Devo reiniciar o meu aquário?


Recommended Posts

Olá a todos,

 

 

Antes demais:

  • Data de montagem: Junho 2011
  • Dimensões: 80x20x40
  • Volume: ~76L
  • Iluminação: Fluorescente de aquário (não sei as specs)
  • Substracto Tipo/Quantidade: Cascalho simples sem cor
  • Aquecimento/Refrigeração: Elite 100W
  • Filtro: Trixie interno 700L/h
  • Peixes: 2 Espadas 1 Guppy 2 Platty
  • Plantas: Várias, não sei o tipo
  • Manutenção: 20% a cada 2~3 semanas
  • Parâmetros:
  • pH: ~7.5
  • Nitratos: <50
  • Nitritos: 0
  • Amónia: N/A
  • Decorações: Tronco, decorações artificiais, plantas naturais
  • Observações: Aquário usado já com vários anos

Então cá vai...

 

Desde o início tenho tido problemas no meu aquário desde:

  • Má limpeza do tronco (sem ter sido fervido)
  • Fraca limpeza do areão
  • Ciclo mal feito
  • Envenenamento por ambientadores (a água parecia ter óleo)
  • Águas provenientes de várias localizações
    • Poços
    • Fontes
    • Água da companhia tratada com um produto sem marca

    [*]Tratamentos no aquário principal

    [*]Peixes constantemente a morrer

 

Como ultimamente para cada peixe que comprava morria esse e ainda matava os que lá tinha, ou porque traziam doenças ou porque eram bicados pelos residentes,.... decidi então comprar um aquário mais pequeno (20L) para fazer de quarentena,

 

 

Uma ideia que tive foi a de usar o aquário de quarentena para alojar temporariamente os (poucos) residentes e reiniciar o aquário principal dado todos os problemas e erros que fui vindo a ter.

 

 

A minha pergunta é então: valerá apena reiniciar o aquário principal, por os peixes temporariamente no aquário de quarentena? Ou nem valerá apena o trabalho porque só vou causar stress aos peixes ou outra coisa que me possa estar a escapar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem concordo , acho que tens de ter calma mete ai uma equipa de limpeza umas corys e uns comedores de algas chineses . Faz uma limpeza ao tronco . Tens ceramicas no filtro interno? Já pensaste comprar um filtro externo ?

TIAGO ALVES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito importante é a manutenção e as trocas programadas de agua (TPA) 20% é muito pouco para qualquer aquario num tão grande espaço de tempo.

E os produtos quimicos que possas vir a introduzir tens de saber para que servem e a sua quantidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

 

Eu actualmente não tenho algas nem sequer qualquer tipo de sujidade no vidro.

 

O filtro externo está na minha lista, mas dado vir aí um rebento a caminho as minhas prioridades (entenda-se $$$) agora vão para ele. No entanto, tenho um filtro interno relativamente grande com 4 "bio-estrelas", lã-de-vidro e esponja (ordem inversa à passagem de água) que me tem mantido o aquário com água bastante límpida.

 

Fazer TPAs tem vindo a ser complicado daí eu ter-las espaçado 15~15 dias com ~20%. Fazer uma TPA de 50% era impossível sem recorrer a qualquer tipo de pré-aquecimento :(

 

 

Os produtos que tenho vindo a por são:

  • Suplemento para as plantas
  • Tratamento anti-fungico da Sera (ultimo tratamento há perto de 1mês)
  • Sera Toxivec (ultimo há vários meses, porque estava com níveis perigosos de amónia)
  • Bactérias nitrificantes (tanto da Sera como da API)

 

Neste momento já tenho um platy com sinais que me preocupam: está sempre parado a centímetros do fundo debaixo do filtro (onde há menos turbulência). O último que me morreu começou assim :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais... desculpem a demora a responder.

 

 

Acabei então por seguir o conselho e mantive o aquário como está e fui fazendo algumas TPAs.

 

A platty já está OK, deve ter ficado abalada porque ficou mais sozinha (o único macho platty morreu). Já está com um comportamento normal :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.