Recommended Posts

Boas

 

Estou em vias de montar um plantado e ainda me sobram algumas dúvidas em relação ao substracto.

 

As plantas serão bastante exigentes, e no layout incluo um tapete:

 

- Para o foreground utilizarei de certeza eleocharis parvula e acicularis em mistura, para fazer tapete.

 

- Mais em segundo plano, hydrocotyle sibthorpioides imediatamente à frente e um pouco entre as dragon stone localizadas do lado esquerdo. Blixa japonica entre as rochas, e imediatamente por traz das rochas rotala wallichii.

 

- Para último plano talvez uma mistura entre rotala green, rotala rotundifolia, eriocaulon setaceum, limnophila aromatica e proserpinaca palustris.

 

 

 

 

 

O problema: não sou rico, porque se fosse compraria o amazonia da ADA, certamente.

 

Como não sou rico, para substracto inerte, pareceu-me a melhor escolha o JBL Manado. Eu sei, que porcaria!...

 

 

Mas gostava que me dessem a vossa opinião sobre estre substracto inerte, se será capaz de aguentar um bom plantade, se consegue forma tapete, e quais as outras opções.

 

 

 

Obrigado!

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais as dimensões do aquario?

 

Para um plantado um substrato fértil será essencial para que o aquário vingue. Só com um inerte vai ser difícil manter as plantas saudáveis!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL, depois de um ano de pesquisa e dois anos de aquários isso não é bem aquela novidade... (a minha dúvida não é se consigo fazer um plantado com inerte só, lol, era se este inerte tem qualidade para sustentar as raízes)

 

Eu já vi todas as opiniões e reviews possíveis na net, só peço a opinião daqueles que já o usaram em plantados.

 

Cumprimentos

Editado por barrel_stuf

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL, depois de um ano de pesquisa e dois anos de aquários isso não é bem aquela novidade... (a minha dúvida não é se consigo fazer um plantado com inerte só, lol, era se este inerte tem qualidade para sustentar as raízes)

 

Eu já vi todas as opiniões e reviews possíveis na net, só peço a opinião daqueles que já o usaram em plantados.

 

Cumprimentos

 

OK peço desculpa mas estava a tentar ajudar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tendo $$$ para um Amazonia as características óptimas que deves procurar são:

 

- granulometria pequena (para ajudar na fixação e dispersão das raízes)

- maior capacidade de troca iónica possível.

 

Dito isto, qualquer um serve desde que, como disse o jpospr, tenhas uma fertilização líquida, CO2 e iluminação correctas.

 

Não tenho experiência com o Manado mas há muita gente a usar. Também muita gente usa o AKADAMA que tem as características acima enunciadas. Mas como te digo, até com areia fazes um plantado :)

 

abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite .

 

Eu tenho o jbl manado no meu aqua com pedra do rio por cima , tenho plantas de dificuldade fácil a media , Co 2 a bombar 84 w dos chineses .

O aqua esta montado a cerca de 4 meses e o que é certo é que elas não param de crescer.

deram me diversas plantas e veio uma de folha vermelha algo larga "não sei o nome" o que e certo e que me parecia que ia morrer, passado 4 meses ai ta ela com 3 folhas lindas e a crescer com saúde .

Atençao!!! >Sou maçarico :blush: mas o que sei é que o manado se esta a portar bem ate a data

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu acho o jbl manado um excelente substrato de acordo com o que custa... colocaria por baixo dele um substrato fértil, e se não queres gastar muito dinheiro, tens o jbl aquabasis plus, ficas com uma boa base para que as plantas se fixem saudáveis, e depois, como já foi dito anteriormente, terás que ter boa luz, bom co2 e um bom plano de fertilizações...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.