reprodução de Tylomelania sp. "Orange"


reddevil

Recommended Posts

boa noite.

 

eu estava a penssar em adequirir uns exemplares de Tylomelania sp. "Orange". no entanto gostava de saber alguma coisa sobre a su reprodução mas as informações que encontrei nao forma esclarecedoras. umas disem que basta ter 2 indeviduos e que não interessa se tem um casal enquanto outras diz que necessite de um casal (macho e femea) porisso pesso a vossa ajuda.

 

cumps

logo1115.png

 

Visitem e participem neste novo fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

ja tive tylos e ... eram 2 reproduziram. se era casal nao faço ideia. tambem nunca encontrei muita informaçao sobre esta especie.

 

há quem defenda que alguns generos de tylos sao hemafroditas enquanto outras tylos têm sexos separados ( macho e femea ), saber quais sao quais já será outra questao.

 

cabecadura

 

 

cumps.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre ouvi dizer que eram semi-hermafroditas, que bastavam ter 2 caracóis que reproduziam, eu tenho 3 estirpes de tylos, não sei se são machos ou fêmeas, mas tem reproduzido a um bom ritmo, das orange nunca tive, estou à espera que exista em stock na Oliaquadream para comprar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

semi-hemafroditas ?????????? sabes explicar isso ? nunca ouvi esse termo.

 

ou têm os dois sexos - hemafroditas

 

ou nao têm os dois sexos - nao sao hemafroditas

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

conheço hemafroditas completos ( capazes de se autofecundar)

 

e hemafroditas imcompletos ( apesar de terem os 2 sexos é necessario 2 individuos para que haja reproduçao )

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que li semi-hemafroditas significa que cada individuo possui os 2 sexos mas não se consegue aoto-fecundar necessitando para tal um segundo indeviduo. agora não sei se são ou não. essa é que é a minha duvida

logo1115.png

 

Visitem e participem neste novo fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so diz "The mother snail gives birth to a young snail ..."

 

mas esse termo semi hemafrodita ... discordo. hemafrodita implica ter os dois sexos, nao é referencia á capacidade de se autofecundar ou nao. apenas quer dizer que o individuo apresenta os dois sexos. para mim "semi" hemafrodita nas faz sentido nenhum.

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado. deu para persseber que é necessario um macho e uma feme ( não são hemafroditas). agora a minha duvida é outra, como é que destingo o macho e a femea?

 

cumps

Editado por reddevil

logo1115.png

 

Visitem e participem neste novo fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tive a ler em alemão (doum melhor do que com o ingles hehehe) e cheguei a conclusao que é necessario um casal.

 

em relação ao termo semi-hemafroditas fui o que li.

 

cumps

logo1115.png

 

Visitem e participem neste novo fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol.

nao faço ideia como distinguir.

 

o semi hemafrodita pode ter origem numa traduçao nao muito correcta. porque em portugues "semi" é equivalente ao "quase"

 

e nao é possivel um individuo ter "quase" os dois sexos. o termo hemafrodita é relativo a um individuo ter os orgaos sexuais de ambos os sexos, masculino e femenino.

 

nao me parece bom portugues "semi" para atribuir a capacidade de se autofecundar ou nao. nunca tinha ouvido o termo e nao me parece correcto.

 

sempre li: hemafroditas completos ( capazes de se autofecundar) e hemafroditas incompletos ( apesar de terem os 2 sexos é necessario 2 individuos para que haja reproduçao )

 

porque em ambos os casos, os individuos apresentam os dois sexos. portanto nenhum pode ser "semi".

 

:sorry:

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não distingo, penso que sejam hermafroditas incompletos, então com 2 da mesma especie, eles reproduzem, pelo menos é o que tenho verificado com os meus, so se os orange forem diferentes, embora não me pareça.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que andam com os termos científicos:

 

quando uma espécie tem os sexos separados chama-se gonocórica (por oposição ao hermafroditismo).

 

Também há casos (não este) de hermafroditismo sequencial. Ou seja, os indivíduos nascem primeiro de um sexo, e mais tarde mudam.

 

No caso do primeiro ser macho chama-se protandria

No caso do primeiro ser fêmea chama-se protoginia

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cada coisa que se le! e na propria internet onde basta usar o google! ideia disparatada de achar que todos os gastropodes são hermafroditas... a maioria dos gastropodes comerciais aquáticos não são hermafroditas, logo o que devem achar, por regra, é que têm os dois sexos! Estamos a falar de um dos tipos de animais dos mais diversos da terra!

 

nas tylomelanias é mais normal nascerem femeas, e são viviparas, logo até mesmo com um exemplar pode nascer, não existe dimorfismo sexual visivel.

 

 

das espécies de tylo que tive/tenho as orange foi as unicas que nao reproduzi (tive/tenho Tylomelania sp. Orange Flash Tylomelania sp. Yellow (ou Super Yellow) Tylomenia perfecta Tylomelania patriarchalis normal e "yellow antenae" tylomelania robusta e a tylomelania vulgar.). Note-se que a Super Yellow quando bem ambientada e alimentada fica muito parecida com a Orange e reproduz bem.

 

Contudo, o problema das tylos não reside na reprodução, mas no crescimento das crias, é algo muito dificil e demorado, têm que ser bem alimentadas, penso (com fundamento) que o problema é a concha que é muito forte isto porque no ecossistema natural a concha protege-as contra caranguejos (que partem conchas), mas não as das tylos que são muito fortes.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem mas ainda continuo sem saber se e necessario ter um macho e uma femea ou apenas 2 indeviduos independentemente do seu sexo?

 

Sinceramente não te sei dizer. A verdade é que até hoje sempre ouvi que eram hermafroditas, mas se dizem que não, acredito quem o diz com fundamento. Mas não há melhor maneira de saber do que experimentar... Se de facto gostas e te interessas, porque não arranjares 3 ou 4, e vais fazendo "experiências"? Assim sempre era mais um tópico de ajuda á criação, e "auto-respondias-te" ;)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pessoas dizem que sao hermafroditas porque acham que sao caracois, muito proximos dos caracois de jardim, que são conhecidos hermafroditas, mas são parentes distantes, isto porque os moluscos em que se destacam os gastropodes são das espécies com mais sucesso e diversidade na terra, a par dos artropodes em que se destacam os insectos.

 

o problema das pessoas acharem que são hermafroditas, ocorre em todas as outras espécies comerciais, a razão deverá ser a mesma, confusão, pouco conhecimento e pesquisa e depois lerem opiniões desprovidas de qualquer sentido/fundamentação como se viu aqui.

 

Existem estudos ciemntificos sobre tylomelanias em tempos cheguei a postar um artigo. A questão reside nestas espécies novas do Lago Poso que ainda não têm nome cientifico, mas mesmo essas já foram estudadas. A diversidade das tylomelanias é equivalente a dos ciclideos africanos, e tal como esses, vivem em lagos distintos e especializaram-se, umas vivem nas rochas costeiras outras no fundo arenoso.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais