Que substrato para discus


Carlos Conde

Recommended Posts

Vou montar um aquario de discus.

 

Vai ficar sem plantas , so com troncos.

 

Que areia usariam ou aconcelham.

 

Gostava de ficar com a areia em branco.

 

A silica fina serve ?

 

ABC

 

A silica serve perfeitamente, é uma questão de gosto. No entanto, no meu entender, fica bem melhor com areia de rio ou de filtro de piscina.

 

Por que não fazes um biótopo amazónico? Fica simplesmente espéctacular. Fica a sujestão.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O biótopo amazónico que tenho visto, têm sempre plantas ... mas vou espreitar mais umas fotos ...

 

Já agora tens ideia de preço para essa areia que sugeriste ?

 

ABC

Editado por Carlos Conde

Carlos

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diria que não

 

Discus pedem pouca iluminação, com areia branca vais ter uma grande reflexão da intensidade da luz, por cima e por baixo, vais stressar os animais.

 

Para discus recomendo areão escuro

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O biótopo amazónico que tenho visto, têm sempre plantas ... mas vou espreitar mais umas fotos ...

 

Já agora tens ideia de preço para essa areia que sugeriste ?

 

ABC

 

Existem muitos que não têm plantas, são autênticos "black water". Vê na área de biótopos amazónicos, ou no próprio "you tube", exemplos não faltam. Esse tipo de areia compras com facilidade num Aki ou Leroy Merlin, a preços muito baixos. 30kg a 10€ ou semelhante.

 

Pondera bem a questão do biótopo. Discus num "black water" fica deslumbrante, só vejo vantagens. Baixa manutenção, pouca luz (menos electricidade), condições perfeitas para os discus, para além de o aquário ficar muito natural.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem plantas vai ser um pouco arriscado. Tens de ter em atenção para arredondares todos as pontas dos troncos e pedras ou os meninos podem-se ir lá magoar. E estou de acordo com o João Pedro, os discus vão stressam com areão claro. Nao havendo Sombreamento provocado pelas plantas tens de compensar com um areão mais escuro. Nao te esqueças que os discus são de aguas amarelas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

cada pessoa tem a sua maneira de pensar.

mas eu já tive areao preto ate a pouco tempo e recentemente meti areia de filtro de piscina e a meu ver,fica melhor a areia de filtro de piscina,tanto esteticamente como as cores dos discus ficam melhores.

apenas te digo para colocares umas plantas flutuantes,eles vao agradecer.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para mim é a melhor opçao.

areia de filtro de piscina é areia branca,mas um pouquinho mais grossa que a de silica normal.

com umas plantas flutuantes acho que fica bem,sempre dá a tal sombra que os discus gostam.

existem uns sacos de 25kg de areia de filtro de piscina na leroy e barata.(18 euros)

 

cumprimentos

Editado por demanuel

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem já que estás certo quanto à cor da qual eu não concordo, verifica bem essa areia para piscina, muitas areias para piscina alteram o pH, sobem-no, e tu com discus queres o pH baixo, tem atenção ao barato, pois pode sair-te caro

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

quanto a areia de filtro de piscina,eu posso dar a certeza que nao altera qualquer parametro da agua.

nao faz subir,nem baixar o ph

eu actualmente tenho dessa areia no meu aquario de discus e conforme eu tenho conheço mais membros que teem.

Editado por demanuel

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem toda a areia para filtro de piscina é igual, convém sempre confirmar qual é a composição. Algumas areias fazem subir o pH, confirmado por alguns membros aqui no forum

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem,eu na leroy apenas vi uma qualidade de areia de filtro de piscinas branca,que é a que uso,tanto nos discus,como nos apistos e nos ramirezi.

mas se existe alguma areia de filtro de piscina que faz subir o ph,nao sabia disso.

mas,ainda bem que avisas.

:)

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Olá malta.

 

Vamos lá reavivar este assunto pois substratos baratos é de interesse cada vez maior nos dias (de crise) que correm.

 

Já usei areia de filtro de piscina do leroy mas achei-a muito compacta, talvez pela sua uniformidade, dificultando o crescimento de raizes.

De resto nada a apontar.

 

Tenho lido gente tb a falar bem da areia de rio que se vende como sendo para construção.

 

Alguém usa? Fotos dela? E qual o melhor sitio para a comprar de entre os leroy's, aki's, maxmat's e afins?

 

Estou a pensar remontar um aqua de 90x45x45 e queria algo barato para usar como substrato não fertil.

 

Venham essas dicas ;)

 

Thanks, \m/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais