Filtro UV, como funcionar com ele???


Recommended Posts

Boas caros colegas foristas, a minha duvida hoje e que peço que me ilucidem com o vosso Know.How é a seguinte:

Tenho o meu aquario com 380 litros de agua doce (fotos para breve) com um filtro exterior da Eheim com boa capacidade sistema de CO2 varias plantas e uma fauna muito interresante ( para mim ) 5 discos cardume +- 15 cardinais e varios guppys. Num destes dias um colega meu deu-me um filtro UV de 9 watt que tinha em casa e não precisava dele e agora já o montei no meu sistema. A minha duvida é a seguinte, quantas horas por dia devo ter o filtro UV ligado??? Os meus parametros de agua estão bons e felizmente não tenho nenhum problema grave a tratar.

Obrigado pelas opiniões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tens problemas, não ligues.

Se ligares, o período de actividade tem mais a ver com o que vais tratar e com o fluxo de água que passa no UV.

Se o fluxo for muito elevado, o UV tem de estar mais tempo ligado, uma vez que a passagem pelo UV é muito rápida e consequentemente mata pouco....

O que se aconselha é a ligar o UV a um filtro (se tiveres mais que um) de menor potência para garantir que a exposição aos UVs é mais prolongada e consequentemente permitir a sua maior eficiencia.

 

Contudo, se o tiveres desligado, é melhor que não o tenhas no circuito, pois a "porcaria" acumula-se dentro dele e reduz a sua eficiencia.

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.