bitis.pt

Recommended Posts

Boas.

 

Tenho um aquário com 39 Litros, onde neste momento tenho 7 Tetra Neons e 2 Ancistrus.

To a pensar ainda arranjar um Beta, mas não sei se é boa ideia o por neste aquário ou não...

Acham que ainda há espaço ou não, para o ter junto dos outros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Contando com a teoria de 1cm de peixe por cada litro de água, vamos lá fazer as contas ;)

 

- 7 neons, que crescem até aos 4cm...

7x4=28

Até aqui, sem problemas.

- 2 ancistrus, (que se forem os que eu estou a pensar) crescem até aos 12/15cm (vamos fazer as contas pelos 12cm.

2x12=24

Se fossem só eles, sem problema, mas...

 

- 24+28=52

Basicamente, tens peixes para 52L, e só tens 39L...

 

Por isso a decisão parte de ti ;)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pah, mas porque razão continuam a debater na teoria do cm por litro?

Então sendo que ele tem um aquário de 39 litros, pode meter um peixe de 30 litros que ainda lhe sobram 9 é isso?

 

Os ancistrus nem sequer deviam estar nesse aquário que é demasiado pequeno para eles.

Achas que peixes de 12 cm devem estar num aquario de 49 litros que se formos a ver os litros reais nem a isso chega?

Estares a dizer a um iniciado que tudo bem, vais me desculpar mas é completamente ausente de lógica.

 

Essa teoria é completamente inválida, não tem qualquer fundamento.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas tardes!

 

Por várias vezes vi pessoal a falar nesta regra de 1cm de peixe por litro de água.

 

Esta teoria é possível de se usar SE E SÓ SE estivermos a falar de peixes como guppys, neons, etc., ou seja, peixes de (muito) pequeno porte!

 

Quando passamos para outros peixes mais "corpulentos" esta teoria cai por terra...

 

Quando falas em 39l deves estar a falar num aquário do género 60x20x30 (comprimento x profundidade x altura)

 

Se pensares que os ancistrus podem chegar a 12-15cm é a mesma coisa que tu andares a passear num corredor com 60cm de largura... Cabes, mas não andas confortável!

 

Mais do que pensar se cabem temos que pensar se os animais andam confortáveis!

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novamente...

 

Esqueci-me de responder à questão inicial!

 

Não creio que Beta e neons seja grande combinação...

 

Os Betas não gostam de cores garridas... Ou melhor, gostam muito! Chamam-lhe um petisco! ;)

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julus, eu falei dessa teoria, não disse que concordava com ela. Não disse que era tudo bem, ora repara:

 

- 24+28=52

Basicamente, tens peixes para 52L, e só tens 39L...

 

já para não falar de que um peixe de 10cm, precisa no mínimo de ter 3x o seu tamanho de largura de aquário na minha opinião. Se ele tem peixes que podem chegar aos 12cm, no mínimo deveria ter 36cm, de largura, e pelo menos 70/80 cm de frente. Na minha opinião ;)

 

Não tens que te exaltar, isso faz mal à saúde

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não creio que Beta e neons seja grande combinação...

 

Sinceramente incognitus, discordo... Com neons eles até se dão bem, e tens por ai bons exemplos no fórum (e eu falo por experiência neste caso)

 

Eles gostam muito é doas guppys, principalmente machos.

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas tardes!

 

Por várias vezes vi pessoal a falar nesta regra de 1cm de peixe por litro de água.

 

Esta teoria é possível de se usar SE E SÓ SE estivermos a falar de peixes como guppys, neons, etc., ou seja, peixes de (muito) pequeno porte!

 

Mesmo assim coninuo a não concordar com ela.

Quando falamos em espaço não podemos passar do espaço que vemos no aquário, para uma combinação de litro por cm.

Isto não é propriamente a rotunda dos aliados onde não se vê o chão da estrada por causa da quantidade de carros.

Os animais precisam de harmonia para estarem bem, e isso vem com o bom senso de cada um e com a sua experiencia.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente incognitus, discordo... Com neons eles até se dão bem, e tens por ai bons exemplos no fórum (e eu falo por experiência neste caso)

 

Eles gostam muito é doas guppys, principalmente machos.

 

 

De facto não tenho grande experiência com Betas e Neons.

 

Daí ter dito: "Não creio".

 

Como sabia que cauda de Guppy era petisco para eles presumi que com as cores dos neons fosse igual por ser um peixe um pouco agressivo e territorial.

 

As minhas desculpas se induzi alguém ao engano! :P

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julus, eu falei dessa teoria, não disse que concordava com ela. Não disse que era tudo bem, ora repara:

 

 

Contando com a teoria de 1cm de peixe por cada litro de água, vamos lá fazer as contas ;)

 

- 7 neons, que crescem até aos 4cm...

7x4=28

Até aqui, sem problemas.

- 2 ancistrus, (que se forem os que eu estou a pensar) crescem até aos 12/15cm (vamos fazer as contas pelos 12cm.

2x12=24

Se fossem só eles, sem problema, mas...

 

 

 

Foi a isto que me referi de não ter lógica o que disseste. A teoria essa é completamente sem lógica e acho que só leva ao engano, não sei porque a continuam a ir buscar;)

Não tens que te exaltar, isso faz mal à saúde

 

 

Não me exaltei, nem tinha motivos para isso, simplesmente refilei que é bem diferente.

Mas obrigado pela dica e preocupação :smile2:

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo assim coninuo a não concordar com ela.

Quando falamos em espaço não podemos passar do espaço que vemos no aquário, para uma combinação de litro por cm.

Isto não é propriamente a rotunda dos aliados onde não se vê o chão da estrada por causa da quantidade de carros.

Os animais precisam de harmonia para estarem bem, e isso vem com o bom senso de cada um e com a sua experiencia.

 

Acho que estás a levar a "coisa" como um mandamento!

 

Não é assim que, pelo menos eu, a vejo!

 

Claro que há outras condicionantes! Tipo e quantidade de fauna, dimensão do aqua, etc.

 

No entanto penso que para os tipos de peixe que referi é uma óptima maneira de se ter uma estimativa do que poderemos ter!

 

Depois claro entra o bom senso e a ponderação!

 

Mas para quem está a começar acho que é algo para ficar com uma ideia!

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo assim coninuo a não concordar com ela.

Quando falamos em espaço não podemos passar do espaço que vemos no aquário, para uma combinação de litro por cm.

Isto não é propriamente a rotunda dos aliados onde não se vê o chão da estrada por causa da quantidade de carros.

Os animais precisam de harmonia para estarem bem, e isso vem com o bom senso de cada um e com a sua experiencia.

 

Se tiveres um aquário de 50L, com decoração e espaço em cima, deve andar a rondar os 40L. Achas 10 neons muito? na minha opinião, cabem e sentem-se bem, 10 neons e umas 3/4 corys. são peixes de nível diferente. Discordas? claro que se num aqua de 100L meteres os mesmos 10 neons e 4 corys, eles têm mais espaço, e até se sentem melhor. Mas isso não é pela litragem, mas sim pelo facto de terem muito mais espaço para andar. Mas a verdade é que eles também se sentem melhor na natureza, onde não têm vidros a impedi~los de subir e descer o rio, e têm uns quantos milhões de litros para nadar ;)

 

De facto não tenho grande experiência com Betas e Neons.

 

Daí ter dito: "Não creio".

 

Como sabia que cauda de Guppy era petisco para eles presumi que com as cores dos neons fosse igual por ser um peixe um pouco agressivo e territorial.

 

As minhas desculpas se induzi alguém ao engano! :P

 

Abraço!

 

Acho que não induziste ninguém em erro :P

Eles gostam de cores, mas os guppys são "cromos" e não têm velocidade suficiente, enquanto que se um betta tentar andar atrás de um neon, vai desistir muito depressa :P

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi a isto que me referi de não ter lógica o que disseste. A teoria essa é completamente sem lógica e acho que só leva ao engano, não sei porque a continuam a ir buscar;)

 

Nesta parte eu não sou a melhor pessoa para falar, porque não percebo nada do assunto :P

 

Não me exaltei, nem tinha motivos para isso, simplesmente refilei que é bem diferente.

Mas obrigado pela dica e preocupação :smile2:

 

Isso faz-te mal à saúde, um dia destes tens um AVC :P

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não acho que dez neons sejam muitos, mas já acho que 10 guppies por exemplo o são.

Daí não concordar com a regra seja ela para animais pequenos ou grandes e achar que se deve sim ter bom senso nas decisões.

 

AVC? Lol, do que tu te foste lembrar, só se for de tanto beber:)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não acho que dez neons sejam muitos, mas já acho que 10 guppies por exemplo o são.

Daí não concordar com a regra seja ela para animais pequenos ou grandes e achar que se deve sim ter bom senso nas decisões.

 

AVC? Lol, do que tu te foste lembrar, só se for de tanto beber:)

 

10 guppys já são muito claro...

 

Senão vejamos:

 

Um aqua de 50l deve ter uns 40l reais

 

Como os guppys têm cerca de 5cm, 5 x 10 = 50l

 

Provado cientificamente! :P

 

Abraço!

 

P.S. - Tou no gozo... :)

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 guppys já são muito claro...

 

Senão vejamos:

 

Um aqua de 50l deve ter uns 40l reais

 

Como os guppys têm cerca de 5cm, 5 x 10 = 50l

 

Provado cientificamente! :P

 

Abraço!

 

P.S. - Tou no gozo... :)

 

 

Mete lhe 8 então;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Discussão acesa estou a ver. =)

 

Bem da minha experiência os guppys é que andavam a mordiscar a cauda ao betta e ele depois perseguia-os. Quanto aos tetras depende, os meus neons nunca ligaram ao betta nem o betta lhes ligou, não houve conflito, mas os serpei esses é que gostam de morder caudas compridas (a do escalar mais manso e muito raramente do betta), mas pronto depende sempre do temperamento do betta. Se o betta for agressivo é bem capaz de andar atras dos neons..

 

Espero ter ajudado em alguma coisa =)

Ambiance 120 :) Finalmente de volta do Mini Travel Guides

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo a Federação das Associações Alemãs de Aquários e Terrários:

  • Para peixes até 2 cm de comprimento - aplica-se a regra de 1l de água por cm de comprimento do corpo do peixe adulto;
  • Para peixes entre 2 e 5 cm - aplica-se a regra de 1.5l...
  • Para peixes entre 5 e 10 cm - aplica-se a regra de 2l...
  • Para peixes entre 1 0 e 15 cm - aplica-se a regra de 3l...
  • Para peixes com mais de 15 cm - aplica-se a regra de 4l...

 

Mas agora, sendo os Betta peixes agressivos, eu não arriscava em juntá-lo com os actuais residentes do aquário.

Editado por Pedro Centena
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo a Federação das Associações Alemãs de Aquários e Terrários:

  • Para peixes até 2 cm de comprimento - aplica-se a regra de 1l de água por cm de comprimento do corpo do peixe adulto;
  • Para peixes entre 2 e 5 cm - aplica-se a regra de 1.5l...
  • Para peixes entre 5 e 10 cm - aplica-se a regra de 2l...
  • Para peixes entre 1 0 e 15 cm - aplica-se a regra de 3l...
  • Para peixes com mais de 15 cm - aplica-se a regra de 4l...

Mas agora, sendo os Betta peixes agressivos, eu não arriscava em juntá-lo com os actuais residentes do aquário.

 

 

Apesar de fazer mais sentido o que aqui escreveste continuo a bater na mesma tecla.

 

Para peixes entre 1 0 e 15 cm - aplica-se a regra de 3l... Então 15 X 3 = 45.

Estão a ver o que é um aquário de 45 litros com um animal de 15 cm lá dentro?

Acham isso sustentável tanto para o aquário como para o animal?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu "concordo" mais com esta, mas temos que ponderar que a realidade não é bem assim.... Porque é a tal questão, 50L de água para um disco, mas tu nunca podes ter só um. Logo o aqua minimo para ter discus, serão sempre 100L...

 

Isso vai partir do bom senso

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo que nesta matéria a regra de ouro é o bom senso.

 

Podemos e devemos usar a “fórmula” apenas como ponto de partida, fazendo os ajustes necessários em função das exigências e preferências de cada espécie, da eficácia do sistema de filtragem, etc.

 

Para um iniciante, como é o meu caso, em que por vezes o desejo de trazer da loja um exemplar de cada animal exposto se sobrepõe ao bom senso, a “fórmula” funciona como um travão para piores males.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora ai está ;)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Xii que isto demorou a ler...

 

Eu tenho 7 Tetra Neons pois me segui pelo que li em vários sites e forum's de aquafilia, que é 7 Tetras por cada 20 litros de agua, o que me vai sobrar ainda 19 litros para tudo o resto e para os Ancistrus.

Eu sei que os Ancistrus vão crescer mas por agora só têm uns 4 cm cada um, quando crescerem já devo ter dinheiro junto suficiente para o aquário maior que eu ando a namorar ;)

 

Quanto ao Beta to a ver que o melhor mesmo é, se arranjar um, mete-lo num aquário há parte para evitar problemas de futuro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais