Que algas são e como posso eliminalas?


reddevil

Recommended Posts

Parametros daq agua:

 

NH3/ NH4 -> 0

Fe -> 0,25

PH -> 7

NO3 -> 10

NO2 -> 0

GH -> 4

kH -> 5

 

Fertilização:

 

Ferro activo e fertilizante liquido da sera.

 

cumps

logo1115.png

 

Visitem e participem neste novo fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de teres os valores de NO3 a 10, não seriam razão para surgirem algas.

 

Tudo o resto me parece bem.

 

As algas estão só nessa folha ou espalharam-se por todo o aquário?

 

NO3 não provoca algas...

 

NO2 sim!

 

Pelo que colocaste aí eu diria que muito provavelmente é carência e não excesso!

 

Li algures que algas castanhas são falta de luz enquanto que verdes é carência de nutrientes.

Não sei se é "mito urbano" ou se é mesmo assim.

 

De qualquer forma que outras plantas tens?

Que fertilização fazes? Tens CO2?

Que luz tens no aqua?

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

luz: uma lampada que vinha com o aqua que é uma power glo 15W 18T

 

plantas:

 

echinodorus e anubias.

 

CO2 não tenho.

 

 

as algas estão apenas nas anubias, na rocha e no tronco

 

cumps

fertilização so liquido da sera e ferro activo em liquido

logo1115.png

 

Visitem e participem neste novo fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo certamente tens falta de algum nutriente o fertilizante de usas sera Florena, não minha opinião nada serve penso que ate o maior composto dele seja o ferro, ainda por cima fertilizas com ferro activo, isto é ferro em alta e falta a maior parte dos nutrientes, tenta passar a usar um fertilizante composto por macro e micro nutrientes, um muito falado é tropica plant nutrition +, penso que vai melhor bastante ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo certamente tens falta de algum nutriente o fertilizante de usas sera Florena, não minha opinião nada serve penso que ate o maior composto dele seja o ferro, ainda por cima fertilizas com ferro activo, isto é ferro em alta e falta a maior parte dos nutrientes, tenta passar a usar um fertilizante composto por macro e micro nutrientes, um muito falado é tropica plant nutrition +, penso que vai melhor bastante ;)

 

Precisamente o que eu ia dizer ::D: sábias palavras Luis ;)

 

abraço

Editado por Manik48

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agraeçoa ajuda. vou entao tentar esse e ver se milhora. so tenho uma duvida. não vai fazer mal aso invertebrados?

 

Boas dizem que o Cu (Cobre) pode fazer mal, e pode claro se em exageros em tenho invertebrados e uso essa que te indiquei e ate agora nenhum problema, ate uso mais que a dose recomendada, se aderires usa também um pouco mais que a dose recomendada de inicio e depois vais diminuindo para ver o que necessitas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo certamente tens falta de algum nutriente o fertilizante de usas sera Florena, não minha opinião nada serve penso que ate o maior composto dele seja o ferro, ainda por cima fertilizas com ferro activo, isto é ferro em alta e falta a maior parte dos nutrientes, tenta passar a usar um fertilizante composto por macro e micro nutrientes, um muito falado é tropica plant nutrition +, penso que vai melhor bastante ;)

Precisamente o que eu ia dizer ::D: sábias palavras Luis ;)

 

abraço

 

Quando perguntei pelo Florena era mesmo por isso...

 

Inicialmente também o usei e fiquei com a sensação que estava a deitar água colorida no aquário em vez de fertilizante...

 

Tens no mercado opções bem melhores que essa.

 

Como te foi dito o TPN+ por exemplo (é o que eu também uso). Tens também da Seachem, ELOS, etc. É uma questão de procurares.

 

Depois podes usar esta ferramenta para calculares a quantidade que deves colocar por semana.

Se me disseres a litragem do teu aqua e qual o fertilizante que vais usar também te posso ajudar nisso.

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já agora, essas manchas claras nas folhas de anúbia são mesmo da planta ou algum tipo de depósito?

 

No caso de serem da planta, parece-me que tens uma variedade variegada e caso tenhas algum rizoma para venda estou interessado

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aqua e de 60l i vou usar o TPN+.

 

Para essa litragem precisas de 20ml semanais.

 

Não te esqueças é que tens de ter CO2 para acompanhar a fertilização...

 

O CO2 também é um nutriente! E sem ele os outros não são absorvidos como deviam!

 

Para mim é precisamente a causa dessas algas! Falta de CO2...

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que nem toda a gente tem que ter um high-tech (injecção de CO2). É possível ter um plantado (ou plantas saudáveis) sem injecção de CO2. Apenas demora mais tempo e há uma menor leque de plantas que podemos usar.

 

Ele só tem 15W de luz e flora de crescimento lento. Para 60l bastam 10 ml de TPN+ adicionados uma vez por semana.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho CO2 em casa. so não o tenho montado no aquario porque achei que o dioxido de carbono libertado pelos peixes seria o suficiente. mas se for disso volto a montalo.

 

cumps

logo1115.png

 

Visitem e participem neste novo fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho CO2 em casa. so não o tenho montado no aquario porque achei que o dioxido de carbono libertado pelos peixes seria o suficiente. mas se for disso volto a montalo.

 

Não é questão de ser ou não necessário. São duas vias opostas da manutenção de plantados. Os métodos são diferentes, os resultados poderão ser semelhantes com excepção da velocidade e da manutenção (10x mais lento e menos manutenção num low-tech).

 

Estuda as duas opções e o que elas acarretam, pensa e decide o que queres fazer e segue o plano.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no cresciemnto das plantas não notei diferensa com o CO2 ou sem ele

 

certamente não notas-te diferença porque não tinhas fertilizações completas, se tivesse os nutrientes todos mais Co2 reparavas que o carecimento aumentava estão tudo interligado ;)

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

voltando ao tema inicial. a mim parecem-me diatomáceas o que é normal num tanque novo. Nada que uns amano ou uns otto não resolvam em menos de nada. Se não fizeres nada normalmente desaparece por si ao fim de algum tempo. Aconselho-te uma TPA para reduzires a amónia...

 

no cresciemnto das plantas não notei diferensa com o CO2 ou sem ele
Nem podias... o crescimento estava limitado à partida pela baixa quantidade de luz.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas o aqua não é novo. já tem 2 anos e meio. loooool

 

mas posso por otos num aquario de 60l??

 

será que realmente resolvem o problema?

Editado por reddevil

logo1115.png

 

Visitem e participem neste novo fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas o aqua não é novo. já tem 2 anos e meio. loooool

 

mas posso por otos num aquario de 60l??

 

será que realmente resolvem o problema?

 

Os otos crescem até 4cm ou 5cm!

 

Por esse prisma podes.

 

Com o ph a 7 também não é problema.

 

Depende é do resto da fauna....

 

Depois verifica novamente os valores que deste dos testes...

 

 

GH -> 4

kH -> 5

 

 

Sendo o Kh a dureza de carbonatos e o Gh a dureza total, o Gh deveria ser superior ao Kh...

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais