Into The Wild Revisited...


CaptainStuck

Recommended Posts

Boas gmmartins,

Eu sei que a filosofia é essa, mas como a experiência é pouca em plantados, ainda estou a tentar assimilar as melhores maneiras de fazer as coisas...

Eu sei que em excesso, as nutrientes nunca irão faltar, mas quanto é esse excesso? Acima de quanto? qual é o limite mínimo? Sinceramente não sei ver muito bem nas plantas quais as carências delas...

 

abraço e obrigado pela ajuda

 

Semanalmente:

Nitratos (NO3): 20 ppm

Potássio (K): 30 ppm

Fosfatos (PO4): 3 ppm

Magnesio: (Mg): 10 ppm

Ferro (Fe): 0.5 ppm

 

Isto é por excesso e nunca vais precisar mais que isto.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 99
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

Muito obrigado gmmartins, tive a fazer os testes, e realmente os fosfato estavam um bocado abaixo... daí as GreenSpot... já tou a aumentar a dose ;)

Hoje foi dia de grande poda... principalmente nas rotalas, e um bocado na cuba... quando tirar fotos logo colocarei...

Mas como tudo até estava a correr bem, após a manutenção, volto a ligar o filtro.... Nada... deixou de dar... devia ter queimado a cabeça ou assim, desmontei a zona da cabeça, limpei tudo bem, volto a montar e nada... como o filtro era curto, já tratei de encomendar um JBL e1501... mas de qualquer maneira, alguém me sabe dizer se há arranjo? a garantia cobre isto?

Para desenrascar, coloquei um interno, a ver se 2ª já tenho o JBL em acção...

 

 

grande abraço a todos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

Após o fim de semana sem filtro, hoje já tive a montar o novo jbl e1501 GL, as primeiras impressões foram muito boas... vamos ver como se comporta, só troquei as cerâmicas do 1º compartimento por esponjas, penso que assim as cerâmicas não ficarão sujas tão rapidamente... Só que estes dias sem um filtro como deve ser fez moça no aquário... começaram aparecer umas algas, tipo película verde no substrato... e a água começou a ficar esverdeada, quanto até então estava sempre cristalina, devia ter sido por o filtro o uv também não estar ligado....

 

fica a foto do novo filtro:

 

img1147v.jpg

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais ver que vais ficar satisfeito! É um grande filtro e extremamente silencioso!

 

Eu também tenho um e também alterei as cestas, mas de maneira diferente!

 

Deixei ficar as esponjas no sítio onde estavam (topo) e nas duas cestas inferiores deixei as cerâmicas. As cerâmicas da cesta do topo dividi pelas outras duas e enchi a cesta com lã de vidro.

 

Notei que a água ficou mais cristalina com a lã. Pensa nessa hipótese...

 

E agora um pequeno off-topic: Esse Uv que tens que potência é e quanto tempo o tens ligado? E marca já agora... É que estou a pensar comprar um para mim, mas tenho medo de ter muito caudal para o UV e não fazer o trabalho que deve...

Tens isso só para as algas ou para esterilizar também? (Se não quiseres responder aqui responde no meu topic! :P Obrigado!)

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado pelas dicas incognitus,

O que fiz foi, deixar a a esponja na cesta mais de cima, e nas do meio as cerâmicas, mas na cesta de baixo, a 1ª que apanha com a agua suja, coloquei duas camadas de esponja, uma mais fina que outra... assim a água vem do aquário, e ao entrar no filtro, passa pelo pre filtro (esponja) - cesta de esponjas - cesta de cerâmicas - cesta e cerâmicas - cesta de esponjas...

Como tenho um pré filtro antes do filtro, tou a pensar em por aí a lã, pois quando esta tiver suja, é só abrir e trocar, escuso de estar sempre abrir o filtro... que dizes?

 

este uv é um jebo de 18 watts... funcionava bem com o meu filtro antigo (750 L/h) este como faz o dobro não sei... aumentei o tempo que fica ligado... por pouco que faça alguma coisa há de fazer... tenho-o pelas duas coisas, água cristalina, e claro, se houver algo indesejado ajuda...

 

 

grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

Como isto tem andando um bocado parado, venho postar mais um vídeo... a qualidade não é grande coisa, pois foi com telemóvel...

Tive um pequeno ataque de cianobácterias, mas acho que já estou a ganhar essa batalha... e durante essa altura as plantas ressentiram-se um bocado e o crescimento não foi tão rápido como o desejado, no entanto acho que agora já tá tudo bem encaminhado, é esperar que a cuba feche totalmente a área que resta...

 

fica o vídeo:

 

 

Espero que gostem,

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Isso respira saúde, e esses escalares recomendam-se, como tudo o resto...

 

Impressionante a nuvem de fumo que sai desse difusor de CO2.

 

Parabéns pelo magnífico quadro vivo que construíste.

 

Grande abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!!!

Obrigado pelos comentários...

António, este difusor foi das melhores coisinhas que comprei, caro, é certo... mas consegue uma diluição do co2 muito acima da média... dúvido que haja reactores que consigam semelhante...

 

grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Apesar do tópico andar um bocado parado, vou postar aqui umas fotos com o estado actual do aquário... a cuba tá quase a fechar o espaço todo... e coloquei cladophora agarrada a um tronco...

Adicionei também mais dois ramirezes german blue.. quando tiver fotos deles coloco...

Seguem as fotos, e espero que gostem.

 

img0802hb.jpg

img0805v.jpg

img0809lh.jpg

img0810st.jpg

img0816il.jpg

23069808.jpg

 

 

Abraços a todos

Editado por CaptainStuck
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigado gmmartins!

Só tou à espera que as plantas vermelhas criem mais volume, as mattogrossense e as Pogostemon helferi cresçam mais... pois por estarem na sombra das rotalas têm tido um crescimento muito lento... é esperar.

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Obrigado a todos pelos comentários.

Vou postando fotos recentes, também de modo a ficar registada toda a evolução deste aquário, peco desculpa pela qualidade das fotos desta vez, pois foram com o telemóvel... No entanto dá para ver a maneira como tem evoluído... A Cuba esta praticamente a fechar toda a zona que tinha pensada para o efeito, estando esta a precisar de uma poda valente.... As rotalas já começam a formar moitas, e as plantas vermelhas têm estado com boa cor e a ideia seria formar uma cortina vermelha no fundo..

img0367wi.jpg

img0368na.jpg

img0369nc.jpg

 

 

Abraços

Editado por CaptainStuck
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Deixo uma pequena actualização fotográfica, espero que gostem:

img1214yp.jpg

img1215bu.jpg

img1220vw.jpg

img1223dj.jpg

img1226lf.jpg

img1231xu.jpg

img1233i.jpg

img1235e.jpg

img1237k.jpg

 

 

grande abraço

Editado por CaptainStuck
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bom!!!

 

Apenas uma sugestão (e é apenas um gosto pessoal). Não gosto de ver a cuba a subir pelo vidro da frente. Se fores com a tesoura rente ao vidro podas esta parte. Fica mais natural... pelo menos para mim...

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande jardim que criaste capitão bigsmile

 

Só não gosto dos escalares, dão cabo da escala bang .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Continua um espectáculo, esses escalares são o máximo.

 

Afinal não apareceram as famigeradas algas, assim não tem piada...

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bom!!!

 

Apenas uma sugestão (e é apenas um gosto pessoal). Não gosto de ver a cuba a subir pelo vidro da frente. Se fores com a tesoura rente ao vidro podas esta parte. Fica mais natural... pelo menos para mim...

 

Abraço

 

GM

 

Obrigado gmmartins,

Realmente essa é uma boa ideia, pois também não gosto de ver as plantas encostadas aos vidros... quando fizer a próxima poda, vou "rampear" a cuba junto ao vidro;)

obrigado pela dica

 

Grande jardim que criaste capitão bigsmile

 

Só não gosto dos escalares, dão cabo da escala

 

muito obrigado brancaman,

lolol, os escalares para mim são a jóia da coroa!!! ;)

 

 

Lindo...

Eu por mim não mexia mais era só a cuba fechar e ficava pronto!!!

Bom trabalho...

 

 

Cmpts,

Snake-Bite

 

Obrigado Snake-Bite,

A ver se a cuba se despacha a fechar o que é suposto...

 

Vivas,

 

Continua um espectáculo, esses escalares são o máximo.

 

Afinal não apareceram as famigeradas algas, assim não tem piada...

 

Abraço,

 

Muito obrigado amigo antónio.

Já tive um "surto" de ciano bactérias, tinha o substrato todo verde azulado.... mas na altura cortei logo o mal pela raiz, eritromicina para cima delas, 4 dias e desapareceram... e de vez em quando anda lá algures uma filamentosa ou assim.. mas fazem parte das nossa vidas as algas :P

 

grande abraço a todos e obrigado

 

carlosRusso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Então e novidades :photo: :photo: :photo: :photo: :photo: :photo: :photo: :photo: :photo: capitão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.