Ciclideos Africanos/ ciclideos anões - Como começar? Ajuda


sarafgcardoso

Recommended Posts

Boa noite a todos,

Gostaria de me iniciar em ciclideos africanos ou americanos (ambos anões).

 

Há alguns anos que já possuo peixes de água-quente (sul-americanos e alguns asiáticos) mas pretendo trocar os meus peixes actuais por ciclideos africanos (menos as corydoras e as ampulárias, caso sejam compativeis com os ciclideos africanos).

 

O que necessito para manter ciclideos africanos no meu aquário? De acordo com o aquário que possuo (descrito abaixo e sem os meus actuais peixes), que tipo de ciclideos posso adquirir e quantos?

 

Actualmente tenho:

  • Um casal reproductor de escalares zebra;
  • Um escalar zebra macho e um dourado (não são casal e o dourado é de sexo indefinido e que estão amais no meu aquário uma vez que as dimênsões do mesmo não são as ideais);
  • 5 neons tetra;
  • 2 tetra fantasma negro;
  • 2 casais de guppies (1 endler macho, 2 fêmeas Czech Full Red prenhas (os alevins serão hibridos de endler), 1 macho Red Mosaic)

Equipa de limpeza:

  • Um camarão-bambú fêmea;
  • Ampulárias;
  • Um casal de corydoras paleatus;
  • Uma corydora albina fêmea;
  • 2 gouramis-beijador.

Parâmetros;mecânismos e o meu aquário:

 

Aquário:

  • 80l
  • 70 cm de comprimento x 45 cm de altura x 37 cm de largura
  • Substrato de pedra basáltica
  • Decorações (um coliseu e algumas plantas de plástico)

Alimentos:

 

Flocos:

  • Vitakraft premium vita immunactiv

Pastilhas:

  • Tropical: pleco's tabin
  • Tropical: Carnivore
  • Nutrafin Max

Congelados:

  • Artérmia e tubifex

Desidratados:

  • Artémia e tubifex

Filtro:

  • Sunsun hw 302 1000 l/h

Plantas vivas:

  • Bacopa monnieri
  • Eleocharis parvula
  • Fetos de java

Parâmetros:

 

pH: 7.1

 

Temperatura: 26 º C

 

GH,KH,NO2 e NO3 : Não tenho, de momento, os reagentes mas uso os da aquili (gotas)

 

 

Antes de ter ciclideos, gostaria de saber tanto quanto possivel acerca dos mesmos, pois pretendo, ao máximo, mantê-los de boa saúde e bem-estar. Caso contrário, prefiro não os ter.

 

Gostaris de agradecer, desde já, a todos aqueles que responderem e me falarem da sua experiência com ciclideos africanos.

Editado por sarafcardoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva ::D:

 

Não tenho grande experiência com africanos (americanos é mais a minha praia), mas julgo que a nível de parâmetros de água não fugirá muito a estes. Tens que ter cuidado é com as junções que pretendes fazer, alguns deles têm dentinhos afiados e não se dão bem com outras espécies ::D:

 

Já tens alguma ideia?

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ciclídeos Africanos é vasto.

 

- Lago Malawi

 

- Lago Tanganyika

 

- Outros Lagos/Rios Africanos

 

O que pretendes?

 

cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De preferência, gostaria de começar com ciclideos anões africanos ou americanos. Mas não entendo muito da matéria. Não sei se as dimensões serão ideais para eles e quais os melhores ciclideos anões para se iniciar. Gostei bastante de uns que vi nuns sites:

 

Lago Malawi:

Mbunas: Labidochromis caeruleus, Cynotilapia sp. "hara", Melanochromis cyaneorhabdos,Pseudotropheus demasoni

 

América do Sul: Apistogramma trifasciata, Apistogramma cacatuoides; Mikrogeophagus ramirezi

 

Lago Vitoria: Paralabidochromis sp. "rock kribensis , Haplochromis sp. "all red"

 

Outros Africanos: Pelvicachromis pulcher

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para começar e para quem não tem alguma experiência em ciclídeos recomendo começares com espécies mais fáceis de adaptação e mais "rijos" e inclusive se for para o tamanho do teu aquario que referiste em cima.

 

Podes optar pelos:

 

América do Sul: Apistogramma cacatuoides (são bons para começar)

 

Outros Africanos: Pelvicachromis pulcher (são igualmente bons para começar)

 

Mas terás que ter em mente que vais ter que modificar toda a tua fauna do aquário descrita em cima, isto se decidires juntar alguma desta espécies com as de cima descritas.

 

Pesquisa bastante sobre as necessidades das espécies que realmente queres, existe vasta informação que te vai ajudar bastante.

 

cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, a fauna que tenho será para trocar por ciclideos. Muitos não são compatives. Só tenho dúvidas em relação às corydoras e as ampulárias. Posso mantê-las? Pelo que tive a ler os apistogrammas serão melhores para o meu aquario, visto que a maioria não ultrapassa os 10cm. E as minhas plantas, eles arrancam-nas fora? Quantos casais posso manter no aquario? Li sobre os cacatuiode e fiquei em dúvida numa coisa: o casal tem que ser mantido sozinho ou posso colocar outras especies compativeis em conjunto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse a Ana, ciclideos africanos são bastante fáceis de manter, e os maiores grupos subdividem-se em

  • Malawi - subdividem-se em Mbunas e Haps (inc.Utaka)
  • Tanganyika - Mbunas e outros ciclideos variados
  • Vitoria - Haps (semelhantes e normalmente combinados em aquarios com Malawis)
  • Rios Africanos - maioria pelvicachromis e semelhantes

 

por regra, são todos bastante fáceis de manter, mesmo o pH não é grande questão para Malawis como o Labidochromis caeruleus (um peixe bastante bonito, super fácil e o que ves é o que levas tal como aparece nas fotos, ao contrario dos americanos que muitas vezes aparecem super-bonitos e em certos aquarios/condições não são assim), se bem que idealmente prefiram todos pH elevados com excepção dos Rios, com os Tanganyika a exigir um pH mais elevado que os restantes.

  • A tua fauna é incompativel com muitos mbunas e haps, em especial as ampulárias,
  • as corys também terão provavelmente incompatibilidades, pois tem que vir a superficie respirar ar, se se mantivessem sempre no fundo como os plecos e os ancistrus, seria diferente, mesmo assim, pode ser que sejam compativeis, não meto a mão no fogo por isso.
  • Escalares são incompativeis com ciclideos africanos. Não convem misturar mesmo...
  • camarão-bambu / madeira nem pensar em misturar.

Pelo que o ideal é ires para ciclideos americanos, que em média relativamente mais dificeis de manter que africanos, mas terão menos problemas de compatibilidade com a tua fauna e flora.

 

 

pelo que o meu concelho é pores os anões americanos nesse aquario que tens, se bem que poderás ter problemas com os invertebrados.

E, fazeres um novo aquário com ciclideos Malawi/Vitoria. peixes de outras origens que podes misturar serão ancistrus, plecos, peixes lapa, cardumes de arco-iris, tetras grandes, etc.

  • Mesmo misturando ciclideos africanos precisas de ter cuidado, os Labidochromis são demasiado pacificos para muitos Melanochromis e alguns Pseudotropheus.

  • Não podes ter duas espécies de Haplochromis no mesmo aquário, por causa de hibridos, escolhe uma espécie só. E, como estas espécies estão em extinção, convem ajudares a manter as espécies puras. Os haplochromis hibridizam com maior facilidade que Mbunas.

 

De qualquer forma, parabens por uma rapariga interessar-se por ciclideos não é todos os dias!

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De ciclideos americanos, ando interessada em adquirir um casal de discus, mas tenho demasiado receio pois, para além de serem peixes muito caros, são muito sensiveis. O que me afastou um pouco em relação aos ciclideos anões foi saber que eles têm tendência para "pastar" e arrancar as plantas todas fora. O meu aquário tem bastantes plantas (a maioria da mesma espécies) e era uma pena tornarem-se "pasto". Actualmente tenho: Hydrocotyle Leucocephala, bacopa monnieri, eleocharis parvula e fetos de java. O que seria melhor? Discus ou ciclideos anões?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.