Aqua 15l


pumba

Recommended Posts

Óla a todos,

 

Venho por este tópico pedir ajuda para me iniciar na área dos camarões.

Tenho um nano aquário de 15l plantado, e gostaria de introduzir camarões, a princípio pretendo pôr Crystal Red.

 

Setup:

  • Termoestrato 50W
  • Filtro "Eheim Liberty 2040", 380l/h, 2W
  • Aquário "Aquapor" 40x20x20, 16 litros brutos, 12/13 litros reais
  • Areão- Inerte=areão de rio
  • Co2 Caseiro(ainda em teste)
  • Lampada de 18W 6500k

Manutenção:

  • Fertelizações: Fertelização semanal de 3ml na água da TPA(solução: 1000ml de água destilada com 100g KCl) e "Sera Florena" na dose recomendada. Fertelização mensal com "Sera Florenette A" na dose recomendada.
  • TPA's: Semanal 50%.
  • Poda: Quando necessário.

Parâmetros:

  • Nitrato(NO3)-15 ppm
  • Nitrito(NO2) - 0.1
  • Amonia(NH3)- não tenho teste
  • Fosfato(PO4)- ainda não tenho teste
  • PH- 6,6/6,8

Flora:Alternanthera, Limnophila aquatica, Higrophila polysperma, Rotala rotundifolia, Vallisneria americana, Feto de java, Feto de java windelov.

 

Fauna:5 alevinos de guppy, 2 limpa vidros, caracois

 

dsc00380gm.jpg

Limnophila(desculpem estar "tombada" para o lado)

 

 

 

dsc00408fn.jpg

 

Pormenor do Feto de Java Windelov

 

 

dsc00412nd.jpg

 

Pormenor do Feto de Java

 

dsc00383tu.jpg

 

Vista Geral

 

dsc00418x.jpg

 

Pormenor da Rotala Rotundifolia

 

Perguntas:

 

O que acham que devo melhorar?

 

Que camarões devo introduzir?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais ter um grave problema com o CO2 caseiro porque não consegues controlar bem a quantidade que é doseada para a água, logo pode aumentar o PH, coisa que para os camarões, especialmente os Crystal Red é mortífera.

 

Eu olhado para as plantas que tens, ate diria que não precisas de fertilizações e CO2 nenhum, basta a iluminação.

 

Para inicio nos camarões normalmente é recomendado iniciar com Red Cherry, porque são mais resistentes e existe uma alta taxa de nascimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens ai um pequeno erro, o CO2 baixa o PH. E quanto ao CO2 eu utilizo apenas 1/4 da saqueta de fermento, o que dá 5-10bolhas/minuto. Quanto ao que dizes que as minhas plantas não precisam de Co2, também acho que estás enganado pois tenho plantas de crecimento rápido, por isso o CO2 vai aumentar o seu metabolismo. Mas como penso que já deves teres camarões e prefiro prevenir a remediar, vou seguir a tua sugestão e vou aumentando a dose de fermento aos poucos.

 

Obrigado pela tua resposta. :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje fui ás compras e comprei Monosolenium tenerum(musgo pellia), e Hemianthus callitrichoides Cuba, na matéria nutritiva da Cuba tambem veio um bocadinho de musgo de java, vou ver se o vingo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou das pessoas mais experientes para esclarecer mas penso que sendo a litragem do aquário tão pequena a utilização de CO2 pode vir a ser prejudicial para os camarões em especial se pretenderes colocar Crystal Red que já em termos de qualidade de água são relativamente exigentes, mais o serão se esta ainda estiver sob o efeito do CO2 que pode provocar variações demasiado brutas para eles.

 

De resto parece-me bem se optares pelas TPA's de menor volume :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada, mas como ja disse em cima o co2 está em fase de teste. Eu em vez de pôr a saqueta toda de fermento, ponho metade ou até 1/4. Portanto são poucas bolhas por minuto e como são poucas vai-se aproximando aos poucos do ideal. No entanto como disse ainda está em fase de testes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Depois de ver alguns aquarios aqui no site, decidi fazer um tapete com o musgo Pellia, e com rede.

dsc00423mj.jpg

Rede.

dsc00433wy.jpg

Agarrar o musgo com linha de algodão.

 

 

 

dsc00440jc.jpg

 

Musgo ja colocado no aqua.

 

dsc00448v.jpg

 

Outro angulo.

 

 

 

 

dsc00463c.jpg

 

Co2 com difusor diy de esponja(saiem muito pequenas).O tronco era só para se poder ver bem. Edit:o CO2 está a 1bol/5segundos

 

 

Em principio 6º feira vou comprar os Crystal Reds, e tambem um medidor de co2 para poder ver quantos ppm está, vou por a 25 ppm ajustando a profundidade da mangeira.

Editado por pumba
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aquário desse tamanho, o CO2 pode e será certamente muito perigoso para os camarões.

 

Os crystal red são muito sensíveis a essas situações e, num volume de água tão pequeno, qualquer variação mínima no CO2 vai causar uma desgraça.

 

Esse volume de TPA´s é exagerado, e as fertilizações devem ser muito moderadas por causa dos camarões.

 

E um conselho: começar com crystal reds não é boa ideia. Começa com red cherys, precisas de ter alguma experiência antes de avançares para espécies mais exigentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário.

 

Então vou tirar o CO2.

Quantos ás TPA's não acho exagerado pois é um aquário pequeno e assim renovo a água com micro-nutrientes e potássio.

As fertelizações tambem vão ser muito cuidadosas, 1,25 ml de "Sera florena" semanalmente. Já o potassio vai ser 1,5 ml na água da TPA(4litros), fazendo assim á agua da TPA ter 19,7 ppm de potassio, o ideal.

Também gostaria de arranjar red cherrys mas a loja onde eu compro só tem crystal reds :fart004: .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tens um aquário engraçado, parabéns.

 

De facto devias retirar o CO2 conforme te disseram e diminuir a percentagem de TPAs.

 

Sim.

Mas realmente, pensando bem era melhor 2x30% assim destruia menos bactérias

 

 

Na realidade por ser um aquário pequeno devias fazer 20% semanal, muito mais tendo em contas que tens invertebrados.

 

 

Agora só um aparte que me confunde.

 

 

Perguntas:

 

O que acham que devo melhorar?

 

 

 

 

Quantos ás TPA's não acho exagerado pois é um aquário pequeno e assim renovo a água com micro-nutrientes e potássio.

 

 

 

Se perguntas o que deves melhorar, se toda a gente te disse que os TPAs não estavam a ser feitos correctamente, e tu dizes que não concordas, não entendo porque fizeste a pergunta.

Tipo, não leves a mal, mas se achas que sabes então não perguntavas :cool2:

 

 

 

Rde cherrys encontras no forum a venda até não quereres mais, rondam os 7 euros creio eu um pack de 10.

Pelo menos a uns tempos acho que era esse o valor. São bastante engraçados e reproduzem muito bem, vais gostar de certeza absoluta.

 

Grande abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário,

Deves ter razão e como ainda sou iniciante nos camarões vou fazer isso mesmo, 30% semanalmente.

Tenho 13 anos o que dificulta, a minha mãe não compra na internet, ou seja, só mesmo nas lojas, mas caso encontrasse compraria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais