um aqua de 120L muito provavelmente para apistos, com ADA Amazonia, e como ainda nao me tinha decidido que espécie escolher, era capaz de experimentar ficar com um macho ou fêmea teu e o oposto do fábio e ver o que dá! O que achas/acham (se estiveres ai fábio)? Interessante nao?

 

Oh JSarabando, parece me que tu tens queda para os biótopos! E investigares melhor o que é preciso e se gostas ou nao e transformares esse aqua numa coisa dessas? Tens muita informação na net e mesmo neste forum!

 

Abraço para os 3,

jp

 

pessoalmente não sou muito apologista desse tipo de cruzamentos acho que se poderia estar a regredir no que diz respeito as diferente variantes dos bitaeniata que já estão definidas e pré estabelecidas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebo mas se nao se tentar nunca vais saber se estás a regredir ou a encontrar variantes diferentes! Se nao existisse esta selecção artificial, o mundo da aquariofilia hoje em dia estaria muito reduzida! Só de pensar na quantidade de estirpes de discus, apistos, viviparos ou camarões!!

 

Alem disso, é algo que a nível de variabilidade intraspecifica é excelente!! Muitos dos casais que temos em casa e comprados em lojas, são filhos dos mesmos pais... E isso, a consaguinidade, que me faz bastante confusao! Especialmente a mim que sou contra a compra de espécies selvagens...

 

Sempre pensei em mandar vir apistogrammas de locais diferentes para fugir a este problema (mais psicológico que outra coisa) mas acabei por nunca o fazer. Mas entao, quando e se conseguires ter reprodução desse casal, nao me arranjas apenas um espécime (macho ou fêmea)?

 

E da postura? Novidades ou falso alarme?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebo mas se nao se tentar nunca vais saber se estás a regredir ou a encontrar variantes diferentes! Se nao existisse esta selecção artificial, o mundo da aquariofilia hoje em dia estaria muito reduzida! Só de pensar na quantidade de estirpes de discus, apistos, viviparos ou camarões!!

 

Alem disso, é algo que a nível de variabilidade intraspecifica é excelente!! Muitos dos casais que temos em casa e comprados em lojas, são filhos dos mesmos pais... E isso, a consaguinidade, que me faz bastante confusao! Especialmente a mim que sou contra a compra de espécies selvagens...

 

Sempre pensei em mandar vir apistogrammas de locais diferentes para fugir a este problema (mais psicológico que outra coisa) mas acabei por nunca o fazer. Mas entao, quando e se conseguires ter reprodução desse casal, nao me arranjas apenas um espécime (macho ou fêmea)?

 

E da postura? Novidades ou falso alarme?

 

Boas,

 

postura falso alarme, se conseguir reproduções logo se vê!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas pessoal, actualizações fotográficas, nada de novidades especiais ainda.

 

 

Aqua 1 - Ap. Bitaeniata Shishita

no9u6.jpg

 

 

e88fa.jpg

 

 

 

Aqua 2 - /

eow5w.jpg

 

 

aproveito para perguntar se alguém me sabe dizer que planta é esta que se encontra na parte direita do aquário, foi oferecida, pensei que fosse um tipo de vallisneria, mas a zona das raízes não tem todos aqueles filamentos finíssimos como é usual nas vallisnerias são raízes grossas e bastante diferentes, poderá ser Cyperus helferi?

 

14huc.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

Estão porreirinhos os aquários. Pessoalmente acho que o segundo ficava a ganhar muito com folhas secas de carvalho. Os Bitaeniata Shishita são muito fixes, tens um casal ou um trio? Não ficam timidos estando só eles no aquário?

Cumprimentos,

Carla

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Carla,

 

obrigado antes de mais! quanto a folhas não gosto muito do aspecto em geral mas já tenho umas quantas a secar. tudo a seu tempo. em relação ao Bitaeniata tenho apenas um casal, um trio neste espaço ia gerar muita confusão. em relação a timidez não posso apontar nada, são super activos, curiosos e nada retraídos, só mesmo nos primeiros dias é que estranharam mais nada. eles que se 'entretenham' um ao outro 'if u know what i mean...' :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

As pedras que tens no aqua 1 são fantasticas!

 

Desse género só vejo na praia...mas não sei se será seguro utilizá-las mesmo depois de fervidas...

 

Onde arranjaste as tuas?

 

Abraço e boa sorte com as próximas posturas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

peq, actualização... a fêmea shishita já está novamente no seu refugio e bastante amarela. descobri algo que pode ter condicionado a primeira postura, um termostato defeituoso, que estava com indicações de humidade no interior e que podia estar a libertar corrente para a agua e talvez por ai o corte abrupto nos rituais de acasalamento na ultima vez.

 

reforço a questão da identificação da planta na foto de alguns tópicos acima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo.

 

Parabéns mais uma vez pelos projectos. Então e quando é que aparece por aí outro casal?

 

Em relação à planta, creio tratar-se de algum género de Valisnéria, é só o meu palpite porque não percebo nada de plantas.

 

Quanto à tua questão e que pensas ter sido a causa do insucesso na 1º postura, deixa-me dizer-te que também tenho um ou outro termoestato na mesma situação e não creio que se trate de avaria ou humidade no seu interior, senão entrava em curto. Na minha opinião trata-se uma condencação minima que faz com que o vido fique um bocado embaciado, dando a sensação de haver fugas para o seu interior. Por isso, não mandes o termoestato fora ;)

 

Abraço e espero ver pulgas shishitas aí em breve :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas fabio!

 

obrigado antes de mais, em relação à planta, não sei o que posa ser jà ouvi muitas opiniões! o termostato nao foi fora mas por agora não vou usa-lo mais. so por precaução pois os outros nunca apresentaram estes indicios de agua no interior.

 

aguardamos novidades! abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pois aguardamos novidades! Queremos saber a tal espécie entao!

 

Essa planta nao me parece nem vallisneria nem cyperus helferi... As vallisnerias nao têm essa fibra que passa no meio de cada folha e as cyperus têm uma folha mais fina e o fim da folha é mais afiado. Entre as 2, acho mais parecida à cyperus mas nao acredito que seja... Ate nao sei se nao sera uma planta nao aquatica. Se mostrasses as raizes/rizoma, ajudava.

 

Va queremos ver essas pulguinhas e saber que casal vai para o aqua desabitado!

 

Abraço e boa sorte

Editado por João Pedro Palma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espétaculo amigo.

 

Belo trabalho!!! Agora uma boa alimentação para levares essa prole para a frente.

O macho ainda está no aquário solto??

Tem atenção aos niveis de agressividade dele para com a fêmea. Nas reproduções dos meus Bitaeniata tive que retirar o macho senão limpava os pequenos todos.

 

Abraço e boa sorte com eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais