Elimininação da amónia/cloro sem esperar 48 horas ou introdução de qualquer produto


mikawins

Recommended Posts

Boas,

 

um dos cuidados que qualquer aquariofilista deve ter é a eliminação da amónia/cloro. A eliminação pode ser combatida com paciência, através da espera de, pelo menos, 48 horas da água num garrafão antes de introduzir no aquário ou com a introdução de qualquer produto na água.

 

A minha pergunta é a seguinte, sabendo que existe a necessidade de introduzir água nova no aquário sem esperar 48 horas ou introduzir qualquer solução na mesma, pode-se resolver esta necessidade fervendo a água e agitá-la para a oxigenar ?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Há aí alguma confusão... A água deverá ficar a repousar para eliminar o cloro e as cloraminas.

A amónia é um dos produtos do ciclo do azoto, que é mais propenso para a sua formação quando o pH está acima dos 7,0.

 

Não, a tua alternativa não é viável. Não faz aliás qualquer sentido. Usa um bom acondicionador, elimina cloro, cloraminas, e protege a mucosa dos peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu simplesmente adiciono a agua directamente no aquario. O filtro agita a agua e o cloro evapora, e para o efeito eu nunca faço muita percentagem de TPA.

 

Posso afirmar que baixas não tenho á muito tempo , no entanto tambem so tenho peixes resistentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fervendo a água eliminas parte do cloro, mas se considerares que a irás ferver numa panela de ferro, alumínio ou outra liga, podes correr o risco de contaminar a água com metais pesados... O acondicionador é seguro e não faz mal nenhum.

 

Tugz

 

ainda bem que não tens baixas, são mesmo muito resistentes esses peixes. Mas até que o cloro evapore, as guelras dos peixes são afectadas. E outra questão, os tubos de canalização são de que material: cobre, chumbo... considera sempre a contaminação por metais pesados, só não acontece em tubagem de plástico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello,

 

no entanto tambem so tenho peixes resistentes.

 

A próxima frase NÃO DEVE SER LEVADA A SÉRIO!

 

Pois, os outros já morreram todos! :D

 

Não resisti.

 

On topic: num conhecido fórum de ciclideos, onde fui ler também cuidados relativos à água, encontrei alguns relatos de pessoal a fazer as TPA's com chuveirinho directo para o aquário. Por um lado consideram que dessa forma a evaporação do cloro é praticamente instantânea, por outro conseguem uma temperatura amena sem grandes chatices.

 

[],

Kharys

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tugz, a tua solução até pode ser boa para tpa pequenas, mas se precisares de efetuar uma TPA de 50 % ...

 

Kharys, está comprovado que dessa forma elimina-se o cloro ???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O cloro é dos primeiros compostos a evaporar mas nunca antes das 24h mesmo com fervura.

A cloramina então nao é de todo eliminada pela fervura.

 

O facto de os peixes nao morrerem logo após a tpa nao é indicativo de que a tpa esteja a ser mal feita. Aliás o principal resultado de TPA's mal feitas é o envenenamento lento dos peixes com metais pesados que se vão acumulando nos rins e cérebro(por exemplo). Ou seja, peixes vivos durante algum tempo mas em agonia lenta.

Tens duas alternativas e apenas duas: descanso ideal de 48h da agua (mínimo 24h) ou uso de condicionadores.

Editado por SusanaPaço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello,

 

Mikawins: não, apenas estou a referir os relatos que encontrei. Pessoalmente continuo a deixar garrafões entre 2 a 5 dias em descanso, e aqueço-os no microondas por 5 minutos (agora no inverno) quando é para despejar directo no aquario, ou deixo a passar por sifão com uma mangueira de ar, o que dá umas valentes horas para um garrafão e por isso não preciso aquecer.

 

[],

Kharys

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais