Onde comprar cloreto de potassio?


Gullit92

Recommended Posts

Boa tarde, gostaria que alguém me informa-se de uma loja online, ou física, onde posso encontrar clorato de potássio, num tópico antigo deste fórum de 2008, aconselhavam ir a este site, http://www.horizonteaquatico.dreamhosters.com/store/search.php?tag=Cloreto+de+pot%C3%A1ssio, Mas como já é um tópico antigo e já enviei um mail para lá e ainda não obtive resposta, gostaria de saber se posso fazer a encomenda para lá ou se alguém sabe outro local.

 

Aguardo respostas. Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Qual farmacia qual quê=P Eu também já comprei na farmacia, pagava uma fortuna, cheguei a pagar 20 euros por meio kilo, e tinha que esperar pela coisa=S Até que me virei para as Estufas e agricultura (leia-se Horta) e descobri as lojas de productos agricolas... Vais a uma qualquer loja de produtos de agricultura, e compras isso ao kilo=P A semana passada comprei 4 kilos de KCL, K2SO4 e KNO3 aqui para as fertilizações das plantas, agricultura e aquário... E já há algum tempo que compro e não tenho tido problemas. A desvantagem é que não te vendem em pequenas quantidades (á excepção do K2SO4, por razões que não devem ser divulgadas aqui na internet, vendendo um máximo peso de cada vez por pessoa), o grau de pureza não é o mesmo que na farmacia, mas o preço compensa, e as plantas que tenho, até agora não se queixaram, muito pelo contrário, a Cuba e as restantes fazem pearling como se não houvesse amanha, e não tive baixas de vivos até ao momento... Comprei 5 kilos de KNO3 a 5,3€, K2SO4 a 3kg a 6€ e KCL 2 Kilos 3 €, do qual fertilizo Potássio com o K2SO4 e Nitratos com o KNO3 (Visto o meu tanque estar sempre nas lonas em termos de Nitratos e Potássio)

 

O problema é que lojas de productos agricolas não existem em todas as cidades, e o grau de pureza dos sais em questão não são iguais aos de material de laboratório, mas não se pode ter tudo, pode? =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que lojas de productos agricolas não existem em todas as cidades, e o grau de pureza dos sais em questão não são iguais aos de material de laboratório, mas não se pode ter tudo, pode? =)

 

Verdade.

 

O maior problema ai são os contaminantes, que em termos de agricultura até são uteis, mas que em aquário pode ser catastrófico. O KCl e K2SO4 não têm problemas por ai além, os contaminantes não são graves, mas o KNO3 pode ter amonia e/ou ureia (tóxicos, são adorados pelas algas) e hidroxidos (sobem pH).

 

Isto para o teu tipo de aquário (continuas nos holandeses não é? =P) serve muito bem, porque é tudo rapidamente consumido, mas para um aquário com consumos de nutrientes mais baixos (low tech, iwagumis, natures muito baseados em fetos e anubias), a acumulação de amonia e ureia pode dar maus resultados, tanto em crescimento de algas, como em baixas (principalmente invertebrados).

 

Os de farmácia têm garantia de ter menos de 1% de contaminantes.

Os agricolas já não estou bem recordado, mas a coisa anda por volta dos 5-10% de impurezas, 5 a 10 vezes mais.

 

Pode ser uma opção, mas cuidadinho com isso!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim continuo com um holandês de 220litros de alta manutenção. E estou a reformar o meu tanque de 96litros (80cm) baseando o hardscape em videiras, que irá ter Hemianthus glomeratus, Hemianthus micranthemoides, Staurogyne repens e L. arcuata, com CO2, Luz e e fertilizações a condizer... Acho que já deves imaginar, que será outro de alto rendimento XD Simplesmente não tenho paciencia para esses aquários lentos =P Muito embora ande embeiçado por fazer um tanque de Anubias e fetos de baixa manutenção e camarões, trouble is, a ideia é meter Ranunculus inundatos e Glosso, e umas Ludwigia repens, suposta "baixa" manutenção, mas esse ainda tem que ser estudado, pois a fazer-se será num tanque de 37litros e envolveria uma "parede" de rochas completamente cheias de Anubias barteri var. nana petite golden, com Anubias barteri var nana e Anubias barteri e Anubias gracilis por trás da parede (como deves imaginar com tanta Anubias, tem que ser estudado que as Anubias tão caras)... Decisions decisions

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Vivas,

 

Eu comprei aqui:

 

http://www.fluidsens...5a2e0274d5378bd

 

Abraço,

 

 

No site diz apenas que entregam para UK....como fizeste?

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No site diz apenas que entregam para UK....como fizeste?...

Ois,

 

Tenho um amigo a trabalhar em Londres que vem cá amiúde (Páscoa, Natal, Férias, etc.), digo-lhe o que pretende e ele trás.

 

Em Junho chegam-me 250 g de micros ::D:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado...bom link, este facilita ja que enviam para Portugal.

 

Só uma questão...eles não vendem KCl...como encomendas-te desta loja deduzo que não utilizes. (ou compraste noutro sitio?) Notas falta?

É que a "receita" original leva KCl...

 

 

Abraço

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá PTuga,

 

Não uso KCl. A minha receita é só com KNO3 e KH2PO4 e uma vez por semana, se me lembro, um pouco (a olho) de MgSO4.

Não noto qualquer problema. Mas se notar é só uma questão de aumentar um pouco a dose pois ambos já têm K também.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...

 

O KCL eu já tinha, adquiri-o na wate-r-evolution.com, agora está esgotado.

 

#Ptuga# se precisares de um pouco para "desenrascar" manda MP.

 

Podes adquirir também na Vitrilab em Lisboa.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa por estar a "roubar" o tópico mas parece-me bastante adequado à minha dúvida. De momento fertilizo com os produtos da Seachem mas quando estes acabarem pretendo fertilizar pelo EI. Só que tenho um problema com este método...ele adiciona NO3 ao aqua e eu não pretendo uma vez que a fauna já produz o suficiente (mas fosfatos não). Um membro do fórum (obrigado GM) já me aconselhou a substituir o KNO3 por KCl para assim não estar a acrescentar nitratos ao aqua e prevenir uma possível carência de K+.

 

A minha dúvida é se a proporcionalidade de KCl a adicionar à "mistura" é mesma que seria para o KNO3?

 

Obrigado,

--

 

Marco Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

No link abaixo podes ver as percentagens de potássio, clica no separador "Fertilizantes caseiros"!

 

http://aquariofilia.do.sapo.pt/

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não porque as moléculas têm massas diferentes.

 

No KNO3 o potássio equivale a cerca de 39% da molécula. (por cada 100g de KNO3 estás a adicionar 39g de K)

No KCl o potássio equivale a cerca de 53% da molécula (por cada 100g de KCl estás a adicionar 53g de K).

 

(Posso me ter enganado que fiz as contas a correr. Era só para exemplificar.)

 

A isto ainda tens que juntar o K que vem do KH2PO4.

 

Aconselho-te a usar esta calculadora para fazers a contas e assim chegares a um valor indicado para o teu aquário (cerca de 20 ppm de K por semana). Mas não stresses que isto não é rocket science. Mais um pouco menos um pouco não faz grande diferença e podes ser corrigir caso notes alguma deficiência.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o que se passa para nenhuma loja em Portugal vender fertilizante em pó?

Mesmo na farmácia onde costumava comprar já não disponibilizam, tenho o aquário que é uma desgraça...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Podes adquirir na Vitrilab.

 

http://www.vitrilab.pt/?area=10&lang=1

 

Manda-lhes um e-mail, julgo que enviam por correio.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Informação bastante útil :dance: Obrigado! Só me restou uma dúvida relativamente ao MgSO4.7H2O: pela calculadora que o GM deu, a solubilidade é 710 mg/ml ao cabo que no site do James (http://www.theplantedtank.co.uk/calculator.htm) a solubilidade é 255 mg/ml. Pela calculadora do A. Ferreira, ao que me deu a entender a calculadora não pondera este facto. Qual é a correcta?

 

Um off-topic: estou a pensar fertilizar os micros recorrendo ao seachem trace porque, pelo que sei, não há maneira de encomendar os pós em farmácias para "fabricar" os micros. Estou certo ou errado?

 

Mas o que se passa para nenhuma loja em Portugal vender fertilizante em pó?

Mesmo na farmácia onde costumava comprar já não disponibilizam, tenho o aquário que é uma desgraça...

 

Pelo que me informaram numa farmácia em Almada, podes encomendar na Farmácia Estácio (213 211 390 em Lisboa) ou na Farmácia Azevedos (213 401 210). Ainda não liguei para lá a confirmar.

 

Abraços,

--

 

Marco Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Informação bastante útil :dance: Obrigado! Só me restou uma dúvida relativamente ao MgSO4.7H2O: pela calculadora que o GM deu, a solubilidade é 710 mg/ml ao cabo que no site do James (http://www.theplante.../calculator.htm) a solubilidade é 255 mg/ml. Pela calculadora do A. Ferreira, ao que me deu a entender a calculadora não pondera este facto. Qual é a correcta?

 

Um off-topic: estou a pensar fertilizar os micros recorrendo ao seachem trace porque, pelo que sei, não há maneira de encomendar os pós em farmácias para "fabricar" os micros. Estou certo ou errado?

 

 

 

Pelo que me informaram numa farmácia em Almada, podes encomendar na Farmácia Estácio (213 211 390 em Lisboa) ou na Farmácia Azevedos (213 401 210). Ainda não liguei para lá a confirmar.

 

Abraços,

 

Obrigado pela dica! ::D:

Aguardo a confirmação final, mas em principio vou comprar pela vitrilab, sai mais barato.

 

Quanto aos micros em pó nunca vi á venda em Portugal, mas a loja Inglesa mencionada anteriormente vende micros em pó.

 

Eu vou mandar vir de lá uma boa quantidade de micros em pó, se alguém estiver interessado em juntar-se á compra de macro ou de micros é só avisar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

As solubilidades estão correctas... O valor no qual te deves basear é o de 710 g/L, uma vez que se refere à molécula hidratada.

O valor de 255 g/L refere-se à molécula anidra.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aguardo a confirmação final, mas em principio vou comprar pela vitrilab, sai mais barato.

 

Encomendei na Azevedos #cool Liguei para a Estácios mas de momento não tinha o fosfato e o cloreto postássio. A Azevedos tem tudo e posso passar lá amanhã para ir buscar ::D: Ficou-me por 9,95€. Mas o meu aqua é pequeno...36 l...portanto encomendei pouca coisa (11 gr KH2PO4; 55 gr KCl e 105 gr MgSO4.7H2O). Por acaso também liguei para a vitrilab mas não apanhei ninguém. Ainda liguei para outro (V Reis) mas só vende aos sacos de 500 gr (caso do KH2PO4) ou 1 kg (KCl e MgSO4).

 

O site inglês (plantedtanks) compensa bastante para quem quer encomendar quantidades maiores.

 

Eu vou mandar vir de lá uma boa quantidade de micros em pó, se alguém estiver interessado em juntar-se á compra de macro ou de micros é só avisar.

 

Oh pah agradeço muito a tua disponibilidade! bigsmile Se fores encomendar e não te importares em me dispensar um pouco de micros...só preciso de 10 gr. Se assim o entenderes, combinamos por MP as condições.

 

Dúvida: pelo que percebi, os 8,4% de Ferro nestes micro (http://www.plantedtanks.co.uk/trace-250g-3946-p.asp) do tal site inglês, são suficientes para as nossas plantas, não sendo nessário adicionar mais ferro correcto?

 

Olá.

 

As solubilidades estão correctas... O valor no qual te deves basear é o de 710 g/L, uma vez que se refere à molécula hidratada.

O valor de 255 g/L refere-se à molécula anidra.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Luís, longe vão os meus tempos de química na faculdade, mas anidra significa sem água (muito grosseiramente) correcto? É porque no referido site do James ele põe a solubilidade (255 g/L) para a molécula MgSO4.7H2O, portanto será hidratada, ou estou a dizer um grande disparate?

 

Muito obrigado,

--

 

Marco Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em principio não será necessário, depende também das plantas.

Mas por apenas 30gramas não compensa, se tens um aqua de 30 e poucos litros os fertilizantes liquidos são suficientes e duram-te para bastante tempo, agora para aquarios de 250litros os liquidos estão fora de questão...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais