Aqualtis 1º aquario de 96 litros


Aqualtis

Recommended Posts

  • 4 semanas depois...
  • Replies 79
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

TPA 20% de 3 em 3 dias durante +-2 semanas, agua velha.

Limpeza do filtro so com agua das TPA.

 

Deixa estabilizar o aqua.

 

Se outras Cory ficarem afetadas ou os peixes mostrarem falta de apetite pensar em parasitas.

 

Nao conselho para peixes areia fina (nao se pode limpar) e substratos ferteis, para iniciantes. O metabolismo anaerobio no areao nao remexido gera amonia e gazes toxicos, a areia fina parece ser a pior.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Nao conselho para peixes areia fina (nao se pode limpar)"

 

Ai não... até se limpa melhor que areão normal. Tive areia branca fina durante mais de um ano sempre impecável com limpezas semanais. Até considero que se limpa melhor do que areão.

 

Quanto às bolas anaeróbicas, concordo, é preciso remexer aquilo semanalmente mas nunca tive problemas por causa disso.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Apesar da minha resposta tardia agradeço a ajuda que me foi dada.

 

- As mortes das minhas primeiras Guppys foram realmente estranhas, morreram as duas de um dia para o outro uma ainda esteve na "maternidade" e teve alguns alevins e por isso posso associar também o fator stress a morte desta. A outra para além da cauda um pouco danificada não vi mais nada. Na altura fiz uma TPA de +/- 10/20%. Desde a morte da última guppy só tenho a registar a morte de dois alevins na altura com duas semanas.

Já introduzi mais fauna no aquário a ultima acerca de um mês e para já não tive mais qualquer incidente com peixes.

 

- Lavava sempre as matérias filtrantes da biobox com a água da tpa, como me foi ensinado aqui no forum. Lavava agora já não lavo pois tenho um filtro externo (EHEIM 2215) mas o procedimento de limpeza é o mesmo.

 

- Para já estou a gostar da areia de silica, talvez outros substratos não deixem saltar a vista o lixo acumulado no fundo como acontece com a areia mas isso também nos obriga a ser bastante pró-activos na limpeza do aquário. Não considero difícil de limpar, têm é de se ter cuidado para não aspirar muita areia. Como tenho feito algumas alterações de layout tenho remexido o fundo mais do que o gostava e não tenho tido problemas com alguma matéria que lá estivesse depositada.

Para mim a grande desvantagem da areia de silica ( a verdadeira comprada numa loja de aquariofilia) é a limitação a fixação que oferece as raizes das plantas, mas não torna impossivel ter um plantado com este substrato. Outra coisa que gosto bastante é facto de refletir bastante luz o que ajuda o aquario a ser mais iluminado.

 

Depois deixo aqui as fotos das atualizações

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é importante teres cuidado com a fauna nova que metes , falo por experiência própria, tenho visto imensa gente que começa na aquariofilia e tem a tendência a comprar peixes em lojas que não conhecem e às vezes acaba por ser fatal porque não sabem apreciar os peixes nas lojas e como depois não tem uma aquário para fazer um isolamento antes de colocar com os outros para evitar problemas por vezes acontecem "desgraças" e as pessoas acabam por desistir às primeiras dificuldades

 

Boa sorte com o aquário e cuidado com os alevins...não te estiques muito na população senão ficas com excesso de população e acabas por ter picos de amônia que acabam com um aquario num instante

 

Abraço

 

KIkoscp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica, apesar de já ter esse comportamento norma, neste caso foi mesmo azar. Recomendo a loja onde compro tudo para o aqua. É um daqueles locais onde se gosta de falar e discutir sobre aquariofilia.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá fica a atualização aqui do aqua.

 

aquaabril.jpg

 

O que acham?? o que melhoravam?

 

Para já não há mais mortes a relatar.

O menos positivo é o aparecimento de algumas algas escuras que se alojam nas plantas.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado,

 

neste momento algumas das limnophila sessiflora já chegam ao topo do aquario por isso tenho que preparar uma poda e replantação.

 

A intenção é densificar mais com essa planta o lado direito, a zona do tronco e central.

também já coloquei mais musgo de java no tronco, naquele ramo que aparece despido de musgo.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...

Fica mais uma fotos com actualizações.

 

Não tem havido morte de peixes, apenas umas BBA a chatiarem.

 

45083357.jpg

 

actualização Junho

 

site2m.jpg

 

fotosite1.jpg

Deixem os vosso comentários e opiniões pr melhoria de layout

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

boa evolução, vou te dar um conselho em relação ás BBA corta e limpa as zonas efectadas o mais que poderes se der em pedras por exemplo tiras a pedra colocas agua a ferver sobre a mesma pode ser da torneira que ela morre na hora e podes colocar novamente no aquario vais ver que fica vermelha depois branca de depois desaparece.

 

Agora tambem importante reduz o tempo entre tpa's eu por exemplo passei de 7 para 5 dias, compra 2/3 SAE - Crossocheilus siamensis certifica-te que compras correctamente e não chines, reduz a quantidade de fertilizante pelo menos ate estabilizar e compra Seachem Flourish Excel ou Easylife EasyCarbo eu utilizo este ultimo 5ml todos os dias para mim é melhor e muito mais barato aconselho.

Estes foram os passos que dei no meu aquario para resolver o problema e com persistencia consegui, alguma duvida coloca que tento ajudar-te.

 

Abraço

 

BP

Editado por BrunoPereira_44091
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigado pela dica. De facto as medidas que tenho tomado para combater as BBA têm sido.

- corte nas plantas de crescimento rápido das zonas afectadas (limnophila sessiflora)

- nas anubias e Cryptocoryne wendtii “brown” corto as folhas mais afectadas.

- aplico directamente nas folhas mais afectadas a dose diaria de carbo Green (semelhante ao Flourish Excel)

- Também baixei o tempo de iluminação de 10h para 8h

- Sigo o metodo de fertilização EL do Tom Barr que indica que o excesso de fertilização não provoca algas por isso fertilizo de 2 em 2 dias com +/- 5ml de ferropol da JBL.

- Tento fazer TPA's de 25 a 30L todas as semanas (mas nem sempre é possivel)

 

As zonas mais afectadas pelas algas é precisamente a zona onde tem masi iluminação por isso é que baixei o tempo de iluminação.

 

- o que dizes de ferver as zonas da areia de silica mais escurecidas pelas algas? sera que vai ter o mesmo comportamento que as ferver as pedras.

 

Fauna para algas tenho os ottocinclus (3). Os SAE são compativeis com guppies e os restantes habitantes do meu aquário.

 

obrigado e um abraço.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigado pela dica. De facto as medidas que tenho tomado para combater as BBA têm sido.

- corte nas plantas de crescimento rápido das zonas afectadas (limnophila sessiflora)

- nas anubias e Cryptocoryne wendtii “brown” corto as folhas mais afectadas.

- aplico directamente nas folhas mais afectadas a dose diaria de carbo Green (semelhante ao Flourish Excel)

- Também baixei o tempo de iluminação de 10h para 8h

- Sigo o metodo de fertilização EL do Tom Barr que indica que o excesso de fertilização não provoca algas por isso fertilizo de 2 em 2 dias com +/- 5ml de ferropol da JBL.

- Tento fazer TPA's de 25 a 30L todas as semanas (mas nem sempre é possivel)

 

As zonas mais afectadas pelas algas é precisamente a zona onde tem masi iluminação por isso é que baixei o tempo de iluminação.

 

- o que dizes de ferver as zonas da areia de silica mais escurecidas pelas algas? sera que vai ter o mesmo comportamento que as ferver as pedras.

 

Fauna para algas tenho os ottocinclus (3). Os SAE são compativeis com guppies e os restantes habitantes do meu aquário.

 

obrigado e um abraço.

 

cumps

 

 

Boas,

 

estas algas são rapidas para aparecer e muito dificeis de irradicar como eu compreendo-te, estás a ir no bom caminho em relação aos SAE eu tenho no meu comunitario juntamente com ottos e outras especies sem qualquer problema.

 

Fertilização do meu aquario: eu coloco em cada tpa 20ml de Easylife Profito e agora o importante todos os dias depois de as luzes apagarem 5ml de Easylife EasyCarbo. - Esta gama de fertilizantes é concentrada e relativamente barata e no meu caso tenho bons resultados

 

Dá uma vista de olhos no meu topico: http://www.aquariofi...howtopic=177304

 

Abraço

 

BP

Editado por BrunoPereira_44091
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fertilização do meu aquario: eu coloco em cada tpa 20ml de Easylife Profito e agora o importante todos os dias depois de as luzes apagarem 5ml de Easylife EasyCarbo. - Esta gama de fertilizantes é concentrada e relativamente barata e no meu caso tenho bons resultados

BP

 

Tenho a indicação que o melhor será colocar o cabono liquido quando as luzes estão ligadas, se possivel logo no inicio. A explicação que me deram pr este procedimento foi para rentabilizar melhor o processamento do carbono. E agora em que ficamos???

 

O teu SAE não está muito grande.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem colocava durante o dia, claro que as plantas de dia absorvem o carbono e á noite fazem o inverso mas numa leitura que fiz em tempos tinha um sujeito que com problema de BBA que fazia o inverso colocava á noite o carbono liquido e começou a solucionar o problema das BBA e por estranho que pareça as plantas durante a noite cresciam. Como não custa nada experimentei o mesmo metodo e comprovei o resultado tanto na irridicação como no crescimento das plantas, no meu caso as plantas que demonstravam maior crescimento durante a noite eram as HYGROPHILA POLYSPERMA e a CABOMBA CAROLINIANA houvessem mais podas.

 

Em relação aos SAE realmente comprei-os bem pequenos e agora estão adultos, mas como já disse não tenho conflitos dentro do aquario talvez um chega para lá entre alguns da mesma especie mas nada demais, ajuda um aquario bem plantado. Se quizeres experimentar compra só 1 ou 2 tambem são especies baratas.

 

Abraço

 

BP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem colocava durante o dia, claro que as plantas de dia absorvem o carbono e á noite fazem o inverso mas numa leitura que fiz em tempos tinha um sujeito que com problema de BBA que fazia o inverso colocava á noite o carbono liquido e começou a solucionar o problema das BBA e por estranho que pareça as plantas durante a noite cresciam. Como não custa nada experimentei o mesmo metodo e comprovei o resultado tanto na irridicação como no crescimento das plantas, no meu caso as plantas que demonstravam maior crescimento durante a noite eram as HYGROPHILA POLYSPERMA e a CABOMBA CAROLINIANA houvessem mais podas.

 

interessante informação, vou experimentar pode ser que realmente dê mais resultado, estamos sempre a aprender.

 

Em relação aos SAE realmente comprei-os bem pequenos e agora estão adultos, mas como já disse não tenho conflitos dentro do aquario talvez um chega para lá entre alguns da mesma especie mas nada demais, ajuda um aquario bem plantado. Se quizeres experimentar compra só 1 ou 2 tambem são especies baratas.

 

O preço não me assusta e até são faceis de encontrar, principalmente em lojas de shooping como o nome de Ottocinclus LOL, tenho é medo que qd mais crescidos deixem de ser compativeis com os atuais habitantes do meu aqua, guppies, neons, nariz de bêbados, corys e ottos

 

abraço

Editado por Aqualtis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal além de toda ajuda que poderem dar pr me ajudarem com as BBA's, agradecia também que me ajudassem aqui com uma questão.

 

Tenho no meu aquário plantado a mais de um mês vários pés hygrophila polisperma, pelo que tenho lido é uma planta de crescimento rápido. Crescimento rápido como??? por exemplo a limnophila sessiflora??? É que a a minha limnophila sessiflora cresce que até chateia e a hygrophila polisperma pouco cresceu. O que será?? Má adptação ou simplesmente não é essa espécie.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lamento mas não a tenho usado no meu aquario...embora talvez fica-se bem :D

mas segundo o que li tem um crescimento tipo as cabombas...

não se torna uma praga como a limnophila sessiflora...mas cresce...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.