calha de leds


p.menezes

Recommended Posts

boas noites a todos, apesar de ainda nao ter postado muito, devido ao meu mais recente projecto ainda andar em fase de construcao, por isso estar mais "calado" masi como começei com um aqua de 120x40x50 com nigrofastiactus todo diy, também me meti a fazer uma calha de leds por causa dos gastos q anda a luz, e após varias tentativas entre resistências la acertei na q mais me agravada devido ao brilho do led. ou seja a calha esta a ser feita toda de inox com inicialmente 16 led´s brancos, e 16 azuis, mas para quando finalizar a calha vou deixa-la com 24 leds brancos e 8 azuis pois os azuis(acho) q estao a dar muita luz para moonlight...

ficam algumas fotos da minha aventura

 

aqui foram as experiencias

sam1183b.jpg

 

sam1181k.jpg

 

sam1180.jpg

 

depois a montagemmdos leds ja com tudo defenido

sam1185v.jpg

 

sam1186d.jpg

 

sam1207l.jpg

 

sam1208l.jpg

 

sam1209z.jpg

 

sam1210.jpg

 

aqui a chapa de inox para a experiencia

sam1204q.jpg

 

sam1206i.jpg

 

aqui ja quinada e o começo da montagem

sam1211e.jpg

 

sam1212n.jpg

 

sam1214r.jpg

 

sam1219q.jpg

 

sam1220x.jpg

 

sam1221r.jpg

 

e aqui o resultado final

sam1216d.jpg

 

sam1217q.jpg

 

espero q gostem opinem e critiquem, agora so fica a faltar a calha definitiva para ser montada....

Editado por p.menezes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Peço desculpa mas isso a qualquer momento dá asneira. Tens de isolar os terminais dos leds e das resistências bem como qualquer condutor sem isolamento pois a qualquer momento isso encosta à chapa e entra em curto circuito. Segundo os leds funcionam com tensões fixas e as resistências são em função da tensão dos leds e não do brilho que gostas mais ou menos. Terceiro acho que 70€ é exagerado para um sistema do género.

 

De qualquer forma parabéns pela iniciativa, o mais importante é ter consciência que é possível poupar energia e dar o primeiro passo.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Peço desculpa mas isso a qualquer momento dá asneira. Tens de isolar os terminais dos leds e das resistências bem como qualquer condutor sem isolamento pois a qualquer momento isso encosta à chapa e entra em curto circuito. Segundo os leds funcionam com tensões fixas e as resistências são em função da tensão dos leds e não do brilho que gostas mais ou menos. Terceiro acho que 70€ é exagerado para um sistema do género.

 

De qualquer forma parabéns pela iniciativa, o mais importante é ter consciência que é possível poupar energia e dar o primeiro passo.

 

Cumps.

 

povo como disse em cima, isto e o teste, não esta "feito"!! os terminais vão ser todos isolados, e o q fica aqui caro e mesmo o sistema todo de inox pois a calha vai ser toda em inox, não só pelo reflexo, mas também para não enferrujar pois o resto ate nem e caro e eu não vou gastar tanto, pois já tenho as ventoinhas, cabos,solda, etc...

só na calha completa de inox são 25€ para mim com 1,10C, em relação aos led´s estão assim pois se fundir um e só aquele e é só troca-lo se for em serie são logo três ou quatro, em relação as resistências, se colocares uma de 1K o led vai ter menos brilho do que com uma de 470oHM pois a tenção a passar e maior logo mais brilho....

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tambem ando numa de leds, arranjei uma fita de 20Cm para testes e digo-te que fica espectacular, ja mandei vir um rolo de 5m para ver como fica no final, sao leds de 12V e emitem 24W por metro.

 

agora falta ver depois de chegarem se realmente sao assim.

 

 

PS. Adorei o promenor dos chinelos.... :roflroll2:

zxdvfzxxvxcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

24W por metro? 120W em 5m de fita led? Venham as T5... Já experimentei a fita e não gosto. Mesmo com 5m de led rgb e o respectivo controlo não são suficientes para substituir as duas T5 de 39W no meu aqua malawi de 120x55x55cm, as cores dos peixes ficam muito mais vibrantes com os leds mas a intensidade não me parece suficiente mas são gostos. Os únicos leds que poderão vir a substituir os actuais sistemas de iluminação são os high power leds de 3w e 5w da Cree por exemplo. Fitas e outros leds que não os high power são para iluminação nocturna, aquários sem grandes exigências de luz ou complemento de cor.

 

Enfim, essa explicação das resistências não está bem feita mas se funciona não mexas muito. Acho um desperdício de material usar reflectores com esse tipo de led pois tem normalmente um ângulo de abertura de 20º ao contrario dos 360º das fluorescentes mas é como digo a experimentação é que dita o que está certo ou não. Ventoinhas também não me parece necessário mas mal não faz. Inox é sempre uma boa opção pois fica bonito (se for bem trabalhado) e se for de boa qualidade não enferruja. Mas esses preços....

 

Vai postando a evolução. Apesar de estar sempre a criticar quero ver isso a bombar.

 

Abraço,

 

Zé Carlos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Os leds tem a luz projetada em um determinado angulo e não precisam de refletores os reflectores. Quanto ao INOX acho um desperdicio de dinheiro em relação ao aluminio mas isso são gostos. Ainda estou a tentar perceber bem a função duma resistência mas julgo que será para limitar a passagem de corrente do transformador que está no sistema até ao máximo permitido pelo LED ou leds (intensidade de luz máxima do LED), mais do que isso os LEDS irão apagar-se em pouco tempo ou queimar, se tiveres sorte está dentro do intervalo do LED e não terás problemas dessa parte. Corrigam-me se eu estou errado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais