Nova Montagem


Julius

Recommended Posts

Boas,

 

Após 3 semanas de arranque do meu novo penico (com xixi e ervas de alguém), achei ser hora de postar aqui com a malta a minha mais recente montagem que ainda tem muito para avançar.

Vão notar que a água está ainda acastanhada devido aos troncos (eu pessoalmente gosto de águas mais escurecidas) mas com o passar do tempo os TPAs vão limpar a mesma.

Para o arranque visto que ainda não tinha na altura o meu JBL 701 greenline, iniciei o ciclo do azoto com um filtro interno velhinho que tinha por lá arrumado, e que ainda se encontra a funcionar dentro do aquário, de modo a que as colonias de bacterias se propaguem para o JBL 701.

Ontem inseri a primeira flora que obtive (obrigado Jorge pela gentileza) e pela primeira vez calibrei a iluminação para 7 horas diárias, até então estava com a calha desligada para tentar evitar o aparecimento das nossas amigas filamentosas.

 

Gostava de agradecer pessoalmente por este meio ao grupo fantástico de amigos e colegas que tenho encontrado neste fórum e ao ambiente que se tem vindo a criar de amizade e ligação nos ultimos tempos.

Não sou nem nunca fui adepto de colocar aqui as minhas montagens, desta faço-o e dedico-o ao pessoal porreiro que todos os dias contribui para que este fórum tenha vida.

Não interessa se sabemos muito ou pouco, interessa sim a camaradagem e o espirito de equipa que criamos.

Grande abraço pessoal:)

 

 

 

Segue o setup de seguida:

 

 

Aquario

80X37X40

Comprimento - 80 cm

Largura - 37 cm

Altura - 40 Cm

Total - Aproximadamente 105 litros brutos

 

 

Iluminação:

3 x T5 24 W - 6500 k cada

Total 72 W

 

Termoestato:

120 Watts

 

 

Filtro:

JBL e701

Consumo 9 W

Fluxo de 700 l / h

Dimensões: 180 x 210 x 350 mm.

 

Extremamente silencioso, aconselho todos a cortarem ao máximo as mangueiras para o cumprimento minimo que necessitam, de forma a que o caudal não sofra tanta redução.

Quanto maior a mangueira, maior o esforço do motor e assim sendo menor caudal.

 

 

Layout:

 

Areão branco fino (silica) - 15 Quilos +/-

Varias pedras de Xisto pretas 8 Quilos +/-

2 Tronco - 1,3 quilo +/-

 

 

Flora:

Limnophila Sessiflora -

Sagittaria Subulata -

Musgo de Christmas - a Incluir dentro de 24 horas

Fetos de Java - a Incluir dentro de 24 horas

 

Irei colocar ainda mais flora no fim de semana

 

 

Fauna:

 

Estou a pensar em:

 

1 cardume de 12 neons

1 cardume de 10 rasboras

6 corydoras

6 ottos

reds cherrys

4 tretra imperadores - 1 macho e 3 fêmeas que devo já no fim de semana inserir.

 

 

Tratamentos:

 

Xisto - Escovagem de detritos com água corrente e posterior banho de agua a ferver com 1 meio quilo de sal grosso.

Tronco - Fervedura com sal grosso e actual banho de água durante 3 ou 4 dias.

 

 

 

 

Montagem:

 

img20120122180108.jpg

 

25 Quilos de areão branco tal como eu pretendia:)

 

 

 

img20120122180127.jpg

 

 

 

 

 

img20120122194812.jpg

 

Uma das pedras e ao lado encontra-se um dos motivos pelo qual a Maria resmunga e com razão.

 

 

 

img20120122180159.jpg

 

O xisto todo que recolhi e preparei em casa para a montagem do layout.

 

 

 

img20120122180216.jpg

 

Um dos troncos ainda por tratar.

 

 

 

img20120122180232.jpg

 

Bacterlife e anti-cloro

 

 

 

 

 

 

O layout Inicial

 

img20120122184741.jpg

 

 

 

img20120122184807.jpg

 

 

 

img20120122184816.jpg

 

 

Parametros da água passado nas primeiras 12 horas

 

NO3 - 0

No2 - 0

KH - 4

PH - 6.6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LAYOUT ACTUAL

 

 

 

 

85268091.jpg

 

Legenda: Ainda sem flora - foto tirada de frente

 

 

25050481.jpg

 

Legenda: Lateral com calha e tubagens do filtro em cima

 

 

78164692.jpg

 

Legenda: Lateral já com a primeira flora plantada

 

 

dscf0130cv.jpg

 

Legenda: Mais uma foto semi lateral, nota se perfeitamente a água escurecida.

 

 

dscf0131av.jpg

 

Legenda: O lado oposto da anterior

 

 

31078525.jpg

 

Legenda: Sagittaria Subulata - http://www.aquahobby.../b_subulata.php

 

dscf0093yw.jpg

 

Legenda: Limnophila sessiliflora - http://www.aquahobby...n/b_ambulia.php

 

dscf0123iv.jpg

 

Legenda: A recuperarem da viagem, em breve irão estar perfeitas:)

 

dscf0110m.jpg

 

Legenda: O tronco começou a ganhar fungos mas nada que os Ottos não limpem;)

 

 

 

 

 

 

 

Conforme referi, amanha irei colocar Fetos e musgo, e no fim de semana irei introduzir os primeiros seres nadadores apelidados de peixes, bem como adquirir mais flora.

O PH permanece nos 6.4 e o KH nos 4, mas isso já seria de esperar visto que a água de minha casa sai nesses valores.

Espero que apreciem o que que montei.

 

 

 

 

 

Sugestões e críticas são mais do que bem vindas e precisam se e sendo que este é o meu tópico, podem criar o off topic todo que quiserem.

 

Um abraço a todos

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 330
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

::D: Boas Julius

 

Acho que tens aí um aqua com grande potencial, gosto muito desse tronco. Isso do funguedo desaparece com a equipa de limpeza, e os taninos também vão à vida com o tempo.

 

Além do musgo e do feto estás a pensar incluir mais alguma flora?

 

Abraço e vai actualizando ::D:

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, no sabádo vou chatear o meu fornecedor e ver o que ele lá tem.

 

Estou a pensar em:

 

 

Vallisneria spiralis - http://www.aquahobby.com/garden/b_spiralis.php

 

Egeria densa - http://www.aquahobby.com/garden/b_egeria.php

 

Limnobium laevigatum - http://www.aquahobby.com/garden/b_Limnobium_laevigatum.php

 

 

E mais algumas coisinhas que vou receber mas que são supresa:)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parecem-me muito boas opções. Também tenho egeria no meu e cresce que se farta. A limnobium vai dar um toque porreiro de certeza ::D:

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum...e umas podas aqui para o Je não? LOL

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sugestões e críticas são mais do que bem vindas e precisam se e sendo que este é o meu tópico, podem criar o off topic todo que quiserem.

 

Hoje vou ter de almoçar na universidade, que chatice. Apetecia-me tanto comer leitão..

 

 

 

Ahah, está a ficar muito porreiro! Parabéns! ;)

<a href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=190957&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Nano Plantado (20L)</a> - <a href=' http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=191750&hl=&fromsearch=1' class='bbc_url' title=''>Hidden Valley (NOVO PROJECTO)</a>

 

Cumprimentos, João Martins.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sugestões e críticas são mais do que bem vindas e precisam se e sendo que este é o meu tópico, podem criar o off topic todo que quiserem.

 

 

Hoje vou ter de almoçar na universidade, que chatice. Apetecia-me tanto comer leitão..

 

 

 

Ahah, está a ficar muito porreiro! Parabéns! ;)

 

 

Por acaso podiamos combinar uma almoçarada na bairrada... fica o desafio lançado...

 

Julius

 

está muito bom esse layout. com o musgo nesse tronco e nas pedras (se for isso que tens em mente) vai ficar mesmo mt bom.

vou seguir este teu tópico com muita atenção pk tenho a certeza que vai sair um bom aqua final.

 

já agora, de onde é o teu fornecedor habitual? é do porto?

 

cumps

Editado por Rogério Gomes
assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria aproveitar para dar um conselho ao pessoal.

Não tenham pressa a montar os vossos aquários, a aquariofilia exige muita disciplina mental e muita paciência, tudo que fazemos acaba por afectar os nossos animais.

Existem casos de aquariofilos que conseguem meter animais logo nos primeiros dias, mas isso são casos raros de pessoas que sabem o que estão a fazer e mesmo assim tem vários riscos.

O meu aquário vai fazer no sabádo um mês e só ai irei meter 3 ou 4 animais.

As coisas são para serem feitas com tudo correctamente elaborado e não as 3 pancadas como todos os dias nos fartamos de ver neste e noutros foruns.

E depois claro, muitas vezes os animais morrem e gasta se dinheiro nisto e naquilo, quando se devia era ter pensado que se tivessemos feito tudo direito e com calma desde o inicio, as coisas não corriam mal.

Confesso que estou um pouco fustrado de ver animais a morrerem porque as pessoas simplesmente não aprendem muitas vezes porque aqui vêm pedir ajuda, mas depois já sabem tudo e não seguem o que lhes dizem.

Já sabemos que cada membro é um caso, e se uns tem feitios fáceis, outros dificeis os têm, mas aqui estamos todos no mesmo forum, para colaborarmos e evoluirmos, independentemente daquilo que sabemos.

Não interessa o que somos na vida real, aqui somos todos amantes deste hobbie, por isso discursos do "eu é que sou" e vaidades camufladas em tentativas de ajudas só dão maus resultados.

Muita ponderação no que fazem nos vossos aquários e mais bom senso na forma como lidam com a vida dos vossos peixes é esse o meu desabafo.

 

 

 

Um abraço a todos

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso podiamos combinar uma almoçarada na bairrada... fica o desafio lançado...

 

Julius

 

está muito bom esse layout. com o musgo nesse tronco e nas pedras (se for isso que tens em mente) vai ficar mesmo mt bom.

vou seguir este teu tópico com muita atenção pk tenho a certeza que vai sair um bom aqua final.

 

já agora, de onde é o teu fornecedor habitual? é do porto?

 

cumps

 

 

Boas, o meu fornecedor é o NUNO da Mania dos Peixes, vou lá no sabádo se alguém quiser ir comigo é combinar se.

Sim irei meter o musgo nas pedras e nos troncos, a ideia é mesmo essa.

Acho que está na altura do pessoal do costume, se juntar para um almoço.

Proponho meio caminho para ambos, os que são de lisboa sobem um pouco, e os que são do Norte descem um pouco.

Carros com 5 pessoas a dividir gota e siga, desde já meto o meu a disposição, o problema é que para cima já não posso vir eu de certeza a conduzir.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom vou seguir este tópico com atenção, essa cor de agua tá mesmo a chamar por um biótipo amazónico. Essa iluminação está otima para Discos, eles não gostam de luz forte e juntando folhas no fundo tá quase perfeito, apenas tinhas que tirar a pedra ao alto.

 

Com as plantas que te irei enviar em principio para a semana tens lá uma que depois de crescer dá uma sombra optima também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o meu fornecedor é o NUNO da Mania dos Peixes, vou lá no sabádo se alguém quiser ir comigo é combinar se.

Sim irei meter o musgo nas pedras e nos troncos, a ideia é mesmo essa.

Acho que está na altura do pessoal do costume, se juntar para um almoço.

Proponho meio caminho para ambos, os que são de lisboa sobem um pouco, e os que são do Norte descem um pouco.

Carros com 5 pessoas a dividir gota e siga, desde já meto o meu a disposição, o problema é que para cima já não posso vir eu de certeza a conduzir.

 

se calhar no sabado ainda te digo alguma coisa para essa visita. aos fins de semana estou em gaia e assim fica mais perto para mim.

 

em relação ao almoço, por mim é quando quiserem, apenas sou da mesma opinião que tu, ao para lá levo o carro... ao para cá... já vejo o dobro do transito... looool

assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Acho que o aqua vai ficar muito fixe. Estou muito curioso para ver a evolução do aqua de um membro que para mim é referência ::D: (quer no esclarecimento sábio das dúvidas, quer agora pelo post dele).

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom vou seguir este tópico com atenção, essa cor de agua tá mesmo a chamar por um biótipo amazónico. Essa iluminação está otima para Discos, eles não gostam de luz forte e juntando folhas no fundo tá quase perfeito, apenas tinhas que tirar a pedra ao alto.

 

Com as plantas que te irei enviar em principio para a semana tens lá uma que depois de crescer dá uma sombra optima também.

 

 

Boas, obrigado por apareceres e desde já obrigado pelo envio que me irás fazer:)

Sim de facto se metesse umas folhas a cor da água iria se manter, mas como já tenho o PH a 6.4 não quero correr riscos de o fazer descer ainda mais.

Para as especies que tenho em mente, sendo que o tenho totalmente estável não preciso de adicionar nada que o altere o PH, o aquário foi totalmente feito a pensar em especies compativeis com os parametros que tenho, tentando ao máximo ter que alterar qualquer um.

Para mim parametros estaveis são meio caminho andado para evitar complicações.

Para Discus podia de facto tirar as pedras mas o penico é de apenas 100 litros e não considero ser sufeciente para ter esses animais.

Quem sabe quando passar para 200 litros:)

 

 

Boas.

 

Acho que o aqua vai ficar muito fixe. Estou muito curioso para ver a evolução do aqua de um membro que para mim é referência ::D: (quer no esclarecimento sábio das dúvidas, quer agora pelo post dele).

 

Cumps

 

 

Nem sei o que dizer Tiago...obrigado pelas palavras, foram sentidas amigo.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

By the way, a calha foi feita por mim:)

 

Tirando a armação que era velhinha, o resto foi comprar três balastros de 25 w cada um, cola-los, fazer as ligações e meter 3 T5 de 6500 K cada uma.

Já estão com algum uso, vou ter que comprar novas mas não pode ser tudo no mesmo mês claro.

A nivel de fertilização, ou JBL ferropol ou então algo que tenha macros, isso ainda terei que ver melhor e aconselhar me com quem sabe mais do que eu (a nível de flora sou um ignorante).

Hoje vou ver se o pico de amónia está a fumegar e fazer talvez um tpazito.

Amanha já coloco novas fotos de mais flora e sabádo irei apresentar vos os meus novos habitantes:)

Só estou com receio que a Sagittaria Subulata, não se desenvolva bem no areão fino, vamos lá ver.

Editado por Hugo R. Silva
Classificados é noutra área.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas!

 

Antes de mais parabéns pelo post e pelas sábias palavras!

 

Não podia deixar de responder,e agradecer, ao repto que me fizeste e deixar a "minha marca" num post de um membro, que conforme já foi,e muito bem, dito é uma referência deste fórum!

 

Quanto ao "penico" (como tem vindo a ser "carinhosamente" chamado...) adorei as pedras e o tronco. Já o areão branco não é muito "a minha praia", mas gostos são gostos, e o que interessa é que tens um layout bastante agradável!

Fico com bastante curiosidade de ver isso com uma flora mais desenvolvida...

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Red Cherrys:) Para ajudarem na limpeza do fundo entre outras:)

O areão branco foi a pensar no contraste que faria com o negro do xisto, estava indeciso entre branco ou acastanhado, mas como nunca fiz nenhum layout com tons claros de areão desta vez apostei neste.

 

Obrigado eu por teres vindo, de referencia pouco tenho, sou apenas mais um que em nada fica perto daqueles que realmente muito sabem, mas agradeço as palavras pois sabem sempre bem.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito engraçado, vai ficar espetacular.

 

E já aprendi mais alguma coisa!

"Extremamente silencioso, aconselho todos a cortarem ao máximo as mangueiras para o cumprimento minimo que necessitam, de forma a que o caudal não sofra tanta redução.

Quanto maior a mangueira, maior o esforço do motor e assim sendo menor caudal."

Tenho uma grande mangueira... Salvo seja. ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito engraçado, vai ficar espetacular.

 

E já aprendi mais alguma coisa!

"Extremamente silencioso, aconselho todos a cortarem ao máximo as mangueiras para o cumprimento minimo que necessitam, de forma a que o caudal não sofra tanta redução.

Quanto maior a mangueira, maior o esforço do motor e assim sendo menor caudal."

Tenho uma grande mangueira... Salvo seja. ::D:

 

Thanks, isso que eu escrevi, baseou se nas instruções do fabricante, isto de não lerem as instruções antes de montarem tem que se lhe diga, ai ai ai ai, lol.

Mas sim, eu até testei amigo, primeiro montei com as mangueiras conforme vinham (1,50 m) e liguei,de seguida desliguei e cortei mais de metade e digo te,a diferença é mesmo enorme;)

 

Relativamente a tua ultima afirmação, diga mos que prefiro não cometar lol.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito engraçado o layout, quando colcoares as plantaas dou mais opinoões ;) Quem me dera ter o pH da minha casa a sair a 6.4, que sonho : )

 

Um aquários espetacular de um membro espetacular que percebe da coisa e que tem imenso respeito pelos animais ;) Siga para a frente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na verdade eu preferia que o ph saisse mais neutro, isso permitia me aumentar ou diminuir facilmente , assim não, tenho que me centrar em animais de águas ácidas, se bem que os meus preferidos (que tu és o único que sabe quais são), são de águas ácidas:)

Editado por Hugo R. Silva
off-topic

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o que eu faço;) Ligar mangueira, olhar para as trombas da mulher já com cara de poucos amigos, fazer o TPA, limpar tudo antes que ela veja (o que nunca acontece) e esta feito.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ligar mangueira, olhar para as trombas da mulher já com cara de poucos amigos, fazer o TPA, limpar tudo antes que ela veja (o que nunca acontece) e esta feito.

 

Como eu te entendo... LOL

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei porque razão as mulheres stressam com os aquários.

 

A minha adora ficar a olhar para eles e quando alguém lá vai e elogia fica toda vaidosa como e fosse ela que trata deles, e depois como no sabádo só por eu ter inundado o chão e dado banho a dois móveis quase que me esfolou.

Sabem o que vos digo? Mulheres...

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.